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Plenum 16v gm

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    * Caroline Stella *
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    #12

    pq então vc largou a engenharia sua puta véia? :hauhau:

    na realidade, o interessante é vc afunilar o final do plenum, a fim de manter constante a vazão de ar que vai passar por cada seção da admissão. basta ver uma boa instalação de ar condicionado industrial. mesmo princípio.

    mas isso é difícil de fazer utilizando tubos prontos.

    o que eu mudaria ai nesse projeto seria o bocal dos dutos individuais, que avançam demais pra dentro do plenum. eu os faria bem rente à parede do plenum.

    concordo plenumamente hehehehehehehe

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    • B Offline
      B Offline
      blue label
      escreveu em última edição por
      #13

      na realidade, o interessante é vc afunilar o final do plenum, a fim de manter constante a vazão de ar que vai passar por cada seção da admissão. basta ver uma boa instalação de ar condicionado industrial. mesmo princípio.

      mas isso é difícil de fazer utilizando tubos prontos.

      o que eu mudaria ai nesse projeto seria o bocal dos dutos individuais, que avançam demais pra dentro do plenum. eu os faria bem rente à parede do plenum.

      eles parecem avançar pelo desenho

      mas ali e o limite para que os airhorns não toquem nas laterais do tubo

      e isso ai

      a ideia de afunilar o final e para aspirados

      no turbo a velocidade do ar vem maior

      na verdade teria que balancear pra encher melhor o primeiro porque ele que num tem muito ar por isso tem mais uma coisa que nam coloquei ai

      que antes dessa entrada tem um duto menor pra fazer esse papel

      e o principio de helmholtz resonator

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      • S Offline
        S Offline
        streit
        escreveu em última edição por
        #14

        eles parecem avançar pelo desenho

        mas ali e o limite para que os airhorns não toquem nas laterais do tubo

        e isso ai

        a ideia de afunilar o final e para aspirados

        no turbo a velocidade do ar vem maior

        na verdade teria que balancear pra encher melhor o primeiro porque ele que num tem muito ar por isso tem mais uma coisa que nam coloquei ai

        que antes dessa entrada tem um duto menor pra fazer esse papel

        e o principio de helmholtz resonator

        uma coisa uma coisa, outra coisa outra coisa.

        o afunilamento da parte final é para justamente prover a mesma vazão de ar para cada corneta.

        o princípio da ressonância tem a ver com o comprimento dos dutos, onde cada comprimento vai favorecer a um regime de rotação específico.

        mas pra turbo tudo é muito mais fácil. basta não fazer um coletor errado que funciona. o difícil é dosar tudo isso pro aspirado, ai sim é arte.

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        • B Offline
          B Offline
          blue label
          escreveu em última edição por
          #15

          bem agora achei o ponto de equilibrio do original

          ficou muito proximo do original

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          • 1 Offline
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            16volts
            escreveu em última edição por
            #16

            cara, não me leve a mal, por favor hehe

            mas se tá muito próximo ao original que vantagem maria leva nisso tudo?? vc vai gastar uma bela grana na fabricação disso ai, de repente, com o coletor original e alguns reais gastos em outras coisas você pode ter um resultado até superior e acredite, menos dor de cabeça… é uma merda fazer admissão, em especial a solda dos suportes dos bicos tem que ser muito bem feita, pq como o material deforma um pouco devido ao aumento de temperatura é f... deixá-los alinhados...

            digo por conhecimento da causa

            abraços

            1 Resposta Última resposta
            • R Offline
              R Offline
              rbsmontemor
              escreveu em última edição por
              #17

              se fosse pra gastar grana, faria uma flange pra colocar umas itb s de busa…o adaptadorzinho pra colocar os sensores originais e tal. resultado melhor e iria gastar menos. fora o projeto mais fácil.

              ah, e muita gente ia comprar pois aqui no br não tem itb s para gm. o matheusc20xe vendia o kit completo de itb s por 1600 e pouco...mas o cara foi abduzido sei lá, nunca mais vi em lugar nenhum

              mas ja teria um cliente aqui...se fizer para os familia 1 kkk

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              • B Offline
                B Offline
                blue label
                escreveu em última edição por
                #18

                cara, não me leve a mal, por favor hehe

                mas se tá muito próximo ao original que vantagem maria leva nisso tudo?? vc vai gastar uma bela grana na fabricação disso ai, de repente, com o coletor original e alguns reais gastos em outras coisas você pode ter um resultado até superior e acredite, menos dor de cabeça… é uma merda fazer admissão, em especial a solda dos suportes dos bicos tem que ser muito bem feita, pq como o material deforma um pouco devido ao aumento de temperatura é f... deixá-los alinhados...

                digo por conhecimento da causa

                abraços

                :hauhau: cara num tem erro pode perguntar.

                coloquei somente para os passos do projetos

                agora com medida original em mãos fica mais facil de saber qual distancia ideal e novo angulo para os bico manju :hauhau:

                opa num esquenta trampo com projetos e processo a muuuuuuiiiiitttttooooo tempo

                essa parte pra min e teta

                e provavelmente num tenha solda ali naum

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                • B Offline
                  B Offline
                  blue label
                  escreveu em última edição por
                  #19

                  se fosse pra gastar grana, faria uma flange pra colocar umas itb s de busa…o adaptadorzinho pra colocar os sensores originais e tal. resultado melhor e iria gastar menos. fora o projeto mais fácil.

                  ah, e muita gente ia comprar pois aqui no br não tem itb s para gm. o matheusc20xe vendia o kit completo de itb s por 1600 e pouco...mas o cara foi abduzido sei lá, nunca mais vi em lugar nenhum

                  mas ja teria um cliente aqui...se fizer para os familia 1 kkk

                  legal mas e turbo

                  teria de fazer mesmo assim um plenum reduzido

                  manjou

                  1 Resposta Última resposta
                  • B Offline
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                    escreveu em última edição por
                    #20

                    ahh, num coloquei aqui mas o lance do originais e pra ver onde injeta na cabeça da valvula pra atomização da mistura.

                    1 Resposta Última resposta
                    • D Offline
                      D Offline
                      danielparati
                      escreveu em última edição por
                      #21

                      legal esse topico vou acompanhar vou no meu projeto a ideia a usar um plenum em cima das itbs puxando ar de um filtro na ponta +/- igual esse aqui

                      http://www.sbdev.co.uk/air_filters/air_box…king_plates.htm

                      1 Resposta Última resposta
                      • B Offline
                        B Offline
                        blue label
                        escreveu em última edição por
                        #22

                        o que voce quer e algo assim

                        esses um sai barato e o outro caro

                        1 Resposta Última resposta
                        • S Offline
                          S Offline
                          streit
                          escreveu em última edição por
                          #23

                          esse tipo de coisa é super tranquila de fazer.

                          se alguém tiver precisando de ajuda, é só dar um toque.

                          1 Resposta Última resposta
                          • B Offline
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                            blue label
                            escreveu em última edição por
                            #24

                            pô montar borboletas individuais e facil demias

                            igual lego

                            montar um plenum dimensionado ai sim o bicho pega

                            fora que pra gm 16v com borboletas individuais tem muito material de pesquisa

                            1 Resposta Última resposta
                            • * Offline
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                              * Caroline Stella *
                              escreveu em última edição por
                              #25

                              o que voce quer e algo assim

                              esses um sai barato e o outro caro

                              algumas coisas caminham pra frente, e outras para tras. impressionante.

                              se vcs repararem, o modelo caro é mto parecido (no formato e na distribuição) com o coletor de admissão dos vw a agua la dos anos 70…

                              existem coisas que por serem tão simples, acabam passando desapercebidas pela maioria das pessoas.

                              e duvido que toda galera consiga, alem de olhar, ver o que estou dizendo a anos aqui dentro hehehehe

                              1 Resposta Última resposta
                              • D Offline
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                                danielparati
                                escreveu em última edição por
                                #26

                                meu que plenon feio esse

                                sera que isso ai da eficiencia de ar na adm

                                posso estar errado mas isso ai deve dar uma baite de uma turbulencia

                                1 Resposta Última resposta
                                • B Offline
                                  B Offline
                                  blue label
                                  escreveu em última edição por
                                  #27

                                  esse dois ai nem conta so coloquei pra monstrar o que tinha de exemplo com 4 borboletas individuais

                                  o problema ali e espaço e depois mal projetado

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • B Offline
                                    B Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #28

                                    mas perai to desviando do assunto principal,

                                    o comprimento do tubo

                                    coloquei 100mm mas acho que da pra chegar a 150mm

                                    isso daria mais torque em baixa

                                    1 Resposta Última resposta

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