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Dúvida sobre carcaça fria de turbinas

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  • A Offline
    A Offline
    AVILA GTS
    escreveu em última edição por
    #5

    acho que tem a ver com volume, quanto maior o ar maior o volume de ar soprado.

    1 Resposta Última resposta
    • G Offline
      G Offline
      Gaucho
      escreveu em última edição por
      #6

      acho que tem a ver com volume, quanto maior o ar maior o volume de ar soprado.

      além do volume….....altera tb a pressão e temperatura do ar

      1 Resposta Última resposta
      • S Offline
        S Offline
        smk. 0
        escreveu em última edição por
        #7

        e o backpressure…

        1 Resposta Última resposta
        • J Offline
          J Offline
          jgl
          escreveu em última edição por
          #8

          opa, então

          eu penso que a grosso modo o que manda no vazão da turbina, é o inducer do rotor.

          a carcaça fria manda tanto assim?

          sendo assim devo preferir, sempre que possivel, uma carcaça fria maior (para o mesmo eixo)?

          alguém já fez a troca de de um turbina com carcaça fria maior e com mesmo eixo pra dar um depoimento?

          valeu galera

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            Fabio Lima
            escreveu em última edição por
            #9

            segundo livro do corky bell, no caso das caixas quentes não é só a questão de fluxo de uma maior para menor mas também o angulo que a caixa joga o gás no rotor.

            só não se deve esquecer que .42 ou .50 ( ar ) não é uma medida e sim uma proporção. pegue uma .42 t2 e uma .42 apl na mão e vai ver a gritante diferença.

            1 Resposta Última resposta
            • M Offline
              M Offline
              Mega
              escreveu em última edição por
              #10

              volume e suas consequencias…

              1 Resposta Última resposta
              • P Offline
                P Offline
                pepsimanbr
                escreveu em última edição por
                #11

                eu acho que se a carcaça fria for maior, ele manda mais volume de ar, embora demore mais pra encher … não é isso?

                1 Resposta Última resposta
                • L Offline
                  L Offline
                  Leandrinho Gol 86 Turbo
                  escreveu em última edição por
                  #12

                  eu acho que se a carcaça fria for maior, ele manda mais volume de ar, embora demore mais pra encher … não é isso?

                  na pratica sim ..

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Fabio Dela Marta
                    escreveu em última edição por
                    #13

                    o tamanho da caixa fria está relacionado com a capacidade de captação e consequentemente a vazão de todo ar admitido pelo rotor do turbo. um exemplo para ilustrar: (numeros fictícios)

                    você tem um rotor de 45mm que tem capacitade de admitir 10 m³/minuto de ar a 1kfg/.², e tem uma caixa fria .42 que te oferece uma capacidade de escoamento de 12m³/minuto de ar 1kfg/.² na qual supre perfeitamente a demanda de ar enviada pelo rotor. se voce colocar uma caixa fria maior, .50 de capacidade de 18 m³/minuto 1kfg/.² nesse mesmo rotor, você não estará fazendo vantagem nenhuma, porque quando aumentamos a capacidade de escoamento (aumento de área), diminui-se a velocidade do mesmo, criando um pequeno delay e no caso a .42 estava dentro de sua capacidade para atender o volume de ar admitido pelo compressor.

                    então, o compressor tem que estar de acordo com a capacidade de admissão do rotor a uma determinada pressão. não há vantagens em superdimencionar o mesmo além de ganhar uma pegada mais demorada pela menor velocidade do fluxo.

                    podem notar que todas os compressores .70 são utilizados em rotores generosos, com alta capacidade de admissao e também pressões mais elevadas, explicando sua necessidade de ser grande o suficiente para escoar o volume de ar com a menor perda de carga possível.

                    não sei se consegui explicar de maneira compreensiva, mas tentei

                    abraço

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Fabio Dela Marta
                      escreveu em última edição por
                      #14

                      o centímetro abreviado por c e m não saiu na resposta acima por causa do filtro do forum, que entende diferente de centímetro… ok? hehehe

                      kfg/centímetro²

                      abraco...

                      1 Resposta Última resposta
                      • J Offline
                        J Offline
                        jgl
                        escreveu em última edição por
                        #15

                        opa, valeu fábio

                        acho que deu pra entender sim, a carcaça fria deve ser dimensionada conforme a vazão e a pressão de ar fornecidas pelo rotor certo?

                        sendo assim uma carcaça fria menor que o recomendado irá causar um perda de carga alta, e uma carcaça maior que o ideal pode aumentar o lag pelo fato de ter uma menor velocidade do ar; e o ganho em fluxo é despresível (visto que a carcaça fria está superdimensionada).

                        valeu mesmo deu pra dar uma clareda por aqui

                        1 Resposta Última resposta

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