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Temperatura com intercooler

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    _NandoO_
    escreveu em última edição por
    #56

    hj em dia não sei mais o q é grande ou não :)

    o meu vai de farol a farol, e com colméia de +- 7 ou 8 cms de largura.

    deve ser um monstro, o meu até vou querer a colméia larga, porém não quero ele alto, quero com aparencia de pressurização, será que vai baixar a temperatura legal mesmo sendo pequeno? não quero nenhum absurdo porque não quero ocupar muito espaço, mas fazendo o papal dele já ta de bom tamanho.

    vo mandar email pra belquip.

    valeu pelas dicas carol muito obrigado

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      * Caroline Stella *
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      #57

      cuidado com ic pequeno , pois pode gerar restrição ao fluxo e ainda por cima não resfriar o ar.

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        _NandoO_
        escreveu em última edição por
        #58

        cuidado com ic pequeno , pois pode gerar restrição ao fluxo e ainda por cima não resfriar o ar.

        xiii… será? vo ver então como vai ficar essa bronca, não queria colocar um grande mas então talvez seja o jeito, vo ver com o pessoal da belquip.

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        • G Offline
          G Offline
          Gaucho
          escreveu em última edição por
          #59

          o meu vai de farol a farol, e com colméia de +- 7 ou 8 cms de largura.

          fotos.

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          • B Offline
            B Offline
            biohazard
            escreveu em última edição por
            #60

            sim carol eu to ligado nessa parte… mais achei muito frio só por causa do bico. se a temperatura estiver correta ele praticamente ta valendo por um ic ??

            funciona igual um radiador, o ar passa por dentro dele, e ele tem contato com ar do ambiente, que esta mais frio que dentro da pressurização, esfriando quando se passa por dentro

            ele perguntou como que o ar da adm. consegue ficar mais frio que o proprio ar que esta resfriando ele.

            a grosso modo (e exagerado) é a mesma coisa que dizer que vai gelar a cerveja só de colocar a latinha para fora do carro

            ate que aparece uma explicação técnica, para mim é erro no seu pirometro.

            1 Resposta Última resposta
            • R Offline
              R Offline
              rbsmontemor
              escreveu em última edição por
              #61

              ele perguntou como que o ar da adm. consegue ficar mais frio que o proprio ar que esta resfriando ele.

              a grosso modo (e exagerado) é a mesma coisa que dizer que vai gelar a cerveja só de colocar a latinha para fora do carro

              ate que aparece uma explicação técnica, para mim é erro no seu pirometro.

              sem mudança de fase e/ou queda significativa na pressão do gás isso não acontece mesmo. o que acontece é que não é raro termopar ter erro de mais de 20ºc…

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              • G Offline
                G Offline
                Gaucho
                escreveu em última edição por
                #62

                para mim é erro no seu pirometro.

                uso 2 pirômetros ligados no mesmo relógio (1 p admissão e outro p descarga) e tenho temperatura ambiente no painel do carro

                pela manhã vou ligar o carro e os 2 pirômetros marcam a temperatura parecida c a do painel

                parecida pois marcam de 5º em 5º…...e o painel marca de 1º em 1º

                vou dar 1 exemplo

                hj tava 32º qdo fui ligar e os 2 pirômetros marcavam 30º em cada.

                sempre q pego a ponte rio-nit, a admissão está uns 5º a 10º abaixo da ambiente.

                vou dar 1 exemplo..........na ponte a 100 km/h a admissão está 20º , a temperatura ambiente em 30º e a descarga nos 480º

                1 Resposta Última resposta
                • B Offline
                  B Offline
                  biohazard
                  escreveu em última edição por
                  #63

                  uso 2 pirômetros ligados no mesmo relógio (1 p admissão e outro p descarga) e tenho temperatura ambiente no painel do carro

                  pela manhã vou ligar o carro e os 2 pirômetros marcam a temperatura parecida c a do painel

                  parecida pois marcam de 5º em 5º…...e o painel marca de 1º em 1º

                  vou dar 1 exemplo

                  hj tava 32º qdo fui ligar e os 2 pirômetros marcavam 30º em cada.

                  sempre q pego a ponte rio-nit, a admissão está uns 5º a 10º abaixo da ambiente.

                  vou dar 1 exemplo..........na ponte a 100 km/h a admissão está 20º , a temperatura ambiente em 30º e a descarga nos 480º

                  gaucho, eu quero que você entenda que eu realmente não duvido que o seu pirometro esta mostrando essa temperatura, que seja por imprecisão de escala, ou por tolerância alta (como o rbsmontemor disse) só que não tem como, mesmo sendo um ótimo ic, a temperatura da admissão estão mais baixa que a temperatura do ar que esta resfriando ele.

                  anyway, para enriquecer o tópico, posta qual ic que vc usa, se mandou fazer em algum lugar, quem fez o projeto e se possível, o preço.

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    menegotto
                    escreveu em última edição por
                    #64

                    biohazard, sabes o principio de funcionamento de um sistema de refrigeração???

                    compressão - expansão - resfriamento devido a expansão

                    conhece tubo vortex ????

                    tem coisas na área da termodinâmica que são inacreditáveis…

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      Gaucho
                      escreveu em última edição por
                      #65

                      gaucho, eu quero que você entenda que eu realmente não duvido que o seu pirometro esta mostrando essa temperatura, que seja por imprecisão de escala, ou por tolerância alta (como o rbsmontemor disse) só que não tem como, mesmo sendo um ótimo ic, a temperatura da admissão estão mais baixa que a temperatura do ar que esta resfriando ele.

                      anyway, para enriquecer o tópico, posta qual ic que vc usa, se mandou fazer em algum lugar, quem fez o projeto e se possível, o preço.

                      fera,

                      essa dúvida eu tb tinha…....sempre achei q a temperatura de admissão nunca poderia estar abaixo da ambiente..................hj já vejo o contrário

                      o ic foi eu q projetei

                      fui numa oficina q conserta radiadores de caminhão em juíz de fora mg

                      lá (c meu parachoque em mãos) escolhí 1 radiador de scania e 1 funcionário me ajudou a cortar

                      outro fez as soldas

                      a colméia tem 86x30x7 cm

                      a entrada é 2,5 e a saída de 3 pol

                      custou 350 reais e demorei 1 dia p fazer.......(2 anos atrás)

                      tinha fotos dele aqui no fórum............mas sumiu

                      1 Resposta Última resposta
                      • O Offline
                        O Offline
                        overspeed
                        escreveu em última edição por
                        #66

                        termodinânica nunca foi meu forte…que me lembre de cabeça exceto se tiver um efeito venturi alí na região do termopar, num tem como a temperatura de admissão ser menor que a ambiente... entenda que o intercooler tem um rendimento de resfriamento, e esse rendimento é sempre inferior a 100% (lei de carnot).

                        se tiver um efeito venturi já acho possivel que pontualmente possa ocorrer diminuição na temperatura da admissão.

                        tem outra coisa… o erro na leitura do termopar num é obrigatoriamente constante, ele tem uma região onde o erro é minimo, e tem uma região onde o erro é considerável.

                        de toda forma o que cabe pra num ficar off-tópic é que o intercooler é na minha opnião o melhor upgrade, permite que vc tenha até mesmo mais potência com menor pressão, menos pressão e temperatura mais fria fazem que exista menos chance de detonação deixando o motor mais forte e mais confiável...

                        1 Resposta Última resposta
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                          _NandoO_
                          escreveu em última edição por
                          #67

                          gaucho, então pra fazer um intercooler é somente isso mesmo? pegar um radiador de caminhão e cortar na medida que deseja, meter solda e já era? se for assim vo fazer pra mim.

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
                            M Offline
                            miozao
                            escreveu em última edição por
                            #68

                            gaucho, então pra fazer um intercooler é somente isso mesmo? pegar um radiador de caminhão e cortar na medida que deseja, meter solda e já era? se for assim vo fazer pra mim.

                            um intercooler nada mais é que um radiador de ar a eficiência dele vai ser a eficiência da colméia que voce usar. e melhor coisa é usar um intercooler de caminhão, que geralmente se acha uns enormes fudidos em uns pedaços… dai corta e faz um pro carro.

                            1 Resposta Última resposta
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                              escreveu em última edição por
                              #69

                              um intercooler nada mais é que um radiador de ar a eficiência dele vai ser a eficiência da colméia que voce usar. e melhor coisa é usar um intercooler de caminhão, que geralmente se acha uns enormes fudidos em uns pedaços… dai corta e faz um pro carro.

                              entendi amigo, vou fazer pra mim então, muito obrigado

                              agora me fiz, como é que ele é por dentro? tipo uma caixa, com espaço livre por dentro, ou é literalmente uma colméia? porque vou fazer pro meu fusca com entrada em cima dele, e duas saidas de cada lado, queria pensar se vou ter que centralizar a entrada pra não ter diferença de pressão em cada lado do motor… sendo que fazer ele com entrada superior centralizada é meio dificil no motor de fusca, pelo menos com supercharger.

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #70

                                entendi amigo, vou fazer pra mim então, muito obrigado

                                agora me fiz, como é que ele é por dentro? tipo uma caixa, com espaço livre por dentro, ou é literalmente uma colméia? porque vou fazer pro meu fusca com entrada em cima dele, e duas saidas de cada lado, queria pensar se vou ter que centralizar a entrada pra não ter diferença de pressão em cada lado do motor… sendo que fazer ele com entrada superior centralizada é meio dificil no motor de fusca, pelo menos com supercharger.

                                http://www.intercooler.com.br/cartilha.html aqui tem varias fotos de colmeias

                                1 Resposta Última resposta
                                • _ Offline
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                                  #71

                                  mano, agora que me toquei que meu sogro é dono de concessionária que meche com caminhãão huahua, já sei que meu intercooler vais me custar apenas os pontos de solda haha

                                  valeu muito obrigado mesmo o site foi muito explicativo, logo logo terei meu intercooler pronto, antes de acabar minhas férias

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • * Offline
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                                    #72

                                    lembrem de lavar beeem a colmeia por dentro, em caso de ic de caminhão comprado em desmanche.

                                    existe a possibilidade de estarem sujos de oleo vindo do compressor.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • G Offline
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                                      #73

                                      gaucho, então pra fazer um intercooler é somente isso mesmo? pegar um radiador de caminhão e cortar na medida que deseja, meter solda e já era? se for assim vo fazer pra mim.

                                      vc fazendo, fica muito melhor q esses vendidos p aí

                                      vc terá certeza q todas as passagens de ar internas estão desobstruídas e sem amassados

                                      os q ví na crestana me assustaram.

                                      1 Resposta Última resposta
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                                        #74

                                        ta beleza pessoal vou utilizar as dicas de vocês, quando eu puder mostro o resultado

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • S Offline
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                                          #75

                                          pessoal to vendo o topico, rendimentos extremos, e tal, to vendo o nando tentando espaco pra colocar o ic no fuscabala, agora me surgiu a duvida

                                          com um rendimento extremo, rende bem tmb sem estar de cara pro vento no caso do nando?

                                          pergunto pq a turbina e pressurizacao ficam por tras do motor, (transversal), teria eu algum ganho em colocar um ic meio q servindo de pressurizacao, quase o mesmo caso do nando??

                                          1 Resposta Última resposta

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