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Turbinando o sevel 1.9

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    svcglobal
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    #815

    lancia eu uso do de tempra turbo lp e nunca tive problemas, usei com 1,3bar de turbo com regulagem inicial de 3bar original e ligado com vácuo, estranho isso…se você não tive-se falado que comprou de outra marca e resolveu eu ia desconfiar da sua bomba de combustivel.

    inicial de 3bar + 1bar de turbo vai para 4bar, sua bomba é de 5bar certo? ainda sim sobra 1bar para o retorno do combustivel, eu acho pouco, porém pode funcionar.

    marcos, o lp do tempra 16v que tenho funciona direito aspirado mas não opera bem na pressurização pois não apresenta progressividade nenhuma.

    então resolvi colocar o da bosch, original do tempra turbo, que tem até part number da fiat mas pifou.

    quanto a pressão, ela oscila entre 2,5 e 4,0 bar numa bomba bosch também original de 3 bar e 105 l/h.

    ela com a saída fechada entrega 5,5 bar e no meu modo de ver na gasolina é mais do que o suficiente.

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      svcglobal
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      #816

      tempra turbo de farelo com dosador original ja rodou com 1.7 bar na .60, dosador acompanhou de boa.

      sei que roda, conheço bem o motor do tempra mas quando disse a respeito de 0,6 bar seria o fato de que ele forçosamente deveria funcionar com essa pressão e assim o fez..

      a partir daí (0,6) é que ele melou…

      mas acredito realmente que é defeito da peça, o fato de estalar já indica que algo está desalinhado internamente.

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      • S Offline
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        svcglobal
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        #817

        certamente é defeito na peça… já cheguei a fazer ts com 1,4 bar na gasolina (uns 250cv eu creio), até pq se antes conseguia e depois de um tempo não é como eu sempre digo é conserto e não acerto kkkk

        exatamente

        mas o que grilou um pouco a minha cabeça (já meia arruinada) é que o motor está em contínuos ajustes, cada dia que passa modifico algo para melhor e aí, de repente, começa a zebra.

        a gente no início (erradamente) jamais pensa que tem algo quebrado e sim que seja devido a algo que foi modificado.

        ainda mais sendo bosch…

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        • S Offline
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          svcglobal
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          #818

          depois da surra com a ventilação do cárter ora resolvida que me trancava o retorno do óleo da turbina comecei a procurar chifres em cabeça de burro com essa questão de gerenciamento de vácuo.

          e até que achei um chifre se bem que aparentemente só se relaciona comigo por estar usando ecu comercial em lugar das programáveis.

          este chifrinho passa desapercebido pois a maioria que turbina um motor que de fábrica era aspirado simplesmente elimina a gestão da aspiração dos vapores da gasolina presentes no tanque de combustível.

          infelizmente esta rotina de abertura da válvula do canister na ecu esta em rom e não pode ser alterada como as tabelas de injeção.

          então acontece que a marelli procura certas horas digamos impróprias para abrir a válvula do canister e dar uma aspiradinha no tanque de gasolina.

          percebi que ela tem aberto a válvula até durante a pressurização e aí os amigos devem estar dando risadas pois 15 psi positivos no tanque não lhe devem fazer muito bem.

          solução, a famosa válvula unidirecional em série com a tubulação do canister.

          se a ecu abre a válvula do canister sob pressurização, esta não vai adiante mantendo o tanque aspirado e nunca pressurizado.

          vamos ver o que mais me aparece na tentativa de se fazer um carro turbo bem comportado.

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          • F Offline
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            Flavio Cruz
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            #819

            aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaenuaeneunenaeuaenuehauehaeaehuheuhahe

            pra que dosador??? vc ja pressuriza o tanque e pronto :)

            brincadeirinha

            1 Resposta Última resposta
            • S Offline
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              svcglobal
              escreveu em última edição por
              #820

              aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaenuaeneunenaeuaenuehauehaeaehuheuhahe

              pra que dosador??? vc ja pressuriza o tanque e pronto :)

              brincadeirinha

              é mole, flávio??? quanto mais rezo mais assombração me aparece.

              bom eu acho que agora fechei a equação sobre o binômio vácuo/pressurizado.

              por isso que ainda não fui medir potência no dino da multi no rio, cada dia que fuço encontro algo para ser corrigido.

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              • M Offline
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                marcossilvass
                escreveu em última edição por
                #821

                aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaenuaeneunenaeuaenuehauehaeaehuheuhahe

                pra que dosador??? vc ja pressuriza o tanque e pronto :)

                brincadeirinha

                kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

                carro preparado sempre tem alguma coisa para melhor ou corrigir, é dificil chegar ao fim disso…..kkkkk

                1 Resposta Última resposta
                • S Offline
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                  svcglobal
                  escreveu em última edição por
                  #822

                  aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaenuaeneunenaeuaenuehauehaeaehuheuhahe

                  pra que dosador??? vc ja pressuriza o tanque e pronto :)

                  brincadeirinha

                  kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

                  carro preparado sempre tem alguma coisa para melhor ou corrigir, é dificil chegar ao fim disso…..kkkkk

                  pois é, devagar mas estou chegando. sou tinhoso pacas, ou fica como (ou melhor do que) de fábrica ou me demito da minha garagem…

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                  • F Offline
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                    Flavio Cruz
                    escreveu em última edição por
                    #823

                    aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaenuaeneunenaeuaenuehauehaeaehuheuhahe

                    pra que dosador??? vc ja pressuriza o tanque e pronto :)

                    brincadeirinha

                    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

                    carro preparado sempre tem alguma coisa para melhor ou corrigir, é dificil chegar ao fim disso…..kkkkk

                    principalmente depois da primeira quebra :)

                    o carro do lancia nao quebra, pois ele noa exagera, entao da tempo de corrigir as coisas.

                    1 Resposta Última resposta
                    • O Offline
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                      overspeed
                      escreveu em última edição por
                      #824

                      principalmente depois da primeira quebra :)

                      o carro do lancia nao quebra, pois ele noa exagera, entao da tempo de corrigir as coisas.

                      ué..e num é o jeito certo de ter algo legal que da prazer e não aborrecimento é kkkk

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
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                        Flavio Cruz
                        escreveu em última edição por
                        #825

                        principalmente depois da primeira quebra :)

                        o carro do lancia nao quebra, pois ele noa exagera, entao da tempo de corrigir as coisas.

                        ué..e num é o jeito certo de ter algo legal que da prazer e não aborrecimento é kkkk

                        legal é ap trêiskiloemey por 5000 mil km apenas…

                        alguns cambios muidos kkkkkkkk

                        experiencia própria :ninja:

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                        • S Offline
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                          svcglobal
                          escreveu em última edição por
                          #826

                          trêiskiloemey é ótima

                          1 Resposta Última resposta
                          • O Offline
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                            escreveu em última edição por
                            #827

                            ah, eu to na proxima fase…acabei de voltar do dina golf gti 192cv com upgrade (gt2560r, bicos 440 e intercooler bombado)...302cv a 6.000 e 41mkgf a 5.000rpm...carro lisinho igual um original que até a embreagem original ta aguentando hehehe

                            1 Resposta Última resposta
                            • S Offline
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                              #828

                              ah, eu to na proxima fase…acabei de voltar do dina golf gti 192cv com upgrade (gt2560r, bicos 440 e intercooler bombado)...302cv a 6.000 e 41mkgf a 5.000rpm...carro lisinho igual um original que até a embreagem original ta aguentando hehehe

                              p a r a b é n s isso é que dá uma satisfação danada dentro da gente quando todos os esforços (que não são poucos) resultam em números tão fascinantes.

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
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                                #829

                                ah, eu to na proxima fase…acabei de voltar do dina golf gti 192cv com upgrade (gt2560r, bicos 440 e intercooler bombado)...302cv a 6.000 e 41mkgf a 5.000rpm...carro lisinho igual um original que até a embreagem original ta aguentando hehehe

                                p a r a b é n s isso é que dá uma satisfação danada dentro da gente quando todos os esforços (que não são poucos) resultam em números tão fascinantes.

                                é mesmo, e para você falta pouco….ehhehehe

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
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                                  #830

                                  ah, eu to na proxima fase…acabei de voltar do dina golf gti 192cv com upgrade (gt2560r, bicos 440 e intercooler bombado)...302cv a 6.000 e 41mkgf a 5.000rpm...carro lisinho igual um original que até a embreagem original ta aguentando hehehe

                                  quantos bar de pressão de turbo? qual comando de válvulas?

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • M Offline
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                                    #831

                                    provavelmente 1,2 de turbo e comandos/cabeçote/motor todo original…

                                    receitinha básica dos vw 20v turbo heheheh

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • M Offline
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                                      #832

                                      é igual fivetech, só colocar um bom turbo, refazer o escape e acertar a injeção… 300cv fácil

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • M Offline
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                                        #833

                                        é pena o sevel não ter com conjunto cabeçote\valvulas\comando bom assim, quero comprar um comando para turbo mais agressivo, porém só depois que arrumar um emprego descente.

                                        ai sim a brincadeira vai ficar boa…+ 10,4:1 de taxa + 1,2bar de turbo....kkkkk sai da frente...heheheehehehhe

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • O Offline
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                                          #834

                                          ah, eu to na proxima fase…acabei de voltar do dina golf gti 192cv com upgrade (gt2560r, bicos 440 e intercooler bombado)...302cv a 6.000 e 41mkgf a 5.000rpm...carro lisinho igual um original que até a embreagem original ta aguentando hehehe

                                          p a r a b é n s isso é que dá uma satisfação danada dentro da gente quando todos os esforços (que não são poucos) resultam em números tão fascinantes.

                                          obrigado vindo de quem trabalhou em fabrica e sabe o qto é dificil fazer o mais proximo possivel do que a fabrica faria sem esquecer que os recursos são extremamente mais limitados é extremamente gratificante

                                          ah, eu to na proxima fase…acabei de voltar do dina golf gti 192cv com upgrade (gt2560r, bicos 440 e intercooler bombado)...302cv a 6.000 e 41mkgf a 5.000rpm...carro lisinho igual um original que até a embreagem original ta aguentando hehehe

                                          quantos bar de pressão de turbo? qual comando de válvulas?

                                          tirando o upgrade (coletor,turbina, escape, downpipe, bicos e intercooler)tudo original (taxa, comando, cabeçote smallport, etc)do gti 180( é exatamente a mesma mecânica do 192cv embora a vw alegue que mexeu em algo é tudo idêntico), pressão medida no intercooler (pelo map) deu entre 2.240mbar e 2.300… se medir no coletor de admissão deve ser uns 1,1~1,2bar.

                                          ponto final 15°(bem conservador) lambda perto dos 0,80 aos 6.000 rpm(bem conservador)temperatura nunca passou dos 65°c em nenhuma puxada (entre puxadas consecutivas caia uns 8cv a potência qdo chegava nestes 65°c)

                                          1 Resposta Última resposta

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