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Adiantar ponto de ignição

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    * Caroline Stella *
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    #4

    adiantar é algo relativo.

    primeiramente precisa-se saber onde está o ponto atual em relação ao original de fábrica, e como a fabrica calibra o motor em questão. a maioria pode ser avançado com ganhos de torque, porém pequenos, difíceis de se quantificar.

    porque ja não vem de fábrica com mais avanço? por diversos fatores. desde maior carga sobre as bronzinas, até sob hipóteses de abastecimento com combustíveis batizados , onde não se poderia usar o ponto avançado . então ajustam numa média segura , nem sempre favorecendo o melhor desempenho.

    isso em motores carburados né? ja que os injetados atuais possuem sensor (es) de detonação, o que permite se usar o máximo de avanço sempre, ficando a cargo da central atrasar em caso de detonação devido à combustivel ruim, marcha inadequada à rotação e etc.

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      Adriano Sushi
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      #5

      não adianta jogar o ponto muito pra cima, cada faixa de rotação/carga, precisa de uma quantidade certa de ponto/mistura pra gerar o que vc falou.

      1 - consome mais combustivel, se tiver com ponto bem alto, pois tem que engordar a mistura pra não ter pre ignição(batida de pino)

      2 - pode gerar menor consumo, pois vai dar mais torque, ou simplismente vai gerar melhor consumo do que um ponto atrasado.

      3 - pode perder sim, por em alta não adianta muito ponto, se colocar demais, pode amarrar o motor e gerar menos velocidade final. mas por outro lado, com mais ponto o giro pode subir mais rápido o que leva a uma aceleração melhor. tem que ter como mexer na curva toda, ou escolher um meio termo.

      4 - so diminui a vida se tiver errado ou muito agressivo, tem gente que fala que ponto demais força as brozinas de biela.

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        * Caroline Stella *
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        #6

        isso.

        tudo o que aumenta a pressão nas câmaras força mais as bronzinas.

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        • P Offline
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          pepsimanbr
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          #7

          muito interessante

          se as fábricas deixam numa margem segura, essa margem é baixa ou alta? eu falo isso pq tem muitos motores ap (aspirados) em que o ponto inicial original é 9º e deixam o dobro (18º) adiantado…. desse jeito já estaria dando perda de final, aumento de consumo ou ainda estaria de boa?

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            * Caroline Stella *
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            #8

            perda de final é só se tiver adiantado ao ponto de amarrar em alta.

            ai só mesmo testando. um motor com melhor vedação (anéis e valvulas) tende a ser menos receptivo a ponto de ignição mais avançado. da mesma forma q um motor com comando mais adiantado tb, se tiver com ponto de ignição alto, tende a lacrar em alta.

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            • P Offline
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              pepsimanbr
              escreveu em última edição por
              #9

              perda de final é só se tiver adiantado ao ponto de amarrar em alta.

              ai só mesmo testando. um motor com melhor vedação (anéis e valvulas) tende a ser menos receptivo a ponto de ignição mais avançado. da mesma forma q um motor com comando mais adiantado tb, se tiver com ponto de ignição alto, tende a lacrar em alta.

              no meu caso, o meu tem 8,5:1 de taxa e rodando no álcool, aspirado, e está com 18º inicial e sem limite, é muito adiantado ao ponto de pedir uma mistura mais rica e afeta a velocidade final? o motor é novo, ou seja, bem vedado…

              eu pesquisei em tudo e descobri que ponto de carro gasolina tem de 9º, 12º e 15º, ou seja, não dá pra mim saber se 18º é muito ou pouco....

              vou fazer um teste no meu carro e ver os resultado e depois posto aqui.

              D 1 Resposta Última resposta
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                * Caroline Stella *
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                #10

                até qto seu distribuidor avança?

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                • P Offline
                  P Offline
                  pepsimanbr
                  escreveu em última edição por
                  #11

                  até qto seu distribuidor avança?

                  então carol, não sei qto está dando efetivamente, o mecanico q eu levo não tem pistola de ponto com avanço pra saber, só sei que o distribuidor é de álcool, dizem q adianta menos que o de gasolina….

                  1 Resposta Última resposta
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                    * Caroline Stella *
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                    #12

                    o que faria limitar a rotação é o ponto final, e não o inicial propriamente dito.

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                    • S Offline
                      S Offline
                      smk. 0
                      escreveu em última edição por
                      #13

                      é exatamente como a carol falou o que interfere mais na velocidade final a ponto de perder ou ganhar uns km/h, é o ponto final… o motor trabalhando mais rapido é necessario um aumento no ponto para aproveitar melhor a energia da queima, já que o pistao sobe mais rapido, mas a mistura teoricamente ainda mantem a a mesma velocidade de queima...

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                      • A Offline
                        A Offline
                        Adriano Sushi
                        escreveu em última edição por
                        #14

                        então carol, não sei qto está dando efetivamente, o mecanico q eu levo não tem pistola de ponto com avanço pra saber, só sei que o distribuidor é de álcool, dizem q adianta menos que o de gasolina….

                        da pra ver até quanto adianta mesmo sem pistola com avanço, a não ser que o ponto final esteja acima da escala do volante…

                        pra ver com essa pistola que ele tem, é mais ou menos da mesma forma que se mede em lenta, só ir acelerando o carro e vendo o numero que mostra no volante.

                        1 Resposta Última resposta
                        • D Offline
                          D Offline
                          Dr.147
                          escreveu em última edição por
                          #15

                          aproveitando o assunto, queria debater uma questão:

                          se pegar este motor do amigo que tem 8,5:1 de taxa e aumentar pra 13,0:1, andando no alcool, como começaria no acerto de ponto de ignição? mantendo o ponto inicial original e limitando o final de maneira que ele não amarre o carro em altas rotações?

                          1 Resposta Última resposta
                          • A Offline
                            A Offline
                            Adriano Sushi
                            escreveu em última edição por
                            #16

                            começa com tudo bem conservador… vc não vai precisar de tanto ponto em baixa, quase como um gasolina.

                            1 Resposta Última resposta
                            • * Offline
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                              * Caroline Stella *
                              escreveu em última edição por
                              #17

                              aproveitando o assunto, queria debater uma questão:

                              se pegar este motor do amigo que tem 8,5:1 de taxa e aumentar pra 13,0:1, andando no alcool, como começaria no acerto de ponto de ignição? mantendo o ponto inicial original e limitando o final de maneira que ele não amarre o carro em altas rotações?

                              sim.

                              vc começaria dessa forma até encontrar o ajuste que mais lhe agrade.

                              1 Resposta Última resposta
                              • V Offline
                                V Offline
                                Vasco Soliani
                                escreveu em última edição por
                                #18

                                ae galera, acho q a maioria sabe que qto mais alto o ponto de ignição melhoram no rendimento, é claro que sem exageros a ponto de grilar o motor ou causar danos ao mesmo.

                                alguem saberia dizer quais são as verdadeiras vantagens e desvantagens de adiantar o ponto de ignição?

                                se voce adiantar o ponto de ignição, mais que o original, o motor vai ganhar mais torque em retomadas e giro baixo, até uns 3.500 rpm, ganha mais pegada .a desvantagem, é que na alta normalmente amarra um pouco, as vezes chegando ao ponto de grilar. seu motor com 8,5 de taxa e alcool realmente aguenta ponto bem adiantado.

                                eu já ouvi de tudo:

                                1. consome mais combustível

                                só consome mais combustivel se voce andar por exemplo, em um motor a gasolina com alcool, a simples conversão para alcool via vazão dos bicos, sem ajuste do ponto faz com que ele consuma muito mais que se voce adiantar o ponto. a maior quantidade de alcool faz com que a queima aconteça mais demorada, exigindo um tempo maior para a queima, por isso se adianta o ponto para que se queime em sua totalidade.

                                1. consome menos combustível

                                mesma situação relatada acima, com o ponto certo não terá problemas, ele vai ficar até economico. a diferença entre dois carros de mesmo motor, só como exemplo os ap carburados é de 8,5 pra gasolina e 12,3 pra alcool. para voce compensar a falta de taxa em motor a gasolina andando com alcool, a regra é de aproximadamente 6° a mais de avanço, ou seja, um motor alcool original, 9° de ponto inicial, um motor gasolina mesma coisa, um gasolina andando com alcool , 15° de ponto. isso é regra, e como toda regra existem excessões, a melhor forma e ajustar e encontrar o melhor ponto do seu motor, o que ele desenvolva mais desempenho sem griladas, e sempre medindo a mistura na alta.

                                1. adiantar muito o ponto perde velocidade final

                                sim, funciona de forma inversa a comando de valvulas, para ganhar em baixa, perde em alta. o que voce pode fazer se quizer andar com ponto adiantado e ter mais pegada em baixa, é enriquecer a mistura na alta, que faz com que a queima demore mais e reduza o esforço extra que o motor está sendo submetido, porem isso contamina oleo.

                                1. diminui a vida útil do motor

                                sim, como dito acima, cria um maior esforça nas brozinhas, pinos , pistão e vira, sem contar batidas de pino, que são pessimas para as canaletas do pistão.

                                1. etc.

                                afinal, o que é mito ou verdade ao adiantar o ponto?

                                obedecendo essa regra de 6° entre motores de combustiveis diferentes, não fica dificil voce trabalhar em cima do distribuidor. eu começaria arrumando uma pistola de ponto e ajustando ele em 18°, dai em diante é andando com o carro, em todas as situações, principalmente carga, 4° marcha na subida a 40 km/h e escutar se grila, caso aconteça, vai retornando de 1 e 1° até ficar bom, e mais importante seria medir a mistura principalmente na alta, as vezes achamos que é ponto, mas na verdade é a alimentação que não está dando conta do recado.

                                espero ter ajudado e grande abraço.

                                1 Resposta Última resposta
                                • P Offline
                                  P Offline
                                  pepsimanbr
                                  escreveu em última edição por
                                  #19

                                  valeu ae galera pelas explicações, foi muito exclarecedor e acho q deu pra esgotar o assunto.

                                  vou fazer uns testes com o meu carro, tentar medir o consumo e a velocidade final e conforme for fazendo vou postando aqui as minhas impressões

                                  abraços a todos

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • R Offline
                                    R Offline
                                    Roberto Vilela
                                    escreveu em última edição por
                                    #20

                                    eu só aprendi a brincar com esse negócio de adiantar ponto qdo minha canaletas se foram…

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • N Offline
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                                      natanwebber
                                      escreveu em última edição por
                                      #21

                                      minha sava eh 1.6 gasolina

                                      como faço pra regular o ponto dela

                                      tenho noçao de como fazer

                                      e tenho pistola com os graus

                                      tenhu q tira o short plug pra acertar o ponto inicial

                                      ou seria esse o final?

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • M Offline
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                                        magaiverzinho
                                        escreveu em última edição por
                                        #22

                                        a carol disse tudo ai, expert na parada hein? admiro muito uma mulher que entenda e goste de mecanica parabéns :hauhau: , o que acontece é que se voce coloca ponto inicial alto num carro a gasolina tranformado pro alcool, ele fica bom até um certo giro, mais a probabilidade de amarrar em alta e maior do que no original a alcool, devido ao distribuidor, pq ele vai extrapolar o ponto final, seria ideal limitar um pouco o ponto final, ou colocar um distribuidor do original a alcool que tem o avanço final menor, ai vc pode por um ponto inical mais alto que ele nao vai extrapolar o ponto na alta nao amarrando o motor, ja fiz isso na minha epoca de aspiradinho :fama: e alcool nem grila muito com ponto adiantado, é tão engraçado que vc consegue dar um ponto tao alto nele sem grilar, que se depois voce por gasolina , com meio acelerador é o suficiente para fazer uma bateção de pino danada.

                                        faltou alcool no meu uma vez na rua(coisa de pobre mesmo) fui no posto com a famosa garrafa pet de 2 litros eu ja andava com uma na mala uaiehuaeihaeuiaheaeh (q faze de perrengue) e so tinha gasolina no posto, foi ela mesmo, comprei fui andando com aquela linda garrafa pet com gasolina e escondendo a cara pra ninguem me ver ehehhe, até eu chegar no outro posto pra por alcool, dava dó de acelerar e ouvir aquela bateção de pino , claro que a nossa gasosa batizada com octanagem zero ajudou né :d

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • M Offline
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                                          magaiverzinho
                                          escreveu em última edição por
                                          #23

                                          minha sava eh 1.6 gasolina

                                          como faço pra regular o ponto dela

                                          tenho noçao de como fazer

                                          e tenho pistola com os graus

                                          tenhu q tira o short plug pra acertar o ponto inicial

                                          ou seria esse o final?

                                          seu carro so acerta o ponto inicial, o resto e por conta do modulo de injeção em conjunto com knock sensor sensor de batida de pino que permite avançar e atrazar em vista do melhor beneficio.

                                          se o seu carro for mi e seu modulo for o 1avb (sem codigo de chave) voce liga ele deixar ele aquecer na marcha lenta depois de quente voce retira o short plug, como ele ainda retirado desligue o motor e espere 10 segundos , com o short plug ainda fora ligue o motor novamente e seu ponto ja esta travado e voce pode mexer nele pra acertar o ponto inicial, se o seu carro for mi com modulo 1avp (tem codigo na chave) e so retirar o short plug q ele ja trava o ponto na hora

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