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Tudo sobre pneus - parte vi

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    Dubasan
    escreveu em última edição por
    #20

    esse tópico é ótimo, quando eu imaginaria que um pneu mais largo pioraria a estabilidade ??

    imagino que em situações de piso muito molhado um pneu mais largo pode apresentar a aquaplanagem mais facilmente pois é fácil imaginar o efeito prancha em cima da água, algo que um pneu fino seria menos suscetível já que teria uma maior facilidade de cortar a lâmina d´água.

    pelo menos é o mesmo raciocínio que já vi ser aplicado a pneus largos em pick-ups que percorrem areiões onde os pneus mais finos tem mais facilidade de escavar a areia ou terra até encontrar um solo mais firme e conseguir tração, enquanto o pneu largo ficaria patinando em cima da areia sem conseguir se aprofundar e conseguir melhor tração.

    aguardamos a continuidade dos capítulos

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      Adriano Sushi
      escreveu em última edição por
      #21

      a melhor escolha em aro 18 para o sportback, caso não opte pelo diâmetro original, será mesmo o 235/40r18 e a roda ideal é 18x8. nesse caso, haverá um aumento de 10mm na largura e 10mm no diâmetro, não afetando muito o comportamento do carro.

      esse tipo de carro não é projetado originalmente para andar em estradas e ruas ruins como no brasil, então infelizmente qualquer alteração irá bater de frente com o acerto do carro original, e mantendo as medidas de fábrica com certeza o carro será um pouco desconfortável no uso em nosso piso.

      a largura não tem influência no conforto, mas em alguns casos vc pode até piorar a dirigibilidade. vou abordar isso mais pra frente, onde comentarei sobre tramlining .

      o modelo toyo escolhido é de desenho direcional, esportivo, e vc irá notar um aumento no nível de ruído proveniente do desenho.

      percebi bem isso quando coloquei rodas 17 e pneus perfil bem baixo no meu sky no jp, a maioria das pistas q eu pegava eram bem lisas, mas quando tem ondulação, o carro jogava pros lados direto…

      esse tópico é ótimo, quando eu imaginaria que um pneu mais largo pioraria a estabilidade ??

      imagino que em situações de piso muito molhado um pneu mais largo pode apresentar a aquaplanagem mais facilmente pois é fácil imaginar o efeito prancha em cima da água, algo que um pneu fino seria menos suscetível já que teria uma maior facilidade de cortar a lâmina d´água.

      pelo menos é o mesmo raciocínio que já vi ser aplicado a pneus largos em pick-ups que percorrem areiões onde os pneus mais finos tem mais facilidade de escavar a areia ou terra até encontrar um solo mais firme e conseguir tração, enquanto o pneu largo ficaria patinando em cima da areia sem conseguir se aprofundar e conseguir melhor tração.

      aguardamos a continuidade dos capítulos

      no molhado, se o pneu tiver um bom desenho, ele consegue drenar bem a agua. ja na areia eh bem diferente…

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      • G Offline
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        GusWRC
        escreveu em última edição por
        #22

        esse tópico é ótimo, quando eu imaginaria que um pneu mais largo pioraria a estabilidade ??

        imagino que em situações de piso muito molhado um pneu mais largo pode apresentar a aquaplanagem mais facilmente pois é fácil imaginar o efeito prancha em cima da água, algo que um pneu fino seria menos suscetível já que teria uma maior facilidade de cortar a lâmina d´água.

        pelo menos é o mesmo raciocínio que já vi ser aplicado a pneus largos em pick-ups que percorrem areiões onde os pneus mais finos tem mais facilidade de escavar a areia ou terra até encontrar um solo mais firme e conseguir tração, enquanto o pneu largo ficaria patinando em cima da areia sem conseguir se aprofundar e conseguir melhor tração.

        aguardamos a continuidade dos capítulos

        veja bem, precisamos diferenciar bem as informações. um pneu mais largo e de perfil mais baixo não piora a estabilidade, mas pode piorar a dirigibilidade, pois além do perfil flexionar menos o desenho também interfere no comportamento, fazendo o pneu copiar mais o chão, como o adriano sushi comentou. isso é o efeito tramlining que vou explicar em detalhes mais pra frente.

        muitas vezes qdo se coloca um conjunto de rodas esportivo e de aro maior, o perfil baixo acentua esse efeito, e muitos clientes acham que o pneu está com defeito , pois o carro não dá alinhamento . escuto muito isso, e com o alinhamento estando ok esse efeito é normal e não há o que possa ser feito.

        a questão da aquaplanagem está correta, realmente pneus mais largos podem aumentar a chance de aquaplanagem, apesar que pneus top de linha tem desenhos matematicamente projetados para escoar o máximo possível de água, e compostos exclusivos aumentam o poder de aderência como já vimos anteriormente.

        abraço.

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        • D Offline
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          Dubasan
          escreveu em última edição por
          #23

          acho que entendi o que é tramlining.

          realmente noto mudança na dirigibilidade do carro quando troco o aro e largura do pneu, tipo, quando se está no canto da rua ou avenida e há um pequeno desnível nessa beirada sinto que o carro quer tirar o volante da mão com mais força do que ocorria com os pneus originais, principalmente se uma parte do pneu pegar no rebaixo da rua e outra parte ficar em outro plano, claro que isso é sentido rodando-se por alguns metros nessa situação que é encontrada quando há recapeamento da pista e a beirada fica inclinada ou em desnível.

          será isso ?

          1 Resposta Última resposta
          • G Offline
            G Offline
            GusWRC
            escreveu em última edição por
            #24

            acho que entendi o que é tramlining.

            realmente noto mudança na dirigibilidade do carro quando troco o aro e largura do pneu, tipo, quando se está no canto da rua ou avenida e há um pequeno desnível nessa beirada sinto que o carro quer tirar o volante da mão com mais força do que ocorria com os pneus originais, principalmente se uma parte do pneu pegar no rebaixo da rua e outra parte ficar em outro plano, claro que isso é sentido rodando-se por alguns metros nessa situação que é encontrada quando há recapeamento da pista e a beirada fica inclinada ou em desnível.

            será isso ?

            exatamente.

            1 Resposta Última resposta
            • M Offline
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              Mwillians
              escreveu em última edição por
              #25

              qual a calibragem correta de um pneu, quando eu troco a medida 185/65 r14 por 195/55 r15? continua mesma? e para aros maiores como 19 , 20 e por aí vai… devo sempre usar a recomendação do fabricante?

              1 Resposta Última resposta
              • D Offline
                D Offline
                Dubasan
                escreveu em última edição por
                #26

                qual a calibragem correta de um pneu, quando eu troco a medida 185/65 r14 por 195/55 r15? continua mesma? e para aros maiores como 19 , 20 e por aí vai… devo sempre usar a recomendação do fabricante?

                boa pergunta

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                • G Offline
                  G Offline
                  GusWRC
                  escreveu em última edição por
                  #27

                  qual a calibragem correta de um pneu, quando eu troco a medida 185/65 r14 por 195/55 r15? continua mesma? e para aros maiores como 19 , 20 e por aí vai… devo sempre usar a recomendação do fabricante?

                  olá max. sempre a calibragem deve ser seguida a que foi recomendada pelo fabricante do veículo para toda situação de carga.

                  na troca do conjunto rodas/pneus por outro de aro maior, desde que respeitado o diâmetro externo a calibragem se mantém a mesma, sem alterações, não importa o aro. medidas até 2% maiores no diâmetro ainda mantém a mesma pressão.

                  pressões muito acima ou muito abaixo podem ser prejudiciais em vários aspectos, não protegendo nada como se pensa.

                  vou ter um capítulo detalhado sobre isso, e quero fazer uma parte sobre tração pro pessoal da arrancada. vcs vão ficar de cabelos em pé….

                  abraço

                  1 Resposta Última resposta
                  • A Offline
                    A Offline
                    aledjw
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                    #28

                    grato pela atenção gus.

                    mas a respeito do sportback,axo que me decidirei pelo 245/40/18 mesmo,o que aumentará o diametro total (roda-pneu)em 4%.o consumo subirá muito neese caso?seria exatos 4%??

                    isso quer dizer que a aceleração de 0-100 tb ficará 4% mais lenta??

                    aquele efeito de copiar o asfalto tb occorrerá com a troca por 245/40/18??

                    grato

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                    • M Offline
                      M Offline
                      Mwillians
                      escreveu em última edição por
                      #29

                      gustavo,

                      valeu pelo esclarecimento… então se eu colocar um conjunto roda e pneu aro 19 225/35 devo usar 30 libras ou mantenho as 28 originais?

                      antes eram aro 16 205/50 no new civic.

                      1 Resposta Última resposta
                      • D Offline
                        D Offline
                        Dubasan
                        escreveu em última edição por
                        #30

                        olá max. sempre a calibragem deve ser seguida a que foi recomendada pelo fabricante do veículo para toda situação de carga.

                        na troca do conjunto rodas/pneus por outro de aro maior, desde que respeitado o diâmetro externo a calibragem se mantém a mesma, sem alterações, não importa o aro. medidas até 2% maiores no diâmetro ainda mantém a mesma pressão.

                        pressões muito acima ou muito abaixo podem ser prejudiciais em vários aspectos, não protegendo nada como se pensa.

                        vou ter um capítulo detalhado sobre isso, e quero fazer uma parte sobre tração pro pessoal da arrancada. vcs vão ficar de cabelos em pé….

                        abraço

                        esse capítulo sobre arrancadas muito me interessa hehehe

                        em batatais-sp faturei o caneco da minha categoria por apenas 0,03 segundos sobre o 2º colocado, um carro muito mais potente que o meu. porém como oponente tem um gol (e motor longitudinal) e pior distribuição que meu carro (motor e câmbio transversal) eu conseguia pular muuuuito na frente na largada, ele vinha me buscando, afinal o carro tem 25% mais potência que o meu, mas não foi o suficiente pra me alcançar antes de passar na fotocélula (fiz uns cálculos e se a marca dos 201m fosse 62 . mais pra frente eu perderia a 1a. posição).

                        ou seja, tração pode não ser tudo numa arrancada, mas já é pelo menos 50% pois passar os 60 pés na frente já dá uma boa margem para a vitória.

                        vou devorar (mais uma vez) tudo o que vier nesse capítulo.

                        1 Resposta Última resposta
                        • D Offline
                          D Offline
                          Dubasan
                          escreveu em última edição por
                          #31

                          não sei pq a resposta truncou, o correto seria fiz uns cálculos e se a marca dos 201m fosse 62 centímetros mais pra frente eu perderia a 1a. posição .

                          1 Resposta Última resposta
                          • Q Offline
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                            quarteto
                            escreveu em última edição por
                            #32

                            olá max. sempre a calibragem deve ser seguida a que foi recomendada pelo fabricante do veículo para toda situação de carga.

                            na troca do conjunto rodas/pneus por outro de aro maior, desde que respeitado o diâmetro externo a calibragem se mantém a mesma, sem alterações, não importa o aro. medidas até 2% maiores no diâmetro ainda mantém a mesma pressão.

                            pressões muito acima ou muito abaixo podem ser prejudiciais em vários aspectos, não protegendo nada como se pensa.

                            vou ter um capítulo detalhado sobre isso, e quero fazer uma parte sobre tração pro pessoal da arrancada. vcs vão ficar de cabelos em pé….

                            abraço

                            e no caso hipotético, digamos, de uma certa pessoa ( :hauhau: ) que calibra os 175 70 r13 do gol 97 1.8 mi verde escuro dele com, digamos, umas 9 libras a mais que o recomendado só pro carro não soltar tanto a , e calibra os dianteiros com umas 3 libras a mais para o pneu dito cujo não dobrar tanto nas curvasó :coisatriste:

                            1 Resposta Última resposta
                            • D Offline
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                              Dubasan
                              escreveu em última edição por
                              #33

                              até onde sei o enchimento de pneus acima do recomendado faz com que o flanco central do pneu tenha desgaste mais acelerado e menor estabilidade pois a parte central ficará arredondada e haverá menor contato da banda do pneu com o solo.

                              1 Resposta Última resposta
                              • G Offline
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                                #34

                                e no caso hipotético, digamos, de uma certa pessoa ( :hauhau: ) que calibra os 175 70 r13 do gol 97 1.8 mi verde escuro dele com, digamos, umas 9 libras a mais que o recomendado só pro carro não soltar tanto a , e calibra os dianteiros com umas 3 libras a mais para o pneu dito cujo não dobrar tanto nas curvasó :hauhau:

                                nesse caso hipotético o cara que fez isso gosta de dorifuto, pq com 9 libras a mais na traseira a frio, pode contar 14 a mais a quente, e isso deixa a traseira bem fácil de soltar (do carro, bem claro) :hauhau: seria esse cara um praticante do kuarta chow? :hauhau:

                                pressões podem ser alteradas em no máximo duas ou três libras a mais. a menos não é interessante pq a flexão dos flancos vai ser maior e a chance de um corte ou bolha tb aumenta, além do consumo de combustível maior e em casos extremos perda de aderência.

                                quando eu entrar no assunto pista, vcs vão ficar assustados. quem me conhece a mais tempo sabe que sempre indico pros nossos pneus pressões acima de 20 libras pra arrancada. estou preparando o material com desenhos que ilustram o que acontece no comportamento do carro com pressões muito baixas em pneus radiais normais de rua, caso que encontramos na arrancada, e pq isso não é eficiente como todos pensam.

                                1 Resposta Última resposta
                                • Q Offline
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                                  #35

                                  nesse caso hipotético o cara que fez isso gosta de dorifuto, pq com 9 libras a mais na traseira a frio, pode contar 14 a mais a quente, e isso deixa a traseira bem fácil de soltar (do carro, bem claro) :hauhau: seria esse cara um praticante do kuarta chow? :hauhau:

                                  pressões podem ser alteradas em no máximo duas ou três libras a mais. a menos não é interessante pq a flexão dos flancos vai ser maior e a chance de um corte ou bolha tb aumenta, além do consumo de combustível maior e em casos extremos perda de aderência.

                                  quando eu entrar no assunto pista, vcs vão ficar assustados. quem me conhece a mais tempo sabe que sempre indico pros nossos pneus pressões acima de 20 libras pra arrancada. estou preparando o material com desenhos que ilustram o que acontece no comportamento do carro com pressões muito baixas em pneus radiais normais de rua, caso que encontramos na arrancada, e pq isso não é eficiente como todos pensam.

                                  é pq o carro desse cara sai mto de frente :hauhau:

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • S Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #36

                                    olá max. sempre a calibragem deve ser seguida a que foi recomendada pelo fabricante do veículo para toda situação de carga.

                                    na troca do conjunto rodas/pneus por outro de aro maior, desde que respeitado o diâmetro externo a calibragem se mantém a mesma, sem alterações, não importa o aro. medidas até 2% maiores no diâmetro ainda mantém a mesma pressão.

                                    pressões muito acima ou muito abaixo podem ser prejudiciais em vários aspectos, não protegendo nada como se pensa.

                                    vou ter um capítulo detalhado sobre isso, e quero fazer uma parte sobre tração pro pessoal da arrancada. vcs vão ficar de cabelos em pé….

                                    abraço

                                    eu não entendi muito bem essa parte. o meu carro utilizava pneus 185/65 14 e agora está com 205/40 17. se eu utilizo a pressão original o carro diminui a autonomia em pelo menos 2km/l ( ). não faz sentido andar com a pressão original. e pelo que consta, após 10 mil km o desgaste dos pneus parece normal.

                                    e em track day aí que é coloco pressão mesmo (45-50) porque senão eu termino com pneus destruídos, e já vi pneus que foram para a pista com pressão original e o pneu voltou no arame.

                                    resumindo, não estou convencido em dimunuir 10psi na pressão de pneu que uso. acho que mesmo estando errando nunca vou fazer isso. :hauhau:

                                    abração

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • D Offline
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                                      #37

                                      nesse caso hipotético o cara que fez isso gosta de dorifuto, pq com 9 libras a mais na traseira a frio, pode contar 14 a mais a quente, e isso deixa a traseira bem fácil de soltar (do carro, bem claro) :hauhau: seria esse cara um praticante do kuarta chow? :hauhau:

                                      pressões podem ser alteradas em no máximo duas ou três libras a mais. a menos não é interessante pq a flexão dos flancos vai ser maior e a chance de um corte ou bolha tb aumenta, além do consumo de combustível maior e em casos extremos perda de aderência.

                                      quando eu entrar no assunto pista, vcs vão ficar assustados. quem me conhece a mais tempo sabe que sempre indico pros nossos pneus pressões acima de 20 libras pra arrancada. estou preparando o material com desenhos que ilustram o que acontece no comportamento do carro com pressões muito baixas em pneus radiais normais de rua, caso que encontramos na arrancada, e pq isso não é eficiente como todos pensam.

                                      essa estou aguardando com extrema curiosidade e interesse. espero que meu adversários de pista não estejam vendo esse post tb hehehehehehe

                                      na última arrancada em que participei, puxei com 8 libras e com 6 libras, sabendo que após o burnout pode subir a pressão em até 2 libras.

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                                        #38

                                        caraio, 8 librasó :hauhau:

                                        haja arrasto, hein

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                                        • D Offline
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                                          #39

                                          caraio, 8 librasó :hauhau:

                                          haja arrasto, hein

                                          a pista era de só 201 m (1/8 milha)

                                          e a velocidade até que não era tão alta na última fotocélula, +/- 115 km/h.

                                          mas que deve dar arrasto, deve.

                                          nos dragsters eu observo um lance durante burnout e a largada. os pneus deles quando girando em alta-rotação ficam mais finos e mais altos do que quando parados

                                          será que é mais ou menos isso que o gus vai explicar ??

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