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Dúvida : gm 1.8 x fiat 1.6 16v x vw 2.0

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    Dubasan
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    #21

    parece que esse motor fiat 16v muda completamente no quesito diametro x curso dependendo do ano, certo ?

    os mais antigos são mais giradores, menos curso…

    os mais novos, mais curso e mais torcudos....

    confere ?

    já preferi motores giradores, hoje acho mais interessante os torcudos :nnn:

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    • D Offline
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      Dubasan
      escreveu em última edição por
      #22

      certo, o mais facil identificar assim se tem coletor de plastico e o mais torcudo. e o aluminio mais girador.

      boa dica pena que o coletor de alu é o girador, tava achando que seria o de torque em baixa. mas mesmo assim é um motor muito gostoso, tem fôlego desde a baixa.

      só não sei como ele fica estando destaxado (motor gasola funcionando no álcool)…

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      • D Offline
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        Dubasan
        escreveu em última edição por
        #23

        lembro da brava do meu pai que usava esse motor.

        puta carro gostoso de torcar, isso pq o brava era bem pesado, com um caracol, devia ficar mt :nnn:

        eu iria de brava sem pensar 2 x, carro completo, confortavel e gostoso de andar.

        se por um lado o motor 1.8 do corsa tem mais facilidade de upgrades, o conforto do brava é algo que pesará a favor dele. tem (quase) todas as frescurinhas que já estou acostumado com o ibiza. já andei de marea, o rodar dele é perfeito, bem parecido com dos astra mais novos, firme mas filtra tudo que não é interessante ser sentido pelo motorista e passageiros sem deixar de ser confortável. até o desenho interno ajuda muito

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        • T Offline
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          Tucano
          escreveu em última edição por
          #24

          meu motor atualmente roda no alcool, sem chip, somente aumentei a press da linha e coloquei uma caixa da techrace para aumentar o tempo de injeção.

          o carro esta tranquilo rodando no alcool, notei uma pequena perda em baixa mais um ganho muito bom em alta.

          quanto ao brava, é um carro super gostoso e com bons itens de serie , bem selado, tem espaço no cofre para intercooler + turbina + radiador de oleo, no palio ja paro no item turbina, intercooler então sera um milagre. suspenção bem firme e com peças para upgrade facil uma vez que da para utilizar do marea t.

          bom esse é meu ponto de vista em relação ao carro e motor que eu conheço.

          o santana como vc falou no buteco tem peça, porem a estrutura dele que não é a mil maravilhas.

          o corsa tambem é um carro bem acertado, quanto ao motor tem que forjar mesmo para aguentar tranco.

          1 Resposta Última resposta
          • G Offline
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            guziloto
            escreveu em última edição por
            #25

            realmente o brava é um carro delicioso, e muito confortavel

            mas se for pra forjar e tudo mais eu iria de corsa 1.8, vai ficar animal e vc vai gastar muito menos

            e esses modelos novos socadinho no chão é muito lindo

            e pode ter certeza, o brava é pesado, o corsinha com motor 1.8 com boa pressão vai andar na frente

            1 Resposta Última resposta
            • O Offline
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              overspeed
              escreveu em última edição por
              #26

              xi rapá … acho que vc tá confundindo as bolas:

              1- corsa 1.8 usa familia 1, num tem como aumentar a cilindrada mais naum, o deck é baixo, o r/l alto e a parede dos cilindros já num é das mais grossas... esquece... no máximo vc pode optar por um cabeçote 16v de meriva alí (e ganha potencia mais do que torque)

              trocar por um familia 2 num é trabalho dos mais dificeis nos corsa geração 1, no geração 2 eu nunca vi nenhum feito, mas num acredito que seja dificil ou diferente do geração 1 no grosso modo

              2- motores fiat tem ampla linha de peças na arghentina (igual a ap pra nós do brasil) inclusive motores 1.8 stroker que é o que vc quer... mais torcudo e menos girador

              pode comprar um brava dos mais novos que ja tem curso longo e só bielas e pistões na argentina, forjados... só que a injeção aí acaba sendo mais chata de trabalahr, mas nada impossivel

              1 Resposta Última resposta
              • D Offline
                D Offline
                Dubasan
                escreveu em última edição por
                #27

                meu motor atualmente roda no alcool, sem chip, somente aumentei a press da linha e coloquei uma caixa da techrace para aumentar o tempo de injeção.

                o carro esta tranquilo rodando no alcool, notei uma pequena perda em baixa mais um ganho muito bom em alta.

                quanto ao brava, é um carro super gostoso e com bons itens de serie , bem selado, tem espaço no cofre para intercooler + turbina + radiador de oleo, no palio ja paro no item turbina, intercooler então sera um milagre. suspenção bem firme e com peças para upgrade facil uma vez que da para utilizar do marea t.

                bom esse é meu ponto de vista em relação ao carro e motor que eu conheço.

                o santana como vc falou no buteco tem peça, porem a estrutura dele que não é a mil maravilhas.

                o corsa tambem é um carro bem acertado, quanto ao motor tem que forjar mesmo para aguentar tranco.

                é, pro gm andar enrolado na pressão só forjando mesmo, as bielas da gm eu apelido de perna de galinha de tão finas

                bom saber que o brava tem bastante espaço pra ic, no ibiza tentei colocar mas sem estragar o parachoque é impossível, nem o david coperfield dá jeito

                me falaram que as peças do corsa 1.8 (essa geração nova toda) são bem caras, se forem no naipe das do astra/vectra são mesmo de cair pra trás

                1 Resposta Última resposta
                • D Offline
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                  Dubasan
                  escreveu em última edição por
                  #28

                  realmente o brava é um carro delicioso, e muito confortavel

                  mas se for pra forjar e tudo mais eu iria de corsa 1.8, vai ficar animal e vc vai gastar muito menos

                  e esses modelos novos socadinho no chão é muito lindo

                  e pode ter certeza, o brava é pesado, o corsinha com motor 1.8 com boa pressão vai andar na frente

                  brava sx 1.140 kg / elx 1.170 kg

                  corsa 1.8 hatch 1.015 kg

                  1 Resposta Última resposta
                  • D Offline
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                    Dubasan
                    escreveu em última edição por
                    #29

                    xi rapá … acho que vc tá confundindo as bolas:

                    1- corsa 1.8 usa familia 1, num tem como aumentar a cilindrada mais naum, o deck é baixo, o r/l alto e a parede dos cilindros já num é das mais grossas... esquece... no máximo vc pode optar por um cabeçote 16v de meriva alí (e ganha potencia mais do que torque)

                    huuummm, achava que os família 1 e 2 só mudava coisas como cárter, contra-pesos anti-vibração… coisas assim. se o r/l já não é dos mais favoráveis com 1.8 litro, se trocasse o cabeçote pelo dos família 2 a coisa iria piorar, não é? daria pra fazer isso usando bielas do 1.8?

                    trocar por um familia 2 num é trabalho dos mais dificeis nos corsa geração 1, no geração 2 eu nunca vi nenhum feito, mas num acredito que seja dificil ou diferente do geração 1 no grosso modo

                    2- motores fiat tem ampla linha de peças na arghentina (igual a ap pra nós do brasil) inclusive motores 1.8 stroker que é o que vc quer… mais torcudo e menos girador

                    isso eu sei, argentina é quase um 2º berço fiat tem até um preparador lá com o mesmo sobrenome que o meu : http://www.mirabellipower.com.ar/index1.php

                    pode comprar um brava dos mais novos que ja tem curso longo e só bielas e pistões na argentina, forjados… só que a injeção aí acaba sendo mais chata de trabalahr, mas nada impossivel

                    essa é nova pra mim, tem 2 motores diferentes nos brava? em qual ano saiu um e em qual saiu o outro? mas darei preferência ao com coletor de alumínio. quando eu tinha o gol enquanto não coloquei um de alumínio do gol turbo foi só desacerto, estourei 2 dos de plástico

                    uma outra pergunta, alguém sabe se o câmbio do corsa 1.8 é o mesmo do astra? e se o do brava é o mesmo dos marea? a pergunta é porque quero alongar a 5a. marcha só trocando a engrenagem pela de outro câmbio semelhante, mas com relação de 5a. mais longa.

                    e mais uma, alguém aqui no fórum tem brava turbo (sem ser aqueles com motor do marea t) e corsa 1.8 turbo?

                    1 Resposta Última resposta
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                      Dubasan
                      escreveu em última edição por
                      #30

                      xi rapá … acho que vc tá confundindo as bolas:

                      1- corsa 1.8 usa familia 1, num tem como aumentar a cilindrada mais naum, o deck é baixo, o r/l alto e a parede dos cilindros já num é das mais grossas... esquece... no máximo vc pode optar por um cabeçote 16v de meriva alí (e ganha potencia mais do que torque)

                      trocar por um familia 2 num é trabalho dos mais dificeis nos corsa geração 1, no geração 2 eu nunca vi nenhum feito, mas num acredito que seja dificil ou diferente do geração 1 no grosso modo

                      2- motores fiat tem ampla linha de peças na arghentina (igual a ap pra nós do brasil) inclusive motores 1.8 stroker que é o que vc quer... mais torcudo e menos girador

                      pode comprar um brava dos mais novos que ja tem curso longo e só bielas e pistões na argentina, forjados... só que a injeção aí acaba sendo mais chata de trabalahr, mas nada impossivel

                      acabei de descobrir que o câmbio do corsa lunga , o motor de biela longa do brava, é 21% mais curto. ou seja, mais uma vez preferência pelo modelo antigo , fabricado até 2004.

                      1 Resposta Última resposta
                      • D Offline
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                        escreveu em última edição por
                        #31

                        acabei de descobrir que o câmbio do corsa lunga , o motor de biela longa do brava, é 21% mais curto. ou seja, mais uma vez preferência pelo modelo antigo , fabricado até 2004.

                        não, não. foi o marea que recebeu esse motor em 2005, até 2004 era o outro motor, acho que 1.8 16v, o mesmo do brava hgt (ah, se eu achasse um desses lindão ). o corsa lunga entrou no brava já em 2002.

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                        • G Offline
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                          guziloto
                          escreveu em última edição por
                          #32

                          brava sx 1.140 kg / elx 1.170 kg

                          corsa 1.8 hatch 1.015 kg

                          :nnn: nossaaa pior q conferi os pesos deles mesmo e é verdade a diferença de peso é pouca.

                          é q trabalho num revenda de veiculos e ja tive um brava pra negocio e achei o 1.6 16v muito ruimzinho, meio fraco sabe bem diferente de um palio 1.6 16v q era um torpedinho

                          agora o hgt é massa se vc ta mesmo interessado em um brava entao compre um 1.8 16v ai é outra conversa

                          1 Resposta Última resposta
                          • P Offline
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                            Pisca
                            escreveu em última edição por
                            #33

                            existe sim biela forjada p/ fiat 1.6 16v no brasil

                            http://www.daluz-racing.com.br/index.phpos…ubcategoria=251

                            e tbm existe pistão forjado

                            http://www.iapel.com.br/fiat.htm

                            1 Resposta Última resposta
                            • D Offline
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                              #34

                              sevel powa in tha house :nnn:

                              tenho um motor semelhante, 8v no meu uno turbo… uso uma k24 nele.. hehehe animal

                              miolo todo original trabalhado... as bielas sao virtualmente inquebraveis, uma por serem relativamente curta, outra por sere groooossas, mais grossa que de kd e 3o, o curso é muito curto, o que faz com que a biela incline menos quando esta no meio do curso.... diminuindo a probabilidade de quebras....

                              outra coisa, é pelo motor ter mais disposição pra girar e menos torque, diminui o stress no cambio tbem... claro, se vc usar uma micro turbina, o torque vem, mas amarra ema alta e moe cambio..

                              eu iria de de 1.6 16v com uma k24 girando 8000rpm com comandos originais... (original corta em 7200)

                              esse motor apesar de ter o curso curto, é bem elastico, e implora por esticar as marchas

                              minha k24 tem eixo 53,5 e rotor 47, por ser 8v, ter cabeçote preparado e talz, pega relativamente rapido.... uns 3500 ja tenho os 0,6 que uso... :d atualmente :hauhau: em breve vem 1,2kg

                              ps. tenho 11:1 de taxa e ja usei 0,9bar com junta de papel e muito ponto

                              ja usei uma gt25 (eixo 47 rotor 46 acho)e me decepcionei... achei muito pequena pro meu setup

                              a injeção do brava step a ( coletor de aluminio) é muito facil de mexer... eu optaria por ele com certeza.

                              o incinveniente é o preço de algumas peças, como a valvula termostatica, que da ultima vez que comprei a uns 3 anos pro carro da minha irma, saiu quase 300 pilas... original, mas tem uma otima durabilidade.

                              1 Resposta Última resposta
                              • Z Offline
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                                #35

                                na argentina eles preparam tantos fiat quanto nós fazemos vw ap

                                pô, rendeu bem pra 1.2kg deve ser obra do cabeçote 16v …

                                outro dia montaram uma ecosport 1.6 flex que com 0,9 deu 239cv pra preservar o câmbio (carro na garantia ) baixaram pra 0,6 e o dono saiu feliz da vida

                                poxa, sair feliz da vida com cocosport é fogo, meu tem uma, uma porcaria…. num vale nada... um amigo que trabalha na ford falou que além no motor o cambio das antes de 2007 foi bem mal escalonado.... quem sabe com turbo o carro fique bom.

                                1 Resposta Última resposta
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                                  escreveu em última edição por
                                  #36

                                  :nnn: nossaaa pior q conferi os pesos deles mesmo e é verdade a diferença de peso é pouca.

                                  é q trabalho num revenda de veiculos e ja tive um brava pra negocio e achei o 1.6 16v muito ruimzinho, meio fraco sabe bem diferente de um palio 1.6 16v q era um torpedinho

                                  agora o hgt é massa se vc ta mesmo interessado em um brava entao compre um 1.8 16v ai é outra conversa

                                  o problema é achar um desses pra vender por aqui hehehehe e que não seja vinho ou verde…

                                  mas se achar com cor boa e ótimo estado... huuummm, é a cara

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • D Offline
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                                    #37

                                    existe sim biela forjada p/ fiat 1.6 16v no brasil

                                    http://www.daluz-racing.com.br/index.phpos…ubcategoria=251

                                    e tbm existe pistão forjado

                                    http://www.iapel.com.br/fiat.htm

                                    vlw, pisca

                                    1 Resposta Última resposta
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                                      #38

                                      sevel powa in tha house :nnn:

                                      tenho um motor semelhante, 8v no meu uno turbo… uso uma k24 nele.. hehehe animal

                                      miolo todo original trabalhado... as bielas sao virtualmente inquebraveis, uma por serem relativamente curta, outra por sere groooossas, mais grossa que de kd e 3o, o curso é muito curto, o que faz com que a biela incline menos quando esta no meio do curso.... diminuindo a probabilidade de quebras....

                                      outra coisa, é pelo motor ter mais disposição pra girar e menos torque, diminui o stress no cambio tbem... claro, se vc usar uma micro turbina, o torque vem, mas amarra ema alta e moe cambio..

                                      eu iria de de 1.6 16v com uma k24 girando 8000rpm com comandos originais... (original corta em 7200)

                                      esse motor apesar de ter o curso curto, é bem elastico, e implora por esticar as marchas

                                      minha k24 tem eixo 53,5 e rotor 47, por ser 8v, ter cabeçote preparado e talz, pega relativamente rapido.... uns 3500 ja tenho os 0,6 que uso... :d atualmente :hauhau: em breve vem 1,2kg

                                      ps. tenho 11:1 de taxa e ja usei 0,9bar com junta de papel e muito ponto

                                      ja usei uma gt25 (eixo 47 rotor 46 acho)e me decepcionei... achei muito pequena pro meu setup

                                      a injeção do brava step a ( coletor de aluminio) é muito facil de mexer... eu optaria por ele com certeza.

                                      o incinveniente é o preço de algumas peças, como a valvula termostatica, que da ultima vez que comprei a uns 3 anos pro carro da minha irma, saiu quase 300 pilas... original, mas tem uma otima durabilidade.

                                      é, truta, peça barata acabou no gol antigo, se bem que o g4 ainda continua na briga… meu irmão tem um astra 2003, é o segundo dele e este está turbo e de vez em quando ele me pede pra cotar umas peças pra ele, quase sempre é uma pancada forte se eu for de gm ou fiat já sei como é o esquema, ainda mais por estar habituado com as pancadas que as peças do ibiza dão. embora ele tenha muito do golf antigo na mecânica (e tb o motor do gol) as peças não são das mais baratas. pra ter uma idéia paguei no sincronizado da 5a. r$ 407,00, no corpo de sincronismo mais quase 700 pilas com o anel de inox que tb precisou

                                      por isso o santana está na minha lista de compras , fácil de mexer, qualquer um conhece e até na padaria da esquina tem peça pra ele e... baratíssima mas eu não queria cair no óbvio (santana turbo tem aos montes - pelo menos os modelos mais antigos - quero pelo menos um 2003) por isso penso no corsa que gosto do desenho e o padrão gm de conforto, e tb o brava que é bem cheio das firulas que o ibiza me deixou mal-acostumado.

                                      as infos q o pessoal está me passando estão sendo muito boas, quero conhecer mais esses carros pra poder me decidir melhor. :^^:

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                                        #39

                                        é, truta, peça barata acabou no gol antigo, se bem que o g4 ainda continua na briga… meu irmão tem um astra 2003, é o segundo dele e este está turbo e de vez em quando ele me pede pra cotar umas peças pra ele, quase sempre é uma pancada forte se eu for de gm ou fiat já sei como é o esquema, ainda mais por estar habituado com as pancadas que as peças do ibiza dão. embora ele tenha muito do golf antigo na mecânica (e tb o motor do gol) as peças não são das mais baratas. pra ter uma idéia paguei no sincronizado da 5a. r$ 407,00, no corpo de sincronismo mais quase 700 pilas com o anel de inox que tb precisou

                                        por isso o santana está na minha lista de compras , fácil de mexer, qualquer um conhece e até na padaria da esquina tem peça pra ele e... baratíssima mas eu não queria cair no óbvio (santana turbo tem aos montes - pelo menos os modelos mais antigos - quero pelo menos um 2003) por isso penso no corsa que gosto do desenho e o padrão gm de conforto, e tb o brava que é bem cheio das firulas que o ibiza me deixou mal-acostumado.

                                        as infos q o pessoal está me passando estão sendo muito boas, quero conhecer mais esses carros pra poder me decidir melhor. :d

                                        queria mesmo é o novo polo (o zoiudo já estava muito bom) mas não teria bala pra pegar um e fazer tudo que quero, esse carro ainda é valorizado :nnn:

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                                          escreveu em última edição por
                                          #40

                                          sevel powa in tha house :nnn:

                                          tenho um motor semelhante, 8v no meu uno turbo… uso uma k24 nele.. hehehe animal

                                          miolo todo original trabalhado... as bielas sao virtualmente inquebraveis, uma por serem relativamente curta, outra por sere groooossas, mais grossa que de kd e 3o, o curso é muito curto, o que faz com que a biela incline menos quando esta no meio do curso.... diminuindo a probabilidade de quebras....

                                          outra coisa, é pelo motor ter mais disposição pra girar e menos torque, diminui o stress no cambio tbem... claro, se vc usar uma micro turbina, o torque vem, mas amarra ema alta e moe cambio..

                                          eu iria de de 1.6 16v com uma k24 girando 8000rpm com comandos originais... (original corta em 7200)

                                          esse motor apesar de ter o curso curto, é bem elastico, e implora por esticar as marchas

                                          minha k24 tem eixo 53,5 e rotor 47, por ser 8v, ter cabeçote preparado e talz, pega relativamente rapido.... uns 3500 ja tenho os 0,6 que uso... :d atualmente :hauhau: em breve vem 1,2kg

                                          ps. tenho 11:1 de taxa e ja usei 0,9bar com junta de papel e muito ponto

                                          ja usei uma gt25 (eixo 47 rotor 46 acho)e me decepcionei... achei muito pequena pro meu setup

                                          a injeção do brava step a ( coletor de aluminio) é muito facil de mexer... eu optaria por ele com certeza.

                                          o incinveniente é o preço de algumas peças, como a valvula termostatica, que da ultima vez que comprei a uns 3 anos pro carro da minha irma, saiu quase 300 pilas... original, mas tem uma otima durabilidade.

                                          esses ut são verdadeiros pocket-rocket

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