Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Destaques da Mecânica
  5. Tudo sobre pneus - parte v

Tudo sobre pneus - parte v

Agendado Fixado Trancado Movido Destaques da Mecânica
23 Posts 10 Posters 3.3k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • X Offline
    X Offline
    Xev
    escreveu em última edição por
    #13

    quais difernças fazem um pneu ser proprio pra ser recapado??

    exelente materia, como sempre. parabens

    1 Resposta Última resposta
    • G Offline
      G Offline
      GusWRC
      escreveu em última edição por
      #14

      respondendo as duas perguntas, basicamente o que torna um pneu de carga recapável é a maior vida útil da carcaça por esta ser formada por cabos de aço, e não têxtil (nylon, polyester ou rayon) como nas carcaças de passeio e pickups.

      o que impede que esse mesmo mecanismo de construção seja utilizado em pneus menores é o conforto necessário para este fim, que com um carcaça em aço seria impossível atingir, além do maior peso do conjunto piorando o rendimento geral de automóveis e pickups.

      de resto, pneus de passeio tb são recapados mas não duram tanto qto um pneu de carga, e também por motivos de segurança não são recomendados para uso constante. num caminhão ou ônibus, normalmente os recapados estão na tração que quase sempre é geminado (rodado duplo) e em caso de falha de um o outro ainda pode suportar um esforço extra, ou então montados nas carretas pelo mesmo motivo. os pneus dianteiros de ônibus e caminhões normalmente são novos, e quase sempre de marcas boas, para melhorar a segurança na condução.

      pneus de carga tb podem ser frisados, são preparados para isso. qdo a profundidade dos sulcos atinge um limite, a banda de rodagem e as lonas de corpo são preparadas para receber uma ressulcagem (vem escrito na lateral regroovable ), e após esse desgaste passarão pelo processo de recape normal. muitas empresas preferem recapar logo que acaba o desenho, sem ressulcar, para evitar danos na carcaça ou mesmo para ter mais borracha sobre as lonas de corpo para o recape.

      1 Resposta Última resposta
      • 0 Offline
        0 Offline
        036ullivan
        escreveu em última edição por
        #15

        gus,

        me tira uma dúvida, sei que não tem muito a ver como tópico em si, mas tem a ver com pneus.

        no nosso carro de uso diário (um kadett 2.0 no gnv), utilizamos 2 pneus gt champiro e 2 pneus toyo t1s, o que acontece é que um dos toyo furou, 2 pregos… mandamos em um borracheiro de confiança e o mesmo fez o serviço para arrumar, ficou bom e parou de vazar.

        agora a pergunta:

        o processo para consertar o pneu é o de vulcanização correto?

        é confiável?

        posso usar o carro sem medo?

        ou é necessário comprar outro pneu o mais rápido possível?

        obrigado.

        1 Resposta Última resposta
        • G Offline
          G Offline
          GusWRC
          escreveu em última edição por
          #16

          vai ter uma parte falando sobre consertos, mas posso te adiantar o seguinte:

          • somente se pode consertar um pneu na banda de rodagem, e furos de até 6mm.

          • o processo correto para conserto é a desmontagem do pneu, limpeza de dentro para fora da região afetada, e utilização de kit de conserto do tipo plug , colando por dentro e cortando o excesso por fora.

          • o uso de conserto do tipo macarrão , sem desmontagem, danifica de vez a estrutura do pneu e só deve ser utilizado como um quebra galho.

          • cortes laterais não devem ser consertados, pois a chamada vulcanização é apenas um remendo quebra galho, pois a estrutura da carcaça já está comprometida e esse tipo de conserto apenas impede que o ar interno forme bolha. tecnicamente o pneu já está comprometido e deve ser descartado.

          • um simples prego ou conserto mal feito pode levar a um deslocamento na banda de rodagem, que irá afetar o pneu separando suas camadas e impedir o uso causando fortes vibrações. o mesmo prego já elimina a garantia do fabricante na mesma hora.

          abraço

          1 Resposta Última resposta
          • 0 Offline
            0 Offline
            036ullivan
            escreveu em última edição por
            #17

            vish

            o furo foi na banda de rodagem, o processo de conserto foi meio porco se assim posso dizer, o cara tirou a roda do carro com pneu e tudo, localizou 2 furos (dois pequenos pregos), tirou eles, limpou e enfiou uma especie de borracha pelo furo e recortou por fora…

            é.. então ja elvis o pneu... :hauhau:

            1 Resposta Última resposta
            • G Offline
              G Offline
              GusWRC
              escreveu em última edição por
              #18

              vish

              o furo foi na banda de rodagem, o processo de conserto foi meio porco se assim posso dizer, o cara tirou a roda do carro com pneu e tudo, localizou 2 furos (dois pequenos pregos), tirou eles, limpou e enfiou uma especie de borracha pelo furo e recortou por fora…

              é.. então ja elvis o pneu... :aaf:

              ;) esse é o famoso macarrãozinho

              o que acontece: imagine o tamanho do furo de um prego. este prego atravessou todas as camadas e mais o liner pra que ocorresse o vazamento. aí vem o cidadão e tenta passar pelo mesmo furinho do prego uma baita haste de ferro com mais uma minhoca pendurada de uma borracha meio crua e melequenta que vai vedar o furo, e depois de arregaçar de vez todas as lonas de corpo, liner e tudo mais que encontrar pela frente, corta o excesso e tá pronto o conserto chefe .

              isso é um quebra galho, pq pode acontecer de vazar de novo ou causar um deslocamento, aí sim vc vai perder o pneu.

              são poucos os lugares que fazem um conserto corretamente, uma pq tem que desmontar, remontar e balancear, e outra pelo próprio preço do kit de conserto, que somando com a mão de obra acaba ficando caro e os cincão do macarrão são bem mais interessantes.

              a michelin é o único fabricante que ainda mantém a garantia de seus pneus qdo furam, desde que o conserto seja feito em alguma revenda autorizada e utilizando o kit fornecido por eles.

              mas não se preocupe, o estrago já tá feito mas vc não corre perigo, só mesmo uma chance de ter um prejuízo caso aconteça um deslocamento da banda.

              abraço

              1 Resposta Última resposta
              • A Offline
                A Offline
                Adriano Sushi
                escreveu em última edição por
                #19

                pois eh gus, eu sempre q precisei consertar um pneu usei esses macarrões , e em quase todas as veses não me deram dor de cabeça… so uma ou 2 veses q tive q voltar la, e o cara colocou 2 macarrões pra vedar heheehehhe

                1 Resposta Última resposta
                • S Offline
                  S Offline
                  Steve McQueen
                  escreveu em última edição por
                  #20

                  ansioso pela parte vi :hauhau:

                  parabens pelas matérias gus, nota 10

                  1 Resposta Última resposta
                  • G Offline
                    G Offline
                    GusWRC
                    escreveu em última edição por
                    #21

                    ansioso pela parte vi :todoido:

                    parabens pelas matérias gus, nota 10

                    valeu :semata:

                    to quase terminando de escrever, mas tive que dar uma parada pq tive 4 corridas em 4 finais de semana, e a última é semana que vem no rj, dai vou poder dar uma adiantada boa nas matérias.

                    abraço

                    1 Resposta Última resposta
                    • 0 Offline
                      0 Offline
                      036ullivan
                      escreveu em última edição por
                      #22

                      ainda no aguardo ancioso da parte v.

                      abrazzz

                      :)

                      1 Resposta Última resposta
                      • V Offline
                        V Offline
                        VOYA SPORT
                        escreveu em última edição por
                        #23

                        primeiramente, parabéns pela matéria gus…

                        gostaria de saber sua opinião sobre pneus de origem chinesa, tipo ling long ..etc...,

                        pois moro próximo ao paraguay, e esses pneus sao beem mais em conta do que marcas conhecidas, onde um pneu desses 225/45 r17 custa em torno de 130-150reais, será que tem todos os componentes de um pneu normal, lógico , desgastam mais rapidos do que um de marca , mas no interior deles, será que possuem material que suportam e dão segurança em momentos de precisão (caso de freiadas bruscas, buracos por ex), gostaria de saber sua opiniao... compensa pra usar no dia dia..com certo cuidado??

                        gratoo..

                        1 Resposta Última resposta

                        • Login

                        • Não tem uma conta? Cadastrar

                        • Primeiro post
                          Último post
                        0
                        • Recente
                        • Usuários