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Pistoes sulloy

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  • L Offline
    L Offline
    Lost
    escreveu em última edição por
    #23

    vou tentar pegar um pistao do 1.4 16v do fiat 500, tem 72mm (1,2 a mais que o 1.3) e tem o topo da cabeça 1,2mm mais baixo. só tenho que conferir se o volume da cava é o mesmo, se for, a taxa vai baixar de 10,2:1 pra aproximadamente 9,1:1, o que seria ótimo… e sao originais né... e custam 500 reais... preciso pegar um na mao pra comparar, as medidas eu ja tenho´, só nao tenho o volume da cava...

    É, to correndo dos suloy tb depois de tudo isso... hehehe....

    e a junta, vai ser como?

    irei usar junta do 1.4 16v, tem a mesma espessura. do turbo tem um pouco mais espessura.

    decidi montar desse jeito, pistoes do 1.4 16v aspirado mesmo, pois consegui mais informações sobre os motores, e fiz os calculos em uma ordem diferente.

    consegui o volume total da camara do 1.3 e do 1.4, e o volume do cabeçote de cada um. nao tenho o volume dos pistoes. entao fiz o calculo partindo de um motor 1.4 pois ja conta os 72mm a mais de diametro do cilindro no volume da camara, junta de cabeçote do 1.4 que tambem é de 72mm e a mesma altura, colocando cabeçote e virabrequim de 1.3.

    1.3 16v original

    diâmetro 70,8

    curso 78,9

    cilindros 4

    câmara 33,75

    turbo 0,8

    cilindrada individual 310,62

    cilindrada total 1242,49

    câmara total 135,00

    taxa compressão 10,20:1

    taxa dinâmica 18,37:1

    cilindrada dinâmica 2479,48

    1.4 16v original

    diâmetro 72

    curso 84

    cilindros 4

    câmara 34,80

    turbo 0,8

    cilindrada individual 342,01

    cilindrada total 1368,03

    câmara total 139,20

    taxa compressão 10,83:1

    taxa dinâmica 19,49:1

    cilindrada dinâmica 2713,01

    motor 1.3 16v com pistões 1.4 16v, ou motor 1.4 16v com cabeçote e vira do 1.3 16v

    diferença de curso do virabrequim

    raio

    1.3 16v 39,45

    1.4 16v 42,00

    diferença cm³ 72mm diam. 10,38

    cabeçote

    1.3 16v 12,58

    1.4 16v 14,3

    diferença cm³ -1,72

    diâmetro 72

    curso 78,9

    cilindros 4

    câmara do 1.4 –1,72(cabeçote do 1.3) + 10,38(vira do 1.3) 43,46

    turbo 0,8

    cilindrada individual 321,24

    cilindrada total 1284,97

    câmara total 173,84

    taxa compressão 8,39:1

    taxa dinâmica 15,10:1

    cilindrada dinâmica 2625,85

    1 Resposta Última resposta
    • L Offline
      L Offline
      Lost
      escreveu em última edição por
      #24

      alguem concorda ou discorda dos calculos acima?

      falem (escrevam) alguma coisa pô :d

      1 Resposta Última resposta
      • F Offline
        F Offline
        Flavio Cruz
        escreveu em última edição por
        #25

        me explica esse turbo ai…

        1 Resposta Última resposta
        • R Offline
          R Offline
          Ricardo
          escreveu em última edição por
          #26

          vô falar então:

          porra lost, vc vai pra argentina, fica um tempão lá, e não traz pistão forjado dentro da mala??? :teteto:

          o preço que paga de forjado lá vc não compra original aqui. paguei 320 pesos de um jogo de iapel pra ap 2.0 - na época deu 230 reais isso… isso lá em buenos aires, direto na fábrica, claro.

          seus truta de lá não conseguem isso pra vc?

          1 Resposta Última resposta
          • L Offline
            L Offline
            Lost
            escreveu em última edição por
            #27

            me explica esse turbo ai…

            explicar em qual aspecto? uso k16 com intercooler e estava andando com 0,7 de pressao. aproveitando que desmontei o motor por causa do cabeçote, vou trocar bronzinas e os pistoes pois quando usava i.e. original derreteu um pistao e isso marcou um pouco o bloco entao vou abrir o bloco e usar pistoes do 1.4 que possuem 1,2mm a mais de diametro e com isso vai ficar com 8,5 de taxa.

            vô falar então:

            porra lost, vc vai pra argentina, fica um tempão lá, e não traz pistão forjado dentro da mala??? :teteto:

            o preço que paga de forjado lá vc não compra original aqui. paguei 320 pesos de um jogo de iapel pra ap 2.0 - na época deu 230 reais isso… isso lá em buenos aires, direto na fábrica, claro.

            seus truta de lá não conseguem isso pra vc?

            ricardo, na epoca em que eu fui pra argentina, nem pensei nisso. outra coisa é que teria que encomendar antes pois nao fabricam de linha e leva um tempo pra fabricar.

            sim eles viram pra mim, mas ficou em 1600 pesos o jogo + 50 pesos os aneis pois sao pistoes feitos sob encomenda e eu teria que mandar um de amostra…

            pretendo fazer esse gato agora, baixando a taxa pra poder andar com 1 ou 1,2 bar, e mais pra frente sim posso por pistoes forjados + bielas do t-jet. se colocar só os pistoes nao vou poder colocar muita pressao porque as bielas nao aguentam...

            pistao e biela do meu motor na esquerda, pistoes e bielas de corsa 1.4 na direita: pinos com o mesmo diametro, bielas com o mesmo comprimento, olho da biela do lado do vira com 1mm a mais. pistoes infelizmente incompativeis cabeça muito alta pois o motor vai até 1.8 com alteração do curso.

            1 Resposta Última resposta
            • L Offline
              L Offline
              Lost
              escreveu em última edição por
              #28

              alguma opinião sobre a taxa? alguem acha baixa demais 8,5:1?

              1 Resposta Última resposta
              • M Offline
                M Offline
                menegotto
                escreveu em última edição por
                #29

                lost, eu ando com 8,5:1 no alcool…. isso pq na epoca de injeção original tb quebrei canaleta e dai baixei a taxa para nao acontecer mais...

                hoje de injeção programavel o que sinto é que para 0,7 (uso mesma pressao q vc)a taxa baixa me deixou um motor gastão no alcool.... faz 9 por litro na estrada com lâmbda em 1,05 até 65kpa.... 0,9 até 95kpa e 0,85 em diante....

                não que fique ruim.... porém nessa pressão tranquilamente podia usar 12:1 de taxa que a taxa dinâmica ficaria nos 20:1, que é aceitável nesses pistões originais fiat....

                turbo destaxado vira quando enfia pressão pra dentro...

                1 Resposta Última resposta
                • A Offline
                  A Offline
                  Adriano Sushi
                  escreveu em última edição por
                  #30

                  tb acho pouca taxa pra pressão que vai usar, e pela cilindrada do motor.

                  mas 12:1 acho muito, eu ficaria nos 10:1.

                  1 Resposta Última resposta
                  • R Offline
                    R Offline
                    Ricardo
                    escreveu em última edição por
                    #31

                    eu particularmente considero seguro andar com até 1,0 bar de pressão de turbo com uns 10 de taxa.

                    (contanto que tenha ponto mapeado adequadamente, como é o seu caso lost, claro)

                    1 Resposta Última resposta
                    • L Offline
                      L Offline
                      Lost
                      escreveu em última edição por
                      #32

                      é meio baixa mesmo, mas os pistoes originais sao meio frageis, diferentes dos pistoes de um motor sevel por exemplo.

                      mais pra frente, se tiver ruim, ainda tenho a opção de colocar um vira de 1.4 e subir a taxa e a cilindrada, se ficar muito ruim com 8,5:1…

                      10,2 é a taxa original, com turbo, eu acho que tem que baixar alguma coisa sim, afinal, não é um motor desenvolvido pra turbo. o t-jet tem 9,8:1, mas é gasolina, e é um motor totalmente desenvolvido pra turbo com muitos detalhes. bom, tenho a medida de 179cv com 0,7, e taxa original, vamos ver como vai ficar com os 8,5.

                      pena que nao da pra socar pressao por causa das bielas originais que vcs devem ter visto nas fotos, sao bem magrelas...

                      essa semana chegam os pistoes, vamo ve no que da né....

                      1 Resposta Última resposta
                      • L Offline
                        L Offline
                        Lost
                        escreveu em última edição por
                        #33

                        simulação da montagem com virabrequim do 1.4 e pistoes e junta do t-jet

                        diametro 72

                        curso 84

                        cilindros 4

                        câmara 38,02

                        turbo 1,2

                        cilindrada individual 342,01

                        cilindrada total 1368,03

                        câmara total 152,06

                        taxa compressão 10,00:1

                        taxa dinamica 21,99:1

                        cilindrada dinamica 3344,20

                        alguem teria os dados de diametro, curso, camara e pressao de turbo pra gente comparar como o pessoal ta andando?

                        1 Resposta Última resposta

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