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Preciso de dicas para fazer ap turbo econoflex

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    Maverick-MG
    escreveu em última edição por
    #4

    e a relação de caixa/ pneu e etc?

    a fiat pra conseguir diminuir o consumo do fire em 10% teve que diminuir o peso do comando e das bielas, trocar o oleo por um 5w30, diminuir a lenta em 100rpm, trocar os pneus e fazer um acerto de alinhamento na suspenção que não sei qual é. sei que funcionou.

    alguem tem mais alguma dica?

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    • P Offline
      P Offline
      Pix
      escreveu em última edição por
      #5

      8 bicos + cambio longo (não extremamente longo) + um bom gerenciador + uma boa queima + manter o carro sempre alinhado + pneus bons (voltados para isso).

      acho que a receita é essa. lembro que na época que eu tinha carro turbo (2.0 com cambio longo, turbina grande, 8 bicos e gerenciador meia boca) conseguia média de 8km/l na estrada, sem pisar, mas andava bem magro nos 4 bicos, já os outros 4 é meio que uma bica.

      pouca coisa menos que o meu celta 1.0 original, que não ta batendo 10km/l na estrada (tbm… 120 a mais de 4000rpm)

      cidade complica mais.

      aí pergunto p/ pessoal daqui: p/ melhorar a economia na cidade (e geral) a injeção deve ser sequêncial, certo? quais dessas stand-alone hoje são sequênciais?

      eu enchergo que carro turbo não necessariamente deve ser sempre mais beberrão que o aspirado, pelo contrário, deveria ser mais econômico. o problema é que queremos potência, e nisso a econômia fica em 2º plano.

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      • A Offline
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        Adriano Sushi
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        #6

        se for pensar em economia, vc tem q usar pneus mais finos, alinhamento proprio pra isso tb.

        8 bicos realmente eh o canal pra carro turbo, pq pode deixar a fase aspro mais magra, e deixar a fase turbo alimentando corretamente. e com isso perde se um pouco de pegada da turbina tb.

        pix, dizem q a sequencial eh mais economica, mas até onde sei as mi não são sequenciais. as janelas do distribuidor são todas iguais… a ft e pandoo, até onde sei, da pra montar sequencial tb, mas não sei c isso muda mt coisa...

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          * Caroline Stella *
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          #7

          o mal do carro turbo qto a economia é qdo o motor é mto destaxado , ai não tem jeito de manter o mesmo consumo de qdo era original (taxado), pois é necessário aumentar a vazão dos bicos/giglagem pro carro render na fase aspirada como anteriormente, antes de turbinar e baixar a taxa.

          tive um motor cht 1.6 turbo alcool/alcool q fazia 7 km/l na cidade mesmo com a giglagem aumentada. se naquela época o sistema de econostatos extras fosse tão popular como hj, tenho certeza q o consumo desse motor seria praticamente original .

          1 Resposta Última resposta
          • M Offline
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            Maverick-MG
            escreveu em última edição por
            #8

            fiz uma viagem com um amigo em um cht turbo que deu 9 na estrada. na cidade tava dando 7.

            acho que o cht é mesmo mais economico por natureza.

            em geral, se conseguissimos um ap que rendesse uns 200 hp com o consumo de uns 8 km/l na cidade e uns 10 na estrada, estariamos bem proximo de um carro que agradaria boa parte dos que iniciam no turbo.

            ha alguma receita para o cabeçote? manter original ow da pra fazer algum tipo de trabalho pra melhorar o consumo???

            caroline, vc tava dizendo que um carro destaxado consome mais. ok.

            então, para quem quer um carro de até uns 200 cv como eu, seria interessante montar um alcool/ alcool e rodar com pouca pressão, estou certo? seria necessario o uso de pistões fojados para se conseguir essa cavalaria ow os originais aguentam bem o rojão?

            seria a combinação de um carro leve (gol), um motor economico por natureza (cht) taxado,

            uma ignição boa, e um cambio longo e uma injeção a melhor receita??

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              * Caroline Stella *
              escreveu em última edição por
              #9

              num ap 1.6 alcool/alcool vc consegue esses 200cvs, mas ja +- perto do limite. se puder baixar a taxa p/ ~10:1, ficaria melhor ainda em termos de segurança, mas ja precisaria de mais alcool na mistura. o lance seria um motor 1.8 ou mesmo 2.0, q são mais sensíveis a preparação, vindo mais potência com menos esforço.

              cambio longo tb ajuda no consumo.

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              • P Offline
                P Offline
                pepsimanbr
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                #10

                vixi, esse negócio de diminuir a taxa e aumentar a mistura me deixou preocupado… antes a taxa era 12:1 e giclê 165 e 230 já fazia 4 km/l na cidade, agora que deve estar com uns 8:1 a 8,5:1 de taxa, será que vou ter que aumentar muito mais?? bom, apesar de que antes estava com 9º de ponto inicial e 15º inicial… se eu adiantar ainda mais o ponto não precisarei mexer em muita coisa no giclê?

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                • R Offline
                  R Offline
                  realz
                  escreveu em última edição por
                  #11

                  vixi, esse negócio de diminuir a taxa e aumentar a mistura me deixou preocupado… antes a taxa era 12:1 e giclê 165 e 230 já fazia 4 km/l na cidade, agora que deve estar com uns 8:1 a 8,5:1 de taxa, será que vou ter que aumentar muito mais?? bom, apesar de que antes estava com 9º de ponto inicial e 15º inicial… se eu adiantar ainda mais o ponto não precisarei mexer em muita coisa no giclê?

                  tem que ver também, que dependendo da taxa, requer mais comida…

                  1 Resposta Última resposta
                  • G Offline
                    G Offline
                    gti-xxe
                    escreveu em última edição por
                    #12

                    gostei da ideia

                    to montando um ap 2.0 com 10:1 de taxa com fueltech e bicos de 160lbs

                    bem todos nos sabemos que na fase aspirada o motor funciona como original, se andar sem encher o turbo ele ira consumir como um motor original a alcool serto? bem entao quando o turbo entrar a conversa muda quanto mais cv mais comida né? lembrando que comando original tbm ajuda bastante na economia na fase aspirada,

                    ja pegando um gancho aqui alguem ja viu ou montou um motor ap 2.0 com bicos e fueltech, quantos cv da pra tira nessa configuração

                    a turbina é uma .50.48 com coletor bi-pulsativo, com quantos rpm o turbo vai comesar a soprar?

                    vlw

                    1 Resposta Última resposta
                    • R Offline
                      R Offline
                      realz
                      escreveu em última edição por
                      #13

                      gostei da ideia

                      to montando um ap 2.0 com 10:1 de taxa com fueltech e bicos de 160lbs

                      bem todos nos sabemos que na fase aspirada o motor funciona como original, se andar sem encher o turbo ele ira consumir como um motor original a alcool serto? bem entao quando o turbo entrar a conversa muda quanto mais cv mais comida né? lembrando que comando original tbm ajuda bastante na economia na fase aspirada,

                      ja pegando um gancho aqui alguem ja viu ou montou um motor ap 2.0 com bicos e fueltech, quantos cv da pra tira nessa configuração

                      a turbina é uma .50.48 com coletor bi-pulsativo, com quantos rpm o turbo vai comesar a soprar?

                      vlw

                      na minha opniao, os bicos ficarão grandes demais antes de entrar a turbina…

                      e a turbina esta pequena para o motor em questao...

                      mas deixa o pessoal mais aprofundado dizer

                      1 Resposta Última resposta
                      • * Offline
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                        * Caroline Stella *
                        escreveu em última edição por
                        #14

                        turbina .48 (padrão apl) num motor 2.0? isso ja ta errado num 1.8.

                        qual o eixo?

                        1 Resposta Última resposta
                        • G Offline
                          G Offline
                          gti-xxe
                          escreveu em última edição por
                          #15

                          bom entao qeu turbina devo usar

                          mas uma que de uma boa pegada em baixa, e o carro e pra rua nao vai ser muito forte no futuro

                          blz

                          rotor 49,5 se nao me engano

                          1 Resposta Última resposta
                          • * Offline
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                            * Caroline Stella *
                            escreveu em última edição por
                            #16

                            rotor ou eixo de 49,5 mm?

                            se for o eixo, pense no mínimo em uma caixa quente .63 (padrão apl), sendo ideal uma .70, preferencialmente pulsativa.

                            1 Resposta Última resposta
                            • P Offline
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                              Paulo Peres
                              escreveu em última edição por
                              #17

                              para efeito de parâmetro:

                              parati giii 2.0 sportline completa + aro 15 195/55.

                              • motor original gasolina rodando com álcool, kit turbo básico, turbina mitsubishi (mesma utilizada no motor mwm da f-250, pegada boa em baixa e média rotação), bicos originais retrabalhados + bico extra mono (verde gol i) monitorado pelo digipulse pressure. potência nas rodas = 240 cv medido no dino (aproxim. 280 cv no motor).

                              média de consumo no álcool andando de forma econômica, mas sem exageros (pisando qdo necessário):

                              • cidade 6 a 6,5 km/l.

                              • estrada 9 km/l. já consegui fazer média de 10,8 km/l rodando cerca de 350 km numa velocidade de 110 km/h.

                              uso o carro todos os dias. está turbinado há 03 anos.

                              1 Resposta Última resposta
                              • A Offline
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                                Adriano Sushi
                                escreveu em última edição por
                                #18

                                tem um carro de um amigo, o henrique da hg em campinas.

                                o passat dele ta com motor 1.8, injeção mi, com 4 bicos trabalhados, e hx30.

                                na pista ele chega a fazer 12 km/l de alcool.

                                como disse eh mais a forma que se dirige doque a potencia do motor em si…

                                1 Resposta Última resposta
                                • P Offline
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                                  pepsimanbr
                                  escreveu em última edição por
                                  #19

                                  se colocar econostato até dá pra deixar mais economico? pra colocar é só furando o carbura mesmo? não posso usar o buraco que já tem em cima dele?

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • G Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #20

                                    carol

                                    porque caixa quente tao grande? eu nao sou tao entendido mas com a que eu tenho ele comessa a soprar com 2500 rpm e ta empurando bem 08kg teve umas puxada com 1k mas dai resolvemos baixar a pressao pois nao deu pra acerta ele ainda como manda o figurino so foi acertado pra anda ate segunda hehe, ate la nada de puxada so de boa

                                    um conhecido queria me vender uma .48.42 e mesmo assim fui la e peguei essa .50.48 da biagio com coletor pulsativo que o itamar de curitiba me indicou para usar na rua

                                    pode me esclarecer porquevcs sugerem uma grande?

                                    vlw

                                    1 Resposta Última resposta
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                                      #21

                                      carol

                                      porque caixa quente tao grande? eu nao sou tao entendido mas com a que eu tenho ele comessa a soprar com 2500 rpm e ta empurando bem 08kg teve umas puxada com 1k mas dai resolvemos baixar a pressao pois nao deu pra acerta ele ainda como manda o figurino so foi acertado pra anda ate segunda hehe, ate la nada de puxada so de boa

                                      um conhecido queria me vender uma .48.42 e mesmo assim fui la e peguei essa .50.48 da biagio com coletor pulsativo que o itamar de curitiba me indicou para usar na rua

                                      pode me esclarecer porquevcs sugerem uma grande?

                                      vlw

                                      não é grande, ela é apenas minimamente proporcional à cilindrada do seu motor.

                                      mta gente vive indicando turbo-compressores baseando-se apenas na potência desejada, mas esquecem do básico, do princípio de tudo, que é a capacidade cúbica do motor em questão, esquecem de qto o tal motor desloca, e se perdem na hora de pensar na vazão de escapamento necessária pro tal motor funcionar como se deve, sem excesso de back-pressure (pressão entre as câmaras de combustão e o eixo da turbina), que alem de literalmente amarrar o motor, ainda por cima aquece (mais do q o esperado) câmaras, pistões, válvulas, dutos, coletor de escape e mesmo a turbina em sí.

                                      o motor rende menos do q poderia, esquenta importantes peças internas e ainda por cima dura menos do que outro q foi montado certinho…e q rende mais.

                                      resumindo: turbo menor do q se deve, anda menos, dura menos e ainda consome mais.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • G Offline
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                                        #22

                                        serto

                                        obrigado, vou ver se da pra trocar a caixa quente

                                        so a caixa quente resolve ou terei que trocar tudo?

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          escreveu em última edição por
                                          #23

                                          caixa quente é algo barato, vale a pena colocar outra e testar, pois se tiver q trocar o eixo, ai sim…se prepare pra gastar...

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