Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Troca de motor uno: de 1.0 fire para 1.4 fire

Troca de motor uno: de 1.0 fire para 1.4 fire

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
65 Posts 17 Posters 57.0k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • L Offline
    L Offline
    leotasca
    escreveu em última edição por
    #17

    já fiz o veloce experience, os carrinhos são muuuito divertidos

    1 Resposta Última resposta
    • F Offline
      F Offline
      felipenoveli
      escreveu em última edição por
      #18

      e o corpo de borboleta dos fire 1.3 8v, são por cabo? pode ser uma saída

      são por cabo, mas são de ínfimos 33mm também. oq favorece bastante o torque em baixa…

      http://autoclube.blo…-carro-corrida/

      só tem escape 4x1 e comado 276. 110cv

      show… 110cv num carro de 400 e poucos kilos é sacanagem eihn

      que comando é esse? de alguma marca especial? ou original de algum outro fiaté dei uma garimpada na net e não encontrei nada sobre ele.

      estou com dúvidas quanto ao corpo de borboleta, o original do 1.0 é de 33mm o original d 1.4 é de 38mm, pensei em adaptar um maior pq o do 1.4 é por acionamento eletrônico. aceito sugestões

      outra idéia q surgiu foi de fazer um coletor de admissão tipo plenum, mas construção diy, tenho um amigo q desenha em solid, tem acesso a tubos, soldas e tudo mais e está disposto a encarar essa comigo, rs… claro, só cogitando e estudando as possibilidades, apesar de que este foi apenas um devaneio pois o carro não é pra performance extrema.

      bom, tenho todas essas coisas pra decidir até encostar o carro, até pq o overspeed vem pra curitiba dia 7 de julho, e gostaria de ter um corpo de borboleta decente já montado pra não ter q reprogramar a central e depois trocar o corpo da borboleta e perder o acerto...

      não se anime muito não porque na realidade o peso do uno 1.0 fire é de 830kg, o dobro que o amigo está pensando…

      amigo, não sei se vc viu oq estava dentro da citação, é o veloce, q tem 400 e poucos quilos e 110cv…

      eu sei o peso do uno, e não estou buscando um foquete pra andar na pista, apenas um carrinho mais esperto pra andar na rua.

      por uma simples comparação de peso/potência, calculando q o uno fique com 850kg e originalzinho com acerto de injeção nos 90cv, a relação peso potência já fica abaixo da de um punto 1.6 16v e-torq (1150kg/116cv), ficaríamos aí com uma relação 9,4 pro uno, contra uma relação 9,9 pro punto...

      apenas uma comparação sem muitos fundamentos, só pra animar...

      abs :)

      1 Resposta Última resposta
      • F Offline
        F Offline
        felipenoveli
        escreveu em última edição por
        #19

        alguém aí conhece os cálculos a serem feitos para dimensionamento da tbi?

        quero uma tbi maior, mas nada absurdo, a do 1.4 original é de 38mm, mas por ser eletrônica está descartada.

        pensei em tentar abrir a minha tbi, retrabalhar ela até uns 38mm ou até o máximo q conseguir, elevando a rotação do torque e potência máxima.

        pitacosó :)

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
          F Offline
          felipenoveli
          escreveu em última edição por
          #20

          fotos dos bicos injetores iwp-046 originais do 1.4 fire flex, comprados hoje, 19/06/2012 e são os originais do meu motor, comprados na mesma loja, ou seja, tão usados quanto o motor.

          amanhã, dia 21/06/2012 vou no mecânico para montar o motor q até então estava desmontado desde o dia que levei pra lá…

          amanhã teremos mais fotos :)

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            felipenoveli
            escreveu em última edição por
            #21

            20/06/2012

            fui ao mecânico para montar o motor q até então estava desmontado desde o dia que levei pra lá…

            só o carter foi montado, o restante será montado por partes, quando estiver indo pro cofre.

            25/06/2012

            carro encostado

            e a noite já foi desmontado motor e caixa, agora não dá mais pra voltar atrás, uaheuhaeuha

            26/06/2012

            a caixa de câmbio está em processo de desmontagem, pois eu estava andando já há uns meses sem 3ª marcha, que arranhava e logo em seguida não estava mais engatando, enfim… em breve saberemos oq deve ser substituído, aí começamos a remontar :joia: :joia:

            1 Resposta Última resposta
            • I Offline
              I Offline
              ITALO.Turbo
              escreveu em última edição por
              #22

              boa sorte. no prejeto.

              1 Resposta Última resposta
              • P Offline
                P Offline
                Pellegrino
                escreveu em última edição por
                #23

                projetinho show que eu faria sem medo

                1 Resposta Última resposta
                • S Offline
                  S Offline
                  svcglobal
                  escreveu em última edição por
                  #24

                  que tudo dê certo, a torcida é grande e nos mantenha ao par do acontecimentos.

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    felipenoveli
                    escreveu em última edição por
                    #25

                    a caixa eu dei pt, auehuaehauhea a manutenção dela não compensa o gasto… só de peças: 1050,00

                    aneis sincronizadores 3ª e 4ª, engrenagens da 3ª e a 4ª, garfos, etc...

                    liguei na mesma auto-peças q comprei o motor e os bicos... 500,00 a caixa q estava no meu motor(strada), isso pra comprar, não a base de troca... acabei comprando-o.

                    a única coisa q achei bem ruim, é o diferencial da strada, que é de 4,42, contra 4,067 do uno... vamos desmontar o cambio de strada, pegar as peças boas pra colocar no meu cambio e usar o diferencial do uno mesmo.

                    para comparar os câmbios, ví por estes links:

                    mille fire 1.0 8v / mille fire flex 1.0 8v:

                    http://www.vrum.com.br/autos?tp=vrum&name=db:fichatecnica&fabricante=fiat&modelobase=uno&anomodelo=2006&codigo=001162-2

                    strada fire flex 1.4 8v:

                    http://www.vrum.com.br/autos?tp=vrum&name=db:fichatecnica&fabricante=fiat&modelobase=strada&anomodelo=2011&codigo=001221-1

                    e como comparativo de como ficariam as relações de marcha, usei esse site do cambios sapinho: http://www.sapinhocambios.com.br/calculos03.html

                    no quadro de cima, montado com o diferencial de uno e no quadro de baixo com o diferencial de strada.

                    abs.

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      felipenoveli
                      escreveu em última edição por
                      #26

                      28/06/2012

                      não tivemos progressos, o mecânico pegou uma gripose arretada e tava cambaleando pela oficina, auehauheuhaea

                      29/06/2012

                      os cambios foram desmontados, o cambio da strada tava zeradinho como esperado. foi feito um apanhado das melhores peças e montado com o diferencial do uno. a caixa foi finalizada e está em processo de colagem, no sábado há possibilidades do carro funcionar… :coisatriste: :coisatriste: :coisatriste:

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        felipenoveli
                        escreveu em última edição por
                        #27

                        04/07/2012

                        hoje o motor foi montado no lugar, chicote instalado, já deu pra funcionar o bichão, rs…

                        ainda não está andando, provável que amanhã esteja :d

                        1 Resposta Última resposta
                        • C Offline
                          C Offline
                          CHT POWER
                          escreveu em última edição por
                          #28

                          04/07/2012

                          hoje o motor foi montado no lugar, chicote instalado, já deu pra funcionar o bichão, rs…

                          ainda não está andando, provável que amanhã esteja :d

                          novidades o quanto antes, please….:lol:

                          1 Resposta Última resposta
                          • _ Offline
                            _ Offline
                            _NandoO_
                            escreveu em última edição por
                            #29

                            vai ter video de 0-100 né?

                            1 Resposta Última resposta
                            • E Offline
                              E Offline
                              elcio.jr
                              escreveu em última edição por
                              #30

                              e q q se arrumou com a tbi?

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
                                F Offline
                                felipenoveli
                                escreveu em última edição por
                                #31

                                hoje o carro andou, e vou contar… q delicinha hahahaha hallmeter acusando mistura optima, e às vezes beliscando o campo de mistura rica...

                                vou pro banho, e já já eu venho postar fotos...

                                ainda não estou com o carro, mas amanhã até o meio-dia acho q ele volta a ser meu. uaheuahhea

                                1 Resposta Última resposta
                                • F Offline
                                  F Offline
                                  felipenoveli
                                  escreveu em última edição por
                                  #32

                                  bem… vamos por partes:

                                  04/07/2012:

                                  foi tudo colocado no lugar, ficou faltando apenas a parte de baixo de suspensão, e semi-eixos...

                                  primeira funcionada do motor (desculpem a péssima qualidade de imagem e de áudio, as aceleradas ficaram com um som muito distorcido)

                                  [media]http://www.youtube.com/watch?v=ubd6dz99twc[/media]

                                  o escape estava desmontado, esse barulho é pq apenas o coletor original estava montado. vale lembrar que a curva do escape que sai do coletor tem tamanho adequado para o 1.0, e no 1.4, não estavamos conseguindo parafusar o escape no coletor pois o bloco do 1.4 é um pouco maior deixamos isso para o dia seguinte… no primeiro funcionamento do motor, aparentemente tudo ok, apenas o primeiro bico estava travado...

                                  05/07/2012:

                                  logo cedo, levamos os bicos para testes e limpeza... todos ok foi tudo montado novamente...

                                  quanto ao escape, a solução foi levar numa loja de escapamentos, cortar o escape original na altura da flange e soldar alí um tubo para servir de extensor (esqueci de tirar foto dessa parte, mas depois tiro foto de como ficou).

                                  primeira foto depois do primeiro rolê de 1.4. :)

                                  amanhã com mais calma farei um vídeo do hallmeter funcionando, e quem sabe uma puxadinha, rs…

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • _ Offline
                                    _ Offline
                                    _NandoO_
                                    escreveu em última edição por
                                    #33

                                    show de bola, depois posta tbm a média de quantos kms/l vai fazer o carro to achando que vai ficar um capetinha econômico.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • I Offline
                                      I Offline
                                      ITALO.Turbo
                                      escreveu em última edição por
                                      #34

                                      parabéns, ae pesoxpotencia deve tar tri

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • F Offline
                                        F Offline
                                        felipenoveli
                                        escreveu em última edição por
                                        #35

                                        carro está em casa ja… mais tarde vou fazer uns vídeos pra mostrar os detalhes... abs :)

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • R Offline
                                          R Offline
                                          Rix
                                          escreveu em última edição por
                                          #36

                                          bonito o trabalho.

                                          fala uma coisa… todos os suportes do motor (coxins) do 1.0 casaram perfeitamente com o motor 1.4?

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários