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Dúvida : gm 1.8 x fiat 1.6 16v x vw 2.0

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    Dubasan
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    #111

    isso de rl ruim se resolve com um bom alivio e balanceamento das partes moveis.

    o que faz um motor girar de verdade eh o cabeçote, um 16v vai fazer o motor girar mt bem e rendendo.

    agora custo, não faço nem ideia, nunca mexi com gm…

    se eu já forjar logo de cara, um balanceamento de todos os componentes móveis vai rolar…

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      Adriano Sushi
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      #112

      ok, então dá pra fazer girar.

      e o desgaste? aguenta?

      fazer girar da sim. eh so ter um pouco de dedicação q faz a coisa toda.

      desgaste de que? todo motor tem um desgaste maior quando submetido a mais esforço, mas isso não quer dizer q vai quebrar…

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      • D Offline
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        Dubasan
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        #113

        fazer girar da sim. eh so ter um pouco de dedicação q faz a coisa toda.

        desgaste de que? todo motor tem um desgaste maior quando submetido a mais esforço, mas isso não quer dizer q vai quebrar…

        uma bomba de óleo mais competente (ou retrabalho nela) e um radiador de óleo são um bom paliativo.

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          #114

          fazer girar da sim. eh so ter um pouco de dedicação q faz a coisa toda.

          desgaste de que? todo motor tem um desgaste maior quando submetido a mais esforço, mas isso não quer dizer q vai quebrar…

          desgaste de pistão, anéis e camisa. me parece que muitos gms que são levados a girar muito acabam dando problema, ovalisando a camisa rapidamente, por exemplo.

          sei lá se foram feito nas coxas também, mas tem uma coisa, não é só fazer girar, né? tem que ter rendimento em alta, senão só perde tempo e pelo menos original esse motor tem uma queda super abrupta de potência após 5500 rpm.

          então eu pergunto, o fato de balancear tudo, vai conseguir tirar rendimento desse motor em alta?

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            #115

            ah, não deu pra editar ali, mas como meu negócio é evitar dor de cabeça, tendi a aproveitar o melhor possível a faixa útil original do carro, até por questão de custo também.

            1 Resposta Última resposta
            • D Offline
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              Dubasan
              escreveu em última edição por
              #116

              desgaste de pistão, anéis e camisa. me parece que muitos gms que são levados a girar muito acabam dando problema, ovalisando a camisa rapidamente, por exemplo.

              sei lá se foram feito nas coxas também, mas tem uma coisa, não é só fazer girar, né? tem que ter rendimento em alta, senão só perde tempo e pelo menos original esse motor tem uma queda super abrupta de potência após 5500 rpm.

              então eu pergunto, o fato de balancear tudo, vai conseguir tirar rendimento desse motor em alta?

              por isso perguntei um pouco antes, acho que ontem, se alguém já usa comando de válvulas pra turbo no 1.8, o comando original privilegia o torque e potência em giros mais baixos.

              vídeo do astra 2.0t que meu irmão tinha :

              http://www.youtube.com/watch?v=gutrbltxbn4

              http://www.youtube.com/user/fabiomirabelli…s/2/x1qlvq4b0go

              estou procurando saber também se aquela receita dos motores ap de usar pistão do 2.0 no vira do 1.8 pra criar a cilindrada 1.9 também é possível no motor gm. será que o bloco aceita abertura pro diâmetro do pistão do 2.0 ???

              o lema americano que diz que nada substitui a cilindrada é totalmente real. por isso atualmente preferiria aumentar a cilindrada para ter mais torque em baixa, mesmo que a mudança seja pequena, mas válida, porque já que vou abrir o motor pra forjar, se for possível fazer o 1.9 é desejável.

              ou será que por ter um r/l desfavorável o uso de um pistão maior (e mais pesado) seria mais prejudical ??

              1 Resposta Última resposta
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                Adriano Sushi
                escreveu em última edição por
                #117

                desgaste de pistão, anéis e camisa. me parece que muitos gms que são levados a girar muito acabam dando problema, ovalisando a camisa rapidamente, por exemplo.

                sei lá se foram feito nas coxas também, mas tem uma coisa, não é só fazer girar, né? tem que ter rendimento em alta, senão só perde tempo e pelo menos original esse motor tem uma queda super abrupta de potência após 5500 rpm.

                então eu pergunto, o fato de balancear tudo, vai conseguir tirar rendimento desse motor em alta?

                se vc fizer um balanceamento e alivio, vc não ganha potencia não, somente subida de giro mais rápido, e funcionamento mais liso em alta. com isso vc evita um pouco ovalizar os cilindros.

                desgaste de pistão, aneis e camisa, pode ser falta de lubrificação, folga errada ou erro de projeto do motor (eu não acredito q seja isso).

                pra render melhor acima de 5500 rpm, tem que ver o que eh o gargalho e melhorar isso.

                por isso perguntei um pouco antes, acho que ontem, se alguém já usa comando de válvulas pra turbo no 1.8, o comando original privilegia o torque e potência em giros mais baixos.

                vídeo do astra 2.0t que meu irmão tinha :

                http://www.youtube.com/watch?v=gutrbltxbn4

                http://www.youtube.com/user/fabiomirabelli…s/2/x1qlvq4b0go

                estou procurando saber também se aquela receita dos motores ap de usar pistão do 2.0 no vira do 1.8 pra criar a cilindrada 1.9 também é possível no motor gm. será que o bloco aceita abertura pro diâmetro do pistão do 2.0 ???

                o lema americano que diz que nada substitui a cilindrada é totalmente real. por isso atualmente preferiria aumentar a cilindrada para ter mais torque em baixa, mesmo que a mudança seja pequena, mas válida, porque já que vou abrir o motor pra forjar, se for possível fazer o 1.9 é desejável.

                ou será que por ter um r/l desfavorável o uso de um pistão maior (e mais pesado) seria mais prejudical ??

                olha não tem essa de 1.9 em gm, tem que pegar as medidadas de diametro e curso, e ver onde da pra mudar.

                agora peso de pistão não muda rl, rl eh no curso do motor.

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                  escreveu em última edição por
                  #118

                  obrigado sushi.

                  outra coisa é que esse motor tem curso longo, portanto o pistão atinge velocidades críticas em rpms relativamente baixos. isso não tem como contornar, certo?

                  quanto ao cabeçote 16v, meu irmão teve por bastante tempo um stilo 1.8 16v. dirigi ele bastante.

                  ele gira mais, é mais elástico, rende um pouco melhor em alta, mas também não é nenhum prodígio, só é digamos melhorzinho, rende 122cv na gasola enquanto outros 1.8 16v rendem 132, 136 cv, ou seja, é meio manco.

                  meu pai tinha um brava hgt que humilhava o stilo, mesmo também sendo meio áspero em alta.

                  então sei lá, acho que não vale a pena esse trampo todo (pra fazer girar) nesse motor.

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                  • D Offline
                    D Offline
                    Dubasan
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                    #119

                    se vc fizer um balanceamento e alivio, vc não ganha potencia não, somente subida de giro mais rápido, e funcionamento mais liso em alta. com isso vc evita um pouco ovalizar os cilindros.

                    desgaste de pistão, aneis e camisa, pode ser falta de lubrificação, folga errada ou erro de projeto do motor (eu não acredito q seja isso).

                    pra render melhor acima de 5500 rpm, tem que ver o que eh o gargalho e melhorar isso.

                    olha não tem essa de 1.9 em gm, tem que pegar as medidadas de diametro e curso, e ver onde da pra mudar.

                    agora peso de pistão não muda rl, rl eh no curso do motor.

                    sim, eu sei que o peso do pistão não muda a r/l, mas como a peça (pistão) do 2.0 é mais pesada e já haverá vibrações acima do normal especificado pela fábrica (pressão e alto giro) imaginei que o peso maior pudesse contribuir para piorar o funcionamento do motor em altos rpm.

                    nos chevette 1.4 se enfiar o pistão do monza 1.8 chega-se ao 1.5 litro, se for 1.6 com pistão do monza 1.8 fica um 1.7 litro

                    o corsa 1.8 tem diâmetro x curso : 80,5 x 88,2 mm

                    o astra 2.0 tem diâmetro x curso : 86 x 86 mm

                    para o cálculo da cilindrada devem-se saber as dimensões (em centímetros) do diâmetro dos cilindros (d) e do curso dos pistões ©, bem como o número de cilindros. a fórmula consiste em multiplicar pi (3,1416) por d ao quadrado, então por c, dividir tudo por 4 e multiplicar e pelo número de cilindros. se for um motor de 4 cilindros não é preciso fazer a divisão por 4, pois o resultado da cilindrada total já aparece após multiplicar pelo curso.

                    se o bloco suportar a abertura pra 86mm (e não ficar fraco) haverá algum ganho de cilindrada. pelos meus cálculos dá um deslocamento de 2.15 litro

                    só precisaria ver a parede do bloco :p

                    1 Resposta Última resposta
                    • D Offline
                      D Offline
                      Dubasan
                      escreveu em última edição por
                      #120

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                        escreveu em última edição por
                        #121

                        com o pistão do astra 1.8 resultaria deslocamento 2 litros

                        1 Resposta Última resposta
                        • Q Offline
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                          escreveu em última edição por
                          #122

                          com o pistão do astra 1.8 resultaria deslocamento 2 litros

                          o limitante aí é a distância centro-a-centro dos cilindros

                          1 Resposta Última resposta
                          • D Offline
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                            Dubasan
                            escreveu em última edição por
                            #123

                            o limitante aí é a distância centro-a-centro dos cilindros

                            não tindi

                            1 Resposta Última resposta
                            • A Offline
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                              Adriano Sushi
                              escreveu em última edição por
                              #124

                              obrigado sushi.

                              outra coisa é que esse motor tem curso longo, portanto o pistão atinge velocidades críticas em rpms relativamente baixos. isso não tem como contornar, certo?

                              quanto ao cabeçote 16v, meu irmão teve por bastante tempo um stilo 1.8 16v. dirigi ele bastante.

                              ele gira mais, é mais elástico, rende um pouco melhor em alta, mas também não é nenhum prodígio, só é digamos melhorzinho, rende 122cv na gasola enquanto outros 1.8 16v rendem 132, 136 cv, ou seja, é meio manco.

                              meu pai tinha um brava hgt que humilhava o stilo, mesmo também sendo meio áspero em alta.

                              então sei lá, acho que não vale a pena esse trampo todo (pra fazer girar) nesse motor.

                              então ai entram os pistões especiais ne, forjado guenta mais vpm… dependendo do caso pesa pouca coisa mais que um original...

                              pois eh, não basta girar tem q fazer render em altos giros hehehe

                              snme o brava hgt usa motor de tempra, e o stilo motor gm...

                              eu particularmente gosto de motor girador, mas tem gente q prefere motor torcudo, cada um tem seu gosto...

                              sim, eu sei que o peso do pistão não muda a r/l, mas como a peça (pistão) do 2.0 é mais pesada e já haverá vibrações acima do normal especificado pela fábrica (pressão e alto giro) imaginei que o peso maior pudesse contribuir para piorar o funcionamento do motor em altos rpm.

                              então quando coloca um pistão forjado, o carro fica pior? não, ta ai sua resposta…

                              nos chevette 1.4 se enfiar o pistão do monza 1.8 chega-se ao 1.5 litro, se for 1.6 com pistão do monza 1.8 fica um 1.7 litro

                              o corsa 1.8 tem diâmetro x curso : 80,5 x 88,2 mm

                              o astra 2.0 tem diâmetro x curso : 86 x 86 mm

                              para o cálculo da cilindrada devem-se saber as dimensões (em centímetros) do diâmetro dos cilindros (d) e do curso dos pistões ©, bem como o número de cilindros. a fórmula consiste em multiplicar pi (3,1416) por d ao quadrado, então por c, dividir tudo por 4 e multiplicar e pelo número de cilindros. se for um motor de 4 cilindros não é preciso fazer a divisão por 4, pois o resultado da cilindrada total já aparece após multiplicar pelo curso.

                              se o bloco suportar a abertura pra 86mm (e não ficar fraco) haverá algum ganho de cilindrada. pelos meus cálculos dá um deslocamento de 2.15 litro

                              só precisaria ver a parede do bloco :p

                              ai eh questão de ver o que a turma ta fazendo em gm, eu nunca mexi com gm, então não posso falar qual pistão vai dar certo…

                              1 Resposta Última resposta
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                                #125

                                não tindi

                                não sei qual a distância centro-a-centro dos cilindros do gm f1, mas dependendo, pode ficar fino demais até pra um aspro

                                1 Resposta Última resposta
                                • D Offline
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                                  #126

                                  não sei qual a distância centro-a-centro dos cilindros do gm f1, mas dependendo, pode ficar fino demais até pra um aspro

                                  é, isso vou ver certinho quando estiver com o carro. mas a vontade é grande de aumentar o deslocamento

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                                    #127

                                    pois eh, não basta girar tem q fazer render em altos giros hehehe

                                    snme o brava hgt usa motor de tempra, e o stilo motor gm…

                                    eu particularmente gosto de motor girador, mas tem gente q prefere motor torcudo, cada um tem seu gosto...

                                    não sei se é o mesmo do tempra, era aquele 1.8 que também tinha no marea, 132 cv.

                                    eu saí de um peugeot 206 1.6 16v que girava muito gostoso até o corte pro palio 1.8r, que tem torque máximo lá pelos 2800rpm, acho.

                                    são gostos diferentes, mas pessoalmente acho ambos gostosos.

                                    num você vê o giro subindo com fôlego e o motor crescendo com ele, no outro você gruda no banco assim que pisa no acelerador.

                                    ideal seria ter um de cada, hahahaha.

                                    1 Resposta Última resposta
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                                      #128

                                      esquece a distancia de centro de cilindros do f1 é justamente 86mm…ou seja num ia sobrar espaço algum pras paredes hehehe

                                      olha, o que mata o 1.8 é cabeçote... 16v rende pouco (122 contra os tais 132 dos outros 16v) porque foi feito pra ser usado no meriva, carro pesado pacas... mas tem esse motor la fora, original twinport (apesar daqui tbm ser pelo jeito) de 140cv...

                                      e com um par de comandos um gringo tirou 160cv mole mole desse motor ainda na gasosa...

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                                      • B Offline
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                                        biriba
                                        escreveu em última edição por
                                        #129

                                        por isso perguntei um pouco antes, acho que ontem, se alguém já usa comando de válvulas pra turbo no 1.8, o comando original privilegia o torque e potência em giros mais baixos.

                                        vídeo do astra 2.0t que meu irmão tinha :

                                        http://www.youtube.com/watch?v=gutrbltxbn4

                                        http://www.youtube.com/user/fabiomirabelli…s/2/x1qlvq4b0go

                                        estou procurando saber também se aquela receita dos motores ap de usar pistão do 2.0 no vira do 1.8 pra criar a cilindrada 1.9 também é possível no motor gm. será que o bloco aceita abertura pro diâmetro do pistão do 2.0 ???

                                        o lema americano que diz que nada substitui a cilindrada é totalmente real. por isso atualmente preferiria aumentar a cilindrada para ter mais torque em baixa, mesmo que a mudança seja pequena, mas válida, porque já que vou abrir o motor pra forjar, se for possível fazer o 1.9 é desejável.

                                        ou será que por ter um r/l desfavorável o uso de um pistão maior (e mais pesado) seria mais prejudical ??

                                        não concordo…

                                        the replacement for displacement is efficiency

                                        mas vamos deixar essa discussão pra outra hora hehehe

                                        de qualquer forma, seu projeto vai ficar top

                                        boa sorte

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • G Offline
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                                          guabiroba
                                          escreveu em última edição por
                                          #130

                                          haaaamrrammm… :p

                                          esse tem teto

                                          outra coisa que queria saber é sobre a antena de teto. ontem peguei pra reparar na rua, de cada 10 carros parece que 9 usam antena próximo ao parabrisas. mas acho a antena na traseira mais legal. será que só os carros que saíram com preparação de som é que possuem antena na traseira? ou não existe padrão?? ou é conforme o ano de fabricação do carro ???

                                          novamente, os dos primeiro anos saíam com antena atrás. os mais novos na frente. como eu disse, acho os primeiros os melhores.

                                          esse aí da foto só merecia umas rodinhas melhores, muito feias essas aí.

                                          1 Resposta Última resposta

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