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Enchimento volumetrico

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    * Caroline Stella *
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    #3

    procede sim

    esse post foi originado aqui no pp e hj em dia é postado nos mais variados foruns de mecânica.

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    • P Offline
      P Offline
      Pix
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      #4

      o mínimo que poderia fazer é colocar de onde é retirado :ppteam: e quem é escreveu, né carol? :ban:

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      • G Offline
        G Offline
        Gaucho
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        #5

        respeito mas não concordo

        2 motores iguais e c a mesma preparação…..........o taxado anda bem +

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          * Caroline Stella *
          escreveu em última edição por
          #6

          respeito mas não concordo

          2 motores iguais e c a mesma preparação…..........o taxado anda bem +

          isso não é teoria, é física e matemática.

          o vento existe, mesmo que não sejamos capaz de ve-lo.

          1 Resposta Última resposta
          • S Offline
            S Offline
            sleep
            escreveu em última edição por
            #7

            qual o calculo ou qual programa foi usado pra chegar nesses valores de enchimento?

            embora a citação pareça ser verdadeira, o jeito que os numeros estão dispostos nao prova muita coisa…

            (nao leve a mal só quero saber como foram conseguidos os valores de enchimento)

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              * Caroline Stella *
              escreveu em última edição por
              #8

              qual o calculo ou qual programa foi usado pra chegar nesses valores de enchimento?

              embora a citação pareça ser verdadeira, o jeito que os numeros estão dispostos nao prova muita coisa…

              (nao leve a mal só quero saber como foram conseguidos os valores de enchimento)

              aqui mesmo no pp ja foram postadas as fórmulas.

              esse post foi feito a partir de um soft vendido a anos na ancona. serviu para explicar muitas coisas que acontecem na prática ao se destaxar os motores e subir pouca coisa a pressão do turbo.

              1 Resposta Última resposta
              • O Offline
                O Offline
                overspeed
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                #9

                carol

                na época desse topico eu usie a busca e num achei as formulas… e sinceramente desconfio um pouco delas... o enchimento num é algo estático... depende da rotação e uma série de coisas... se vc puder ver se acha as formulas eu agradeceria

                ps: estes softwares nem semrpe são 100% confiáveis, como por exemplo os dino200 da vida...

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                  * Caroline Stella *
                  escreveu em última edição por
                  #10

                  carol

                  na época desse topico eu usie a busca e num achei as formulas… e sinceramente desconfio um pouco delas... o enchimento num é algo estático... depende da rotação e uma série de coisas... se vc puder ver se acha as formulas eu agradeceria

                  ps: estes softwares nem semrpe são 100% confiáveis, como por exemplo os dino200 da vida...

                  jr, não foi eu quem postou as fórmulas, nem sei elas de cabeça.

                  qto ao soft, sim, tem partes dele (como a estimativa de potência) q não tem como levar a sério devido às zilhões de variáveis envolvidas num motor em termos de aumento de potência. mas essa parte de enchimento/preenchimento é algo concreto tanto quanto 1+1 = 2. pura matemática e um pouco de física. e nesse caso do calculo, o enchimento é estático, tratando-se como se estivesse em outro nível de pressão atmosférica.

                  é algo relativamente simples.

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                    16volts
                    escreveu em última edição por
                    #11

                    jr, não foi eu quem postou as fórmulas, nem sei elas de cabeça.

                    qto ao soft, sim, tem partes dele (como a estimativa de potência) q não tem como levar a sério devido às zilhões de variáveis envolvidas num motor em termos de aumento de potência. mas essa parte de enchimento/preenchimento é algo concreto tanto quanto 1+1 = 2. pura matemática e um pouco de física. e nesse caso do calculo, o enchimento é estático, tratando-se como se estivesse em outro nível de pressão atmosférica.

                    é algo relativamente simples.

                    complicado carol…

                    se eu tivesse condições faria o teste com o mesmo equipamento e as duas taxas pra matar de vez... vou te falar que não é ilógico o lance do enchimento , mas será que compensa destaxar o motor e perder torque é essas coisas acabam sendo uma balança e equilibrá-la nem sempre é uma tarefa fácil.

                    1 Resposta Última resposta
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                      * Caroline Stella *
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                      #12

                      complicado carol…

                      se eu tivesse condições faria o teste com o mesmo equipamento e as duas taxas pra matar de vez... vou te falar que não é ilógico o lance do enchimento , mas será que compensa destaxar o motor e perder torque é essas coisas acabam sendo uma balança e equilibrá-la nem sempre é uma tarefa fácil.

                      daniel, no começo, qdo me falaram (o mack) a respeito disso eu estranhei. passou um tempo e li um extenso artigo na revista turbo & high performance magazine, q vc sabe ser uma bíblia de preparação internacional, onde estavam testando um motor taxado e com menor pressão x um destaxado e com mais pressão. a vitória foi do motor com menor taxa e pouca coisa a mais de pressão.

                      em seguida tive acesso a esse soft, vendido pra mim pelo carlos (cunhado do flavio ancona) em pessoa, que tb explicou um pouco sobre o lance de taxa, q eles la ja haviam feito tudo o q foi teste e motor com menor taxa rendia bem mais.

                      depois foi minha vez de testar tudo isso. então falo com experiência de vida q o tal lance de menor taxa realmente tras mais rendimento.

                      qto a pegada, lembra q comentei varias vzs aqui a tempos, q tudo isso tem um jeito, da mesma forma q o pessoal converte carros de gasolina p/ alcool mantendo a taxa baixa e ainda assim tem força em baixa :hauhau:

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                        16volts
                        escreveu em última edição por
                        #13

                        daniel, no começo, qdo me falaram (o mack) a respeito disso eu estranhei. passou um tempo e li um extenso artigo na revista turbo & high performance magazine, q vc sabe ser uma bíblia de preparação internacional, onde estavam testando um motor taxado e com menor pressão x um destaxado e com mais pressão. a vitória foi do motor com menor taxa e pouca coisa a mais de pressão.

                        em seguida tive acesso a esse soft, vendido pra mim pelo carlos (cunhado do flavio ancona) em pessoa, que tb explicou um pouco sobre o lance de taxa, q eles la ja haviam feito tudo o q foi teste e motor com menor taxa rendia bem mais.

                        depois foi minha vez de testar tudo isso. então falo com experiência de vida q o tal lance de menor taxa realmente tras mais rendimento.

                        qto a pegada, lembra q comentei varias vzs aqui a tempos, q tudo isso tem um jeito, da mesma forma q o pessoal converte carros de gasolina p/ alcool mantendo a taxa baixa e ainda assim tem força em baixa :hauhau:

                        eu não cheguei a trabalhar firme com análise de fluídos, o que eu estudei foi basicamente pra fechar um convênio com a parte da (ex)faculdade que trabalha com cfd

                        é como vc fazer dobrar uma esquina de carro… vc terá que diminuir a velocidade pra contorná-la, em compensação, uma curva aberta você faz em alta velocidade sem muitos problemas. o ar tende a ir pelo caminho mais fácil ...

                        na figura a zona vermelha é onde há maior perda de pressão/turbulência, justamente na parte em que a curva é mais fechada. embora esteja muuuito simplificado pra um coletor de admissão, pois nesse escoamento não há pulsos que existem dentro da admissão e modificam muito mesmo a mecânica dos fluídos, serve pra explicar o pq da diferença do 1o pro 4o cilindro.

                        se vc faz tanta questão de fabricar o coletor eu faria algumas modificações pra ficar mais parecido com isso

                        http://www.horsepowerfreaks.com/images/pro…takechrome1.jpg

                        não precisa chegar a tanto, mas acho que vai dar um up legal.

                        não sei quantificar o tanto de diferença em termos de torque/potência, ainda mais num turbo, mas que de migalha em migalha a galinha enxe o papo, isso é ponto pacífico

                        de maneira análoga, eu também tenho minhas dúvidas com um soft antigo que calcule a cilindrada teórica. são tantos fatores que influem que o algoritimo usado pelo programa pode levar a um resultado distante. no fundo o que importa de verdade é que o conjunto aguente o tranco da potência extra e o uso que o motorista faz do carro. isso com 6, 7 ou 10 de taxa e que a dirigibilidade seja a mais agradável possível. afinal, carro indomável é bonito pra mostrar pros amigos que o treco lixa de 3a, mas pra virar tempo é uma bela m

                        abraços :hauhau:

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                          * Caroline Stella *
                          escreveu em última edição por
                          #14

                          daniel, acho q vc postou a resposta no tpc errado hehehehe

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                            16volts
                            escreveu em última edição por
                            #15

                            putz, verdade…

                            tem como transferir o post é heheeh

                            foi mal

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                            • S Offline
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                              #16

                              carol

                              na época desse topico eu usie a busca e num achei as formulas… e sinceramente desconfio um pouco delas... o enchimento num é algo estático... depende da rotação e uma série de coisas... se vc puder ver se acha as formulas eu agradeceria

                              ps: estes softwares nem semrpe são 100% confiáveis, como por exemplo os dino200 da vida...

                              nao sou das antigas por aqui… mas logo que cheguei fui em busca do topico que originou essa citação e tambem procurei em outros topicos os tais calculos e nao os achei... :hauhau:

                              1 Resposta Última resposta
                              • N Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #17

                                pode ser verdade…. mas não estou convencido até obtermos a fórmula.

                                dos bons, velhos e verdadeiros livros.

                                faz sentido o de menor taxa e mais pressão render maisó claro... e isso não é nada mais que o óbvio. afinal o compressor de maior pressão vai deslocar uma massa de ar maior. logo o enchimento será maior.

                                também temos que notar que pressão excessiva na câmara leva a mistura muito ricas e pouco avanço de ignição. isso rouba muita potência. principalmente o ponto.

                                vamo esperar para ver.....

                                carol, não tem como você passar esta matéria para o pessoal aqui do forum... ou pelo menos o título?

                                abraço

                                1 Resposta Última resposta
                                • G Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #18

                                  bom pelo que vi o motor destaxado e com mais pressao rende mais

                                  mas me corijao se eu estiver erado

                                  quanto mais pressao mais cv s, serto

                                  para por mais pressao terei que destaxar o motor, serto

                                  entao para motores fortes usar motor destaxado com mais pressao

                                  se eu quero menos potencia e um motor mais esperto vou usar mais taxa e menos pressao e terei menos potencia porem um motor mais esperto de baixa, serto

                                  agora se pegarmos dois motores para rodar com 0,6k um taxado e um destaxado o taxado vai surar o destaxado, serto

                                  porem o destaxado e so aumentar a pressao que virao mais cvs mas comparando os dois com a mesma pressao o taxado e mais forte e nao pode esceder o seu limite enquanto o destaxado pode trabalhar com maior pressao consequentemente tera mais potencia

                                  em resumo cada preparação tem as suas vantagens se quer menos potencia monta mais taxado e se quer grande cavalaria usa destaxado

                                  lembrando que o taxado e muito mais economico que o destaxado

                                  me corijao se estou erado

                                  e la vai um exemplo

                                  se quero um motor de 240cv como vou montar taxado ou destaxado

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • R Offline
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                                    #19

                                    na minha opinião, um bom parâmetro - claro, dentro das devidas proporções - é a taxa que as fábricas usam nos turbo originais.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • C Offline
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                                      #20

                                      certo…

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • G Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #21

                                        concordo

                                        mas asa fabricas calculao a taxa para aquela potencia de fabrica

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                                          #22

                                          turbo de fábrica leva em conta diversos fatores, como consumo, emissões, potência, dirigibilidade e tal.

                                          ja nós, vamos em busca de potência em primeiro lugar, e em seguida de dirigibilidade. consumo fica em 2º plano. então baixamos mais a taxa do os fabricantes. eles usam em média 8:1, e até mesmo 7,8:1 de taxa como era o uno turbo ou o tempra turbo, não lembro ao certo. ambos eram movidos a gasolina. usamos taxa nesse patamar rodando com alcool, ja que vamos muito além de 1 bar de pressão como vinham nesses dois modelos q citei.

                                          1 Resposta Última resposta

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