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Gti 16v turbo

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  • G Offline
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    Gaucho
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    #94

    se no seu carro não coube a saida na medida correta, é uma pena. mas no carro do tópico cabe.

    carol,

    o meu é todo de 3 …...o funari faz vag 1.8 t em 3,5

    o de 1 amigo do vídeo q postei, q ficou em 2,5 ....e percebemos q a pegada vem + cedo e funciona bem tb

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      Fluff
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      #95

      qual o tamanho do eixo que voces usam e que tipo de carcaça quente?

      as vezes voce não ve tanta diferença de 3 pra 2.5 dependendo da carcaça e eixo.

      mas melhora de 3 pra 2.5… talvez o dele esteja com um acerto melhor ou o conjunto tenha casado mais.

      por mais que os carros de voces dois sejam iguais, um vai render diferente do outro por acerto, por um detalhezinho no cabeçote que veio diferente e o dele rende mais, etc. não existe carro 100% igual.

      considerar que o escape menor está rendendo mais é um chute bem fora. é turbo, não aspro...

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      • G Offline
        G Offline
        Gaucho
        escreveu em última edição por
        #96

        a diferença de custo entre uma saida de 2,5 e uma de 3 é coisa de 50 a 70 reais.

        vc está em sampa (tudo aí é + fácil de arrumar e + barato)

        aqui tem poucos anos q começaram a dobrar 3

        meu carro tá pronto tem 6 anos (fiz o meu no giba)…..........esse amigo qdo fez, a oficina de canos + próxima só dobrava 2,5

        e a q dobrava 3 não tinha mecânico nem ferramentas p baixar o quadro da suspensão toda p ter acesso a turbina (carro complicado de mexer)

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        • * Offline
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          * Caroline Stella *
          escreveu em última edição por
          #97

          carol,

          o meu é todo de 3 …...o funari faz vag 1.8 t em 3,5

          o de 1 amigo do vídeo q postei, q ficou em 2,5 ....e percebemos q a pegada vem + cedo e funciona bem tb

          gaucho, os 1.8t do funari são com turbina kkk originais (com valvula incorporada), certo?

          o do seu amigo ficou melhor com 2,5 ?

          sinto que tem coisa errada nesse mato…

          turbo, quanto mais livre a saida da turbina, é mais facil dela girar o compressor. nisso não tem como que a pegada venha mais cedo se vc criar resistência na saida dos gases. o máximo que vai conseguir é segurar o eixo e atrasar a ação do compressor.

          vc está indo contra leis da física e os fundamentos da concepção de um turbo-compressor.

          se vc acha que vc está certo, va em frente e seja feliz :)

          1 Resposta Última resposta
          • G Offline
            G Offline
            Gaucho
            escreveu em última edição por
            #98

            considerar que o escape menor está rendendo mais é um chute bem fora. é turbo, não aspro…

            fluff,

            onde escreví isso ?

            somente comentei q c escape menor a turbina pega + cedo…......só isso

            1 Resposta Última resposta
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              * Caroline Stella *
              escreveu em última edição por
              #99

              vc está em sampa (tudo aí é + fácil de arrumar e + barato)

              aqui tem poucos anos q começaram a dobrar 3

              meu carro tá pronto tem 6 anos (fiz o meu no giba)…..........esse amigo qdo fez, a oficina de canos + próxima só dobrava 2,5

              e a q dobrava 3 não tinha mecânico nem ferramentas p baixar o quadro da suspensão toda p ter acesso a turbina (carro complicado de mexer)

              como eu disse ali em cima: coisas do pioneirismo. dificuldades aparecem mesmo. só q isso não justifica aconselhar a que td mundo faça o que vc fez pelo simples fato de que por ai não tinha como fzr da melhor forma.

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              • G Offline
                G Offline
                Gaucho
                escreveu em última edição por
                #100

                gaucho,

                o do seu amigo ficou melhor com 2,5 ?

                não ficou melhor…............só comentei q a turbina dele pega + cedo q a minha

                é isso q o ávila tá reclamando (turbina pegando lá em cima nos 5000 giros)

                pedí p ele testar c 2,5 somente..........ele deve ter vários escapes desse por lá de algum amigo

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                • F Offline
                  F Offline
                  Fluff
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                  #101

                  beleza, interpretei de forma errada.

                  mas continuo querendo saber qual o tamanho do eixo da turbina de voces.

                  pq? pq se o eixo não for tão grande que precise de um escape de 3 , pode ocorrer com o escape de 2.5 o mesmo efeito de se meter thermotape no escape, na caixa quente, fazer banho de ceramica, etc. voce retem o calor e pode ter um melhor aproveitamento dos gases, podendo até dar essa pegada um pouco mais cedo que voce disse que ocorre no dele. nada que seja uma regra para acontecer, somente pode acontecer.

                  mas meu voto ainda é pra acerto/diferenças sutis entre os carros.

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Fluff
                    escreveu em última edição por
                    #102

                    pro avila nao adianta nem ir no 2.5 pra testar.

                    o eixo dele se nao me engano é 64 ou 67, ja vai bater nas paredes do downpipe na hora de sair e matar a turbina.

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      Gaucho
                      escreveu em última edição por
                      #103

                      qual o tamanho do eixo que voces usam e que tipo de carcaça quente?

                      eixo 53 carcaça quente mono 63…..rotor 50 c carcaça fria 48

                      motor original de fábrica (o meu hj tem cabeçote feito e volante aliviado) o resto é tudo de fábrica

                      minha turbina pega nos 4.000 e rende bem até 8.000

                      olha meu vídeo

                      3ª e 4ª até os 8000 rpms c rodas 16 e pneus 205/55 (gps fica batendo igual ao painel)

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        Gaucho
                        escreveu em última edição por
                        #104

                        http://www.youtube.com/watch?v=eawgpezuofe

                        1 Resposta Última resposta
                        • G Offline
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                          Gaucho
                          escreveu em última edição por
                          #105

                          1ª e 2ª nos 8000

                          http://www.youtube.com/watch?v=5sgjmujxrj0&feature=related

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
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                            Fluff
                            escreveu em última edição por
                            #106

                            vou ver em casa pq yt aqui é bloqueado.

                            quem fez seu cabeçote, gaucho?

                            o cabeçote do seu amigo é feito também pra poder comparar essa questão de pegada da turbina e tudo maisó se sim, foi pela mesma pessoa, com o mesmo trabalho e o mesmo rendimento?

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
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                              Fabio Dela Marta
                              escreveu em última edição por
                              #107

                              pessoal, o que o gaucho está falando faz sentido sim não é regra, mas dependendo da configuração da turbina e motor, se voce tiver um downpipe de 2.5pol e o resto em 3 pol, você ajudará a turbina acordar mais cedo. sabe o porque? porque quando se aumenta o diâmentro, diminui-se a velocidade dos gases em seu fluxo… se dependendo do caso, voce utilizar 2.5 no downpipe, naquela parte ali voce está acelerando o fluxo de gases em relação a um downpipe de 3 polegadas e isso pode fazer a turbina despertar mais cedo sim é fato isso tem explicação teórica

                              por que voces acham que é recomendado utilizar a entrada e saída do intercooler com diâmetro diferentesó normalmente o de saída é 1/2 pol maior, pois ai voce desacelera o fluxo dos gases, favorecendo o tempo de troca de calor, aumentando sua eficiência...

                              entenderam? resumindo: a velocidade do fluxo num tubo é inversa ao seu diâmetro... quanto mais aumenta o diâmetro, menor velocidade do fluxo você terá

                              quer mais um exemplo? faça 2 coletores de escape de cano, um com 38mm de diametro e outro com 45 mm. ambos utilizará a mesma turbina. veja qual turbina terá pegada mais rápida será no coletor de menor diâmetro...

                              tudo vai depender do que a pessoa quer, se ela quer favorecer lá em altíssimos rpm, ou se quer pegada, vai depender do setup geral da mecânica...

                              espero ter ajudado....

                              abraço

                              1 Resposta Última resposta
                              • * Offline
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                                * Caroline Stella *
                                escreveu em última edição por
                                #108

                                ee laaaaiá, isso não se aplica à turbo-compressores.

                                1 Resposta Última resposta
                                • F Offline
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                                  Fluff
                                  escreveu em última edição por
                                  #109

                                  sei que a galera não curte um texto em ingles mas…

                                  downstream of the turbine (aka the turboback exhaust), you want the least backpressure possible. no ifs, ands, or buts. stick a hoover on the tailpipe if you can. the general rule of larger is better (to the point of diminishing returns) of turboback exhausts is valid.

                                  http://www.tercelreference.com/tercel_info/turbo_exhaust_theory/turbo_exhaust_theory.html

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • Q Offline
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                                    #110

                                    pessoal, o que o gaucho está falando faz sentido sim não é regra, mas dependendo da configuração da turbina e motor, se voce tiver um downpipe de 2.5pol e o resto em 3 pol, você ajudará a turbina acordar mais cedo. sabe o porque? porque quando se aumenta o diâmentro, diminui-se a velocidade dos gases em seu fluxo… se dependendo do caso, voce utilizar 2.5 no downpipe, naquela parte ali voce está acelerando o fluxo de gases em relação a um downpipe de 3 polegadas e isso pode fazer a turbina despertar mais cedo sim é fato isso tem explicação teórica

                                    por que voces acham que é recomendado utilizar a entrada e saída do intercooler com diâmetro diferentesó normalmente o de saída é 1/2 pol maior, pois ai voce desacelera o fluxo dos gases, favorecendo o tempo de troca de calor, aumentando sua eficiência...

                                    entenderam? resumindo: a velocidade do fluxo num tubo é inversa ao seu diâmetro... quanto mais aumenta o diâmetro, menor velocidade do fluxo você terá

                                    quer mais um exemplo? faça 2 coletores de escape de cano, um com 38mm de diametro e outro com 45 mm. ambos utilizará a mesma turbina. veja qual turbina terá pegada mais rápida será no coletor de menor diâmetro...

                                    tudo vai depender do que a pessoa quer, se ela quer favorecer lá em altíssimos rpm, ou se quer pegada, vai depender do setup geral da mecânica...

                                    espero ter ajudado....

                                    abraço

                                    não se esqueça de algumas coias:

                                    • os gases no escape estão trocando calor com o ambiente, e que isso altera o volume deles no caminho

                                    • há uma turbina no meio do caminho, que por si só é um restritor à passagem desses gases

                                    • os gases no escape, pelo menos nessa etapa inicial no coletor e turbina, ainda se expandem um pouco devido ao final da queima deles (a queima não ocorre completamente dentro do cilindro)

                                    • quanto maior a diferença de pressão entre antes e depois do turbo, maior vai ser a velocidade com que os gases do escape vão escoar

                                    isso que vc relatou serve bem pra aplicar em carburadores, onde o efeito venturi (depressão em um ponto causado por uma restrição) é importante para a formação e homogeneização da mistura ar/comb

                                    pra experimentar isso é fácil…..basta assoprar em um canudo de toddynho e um canudo de milk shake de ovomaltine do bobs...não é difícil de imaginar por qual deles o volume de ar assoprado vai fluir melhor

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • Z Offline
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                                      Zé chedid
                                      escreveu em última edição por
                                      #111

                                      não se esqueça de algumas coias:

                                      • os gases no escape estão trocando calor com o ambiente, e que isso altera o volume deles no caminho

                                      • há uma turbina no meio do caminho, que por si só é um restritor à passagem desses gases

                                      • os gases no escape, pelo menos nessa etapa inicial no coletor e turbina, ainda se expandem um pouco devido ao final da queima deles (a queima não ocorre completamente dentro do cilindro)

                                      • quanto maior a diferença de pressão entre antes e depois do turbo, maior vai ser a velocidade com que os gases do escape vão escoar

                                      isso que vc relatou serve bem pra aplicar em carburadores, onde o efeito venturi (depressão em um ponto causado por uma restrição) é importante para a formação e homogeneização da mistura ar/comb

                                      pra experimentar isso é fácil…..basta assoprar em um canudo de toddynho e um canudo de milk shake de ovomaltine do bobs...não é difícil de imaginar por qual deles o volume de ar assoprado vai fluir melhor

                                      excelente explicação

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • F Offline
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                                        Fabio Dela Marta
                                        escreveu em última edição por
                                        #112

                                        vocês não entenderam o ponto que mensionei

                                        não estou falando em potência total estou falando sobre rotação de pegada da turbina se você dá um caminho preferencial bem definido, quando utilizado um downpipe de 2,5 e o resto em 3 , a velocidade do fluxo no downpipe, que é bem após a turbina é acelerada fazendo o eixo girar mais rápido com facilidade obviamente que é até certo ponto e depois disso, dependendo do setup da mecânica, o downpipe de 2,5 vai prejudicar… é simples de entender isso....

                                        obviamente que para potência total, melhor fosse se deixasse somente um toquinho de cano ....

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • F Offline
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                                          Fluff
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                                          #113

                                          nao vai fabio pq pro eixo rodar mais rapido tem que ter menos restricao e isso so com o downpipe maior pra ter mais area de vazao dos gases.

                                          voce ter uma maior velocidade no downpipe nao significa que seu eixo vai pegar mais rapido…

                                          lembre que um downpipe menor, assim como uma caixa quente pequena, gera maior backpressure, o que nao ajuda em nada o turbo.

                                          1 Resposta Última resposta

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