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Qual o grau ideal de vela p/ carro turbo?

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    SergioEG
    escreveu em última edição por
    #7

    a regra geral é a seguinte: a cada 75-100hp adicionados, 01 grau térmico + frio. assim se vc parte de um motor de 100 hp que usa uma vela 6, gasolina ou álcool, e joga a potência para até 200 hp, deverá usar uma vela 7. cada grau térmico mais frio derruba a temperatura da câmara em 100 c.

    outra: as melhores velas disponíveis hoje no mercado são as iridium, com eletrodo ultra-fino. já testei e vale a pena.

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    • M Offline
      M Offline
      Milho
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      #8

      olha eu sempre usei b9es ou br9es e nunca tive problema.

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      • G Offline
        G Offline
        Gui_Jpa
        escreveu em última edição por
        #9

        aproveitando o topico,

        qual seria o grau de vela mais indicado para um ap aspro com potencia estimada em 150~160hp em dinamometro ?

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        • N Offline
          N Offline
          nogueiraxr3
          escreveu em última edição por
          #10

          aproveitando o embalo, qual seria a vela indicada pra um ap com cabeçote fluxo cruzado e 19 de taxa ????

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          • S Offline
            S Offline
            sleep
            escreveu em última edição por
            #11

            19 de taxa :hauhau: ?

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            • S Offline
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              SergioEG
              escreveu em última edição por
              #12

              milho,

              o problema de vc usar uma vela mais fria do que o necessário é que a temperatura da câmara de combustão vai cair além do ponto ideal. se vc usa uma vela 9 no lugar de uma 7, a temperatura da câmara estará 200 c mais baixa. o efeito disto é redução de rendimento, especialmente quando o motor estiver em meia carga.

              a propósito, a definição do grau térmico da vela depende exclusivamente da potência gerada na câmara. quanto maior a potência, mantida a cilindrada, mais fria a vela. não interessa se o motor é turbo ou aspirado.

              voltando à questão da regrinha que mencionei acima, se o teu motor rende até 200 hp, a vela 7 deveria resolver. quem sabe no máximo 8.

              sds.

              1 Resposta Última resposta
              • P Offline
                P Offline
                pepsimanbr
                escreveu em última edição por
                #13

                uma coisa que eu tbm achei legal e não sabia era se a vela era projetada ou não, ou seja, com a ponta do eletrodo mais pra dentro ou pra fora… a própria ngk afirma que se for para uso de competição uma vela não projetada seria melhor, tendo em vista a taxa e o superaquecimento.

                eu comentei apenas da projeção da ponta pq é fácil de achar e bem mais barato, existem tbm as que tem o eletrodo mais fino, o tipo de material, etc... coisas que encarecem o valor das velas...

                quem quiser dar uma fuçada está aí a fonte:

                http://www.ngkntk.com.br/direct/p11.html

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  Fabio Lima
                  escreveu em última edição por
                  #14

                  entao deveria ter usado bp6es no meu turbo a gasolina, visto que ele tinha na casa dos 160cvó

                  1 Resposta Última resposta
                  • N Offline
                    N Offline
                    nogueiraxr3
                    escreveu em última edição por
                    #15

                    milho,

                    o problema de vc usar uma vela mais fria do que o necessário é que a temperatura da câmara de combustão vai cair além do ponto ideal. se vc usa uma vela 9 no lugar de uma 7, a temperatura da câmara estará 200 c mais baixa. o efeito disto é redução de rendimento, especialmente quando o motor estiver em meia carga.

                    a propósito, a definição do grau térmico da vela depende exclusivamente da potência gerada na câmara. quanto maior a potência, mantida a cilindrada, mais fria a vela. não interessa se o motor é turbo ou aspirado.

                    voltando à questão da regrinha que mencionei acima, se o teu motor rende até 200 hp, a vela 7 deveria resolver. quem sabe no máximo 8.

                    sds.

                    então porque os motores vhc da linha gm usam vela grau 7 e não rendem nem 100 hpo????

                    1 Resposta Última resposta
                    • N Offline
                      N Offline
                      nogueiraxr3
                      escreveu em última edição por
                      #16

                      o ideal seria o uso da vela termometrica para saber qual a temperatura dentro da camara, daí sim a escolha correta do grau termico da vela, o fod@ é conseguir essa vela ….

                      1 Resposta Última resposta
                      • S Offline
                        S Offline
                        SergioEG
                        escreveu em última edição por
                        #17

                        realmente, os vhc não redem nem 100 hp e usam vela 7. mas é um motorzinho de 1000 cc, não é ?

                        raciocine assim: partindo do grau térmico do equipamento original, seja 5, 6, 7 …, aí vc esfria a vela seguindo a regra dos 75-100 hps. certo é a montadora geralmente faz testes de bancada para saber qual o grau térmico mais apropriado.

                        por exemplo, eu tenho um golzinho gts 1991. não é turbo. é um 1950 aspiradinho. tem cabeçote feito com válvulas maiores e anda com 02 webers 40 no álcool. esse motor não entrega nem de longe 200 cv. a vela que eu uso é 6. e não precisa mais do que isso. a taxa é bem alta e a pressão de cilindro está acima dos 300 psi. não detona. não pré-ignita e a vela não tem sinais de superaquecimento.

                        valeu ?

                        1 Resposta Última resposta
                        • B Offline
                          B Offline
                          brenokamikaze
                          escreveu em última edição por
                          #18

                          particulamente pra carros turbo nao uso menos q 9,ate mesmo pq qndo monto nao sei o jeito q o cliente vai andar,se for daqueles q ande logos trecho pe pe embaicho,mesmo com mistura rica,vai dar problema,se usar 6 ou 7,tem q deichar a mistura muito rica,ai o exesso ira tirar o calor.

                          1 Resposta Última resposta
                          • E Offline
                            E Offline
                            Edu4rdoBR
                            escreveu em última edição por
                            #19

                            uma bobina mais forte não influencia na escolha da vela também?

                            1 Resposta Última resposta
                            • * Offline
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                              * Caroline Stella *
                              escreveu em última edição por
                              #20

                              a regra geral é a seguinte: a cada 75-100hp adicionados, 01 grau térmico + frio. assim se vc parte de um motor de 100 hp que usa uma vela 6, gasolina ou álcool, e joga a potência para até 200 hp, deverá usar uma vela 7.

                              essa regra é lei ?

                              como ficam as motos, onde em motores de baixa potência (4/5 cvs) se usa vela grau 6, ao passo que em alguns motores de 30 cvs usa-se grau 8, e em outros de ~130 cvs usa-se grau 9?

                              1 Resposta Última resposta
                              • R Offline
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                                Ricardo
                                escreveu em última edição por
                                #21

                                essa regra é lei ?

                                como ficam as motos, onde em motores de baixa potência (4/5 cvs) se usa vela grau 6, ao passo que em alguns motores de 30 cvs usa-se grau 8, e em outros de ~130 cvs usa-se grau 9?

                                carol, pelo que eu entendi da explicação, a mudança do grau térmico tem a ver com o incremento de potência, e não com a potência original do motor…

                                1 Resposta Última resposta
                                • * Offline
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                                  * Caroline Stella *
                                  escreveu em última edição por
                                  #22

                                  carol, pelo que eu entendi da explicação, a mudança do grau térmico tem a ver com o incremento de potência, e não com a potência original do motor…

                                  certo, sendo assim, deixo aqui mais uma pergunta:

                                  • num motor que tenha 4 cvs, e após a preparação ele passa para 18 cvs, como fica a escolha da vela?

                                  no meu tempo , usavam-se velas termométricas para fazer a escolha correta e segura do grau térmico das velas. não tinha essas coisas de regras fixas. motores são diferentes, alguns geram potência com menos esforço do que os outros.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • S Offline
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                                    #23

                                    o grau térmico da vela não tem nada a ver com a potência do motor.

                                    tudo vai depender da temperatura dentro da câmara. quanto mais alta, mais fria a vela, e vice-versa.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • F Offline
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                                      Fabio Lima
                                      escreveu em última edição por
                                      #24

                                      que eu sabia, a vela nao tem quase nenhum poder de alterar a temp. na camara. mais quente ou mais frio tem a ver com controlar sua propria temperatura. motores que geram grandes potencias, também geram muito calor nas camaras quando operando em potencia maxima.

                                      a vela deve ser quente o suficiente para não permitir a formação de depositos, mas também fria o suficiente para que sua temperatura não chegue ao ponto de gerar ignição no combustivel.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • M Offline
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                                        Milho
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                                        #25

                                        excelente tópico, to de olho

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • N Offline
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                                          #26

                                          certo, sendo assim, deixo aqui mais uma pergunta:

                                          • num motor que tenha 4 cvs, e após a preparação ele passa para 18 cvs, como fica a escolha da vela?

                                          no meu tempo , usavam-se velas termométricas para fazer a escolha correta e segura do grau térmico das velas. não tinha essas coisas de regras fixas. motores são diferentes, alguns geram potência com menos esforço do que os outros.

                                          tb concordo, mas onde encontrar essas velas termometricas?????

                                          1 Resposta Última resposta

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