Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Aliviar peso do volante do motor

Aliviar peso do volante do motor

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
98 Posts 29 Posters 33.3k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • G Offline
    G Offline
    G u s t a v o
    escreveu em última edição por
    #59

    eu tinha uma tabela com os pesos, nao lembro de cabeça, mais se nao me engano era 9.8 kg do mi e 7.5 kg o do carburado… nao tenho certeza

    dinamometro nao passei pq o mais perto fica a uns 250 km, e sai 150 reais a hora... to de boa

    mais eu tenho g-tech pro, e sempre meço o tempo do carro... nao mudou nada

    **acho que vc comparou com pouco peso, embora 2kg a 7000rpm é muito peso, somente um dinamometro lhe diria o quanto rendeu de diferença tendo um antes e um depois.

    acho que no achômetro ou mesmo no g-tech não lhe dá um bom parâmetro.**

    1 Resposta Última resposta
    • R Offline
      R Offline
      RoNiN
      escreveu em última edição por
      #60

      mas vc ja viu o que 200 kg faz de diferença num carro aspirado? eh pouco cara. uma forma de ver essa melhora tb era com um gtech da vida…

      200kg, principalmente em um carro aspirado, fazem toda a diferença do mundo anda em um carro só com você como motorista e depois com mais três adultos dentro pra ver a diferença digo mais, tirar 200kg de peso é melhor que aumentar 20cv na potência do motor, até mais.

      1 Resposta Última resposta
      • A Offline
        A Offline
        Adriano Sushi
        escreveu em última edição por
        #61

        olha sinceramente, em um carro fraco vc sente mt a diferença de 200 kg, mas num carro mais fortinho 200 kg nem da pra sentir quase…

        em aspirado não tem milagre... faz um monte de coisa pra tirar um pelinho a mais de performance.

        1 Resposta Última resposta
        • G Offline
          G Offline
          G u s t a v o
          escreveu em última edição por
          #62

          olha sinceramente, em um carro fraco vc sente mt a diferença de 200 kg, mas num carro mais fortinho 200 kg nem da pra sentir quase…

          em aspirado não tem milagre... faz um monte de coisa pra tirar um pelinho a mais de performance.

          o que seria mais fortinho?

          1 Resposta Última resposta
          • A Offline
            A Offline
            Adriano Sushi
            escreveu em última edição por
            #63

            um exemplo porco, mas que eh verdadeiro.

            no siena 1.0 do meu pai, se coloca 3 pessoas dentro do carro, vc sente mt a diferença. mas na minha saveiro 1.8 se eu coloco 500 kg na caçamba nem sente.

            1 Resposta Última resposta
            • M Offline
              M Offline
              miozao
              escreveu em última edição por
              #64

              eu sei.

              uma vez testando um punto turbo, estava-mos em 3 dentro do carro, eu, o mecanico e o dono do carro.. pisando de 0-60 mph com o g-tech…

              7.5, 7.45, 7.49

              tiramos o dono do carro de dentro, que pesava 75 kg

              o tempo baixou para 7.12, 7.15, 7.17

              e meu carro, com os 200 kg a menos nao baixou nem 0.10s, então isso acho que é mito pro mithbusters mesmo...

              1 Resposta Última resposta
              • G Offline
                G Offline
                G u s t a v o
                escreveu em última edição por
                #65

                um exemplo porco, mas que eh verdadeiro.

                no siena 1.0 do meu pai, se coloca 3 pessoas dentro do carro, vc sente mt a diferença. mas na minha saveiro 1.8 se eu coloco 500 kg na caçamba nem sente.

                então se vc acelerar sua saveiro 1.8 com 500kg na caçamba contra outra saveiro 1.8 vazia, vai ser igual?

                se é pra comparar, as comparações devem ser iguais.

                1 Resposta Última resposta
                • O Offline
                  O Offline
                  overspeed
                  escreveu em última edição por
                  #66

                  f=m x a

                  ou seja pra uma mesma força (pode enxergar como potencia) se vc diminui a massa, vc aumenta a aceleração.

                  obvio que pra carro isso tem algumas diferenças cruciais em relação a tração (por isso gol caixa de arrancada vive cheio de chumbo dentro do parachoque, pra poder colocar peso na roda de tração e compensar a transferencia de peso qdo arranca) mas basicamente se vc diminui o peso vc melhora muito a aceleração (e muito pouco a velocidade final)

                  1 Resposta Última resposta
                  • G Offline
                    G Offline
                    G u s t a v o
                    escreveu em última edição por
                    #67

                    eu sei.

                    uma vez testando um punto turbo, estava-mos em 3 dentro do carro, eu, o mecanico e o dono do carro.. pisando de 0-60 mph com o g-tech…

                    7.5, 7.45, 7.49

                    tiramos o dono do carro de dentro, que pesava 75 kg

                    o tempo baixou para 7.12, 7.15, 7.17

                    e meu carro, com os 200 kg a menos nao baixou nem 0.10s, então isso acho que é mito pro mithbusters mesmo...

                    **mito? vc mesmo relatou que houve diferença se 0.38s não é nada pra vc, é o suficiente pra dt-a entrar na casa dos 9s altos.

                    vc fez o mesmo teste dentro do seu carro? qual foi a parcial?**

                    1 Resposta Última resposta
                    • A Offline
                      A Offline
                      Adriano Sushi
                      escreveu em última edição por
                      #68

                      então se vc acelerar sua saveiro 1.8 com 500kg na caçamba contra outra saveiro 1.8 vazia, vai ser igual?

                      se é pra comparar, as comparações devem ser iguais.

                      não tem nada mais diferente que 2 carros iguais :hauhau:

                      claro que não vai ser igual, mas a diferença eh bem pequena. pra falar com absoluta certeza, eu teria que colocar no minimo numa pista demarcada, com cronometragem.

                      mas a minha saveiro se comporta mais ou menos igual. com peso ou sem…

                      o que quis falar, eh que a pessoa tem que ter um felling mt grande pra falar q x kg vai mudar o carro da agua pro vinho... opinião minha isso.

                      1 Resposta Última resposta
                      • R Offline
                        R Offline
                        RoNiN
                        escreveu em última edição por
                        #69

                        não tem nada mais diferente que 2 carros iguais :hauhau:

                        claro que não vai ser igual, mas a diferença eh bem pequena. pra falar com absoluta certeza, eu teria que colocar no minimo numa pista demarcada, com cronometragem.

                        mas a minha saveiro se comporta mais ou menos igual. com peso ou sem…

                        o que quis falar, eh que a pessoa tem que ter um felling mt grande pra falar q x kg vai mudar o carro da agua pro vinho... opinião minha isso.

                        acho que tem que ter é bom senso pra não falar que 500kg não muda nada, ou até mesmo ter uma diferença pequena.

                        1 Resposta Última resposta
                        • G Offline
                          G Offline
                          G u s t a v o
                          escreveu em última edição por
                          #70

                          acho que tem que ter é bom senso pra não falar que 500kg não muda nada, ou até mesmo ter uma diferença pequena.

                          ou falta de felling

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
                            M Offline
                            miozao
                            escreveu em última edição por
                            #71

                            **mito? vc mesmo relatou que houve diferença se 0.38s não é nada pra vc, é o suficiente pra dt-a entrar na casa dos 9s altos.

                            vc fez o mesmo teste dentro do seu carro? qual foi a parcial?**

                            amigo, voce confundiu as coisas..

                            o punto, tiramos efetivamente 75 kg dentro do carro, tirando uma pessoa de dentro, e realmente baixou o tempo, ou seja, o que qq pessoa sabe, mais peso, pior aceleração.

                            quanto à tirar 2 kg do volante, e achar que é a mesma coisa que 200 kg a menos no carro, pra mim é mito mesmo, pq?

                            no meu carro, eu tirei (supondo que seja essa mesmo a diferença dos volantes do mi pro carburado) os quase 2 kg do volante, era pra ficar teoricamente 200 kg mais leve, contando os 7000 rpm né?

                            se 75 kg baixou quase 0.4 s de media no punto, entao 200 kg a menos no meu carro era pra ficar com uns 1.2s a menos?

                            e nao mudou nada nao baixou nem 0.10 no tempo

                            isso que to qurendo dizer, por isso acho que é mito, que na prática, a teoria é diferente.

                            me ajudem a pensar, qdo pesa +/- essas peças:

                            volante=

                            embreagem completa=

                            eixo primário=

                            diferencial=

                            bolacha=

                            semi-eixo=

                            homocinética=

                            disco de freio=

                            roda + pneu =

                            polias do motor=

                            virabrequin=

                            comando de válvulas=

                            supondo que dê 100 kg, tirando 2 kg do volante, é 2% acho muito irrisório pra valer um investimento de uns 300 reais.

                            100g a mais de pressão de turbo, sai de graça e ganha mais.

                            1 Resposta Última resposta
                            • R Offline
                              R Offline
                              RoNiN
                              escreveu em última edição por
                              #72

                              amigo, voce confundiu as coisas..

                              o punto, tiramos efetivamente 75 kg dentro do carro, tirando uma pessoa de dentro, e realmente baixou o tempo, ou seja, o que qq pessoa sabe, mais peso, pior aceleração.

                              quanto à tirar 2 kg do volante, e achar que é a mesma coisa que 200 kg a menos no carro, pra mim é mito mesmo, pq?

                              no meu carro, eu tirei (supondo que seja essa mesmo a diferença dos volantes do mi pro carburado) os quase 2 kg do volante, era pra ficar teoricamente 200 kg mais leve, contando os 7000 rpm né?

                              se 75 kg baixou quase 0.4 s de media no punto, entao 200 kg a menos no meu carro era pra ficar com uns 1.2s a menos?

                              e nao mudou nada nao baixou nem 0.10 no tempo

                              tinha ficado meio confuso o seu post mesmo, mas é isso ai mesmo, o buraco é mais embaixo, na prática não é bem assim.

                              1 Resposta Última resposta
                              • G Offline
                                G Offline
                                G u s t a v o
                                escreveu em última edição por
                                #73

                                amigo, voce confundiu as coisas..

                                o punto, tiramos efetivamente 75 kg dentro do carro, tirando uma pessoa de dentro, e realmente baixou o tempo, ou seja, o que qq pessoa sabe, mais peso, pior aceleração.

                                quanto à tirar 2 kg do volante, e achar que é a mesma coisa que 200 kg a menos no carro, pra mim é mito mesmo, pq?

                                no meu carro, eu tirei (supondo que seja essa mesmo a diferença dos volantes do mi pro carburado) os quase 2 kg do volante, era pra ficar teoricamente 200 kg mais leve, contando os 7000 rpm né?

                                se 75 kg baixou quase 0.4 s de media no punto, entao 200 kg a menos no meu carro era pra ficar com uns 1.2s a menos?

                                e nao mudou nada nao baixou nem 0.10 no tempo

                                isso que to qurendo dizer, por isso acho que é mito, que na prática, a teoria é diferente.

                                me ajudem a pensar, qdo pesa +/- essas peças:

                                volante=

                                embreagem completa=

                                eixo primário=

                                diferencial=

                                bolacha=

                                semi-eixo=

                                homocinética=

                                disco de freio=

                                roda + pneu =

                                polias do motor=

                                virabrequin=

                                comando de válvulas=

                                supondo que dê 100 kg, tirando 2 kg do volante, é 2% acho muito irrisório pra valer um investimento de uns 300 reais.

                                100g a mais de pressão de turbo, sai de graça e ganha mais.

                                **o engenheiro que contrói foguetes fez esse teste num focus aspirado, tirou um volante de 9.8kg e colocou um de 4kg, tirou 5.8kg do volante.

                                ele relatou que na 1º marcha foram quase 170kg, na 2º marcha já diminuiu. ele relatou o equivalente a peso por marcha.

                                vc está falando de carro turbo, e a matéria foi num aspirado. enfim, cada um tem seu ponto de vista e eu e o engenheiro de foguetes acha que vc está equivocado.**

                                1 Resposta Última resposta
                                • A Offline
                                  A Offline
                                  Adriano Sushi
                                  escreveu em última edição por
                                  #74

                                  acho que tem que ter é bom senso pra não falar que 500kg não muda nada, ou até mesmo ter uma diferença pequena.

                                  olha, não eh falta de senso, essa saveiro não eh boa pra aceleração. sempre falei que ela eh estremamente manca, mas tem bom torque.

                                  com peso ou sem, ela não tem um comportamento mt diferente, ela sempre eh manca. inclusive canso de ver as saveiros 1.6 andando mais que a minha…

                                  ou falta de felling

                                  pode ser tb. pq nunca fiz uma medição com equipamentos, nem sequer parei pra usar um cronometro… mas no felling a diferença eh minima. olhando cg/velocimetro a subida deles muda pouco.

                                  amigo, voce confundiu as coisas..

                                  o punto, tiramos efetivamente 75 kg dentro do carro, tirando uma pessoa de dentro, e realmente baixou o tempo, ou seja, o que qq pessoa sabe, mais peso, pior aceleração.

                                  quanto à tirar 2 kg do volante, e achar que é a mesma coisa que 200 kg a menos no carro, pra mim é mito mesmo, pq?

                                  no meu carro, eu tirei (supondo que seja essa mesmo a diferença dos volantes do mi pro carburado) os quase 2 kg do volante, era pra ficar teoricamente 200 kg mais leve, contando os 7000 rpm né?

                                  se 75 kg baixou quase 0.4 s de media no punto, entao 200 kg a menos no meu carro era pra ficar com uns 1.2s a menos?

                                  o ponto onde quero chegar, 75 kg, baixar somente 0,4s. uma pessoa normal consegue sentir 0,4 s é eu acredito que seja impossivel um cara perceber tal diferença. isso eh menos tempo do que um piscar de olhos

                                  e nao mudou nada nao baixou nem 0.10 no tempo

                                  isso que to qurendo dizer, por isso acho que é mito, que na prática, a teoria é diferente.

                                  mais um exemplo…

                                  me ajudem a pensar, qdo pesa +/- essas peças:

                                  volante=

                                  embreagem completa=

                                  eixo primário=

                                  diferencial=

                                  bolacha=

                                  semi-eixo=

                                  homocinética=

                                  disco de freio=

                                  roda + pneu =

                                  polias do motor=

                                  virabrequin=

                                  comando de válvulas=

                                  supondo que dê 100 kg, tirando 2 kg do volante, é 2% acho muito irrisório pra valer um investimento de uns 300 reais.

                                  100g a mais de pressão de turbo, sai de graça e ganha mais.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • M Offline
                                    M Offline
                                    miozao
                                    escreveu em última edição por
                                    #75

                                    **o engenheiro que contrói foguetes fez esse teste num focus aspirado, tirou um volante de 9.8kg e colocou um de 4kg, tirou 5.8kg do volante.

                                    ele relatou que na 1º marcha foram quase 170kg, na 2º marcha já diminuiu. ele relatou o equivalente a peso por marcha.

                                    vc está falando de carro turbo, e a matéria foi num aspirado. enfim, cada um tem seu ponto de vista e eu e o engenheiro de foguetes acha que vc está equivocado.**

                                    bom, eu postei meu relato pedindo opinião aqui do pessoal do forum, pq eu li essa materia do focus, me animei todo, peguei informações, me falaram sobre o volante do carburado, que é igual só que mais leve, tirei o cambio do meu carro, embreagem, troquei o volante, montei tudo denovo, e testei…

                                    e não vi resultado nenhum como o cara teve no focus...

                                    agora quanto ser diferente turbo de aspirado acho que nao tem nada a ver, pelo fato de hp é hp, seja turbo, aspirado ou com manga-largas puxando uma carroça

                                    vc pode até sentir menos diferença relativamente, como o sushi falou, se pegar um uno mille, com 2 sacos de cimento dentro, a perda de aceleração vai ser maior que um bugatti veyron com os mesmos 2 sacos de cimento dentro

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • M Offline
                                      M Offline
                                      miozao
                                      escreveu em última edição por
                                      #76

                                      sushi, sobre o tempo, concordo plenamente, por isso citei o g-tech (que nao é o absurdo de precisão mais é uma ferramenta legal pra saber se deu ou nao diferença)

                                      0.4s nem em sonho se percebe olhando pro velocimetro ou pisando no carro, mais numa eventual prova de arrancada, pode fazer a diferença entre o 1º e o 5º lugar facil facil

                                      a 200 km/h, 0.5s dá +/- uns 25metros

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • A Offline
                                        A Offline
                                        Adriano Sushi
                                        escreveu em última edição por
                                        #77

                                        sushi, sobre o tempo, concordo plenamente, por isso citei o g-tech (que nao é o absurdo de precisão mais é uma ferramenta legal pra saber se deu ou nao diferença)

                                        0.4s nem em sonho se percebe olhando pro velocimetro ou pisando no carro, mais numa eventual prova de arrancada, pode fazer a diferença entre o 1º e o 5º lugar facil facil

                                        a 200 km/h, 0.5s dá +/- uns 25metros

                                        claro em pista tudo muda. todo pelo eh valido. mas num uso normal não vale a pena mesmo… eh bem o que vc falou, aperta um pouco mais o parafuso e boa hehehe, o complicado eh nos aspirados...

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • F Offline
                                          F Offline
                                          FUNtastic
                                          escreveu em última edição por
                                          #78

                                          **o engenheiro que contrói foguetes fez esse teste num focus aspirado, tirou um volante de 9.8kg e colocou um de 4kg, tirou 5.8kg do volante.

                                          ele relatou que na 1º marcha foram quase 170kg, na 2º marcha já diminuiu. ele relatou o equivalente a peso por marcha.

                                          vc está falando de carro turbo, e a matéria foi num aspirado. enfim, cada um tem seu ponto de vista e eu e o engenheiro de foguetes acha que vc está equivocado.**

                                          jakka, como é que esse engenheiro mediu que em 1ª marcha esse alivio de volante corresponde a 170kg, em segunda marcha corresponde a menos, e assim por diante?

                                          que tipo de equipamento ele usou pra chegar nesses numeros?

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários