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Sintoma de bomba de óleo travada

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • S Offline
    S Offline
    svcglobal
    escreveu em última edição por
    #2

    amigo, não tem jeito. tem que abrir para ver, infelizmente. pelo comportamento da luz de óleo significa perda de pressão sim.

    e o mais provável seria alguma bronzina deslocada seja nos mancais fixos do vira ou móveis das bielas e pela ausência de uma delas a pressão toda se esvai por ali acendendo a lâmpada.

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    • G Offline
      G Offline
      Geltec
      escreveu em última edição por
      #3

      fala lancia, obrigado cara, vc foi o único que deve ter clicado no tópico…

      seguinte, eu abri a parte de baixo, retirei a bomba girei ela de um pado pro outro pra ver se tinha folga ou pra ver se tivese travada, aparentemente tudo ok.

      desmontei os mancais do vira e percebi que tinha uma bronzina com um machucadinho nela, retirei as bronzinas das bielas e nao tinha nenhum machucado nelas, porem algumas tinham umas marcas tipo desgaste mas estão lizas sem riscos...

      será que pode ser apenas isso mesmo? os mancais do vira e biela ja estão em 0.50mm.

      abraços

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      • S Offline
        S Offline
        svcglobal
        escreveu em última edição por
        #4

        não, é mais provável que deve ter algo mais causando a perda de pressão masss, de qualquer maneira não remonte bronzinas com o aspecto que você encontrou. troque tudo por novas.

        verifique também os mancais do comando e tuchos.

        1 Resposta Última resposta
        • G Offline
          G Offline
          Geltec
          escreveu em última edição por
          #5

          putz, mancais do comando???

          ja pude imaginar de tudo, menos comando…comprei um zerado quando montei o motor, assim como os tuchos tbm...

          o que eu acho super estranho cara é que é tudo, mas tudo zerado nesse motor, só o bloco é o mesmo e o óleo que já estava na hora de trocar (1ª troca) e bater desse jeito

          eu dei uma olhada no cabeçote, verifiquei varetas e válvulas e tudo certo, ja remontei, mas vc dizendo pra olhar o comando terei que desmontar denovo.. :humpft:

          caramba, ja estou prestes a começar a montar outro motor (ap dessa vez) e vou ter que desmontar essa p%$@# de cht só pra tirar essa rajada, gastar mais uns $...é osso, mas fazer o que..preciso do carango

          vou dar uma olhada nesse comando...

          valeu lancia, abraços cara

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          • S Offline
            S Offline
            svcglobal
            escreveu em última edição por
            #6

            são os dois pontos de pressão onde o óleo funciona como rolamento, vira e comando.

            você precisa achar por onde o óleo está passando sem resistência e perdendo pressão.

            se não é no vira é no comando e se não for nos dois é na bomba que você acredita que esteja ok.

            inclusive você forçosamente precisa encontrar o ponto de atrito que gerou o barulho estranho tipo rajando.

            1 Resposta Última resposta
            • G Offline
              G Offline
              Geltec
              escreveu em última edição por
              #7

              e ai lancia, blz cara?

              entendi…então vou fazer o seguinte: vou desmontar o motor novamente tirar o comando pra ver os mancais dele, e verificar se nele tem algum tipo deatrito tambem, ja que nos mancais do vira, vi uma bronzina machucada.

              você sabe algum jeito de testar a bomba de óleo em casa? virando ela com a mão ela faz um barulho de sucção por causa do oleo dentro dela, mas queria saber se ela faz algum barulho mesmo ou gira silenciosa.

              forte abraço

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              • S Offline
                S Offline
                svcglobal
                escreveu em última edição por
                #8

                quanto à bomba desconheço algum macete para testá-la, infelizmente.

                será que essa bronzina machucada poderia ter feito o barulho que você descreveu?

                1 Resposta Última resposta
                • G Offline
                  G Offline
                  Geltec
                  escreveu em última edição por
                  #9

                  então cara esse é o mistério, mesmo que for aquela bronzina que esteja fazendo o rajado, to desmontando o motor todo pra ter certeza, fiquei com medo de só trocar bronzina e continuar batendo, e como você falou do comando, o motor ja ta todo desmontado praticamente, sò falta tirar o bloco pra eu ter acesso meu ver a meu ver comando, ai eu posto o que eu vi…se possivel com fotos blz?

                  valeu irmäo, abraço

                  1 Resposta Última resposta
                  • S Offline
                    S Offline
                    svcglobal
                    escreveu em última edição por
                    #10

                    cara, boa sorte.

                    este tipo de pepino dá trabalho portanto tenha paciência, faça tudo conforme manda o figurino, nada de pulo do gato que a recompensa você já sabe qual será assim que bater a chave na primeira vez. ruuummmm

                    1 Resposta Última resposta
                    • P Offline
                      P Offline
                      Pellegrino
                      escreveu em última edição por
                      #11

                      esse motor usa arruela de encosto do virabrequim? não poderia perder pressão por ali?

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        Geltec
                        escreveu em última edição por
                        #12

                        esse motor usa arruela de encosto do virabrequim? não poderia perder pressão por ali?

                        não seu não pellegrino, vou dar uma olhada assim que tirar o bloco

                        valeu caras

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                        • J Offline
                          J Offline
                          jhonata
                          escreveu em última edição por
                          #13

                          meu caro observei seu caso e aconteceu comigo no motor do carro que e fiat o motor tava zerado ai certo dia acelerei e do nada comecou um tremendo barulho de batida fiquei desesperado ai meu mecanico arrumou o problema que era apenas a junta decabecote queimada o carro nao fumava nao baixava agua nao misturava agua e oleo so fazia o barulho pode nao ser seu caso mas acho que vale tentar te ajudar boa sorte e quando resolver tudo nos conte como foi ate mais

                          1 Resposta Última resposta
                          • G Offline
                            G Offline
                            Geltec
                            escreveu em última edição por
                            #14

                            entao galera, era o pinhao do distribuidor que interliga o comando, bomba de oleo e distribuidor, na parte de baixo onde vai a bomba de oleo as estrias estavam lizas e a bomba de oleo girou em falso, troquei o pinhao, bronzinas e o oleo, remontei tudo e acabou o rajado obrigado a todos com os toques e dicas, abraços galera

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