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Ajuda fiat 1.6 16v t

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    biriba
    escreveu em última edição por
    #24

    minha vontade de entender deve torrar o saco de vcs heheh, e ainda é só a escolha do caracol

    na hora da montagem tenho certeza que vão surgir muitas dúvidas, ainda mais pq a instalação vai ser d.i.y. na garagem

    pelo que eu entendi, com essa .50.58 vou ter um carro aspro pra uso civil até 3k, 3.5k , e acima disso um pouco de marginalidade?

    se for isso, fechou

    caso eu fique mesmo com uma turbina com essas specs, o coletor que vendem por ai, é para apl240, o mesmo coletor vai me servirá ou vou ter que mandar fazer um tubular?

    pelo que vi, essas .50 dependendo da marca, tem algumas opções tipo reflow e pulsativo, acho que esses detalhes são bem vindos né? caso caiba no meu orçamento.

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      Tucano
      escreveu em última edição por
      #25

      k16 e apl 240 e pra motor 1.6 8v com kit padaria

      um mille 6 16v com essa turbinas e de morrer…. :hauhau:

      discordo de vc

      eu achei que casou muito bem com esse motor , ficou um tesão do inicio ao fim.

      vc tem uma pegada relativamente cedo, e gradual sem dar porradas e nem o carro ficar morto em baixa.

      outra trabalhando com o ponto avançado no aspro e atrasando para o turbo no alcool fica coisa de loco pira o cabeção de qualquer um.

      esse motor com 0,4 esta proximo dos 160cv

      biriba

      o freio da doblo tambem é 284mm, adaptação acho que só a locker que não precisa.

      na realidade o suporte que prente a pinça tem que ser maior só nao lembro quanto.

      o nosso freio traseiro apesar de ser tambor e bem grande e funciona muito bem, não vejo necessidade de troca por discos.

      faça um teste depois para vc sentir a pegada atras quando estiver andando puxe o freio de mão 1 ou 2 dentes e pise no freio, depois vc me fala ehehehe

      quanto a turbina depente o que foi feito nela geralmente as dnt recon são boas.

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      • D Offline
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        danielparati
        escreveu em última edição por
        #26

        iria com um eixo bem menor e mais leve. até mesmo um de 49 mm.

        coletor e turbina pulsativa.

        escape completo de 3 polegadas

        ah sei la carol mas eu nunca gostei de usar eixo menor que rotor…. um gera um certo lag na turbina pelo fato do rotor ficar mais pesado que o eixo assim demorando para acender a turbina....

        esse eixo gera uma inercia muito maior que que esse rotor de 50mm assim dando uma poegada mais rapida da turbina....

        bom falo isso por experiencia propia....

        1 Resposta Última resposta
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          danielparati
          escreveu em última edição por
          #27

          minha vontade de entender deve torrar o saco de vcs heheh, e ainda é só a escolha do caracol

          na hora da montagem tenho certeza que vão surgir muitas dúvidas, ainda mais pq a instalação vai ser d.i.y. na garagem

          pelo que eu entendi, com essa .50.58 vou ter um carro aspro pra uso civil até 3k, 3.5k , e acima disso um pouco de marginalidade?

          se for isso, fechou

          caso eu fique mesmo com uma turbina com essas specs, o coletor que vendem por ai, é para apl240, o mesmo coletor vai me servirá ou vou ter que mandar fazer um tubular?

          pelo que vi, essas .50 dependendo da marca, tem algumas opções tipo reflow e pulsativo, acho que esses detalhes são bem vindos né? caso caiba no meu orçamento.

          se vc tiver com tempo sobrando $$$ faça de tubular muito melhor que esse de ferro fundido ok

          e outra as caixas .58 todas são pulsativas, e esses coletor de de ferro para fiat acredito que todos sejam mono….

          se não tiver como fazer de canos pulsativo ai vc vai ter que usar caixa quente .63....

          fique tranquilo que essa caixa não e muitoooo maior que a .58 bi, tanto que se vc medir o fluxo dessas duas caixas e .58 bi tem mais fluxo que uma .63 mono :hauhau:

          so se atende a fazer uma adimisão de ar bem fria ok puxando ar mais frio possivel, ainda mais nesse motor que a turbina fica atraz do motor temp alideve ser bem alta.....

          bom e isso qualquer duvida tamo ai

          1 Resposta Última resposta
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            danielparati
            escreveu em última edição por
            #28

            **discordo de vc

            eu achei que casou muito bem com esse motor , ficou um tesão do inicio ao fim.

            vc tem uma pegada relativamente cedo, e gradual sem dar porradas e nem o carro ficar morto em baixa.

            outra trabalhando com o ponto avançado no aspro e atrasando para o turbo no alcool fica coisa de loco pira o cabeção de qualquer um.

            esse motor com 0,4 esta proximo dos 160cv**

            biriba

            o freio da doblo tambem é 284mm, adaptação acho que só a locker que não precisa.

            na realidade o suporte que prente a pinça tem que ser maior só nao lembro quanto.

            o nosso freio traseiro apesar de ser tambor e bem grande e funciona muito bem, não vejo necessidade de troca por discos.

            faça um teste depois para vc sentir a pegada atras quando estiver andando puxe o freio de mão 1 ou 2 dentes e pise no freio, depois vc me fala ehehehe

            quanto a turbina depente o que foi feito nela geralmente as dnt recon são boas.

            ehh quando eu tinha minha parati 1.8 8v com uma apl240 .42 .48 achava que era o melhor carro do mundo kkkk ate eu chegar uma turbina e gente grande hehehe

            sai da apl fui para .50 48 rotor 46 eixo 49,5 depois para .50 .63 rotor 52mm e eixo 64 e por fim uma .70 .70 rotor 56 eixo 58mm

            falo pra vc que nessa ultima turbina muita gente veio me encher o saco dizendo que o carro ia ficar uma merda não ia encher de jeito nenhum….. enfim depois de pronto carro ficou muito bom bem ao estilo do nosso amigo, pelo que ele disse ele quer um carro bem tranquilo para o dia a dia e em estradas o carro fique mais esperto ou seja depois dos 3k.

            cara pensa num ap 1.8 8v cabeçote original 38x33 com g49, carbura 2e. vem algo da mais ai

            nada ne,,, então isso ai empurrava uma .70.70 que dava gosto. claro que com uma pressão meio alta coisa 1,7 1,8 kg :hauhau:

            mas falo isso so a nivel de comparação entendeu uma .50 .58 nesse 1.6 16v não fica grande nunca hehehe

            ai falo pra vc qual turbina vai dar mais manutenção do motor uma k16 ou uma .50 .58 ?

            cara so o fato de toda hora essas k16 estarem ja com pressão no manometro pqp encheo saco vc não tem meio termo isso para uso diario fica incomodo.

            qual turbina vai forçar mais o cambio ?

            k16 ou .50 .58.

            sem fala em embreagem homocineticas enfim... turbina pequena assim não vira.

            por isso falo que k16 e apl240 e so para 1.6 8v mortadela.

            pessoal isso e so o meu pnto de vista.... ok

            :hauhau:

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              biriba
              escreveu em última edição por
              #29

              oque se ouve muito falar é que turbina pequena é bom pra farol a farol, e turbina grande para estrada.

              porém, normalmente quando se faz um farol a farol com carro aspro, eleva-se a rotação e sai, trocando de marcha quase em rpm de corte, fazendo a próxima marcha iniciar com 5000rpm por ai. nesses casos, com uma turbina grande seria o mesmo esquema . certo?

              outra dúvida, antes da turbina começar a soprar, meu carro vai ser o carro que estou acostumado ou vai ser mais manco até encher a turbina?

              provavelmente vou fazer tubular pulsativo. os de ferro fundido são todos mono. tenho um pouco de medo de quebrar solda como dizem por ai mas….

              e essas tal de reflow? é vantagem?

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              • B Offline
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                biriba
                escreveu em última edição por
                #30

                discordo de vc

                eu achei que casou muito bem com esse motor , ficou um tesão do inicio ao fim.

                vc tem uma pegada relativamente cedo, e gradual sem dar porradas e nem o carro ficar morto em baixa.

                outra trabalhando com o ponto avançado no aspro e atrasando para o turbo no alcool fica coisa de loco pira o cabeção de qualquer um.

                esse motor com 0,4 esta proximo dos 160cv

                biriba

                o freio da doblo tambem é 284mm, adaptação acho que só a locker que não precisa.

                na realidade o suporte que prente a pinça tem que ser maior só nao lembro quanto.

                o nosso freio traseiro apesar de ser tambor e bem grande e funciona muito bem, não vejo necessidade de troca por discos.

                faça um teste depois para vc sentir a pegada atras quando estiver andando puxe o freio de mão 1 ou 2 dentes e pise no freio, depois vc me fala ehehehe

                quanto a turbina depente o que foi feito nela geralmente as dnt recon são boas.

                é eu sei pq tenho uns amigos que tem uno preparado e é doido pra pegar os freios traseiro do meu carro. heheh

                o disco traseiro é mais pra dar um toque no visual, sem perder eficiencia claro

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                  * Caroline Stella *
                  escreveu em última edição por
                  #31

                  ah sei la carol mas eu nunca gostei de usar eixo menor que rotor…. um gera um certo lag na turbina pelo fato do rotor ficar mais pesado que o eixo assim demorando para acender a turbina....

                  esse eixo gera uma inercia muito maior que que esse rotor de 50mm assim dando uma poegada mais rapida da turbina....

                  bom falo isso por experiencia propia....

                  isso é uma questão de escolha das carcaças quente e fria.

                  e com eixo levinho, vai acordar tudo bem cedo.

                  o motor do colega não ficará tão rápido em baixa como é hj, ja q o escape ficara mais amordaçado por ter uma turbina ali amarrando a saida. então qto mais cedo vier pressão, melhor. claro q sempre pensando tb na alta, ja q é um motor 16v.

                  um eixão 58 nesse motor iria matar ele em baixa e média.

                  1 Resposta Última resposta
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                    danielparati
                    escreveu em última edição por
                    #32

                    isso é uma questão de escolha das carcaças quente e fria.

                    e com eixo levinho, vai acordar tudo bem cedo.

                    o motor do colega não ficará tão rápido em baixa como é hj, ja q o escape ficara mais amordaçado por ter uma turbina ali amarrando a saida. então qto mais cedo vier pressão, melhor. claro q sempre pensando tb na alta, ja q é um motor 16v.

                    um eixão 58 nesse motor iria matar ele em baixa e média.

                    mata não carol ele mesmo disse quer um carro que venha a 3000 3500 antes disso vai ser a fase aspro dele e pelo que sei um motor em 3k 3,5k ja tem uma boua dose de carga para acordar uma turbina mesmo com um eixo de 58mm que não e nada grande não.

                    grande seria se fosse um eixo 64mm mas 58 e de boua… o que engana a gente são esse mancais pesados pra caraio o que faz confundir e achar que um eixo seja pesado para certo motor....

                    :hauhau:

                    1 Resposta Última resposta
                    • B Offline
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                      biriba
                      escreveu em última edição por
                      #33

                      agente fala bastante em entrar a 3k, mas como vai ser essa entrada da turbina nos 3k? vai ser gradativo? ou vai ser numa paulada só?

                      1 Resposta Última resposta
                      • T Offline
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                        Tucano
                        escreveu em última edição por
                        #34

                        ehh quando eu tinha minha parati 1.8 8v com uma apl240 .42 .48 achava que era o melhor carro do mundo kkkk ate eu chegar uma turbina e gente grande hehehe

                        sai da apl fui para .50 48 rotor 46 eixo 49,5 depois para .50 .63 rotor 52mm e eixo 64 e por fim uma .70 .70 rotor 56 eixo 58mm

                        falo pra vc que nessa ultima turbina muita gente veio me encher o saco dizendo que o carro ia ficar uma merda não ia encher de jeito nenhum….. enfim depois de pronto carro ficou muito bom bem ao estilo do nosso amigo, pelo que ele disse ele quer um carro bem tranquilo para o dia a dia e em estradas o carro fique mais esperto ou seja depois dos 3k.

                        cara pensa num ap 1.8 8v cabeçote original 38x33 com g49, carbura 2e. vem algo da mais ai

                        nada ne,,, então isso ai empurrava uma .70.70 que dava gosto. claro que com uma pressão meio alta coisa 1,7 1,8 kg :ohoh:

                        mas falo isso so a nivel de comparação entendeu uma .50.58 nesse 1.6 16v não fica grande nunca hehehe

                        ai falo pra vc qual turbina vai dar mais manutenção do motor uma k16 ou uma .50 .58 ?

                        cara so o fato de toda hora essas k16 estarem ja com pressão no manometro pqp encheo saco vc não tem meio termo isso para uso diario fica incomodo.

                        qual turbina vai forçar mais o cambio ?

                        k16 ou .50 .58.

                        sem fala em embreagem homocineticas enfim... turbina pequena assim não vira.

                        por isso falo que k16 e apl240 e so para 1.6 8v mortadela.

                        pessoal isso e so o meu pnto de vista.... ok

                        :hauhau:

                        entendi :ban:

                        tenho uma camarada que tem um passat com .70.84 e o carro dele é liso e começa a dar pegada em 2500 :hauhau: é muito lindo e bem regulado.

                        uma .70 por questões de espaço físico só seria possível no brava, na palio tenho quase certeza que não iria entrar.

                        a carcaça iria bater no cofre do motor, e outra que para pegar ar frio nesse motor ira ter que investir em termotape e mais um intercooler fora o radiador de oleo, pois a parada ali fica realmente quente.

                        meu irmão teve que elevar a parte traseira do capo para dar uma aliviada na temperatura.

                        esse motor é show para uma preparada biela é forte, com pouca pressão vc ja tem uma potencia legal o cambio tambem e bem escalonado apesar de achar curto. a da linha 2001 a 2003 mudou é mais longa.

                        mais vamos deixar rolar.

                        1 Resposta Última resposta
                        • B Offline
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                          biriba
                          escreveu em última edição por
                          #35

                          sobre o cambio , nem sei mais qual é o meu, pq eu troquei a pouco tempo e o que eu peguei tinha acionamento hidraulico. provavelmente é dessa linha mais nova, apesar de eu ter achado um pouco mais curto.

                          1 Resposta Última resposta
                          • D Offline
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                            danielparati
                            escreveu em última edição por
                            #36

                            agente fala bastante em entrar a 3k, mas como vai ser essa entrada da turbina nos 3k? vai ser gradativo? ou vai ser numa paulada só?

                            vai ser bem prgrossivo amigo, não vai ser aquela coisa de apl quando entra, parace que carro fica igual uma vaca louca kkkk

                            abraços

                            1 Resposta Última resposta
                            • Z Offline
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                              Zé chedid
                              escreveu em última edição por
                              #37

                              naum…k16 usa outro pé, invertido...

                              a minha k16 coube no coletor da apl, num sei se veio diferente

                              1 Resposta Última resposta
                              • K Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #38

                                .42 .48 deve ficar pequena pro teu carro, fica igual uns manulo que coloca .32 .38 em chevette 1.6 fica ruim para andar..

                                uma turbina maior para oque vc quer ta de bom tamanho..

                                1 Resposta Última resposta
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                                  escreveu em última edição por
                                  #39

                                  a minha k16 coube no coletor da apl, num sei se veio diferente

                                  sei lá… que eu saiba é diferente, invertida... vc comprou na hzl a turbina certo ?..ele pode ter mandado já com pé invertido (ele faz esse trampo)

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                                    #40

                                    todo mundo fala em turbinao e q da pegada cedo etc… mas 99% dessas pessoas baseiam a experiencia nos ap 8v da vida...

                                    afinal, cada motor eh um motor e responde de maneira diferente... pra que uma turbina grande pra ter pouco mais de cavalaria em alta e perder em baixa-media e media, onde o 16v eh justamente mais fraco ?

                                    nao eh dificil de se notar, na pratica, que turbo pequeno da menos potencia, eh fato, mas sao raros os casos q da pra andar com um monte e ao (turbinao, pressaozao, comandao, cabecotao e bicao) sem muita dor de cabeca... se o cara pega muita estrada, a ultima coisa que ele vai querer eh carro quebrado.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • O Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #41

                                      todo mundo fala em turbinao e q da pegada cedo etc… mas 99% dessas pessoas baseiam a experiencia nos ap 8v da vida...

                                      afinal, cada motor eh um motor e responde de maneira diferente... pra que uma turbina grande pra ter pouco mais de cavalaria em alta e perder em baixa-media e media, onde o 16v eh justamente mais fraco ?

                                      nao eh dificil de se notar, na pratica, que turbo pequeno da menos potencia, eh fato, mas sao raros os casos q da pra andar com um monte e ao (turbinao, pressaozao, comandao, cabecotao e bicao) sem muita dor de cabeca... se o cara pega muita estrada, a ultima coisa que ele vai querer eh carro quebrado.

                                      fato… turbina grande é legal qdo vc tem espaço pra acelerar, e coisa e tal... mas pra cidade uma menor as vezes é muito mais agradável, da mais torque em intermediária, responde mais prontamente... tudo depende do que a pessoa quer ou aceita perder em troca...

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • A Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #42

                                        como sempre, tem q se preparar um motor/carro para o uso dele, e não somente pendurar um kit e achar q tem o carro mais forte do mundo…

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                                        • B Offline
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                                          #43

                                          basicamente, oq eu quero é um carro que de pra mir ir trabalhar, ir para a faculdade e viajar em alguns finais de semana normalmente, não precisa ser forte nesses trajetos, porém quando precisar me divertir seja só afundar o pé de verdade. praticamente um carro com 2 personalidades.

                                          pelo que entendo, uma turbina um pouco maior vai me trazer isso, não é?

                                          nunca tive carro t, mas acho q andar no dia a dia com a turbina pressurizando deve ser divertido mas deve encher o saco.

                                          para vcs terem um idéia do meu objetivo, antes de optar pelo turbo, tinha comprado um kit nitro, que normalmente só pode ser acionado acima de uns 3k, e com pé no fundo.

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