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Turbinando o sevel 1.9

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    overspeed
    escreveu em última edição por
    #358

    só para manobrar não há problema algum, alguns poucos minutos nesta condição não serão criticos…imagine que a pressurização se solte (ja ocorreu comigo) o turbocompressor n]ao se estraga assim tão facilmente...

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    • M Offline
      M Offline
      marcossilvass
      escreveu em última edição por
      #359

      acrescentando que é bom colocar o filtro na carcaça fria (rotor) e na boca também para evitar de entrar sujeira, se entrar sujeira corre sérios riscos de estragar a turbina.

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      • M Offline
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        marcossilvass
        escreveu em última edição por
        #360

        a g7 lê sonda widebandá ou vai ligar em paralelo? parabéns com a wb fica muito melhor o acerto e se usar para corrigir também fica bem melhor.

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        • S Offline
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          svcglobal
          escreveu em última edição por
          #361

          ok, tudo anotado, evitar giro alto e estar com um filtro conectado em ambas as entradas.

          marcos, a g7 não lê a wide mas vou instalar definitivamente um módulo lc-1 da innovate no tipo e que usava para testes.

          ele tem uma saída analógica emulando uma sonda narrow e ai sim, este fio ligado na g7.

          acabei de apertar os 10 parafusos que prendem o cabeçote no bloco mas não foi fácil cumprir a tabela de torque da fiat (2 > 4 + 90° + 90°).

          essa junta de aço não cede (lógico) e então precisei de muito muque para efetivamente esticar os parafusos da taranto que são duros para cacete.

          e o fabricante da junta diz para retocar com o valor do último torque após um aquecimento em marcha-lenta de 15 minutos - medi e deu 90 newton/metro.

          caraca, tomara que o soquete aguente…

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          • M Offline
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            marcossilvass
            escreveu em última edição por
            #362

            o soquete aguenta sim, é um saco reapertar depois de esquentar o motor sevel, pois precisa retirar a gaiola do comando de válvula, troca junta retirar óleo limpar…no meu estou para abrir o motor e diminuir a junta de aço e rebaixar o cabeçote para conseguir taxa 11:1 para usar com cachaça, assim vai ficar melhor o carro, obviamente vou diminuir a pressão de turbo.

            estou a procura da junta do cabeçote sabó de 2mm para você porém nada positivo ainda.

            estava pensando, aquele coletor de alumnínio e cobre vai esquentar bem rápido, isso vai ser bom para a fase de aquecimento.

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            • F Offline
              F Offline
              Flavio Cruz
              escreveu em última edição por
              #363

              prende esse filtro na boca da saida da turbina…. ele pode vuar longe :hauhau:

              no meu carro fui testar e vuou meu bonpe da cabeça...

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              • M Offline
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                menegotto
                escreveu em última edição por
                #364

                eu andei quase mil km sem pressurização no meu carro, até ter um minimo de amaciamento pra andar turbo… no meu caso deixei sem a porta da wastegate e com uma restrição na saída do compressor (mangote com um tarugo de borracha e um furo de 20mm)

                duvido que tenha proporcionado overspeed na turbina e que tenha danificado/prejudicado ela. inclusive quando montei a pressurização, o compressor estava sequinho, sem uma gota sequer de óleo.

                1 Resposta Última resposta
                • Q Offline
                  Q Offline
                  quarteto
                  escreveu em última edição por
                  #365

                  eu andei quase mil km sem pressurização no meu carro, até ter um minimo de amaciamento pra andar turbo… no meu caso deixei sem a porta da wastegate e com uma restrição na saída do compressor (mangote com um tarugo de borracha e um furo de 20mm)

                  duvido que tenha proporcionado overspeed na turbina e que tenha danificado/prejudicado ela. inclusive quando montei a pressurização, o compressor estava sequinho, sem uma gota sequer de óleo.

                  não é o caso do lancia.

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                  • S Offline
                    S Offline
                    svcglobal
                    escreveu em última edição por
                    #366

                    prende esse filtro na boca da saida da turbina…. ele pode vuar longe :hauhau:

                    no meu carro fui testar e vuou meu bonpe da cabeça...

                    ó flávio, eu disse em ambas as entradas, ou seja, no tbi e na entrada da compressora.

                    na saída da compressora posso tentar usar o que o menegotto fez, uma restrição de 20mm.

                    bom, eu acho que amanhã dará para tacar fogo no treco em aspro.

                    muitas mudanças devido à nova admissão, flautas batendo com suporte da dh e outras maravilhas como essas para serem descascadas.

                    até a mangueira de radiador tive que refazer para permitir a passagem do ínfino, minúsculo dutinho de 3 da entrada da compressora.

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                    • S Offline
                      S Offline
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                      escreveu em última edição por
                      #367

                      o soquete aguenta sim, é um saco reapertar depois de esquentar o motor sevel, pois precisa retirar a gaiola do comando de válvula, troca junta retirar óleo limpar…no meu estou para abrir o motor e diminuir a junta de aço e rebaixar o cabeçote para conseguir taxa 11:1 para usar com cachaça, assim vai ficar melhor o carro, obviamente vou diminuir a pressão de turbo.

                      estou a procura da junta do cabeçote sabó de 2mm para você porém nada positivo ainda.

                      estava pensando, aquele coletor de alumnínio e cobre vai esquentar bem rápido, isso vai ser bom para a fase de aquecimento.

                      marcos, a raven tem uma ferramenta 141005 de apertar os parafusos de trás do cabeçote então não precisa desmontar a gaiola não.

                      eu fiz uma, é bem simples. se quiser dicas mando a foto dela para você levar num torneiro e fazê-la.

                      inclusive os meus tuchos já entraram calibrados desde a bancada, como podes ver nas fotos.

                      a junta não se faz mais necessária já que montei a mls, mas agradeço muito o seu interesse.

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
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                        marcossilvass
                        escreveu em última edição por
                        #368

                        valeu lancia, posta a foto por favor pois trabalho com usinagem e vou desmontar o cabeçote semana que vem, eu tenho aquele jogo de chaves de soquete que vem uma ferramenta que dobra/gira mais como é muita força para fazer acredito que não da certo.

                        justamente esse aqui:

                        http://www.google.com.br/imgres?q=jogo+de+soquetes&hl=pt-br&sa=x&biw=1152&bih=725&tbm=isch&prmd=imvns&tbnid=antzdz5nx72rem:&imgrefurl=http://cidadesaopaulo.olx.com.br/jogo-de-soquetes-robust-gedore-com-21-pecas-cr-vanadium-iid-51971240&docid=8bc0mkh-ekkwgm&imgurl=http://images01.olx.com.br/ui/11/12/40/1301767054_51971240_3-jogo-de-soquetes-robust-gedore-com-21-pecas-cr-vanadium-outros-produtos.jpg&w=625&h=469&ei=ihrjt9xtkogetgegyaceca&zoom=1&iact=hc&vpx=274&vpy=401&dur=908&hovh=194&hovw=259&tx=179&ty=160&sig=115652127893025003322&page=1&tbnh=157&tbnw=207&start=0&ndsp=15&ved=1t:429,r:11,s:0

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                          marcossilvass
                          escreveu em última edição por
                          #369

                          achei lancia, entendi vou fazer uma pra mim…ehehe

                          http://www.ferramentaskennedy.com.br/loja/produto/16/5655/141005-raven-chave-15-mm-para-parafuso-do-cabe-ote-do-tipo

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                          • S Offline
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                            escreveu em última edição por
                            #370

                            marcos, na [loja do mecânico (gurgel ferramentas)](loja do mecânico (gurgel ferramentas)) tem uma por r$66,00.

                            de repente sai mais barato comprar do que mandar fazer.

                            quando fiz a minha eu não sabia que a raven tinha desenvolvido uma.

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
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                              marcossilvass
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                              #371

                              é vero lancia.

                              1 Resposta Última resposta
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                                escreveu em última edição por
                                #372

                                marcos, na [loja do mecânico (gurgel ferramentas)](loja do mecânico (gurgel ferramentas)) tem uma por r$66,00.

                                de repente sai mais barato comprar do que mandar fazer.

                                quando fiz a minha eu não sabia que a raven tinha desenvolvido uma.

                                meu amigo/mecanico/preparador tem uma dessas, segundo ele o seu finado pai a coseguiu quando ainda trabalhava na fiat.

                                1 Resposta Última resposta
                                • S Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #373

                                  eu também tinha as originais 1850172001/2 (são duas uma para os cantos e outra para o meio) mas emprestei para uma oficina poder fazer as cópias alguns anos atrás e já viram, né? sumiram…

                                  hoje ainda não consegui o motor ligar pois faltaram muitos pequenos detalhes mas que tomam muito tempo.

                                  algumas fotos do progresso:

                                  aqui o dissipador da sonda ainda torto (foi o único jeito dele descer) mas amanhã preciso levantar o carro para encaixar o tubo de retorno da turbina e acerto ele na mão.

                                  mais uma colisão: entre a flauta 2 (extra) e o sensor de temperatura do ar. amanhã reposiciono o sensor.

                                  teste de pressão com as duas flautas. estão estanques a 24 horas, já as dei como ok. o manômetro fica definitivo.

                                  **meu filho viu esta foto e não entendeu como a turbina e a compressora conseguiram entrar nesta confusão.

                                  estou mantendo o ar quente e ar condicionado no lugar e funcionando.

                                  a curva de silicone azul está na entrada da compressora.

                                  o cabo verde é o do motor de passo da lenta que também preciso aumentar uns 50mm.**

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • M Offline
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                                    menegotto
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                                    #374

                                    o meu tb consegui manter o a/c e o quente em perfeito estado. e ainda não abandonei o projeto intercooler, só está na gaveta por falta de verba disponível no momento.

                                    quanto ao sensor de temperatura do ar lancia, recomendo que preencha ele com araldite ou similar e deixe somente a ponta do termopar exposta. já estraguei 3 devido ao fluxo elevado do turbo (o termopar tem os fios muito fino mesmo, não resiste e rompe)

                                    estou curioso com a sua solução para o filtro de ar. o meu ainda roda só com a telinha por falta de espaço

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • S Offline
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                                      #375

                                      o meu tb consegui manter o a/c e o quente em perfeito estado. e ainda não abandonei o projeto intercooler, só está na gaveta por falta de verba disponível no momento.

                                      quanto ao sensor de temperatura do ar lancia, recomendo que preencha ele com araldite ou similar e deixe somente a ponta do termopar exposta. já estraguei 3 devido ao fluxo elevado do turbo (o termopar tem os fios muito fino mesmo, não resiste e rompe)

                                      estou curioso com a sua solução para o filtro de ar. o meu ainda roda só com a telinha por falta de espaço

                                      meu amigo, quanto ao sensor de temperatura de ar vou ter que fabricar um específico para este motor, conforme a sua sugestão.

                                      efetivamente o ntc do tempra 16v que estou usando, fica meio que solto dentro de um tubinho plástico mas o que me irrita mais é o tamanho da rosca de latão do encaixe. parece uma m18 ou um pouco menor nunca entendi isso pois é uma trolha e tanto…

                                      vou pegar um tarugo de latão e rosqueá-lo com 1/8 npt e com ele fazer um mini sensor que não atravanque o caminho de encaixe da flauta 2.

                                      o filtro de ar que estou e vou continuar usando é também o enorme do tempra. porém, neste caso, tamanho é documento pois ele é muito eficiente.

                                      encaixei ele na vertical colado a mangueira de água que tive que refazer também.

                                      é mais ou menos por aí que o filtro está instalado no tempra.

                                      prendi ele com uma vara de aço cromado naqueles dois parafusos que existem no suporte da bateria (originalmente usados para prender bobina de ignição quando o motor tem ignição não estática).

                                      puxar um tubo de 2 3/4 da compressora até o filtro será fácil (pelo menos para mim) pois a minha bobina não está mais pendurada na ponta do comando.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • M Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #376

                                        o que fez esse fim de semana no carro lancia?

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #377

                                          marcos, não fiz muita coisa não.

                                          o maldito tubo de retorno de óleo da turbina está com um pouco menos do que 7cm de comprimento e para encaixá-lo entre os dois tubos de aço (turbina e cárter) foi efetivamente um parto.

                                          mesmo querendo colocar esta tubulação em aeroquip seria impossível devido a proximidade.

                                          passei quase a tarde toda de sábado enfiado em baixo do carro suspenso só por preguiças e sem espaço de manobra para os braços, um horror.

                                          está montado mas assim que o motor funcionar subo com o carro nas rampas e aí sim poderei ver o que fazer para melhorar.

                                          fora isso, instalei as duas flautas com os bicos já que com o sensor de temperatura do ar preso em tarugo sextavado com rosca 1/8 npt acabou a encrenca.

                                          eu esqueci de te avisar que nem tudo são vitórias ao chegar aquela chave de apertar parafuso de cabeçote na curva.

                                          tem um do lado extremo esquerdo do motor visto de frente que necessita que se remova a polia do comando e a capa de plástico que segura o pininho marcador pms.

                                          mas, mesmo assim, esta chave ajuda em muito o retorque.

                                          e que o amigo indica para velas?

                                          uso as convencionais bcpr5es mas qual poderá ser a pedida, inicial pelo menos, ao se iniciar a fase turbo?

                                          agora falta também fazer uma braçadeira em alumínio para prender a mala sem alça que é o controlador innovate.

                                          acho que vou prendê-lo ao lado da caixa preta dos fusíveis, bem em cima da válvula do canister.

                                          e retrabalhar a polia da borboleta para o cabo do acelerador do tipo que é diferente do tempra.

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