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Turbinando o sevel 1.9

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    Flavio Cruz
    escreveu em última edição por
    #430

    é ruim que esse trem vai andar so com 0.5k

    se em 2 meses num tiver da pinga e com 1.2bar eu cegue kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    parabens

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    • J Offline
      J Offline
      jonas_102
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      #431

      eu iria até a loja de escapamento rodando só pra pequena cidade já ter uma idéia do tipo…

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      • F Offline
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        Flavio Cruz
        escreveu em última edição por
        #432

        eu tb acho que deveria ir rodando…

        vc deve ta impressionado com o barunho pelo fato do carro ta na garagem... na rua é bem mais baixo...

        e quando o motor ta sem carga, o carro embalado, ai que diminue mesmo...

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          _NandoO_
          escreveu em última edição por
          #433

          que coisa mais lindo o barulho uhauhauh

          ta ficando cada vez mais perfeito parabéns lancia

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          • M Offline
            M Offline
            menegotto
            escreveu em última edição por
            #434

            e essa turbina assoviando???? que coisa linda…. amo carro turbo sem escape hehehehehehe

            o meu fez um barulho bem parecido na primeira ligada... fui andando até o escapeiro e chamou bastante atenção hehehehehe passei por duas viaturas com pé na embreagem e carro na lenta pq se tivesse acelerando certamente seria parado

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            • S Offline
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              svcglobal
              escreveu em última edição por
              #435

              amigos, grato pelas palavras de incentivo.

              fui com o carro andando sem o reboque e conforme o flávio informou, na rua o barulho é muito menor.

              andei sempre entre 1500 e 2000 rpm e não fui sequer olhado por ninguém, muito bom.

              um probleminha que verifiquei agora na volta à garagem (já com o escape pronto) foi um pouco de óleo na boca (ainda aberta) da compressora.

              não sei se é assim mesmo, se sempre passa algum óleo pelo selo e aguardo sugestões.

              na descarga não sai nada, pelo menos que eu tenha observado.

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              • H Offline
                H Offline
                Hanks
                escreveu em última edição por
                #436

                amigo lancia,

                sem querer desvirtuar o seu tópico, mas estou fazendo algumas modificações no tempra turbo de um amigo (turbina e intercooler maiores, mais pressão e bicos retrabalhados), por isso estou optando por colocar uma ie programável (megasquirt), gostaria de saber se você sabe se existe alguma forma de deixar o computador de bordo e o ar condicionado digital originais funcionando mesmo sem a central original.

                desde já obrigado

                1 Resposta Última resposta
                • S Offline
                  S Offline
                  svcglobal
                  escreveu em última edição por
                  #437

                  amigo lancia,

                  sem querer desvirtuar o seu tópico, mas estou fazendo algumas modificações no tempra turbo de um amigo (turbina e intercooler maiores, mais pressão e bicos retrabalhados), por isso estou optando por colocar uma ie programável (megasquirt), gostaria de saber se você sabe se existe alguma forma de deixar o computador de bordo e o ar condicionado digital originais funcionando mesmo sem a central original.

                  desde já obrigado

                  amigo, em se querendo tudo dá.

                  porém (tem sempre um) precisas mais que tudo é de informação de como conectar e onde, amplitude de sinais e assim vai.

                  eu nunca gostei da bosch ma 1.5.2. acho que a minha preferência por marelli já é notória…

                  se não me engano, o ar condicionado digital do tt é autônomo e os três fios que o ligam a ecu são só para desarme em caso de aceleração rápida.

                  nada difícil de emular ou até desligar. já que é turbo não se vê necessidade de desativar o ac numa ultrapassagem.

                  já o computador de bordo tem somente um fio ligado à ecu e me parece que seja uma réplica do sinal vss, aquele que alimenta o velocímetro.

                  antes de demolir o turbo do seu amigo, pegue um osciloscópio e meça estes sinais. vai ficar mais fácil de ligá-los a uma ecu oem.

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                  • O Offline
                    O Offline
                    overspeed
                    escreveu em última edição por
                    #438

                    normal dar uma babada de óleo se num tiver pressurização…o eixo não tem a contrapressão pramanter ele estavel no mancal de óleo.

                    qto ao tempra... tem que ir sinal de distancia e de pulso do bico caso contrario num tem como fazer a conta de consumo

                    nada a ver com o topico, mas como são as coisas... sou 1.000x mais qualquer bosch (exceto monomotronic) do que marelli... as bosch são todas organizadas os mapas, padronizados, a mareli cada uma é de uma forma diferente de interpretar hehehehe

                    unica coisa realmente ruim na m1.5.2 é o debimetro de palheta... se fosse maf seria uma injeçao ainda boa de usar mesmo não sendo sequencial...

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                    • S Offline
                      S Offline
                      svcglobal
                      escreveu em última edição por
                      #439

                      overspeed, nem me fala em debímetro… o que isso deu de dor de cabeça em reuniões de p&d não dá para esquecer nunca mais.

                      sem falar do tamanho dele, um absurdo.

                      me parece que só há um fio indo da ecu para o computador de bordo, talvez então este seja o pulsar dos bicos e o vss estará indo diretamente para ele.

                      ainda me faltam dois mangotes para completar a pressurização, tomara então que seja isso.

                      andei lendo por aí que um restritor de óleo na casa dos 1,5mm seria necessário caso a bomba de óleo atinja mais que 60psi o que é o meu caso.

                      será?

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                      • M Offline
                        M Offline
                        marcossilvass
                        escreveu em última edição por
                        #440

                        limpa bem o óleo e monta a pressurização e se continuar babando ai você colocar o restritor e regula até para de babar porém tem que ir tirando de pouquinho para não faltar óleo para a turbina e não estragar ela.

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                        • M Offline
                          M Offline
                          menegotto
                          escreveu em última edição por
                          #441

                          não sei se é o seu caso, mas a minha garrett estava literalmente encharcada de óleo protetivo, medida da fábrica para evitar corrosão no rotor eu acho… sei lá... só sei que na primeira ligada espalhou óleo protetivo por tudo... sei que é ele pois o cheiro doce é inconfundível pra min, trabalhei bastante tempo com ele

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                          • F Offline
                            F Offline
                            Flavio Cruz
                            escreveu em última edição por
                            #442

                            eu montaria a pressurizacao urgente…. mesmo sem sobre alimentacao, isia dar falta apos os 2500rpm... mais como nao evolui, nao danificaria nem a turbina nem o motor.

                            1 Resposta Última resposta
                            • S Offline
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                              svcglobal
                              escreveu em última edição por
                              #443

                              flávio, o sedex da spa com os mangotes faltantes deverá ser entregue neste sábado ou na segunda.

                              enquanto isso não vou ligar mais o motor e vou instalando o gerenciador de bicos e de atraso de ponto.

                              menegotto, não tem cheiro nem aparência de óleo de proteção.

                              é óleo do cárter mesmo.

                              no trajeto de 20km (ida e volta da oficina de escape) a quantidade de óleo que saiu foi pequena, você sabe a tampa preta dos fusíveis e reles que existe no motor, certo? foi nela que vi meia dúzia de respingos expelidos pela boca aberta para cima da saída da compressora.

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
                                F Offline
                                Flavio Cruz
                                escreveu em última edição por
                                #444

                                lembre-se… que a propria pressao gerada pelo compressor deve devolvar o oleo pra dentro...

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
                                  M Offline
                                  menegotto
                                  escreveu em última edição por
                                  #445

                                  e quando ela não gera pressão????

                                  isso é lenda urbana… a 3k rpm o compressor não pressuriza nada e tem 7bar de óleo entrando pra dentro... se baba óleo, tem pressão em excesso. o que acontece é que a pressurização montada esconde o defeito, um por que ninguém fica abrindo pressurização e passando pano pra ver como tá o consumo de óleo pelo turbo, e outra que é bastante parede para molhar tudo de óleo.

                                  lancia, sugiro dar uma estudada nos restritor de óleo... se a spa tiver uma boa engenharia, eles saberão especificar qual a pressão e vazão máxima de óleo que devem passar pelo turbo.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • M Offline
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                                    marcossilvass
                                    escreveu em última edição por
                                    #446

                                    concordo com o menegotto, eu uso um restritor rotativo que você regula a quantidade de óleo que passa, no meu caso uso totalmente aberto, não precisei diminuir.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • H Offline
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                                      Hanks
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                                      #447

                                      lancia,

                                      muito obrigado pela ajuda, você teria informação de onde posso encontrar ou até comprar o diagrama elétrico do tempra turbo? com ele as coisas seriam bem mais fáceis. pelo que entendi, deve haver apenas 1 fio ligado do módulo de injeção ao módulo do ar, responsável por desligar o compressor nas acelerações, então o procedimento seria descobrir o sinal que o fio manda p/ o ar quando o carro está em funcionamento normal (sem carga alta) e somente desligar (caso não haja nenhum sinal) ou emular o dito sinal.

                                      quanto ao computador de bordo, fiquei em dúvida, devo pegar um sinal de onde? pulso dos bicosó só puxar uma derivação do sinal dos bicosó e esse vssó estou meio confuso, sou meigo(norante) nessa parte de elétrica e eletrônica.

                                      abraços

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                                      • S Offline
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                                        #448

                                        e quando ela não gera pressão????

                                        isso é lenda urbana… a 3k rpm o compressor não pressuriza nada e tem 7bar de óleo entrando pra dentro... se baba óleo, tem pressão em excesso. o que acontece é que a pressurização montada esconde o defeito, um por que ninguém fica abrindo pressurização e passando pano pra ver como tá o consumo de óleo pelo turbo, e outra que é bastante parede para molhar tudo de óleo.

                                        lancia, sugiro dar uma estudada nos restritor de óleo... se a spa tiver uma boa engenharia, eles saberão especificar qual a pressão e vazão máxima de óleo que devem passar pelo turbo.

                                        menegotto, a spa diz que não há necessidade de se restringir o fluxo de óleo nas turbinas deles porém no site da garrett informam que para pressão de óleo acima de 60psi (4.1 bar) coloca-se um restritor de 0.06 de diâmetro (aprox 1,5mm).

                                        será que a spa tem mais tecnologia que a garrett (sic)?

                                        e é isso mesmo, se já tivesse todos os elementos de pressurização instalados eu nunca teria visto o ridículo, ínfimo, minúsculo, desprezível porém vazamento.

                                        já vi em vários fórum americanos e europeus que turbinas t3 estão com o fluxo de óleo restrito - orifício varia de 0,8 a 1,5mm.

                                        então vou pegar o conector -4an que vai para a turbina, abrir uma rosca no furo central m4 ou m5, rosquear ali um parafuso sem cabeça, prendê-lo com loctite ou com estanho e abrir um furo de 1,5mm no meio.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • S Offline
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                                          #449

                                          lancia,

                                          muito obrigado pela ajuda, você teria informação de onde posso encontrar ou até comprar o diagrama elétrico do tempra turbo? com ele as coisas seriam bem mais fáceis. pelo que entendi, deve haver apenas 1 fio ligado do módulo de injeção ao módulo do ar, responsável por desligar o compressor nas acelerações, então o procedimento seria descobrir o sinal que o fio manda p/ o ar quando o carro está em funcionamento normal (sem carga alta) e somente desligar (caso não haja nenhum sinal) ou emular o dito sinal.

                                          quanto ao computador de bordo, fiquei em dúvida, devo pegar um sinal de onde? pulso dos bicosó só puxar uma derivação do sinal dos bicosó e esse vssó estou meio confuso, sou meigo(norante) nessa parte de elétrica e eletrônica.

                                          abraços

                                          amigo, vou te mandar uma mp.

                                          1 Resposta Última resposta

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