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Qual o grau ideal de vela p/ carro turbo?

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  • T Offline
    T Offline
    Tshiii
    escreveu em última edição por
    #28

    to ligado desse anel, eu tenho ele, mas ele mede a temperatura ali de não sei o que, pq ele vai encostado diretamente na massa do cabeçote por uma face do anel, e na base da vela pela outra face.

    sendo que são materiais diferentes, estão em temperaturas diferentes. consequentemente esse anel mede a temperatura de não sei o que…. rsrs

    é bom pra efeito comparativo, por exemplo, vc muda o ponto, ou a mistura, e tem uma noção depois se ajudou ou não, etc... se eu vejo a temperatura subindo muito, dou uma molhada na mistura...

    agora não vejo como relacionar essa temperatura diretamente com o grau da vela a usar. só se for comparando mesmo, com a vela que usava antes e a temperatura que apresentava...

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    • E Offline
      E Offline
      Edu4rdoBR
      escreveu em última edição por
      #29

      retirado de um pdf aqui:

      temperatura da vela de ignição

      a vela de ignição no motor por faisca seja a gasolina, álcool ou glp, deve trabalhar numa faixa de temperatura entro 450º c a 850º c nas condições normais de uso. portanto a vela deve ser escolhida para cada tipo de motor de tal forma que alcance o temperatura de 450º c (temperatura de auto-limpeza), na ponta ignífera em baixa velocidade e não ultrapassar 850º c em velocidade máxima.

      medição de temperatura

      a determinação da vela ideal para cada tipo de motor é feita com o uso da vela termométrica, baseada em termo-par alumel-chromel soldados na ponta do eletrodo central. dessa forma, determina-se a temperatura de uma vela em diferentes regimes de trabalho do motor.

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      • N Offline
        N Offline
        nogueiraxr3
        escreveu em última edição por
        #30

        isso isso isso …....

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        • * Offline
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          * Caroline Stella *
          escreveu em última edição por
          #31

          tb concordo, mas onde encontrar essas velas termometricas?????

          não tenho notícia a anos. tb, estou fora desse meio a mto tempo.

          1 Resposta Última resposta
          • * Offline
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            * Caroline Stella *
            escreveu em última edição por
            #32

            medição de temperatura

            a determinação da vela ideal para cada tipo de motor é feita com o uso da vela termométrica, baseada em termo-par alumel-chromel soldados na ponta do eletrodo central. dessa forma, determina-se a temperatura de uma vela em diferentes regimes de trabalho do motor.

            pouquíssima gente envolvida com preparação hoje em dia, conhece sobre certas coisas, como essa.

            infelizmente…

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            • S Offline
              S Offline
              SantosAutoParts Banido
              escreveu em última edição por
              #33

              quero uma vela dessas

              :ohoh:

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              • K Offline
                K Offline
                k1llm4ster
                escreveu em última edição por
                #34

                bom, na prática e tudo lindo mas vem k, como vou saber a temperatura que minha câmera de combustão está trabalhando para ai sim podermos então escolher a melhor vela a ser usada?, e não ficarmos somente no recomendando ?

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                • * Offline
                  * Offline
                  * Caroline Stella *
                  escreveu em última edição por
                  #35

                  bom, na prática e tudo lindo mas vem k, como vou saber a temperatura que minha câmera de combustão está trabalhando para ai sim podermos então escolher a melhor vela a ser usada?, e não ficarmos somente no recomendando ?

                  vc tem 3 opções:

                  1. ir testando, usando seu motor como cobaia

                  2. http://www.preparados.com.br/index.phpos=&…st&p=745029

                  3. escutar quem conheçe da coisa e sabe preparar motores.

                  1 Resposta Última resposta
                  • R Offline
                    R Offline
                    Ricardo
                    escreveu em última edição por
                    #36

                    será que não pode fazer como se faz em rc, usando aquele mesmo termômetro infravermelho - de rc mesmo, mirando no cabeçote próximo do alojamento da vela e medindo?

                    1 Resposta Última resposta
                    • * Offline
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                      * Caroline Stella *
                      escreveu em última edição por
                      #37

                      acho dificil q aponte um valor confíável, ja q apesar de tudo, estaria distante do q róla la dentro das câmaras. alem do fato q precisaria parar o carro para fzr a medição, e nisso a temp seria mto mais baixa.

                      1 Resposta Última resposta
                      • P Offline
                        P Offline
                        powerage
                        escreveu em última edição por
                        #38

                        uso velas iridium para carro turbo. nunca tive problemas e estou usando o mesmo jogo a 46000 km. meu motor é ap 2.0 mi - já rodei com 1,2 bar

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                        • P Offline
                          P Offline
                          paulom
                          escreveu em última edição por
                          #39

                          bom…contribuindo um pouco, a regra de aumento de potencia e grau das velas esta disponivel em algum lugar do site internacional da ngk ou bosch pois eu mesmo ja li isso por la ha anos.

                          e sempre usei isso como regra no turbo adaptado.

                          no s4 com 270 hp original, gasolina usa grau 6. atualmente ( 2 anos ) uso com grau 8 iridium e tudo vai bem.

                          tem que levar em conta o uso do carro, pois velas muito frias tendem a sujar se o uso for calmo demais.

                          e a nao ser que o carro use alcool com taxa de alcool vale a pena ter vela muito fria. carro a alcool com taxa de gasolina nao precisa de vela tao fria, mantem a vela usada na gasolina.

                          1 Resposta Última resposta
                          • T Offline
                            T Offline
                            Tshiii
                            escreveu em última edição por
                            #40

                            uuuh, olha que interessante, a dissipação do calor na vela, fonte ngk:

                            1 Resposta Última resposta
                            • * Offline
                              * Offline
                              * Caroline Stella *
                              escreveu em última edição por
                              #41

                              sim, olhe dentro das velas mais frias e notará q tem mais metal em volta da cerâmica. ja as velas mais quentes o metal fica la no fundo. esse é o diferencial entre as velas. as com mais metal tem mais contato com o cabeçote, e assim dissipam melhor o calor através dele, que conta com o sistema de refrigeração para o tal ato.

                              1 Resposta Última resposta

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