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Ignição: voltagem ou amperagem?

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  • F Offline
    F Offline
    FabioRR
    escreveu em última edição por
    #1

    pessoal … conversando com um amigo, foi levantada a questão: o que é mais importante para o motor? voltagem ou amperagem? essa dúvida apareceu ao pesquisar bobinas e notar que algumas, jogam a voltagem para o alto e a amperagem nao sobe tanto. já em outras, acontece o contrário ... a amperagem sobe em uma proporção muito maior do que a voltagem.

    e ai ... o que vale priorizar? voltagem ou amperagem?

    valeu

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    • M Offline
      M Offline
      menegotto
      escreveu em última edição por
      #2

      então, pra começar não é amperagem, e sim corrente…

      bobina gera energia... milijoule... corrente é outro departamento...

      quanto mais tensão, mais fácil se obtem a faísca, ou seja, pode se usar um gap maior na vela ou pressões maiores na camara...

      potência (milijoules) está relacionado com o tempo de duração dessa faísca, ou seja, quanto mais milijoules, mais tempo a faísca permanece, tendo uma melhor queima...

      ou seja, os dois parâmetros tem o seu valor e os dois não podem ser desconsiderados... porém, de nada adianta uma bobina de 60kv e usar um gap de 0,8 num motor aspirado... nesse caso vale mais ter muitos milijoules para ter uma faísca maior do que tensão alta....

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      • F Offline
        F Offline
        FabioRR
        escreveu em última edição por
        #3

        opa … ok vamos usar o termo certo então ... corrente

        para tornar a conversa um pouco mais tangível, vamos tomar como base as duas bobinas abaixo:

        http://www.summitracing.com/parts/msd-8261/

        http://www.summitracing.com/parts/maa-29440/

        a que tem o pico de voltagem maior (mallory), tem o pico de corrente menor. a outra (msd), é o contrario. o pico de voltagem é menor e o pico de corrente é absurdamente maior.

        ai fica a questao: são bobinas para aplicações diferentes, onde cada uma se sobressai em uma determinada situação?

        o ponto em que temos que analisar o tempo de permanência da centelha e a indultância, é ok.

        um ponto que eu notei que é bem discrepante entre as bobinas em questão, é a resistência. seria por causa disso, que esta bobina permitiria uma voltagem maior de trabalho?

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
          F Offline
          FabioRR
          escreveu em última edição por
          #4

          então, pra começar não é amperagem, e sim corrente…

          bobina gera energia... milijoule... corrente é outro departamento...

          quanto mais tensão, mais fácil se obtem a faísca, ou seja, pode se usar um gap maior na vela ou pressões maiores na camara...

          potência (milijoules) está relacionado com o tempo de duração dessa faísca, ou seja, quanto mais milijoules, mais tempo a faísca permanece, tendo uma melhor queima...

          ou seja, os dois parâmetros tem o seu valor e os dois não podem ser desconsiderados... porém, de nada adianta uma bobina de 60kv e usar um gap de 0,8 num motor aspirado... nesse caso vale mais ter muitos milijoules para ter uma faísca maior do que tensão alta....

          ok … entao pelo o que você esta falando, pouco importa o pico de corrente que uma bobina pode chegar? mesmo as bobinas tendo valores tão discrepantes, eu posso descosiderar este ponto? o que importa é apenas a voltagem?

          1 Resposta Última resposta
          • R Offline
            R Offline
            Rix
            escreveu em última edição por
            #5

            xiiii.. essa turma daqui gosta de assuntos polêmicos ;)

            o que eu penso. posso até estar errado, e certamente estou e se estiver, me corrijam

            a tensão está ligada ao tamanho do arco voltaico. isto é, ao gap das velas.

            a corrente está ligada à quantidade de energia que passa nesse arco voltaico.

            já levou um choque por eletricidade estática? já viu que gera uma faísca? ela é gerada porque a tensão é alta.

            mas já percebeu que o tranco desse choque é pequeno? porque a corrente é baixa.

            nesse caso, para um gap de vela maior, você precisa de mais tensão. assim, faz um arco voltaico maior.

            mas se a corrente for baixa, você não terá tanta potência (elétrica). e não sei o que concluir disso. sorry. :d

            abs

            1 Resposta Última resposta
            • O Offline
              O Offline
              overspeed
              escreveu em última edição por
              #6

              a tensão é o que faz a faísca saltar entre o dielétrico (leia materia isolante, no caso mistura de ar e combustivel), portanto qto maior a tensão maior o gap que a faísca salta, sò que corrente e tensão trabalham juntas, se não tiver corrente suficiente (leia entaum potência p = u x i) a faísca não salta da mesma forma…

              com tensão baixa, não vence o dielétrico... com tensão alta, mas corrente insuficiente ...idem...

              por definição p = u x i, mas u = r x i portanto p = r x i² = u²/r por isso andam sempre juntas estas 3 grandezas...

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                FabioRR
                escreveu em última edição por
                #7

                a tensão é o que faz a faísca saltar entre o dielétrico (leia materia isolante, no caso mistura de ar e combustivel), portanto qto maior a tensão maior o gap que a faísca salta, sò que corrente e tensão trabalham juntas, se não tiver corrente suficiente (leia entaum potência p = u x i) a faísca não salta da mesma forma…

                com tensão baixa, não vence o dielétrico... com tensão alta, mas corrente insuficiente ...idem...

                por definição p = u x i, mas u = r x i portanto p = r x i² = u²/r por isso andam sempre juntas estas 3 grandezas...

                depois dessa … com certeza a dúvida foi solucionada

                valeu

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  menegotto
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  antes de tudo, comparando essas duas bobinas…

                  seu motor é o que?

                  original?

                  turbo?

                  turbo soviético (mais de 2 kg)?

                  aspirado?

                  aspirado taxadão???

                  tudo depende...num motor turbo precisa de muita tensão para conseguir sair a faísca... já num aspirado interessa mais uma faísca muito forte para ter uma queima melhor da mistura...

                  como eu disse e o resto do pessoal, os dois parâmetros tem o seu valor e os dois não podem ser desconsiderados…

                  1 Resposta Última resposta

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