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Taxa de aspirado vs turbo

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  • F Offline
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    Flavio Cruz
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    #5

    acho que o que o amigo quiz dizer é quando chegamos no extremismo… como nos turbo f1 que passam dos 5 bar... isso é eficiencia volumetrica ou é socar as pra dentro com toda a força do mundo?

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    • M Offline
      M Offline
      menegotto
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      #6

      quem disse que aspirado não aguenta 14:1 de taxa???/

      aguenta dando risada, o que não aguenta é virar 8k rpm com essa taxa… 99% dos problemas em motores com preparação aspirada está ligado ao limite máximo de rotação e não taxa de compressão

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      • G Offline
        G Offline
        Gaucho
        escreveu em última edição por
        #7

        quem disse que aspirado não aguenta 14:1 de taxa???/

        aguenta dando risada, o que não aguenta é virar 8k rpm com essa taxa… 99% dos problemas em motores com preparação aspirada está ligado ao limite máximo de rotação e não taxa de compressão

        os q nasceram p girar, vão girar c taxa ou sem taxa., c turbo ou sem.

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        • M Offline
          M Offline
          menegotto
          escreveu em última edição por
          #8

          motores projetados para tal aplicação resistem sim. não é o caso de nenhum motor vw nacional, gm, alguns ford e alguns fiat.

          1 Resposta Última resposta
          • S Offline
            S Offline
            svcglobal
            escreveu em última edição por
            #9

            acho que o que o amigo quiz dizer é quando chegamos no extremismo… como nos turbo f1 que passam dos 5 bar... isso é eficiencia volumetrica ou é socar as pra dentro com toda a força do mundo?

            flávio, o processo é exatamente o mesmo só que para chegar a 5 bar os 2.4 v8 atuais (ou 1.6 v6 turbo em 2014) estarão a 18.000 rpm, impensável nos nossos motores.

            1 Resposta Última resposta
            • B Offline
              B Offline
              biriba
              escreveu em última edição por
              #10

              eu entendi a pergunta dele da seguinte maneira :

              eu sei que é bem mais complexo que isso, mas de uma forma bem simplificada, só pra ilustrar:

              um motor x tem 10:1 de taxa e se este mesmo motor for turbinado, sua taxa dinamica vai para 20:1. por que não podemos deixar um aspirado com 20:1 de taxa?

              não sei se escrevi muita besteira, mas a grosso modo acho que foi essa a pergunta que ele fez.

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Fabio
                escreveu em última edição por
                #11

                eu entendi a pergunta dele da seguinte maneira :

                eu sei que é bem mais complexo que isso, mas de uma forma bem simplificada, só pra ilustrar:

                um motor x tem 10:1 de taxa e se este mesmo motor for turbinado, sua taxa dinamica vai para 20:1. por que não podemos deixar um aspirado com 20:1 de taxa?

                não sei se escrevi muita besteira, mas a grosso modo acho que foi essa a pergunta que ele fez.

                exatamente isso, não sei porque viajaram na resposta.

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                • M Offline
                  M Offline
                  menegotto
                  escreveu em última edição por
                  #12

                  pq se vc tiver 20:1 de taxa vai queimar diesel e não gasolina hahahahhaa

                  tirando a zueira, na gasolina com 20:1 de taxa há detonação instantânea assim como no ciclo diesel, sem necessidade da faísca… ou seja é impossível vc controlar a queima de gasolina nessa taxa, logo o motor não irá render nada se escapar da morte que é bem possível

                  na minha opnião empirica, o máximo de taxa que a gasolina suporta é de algo próximo a 14:1, usando cabeçotes especificos com camaras e pistão com formato projetado para evitar detonação, um gerenciamento perfeito da ignição, combustível de otima qualidade e acima de tudo trabalhar no limiar da detonação, tolerando ela em algumas faixas do motor.

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Fabio
                    escreveu em última edição por
                    #13

                    concordo, mas um motor turbo de 1 bar e taxa de 10:1 não resultaria numa mistura comprimida que seria equivalente a maior do que 14:1?

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
                      M Offline
                      menegotto
                      escreveu em última edição por
                      #14

                      um motor 10:1 aspirado com rendimento de 80% (motor bem moderno) tem uma taxa dinâmica próxima a 8:1, com turbo a 1 bar, a taxa dinâmica vai próximo a 15:1, isso considerando um bom turbo e um bom cabeçote com alto rendimento volumétrico.

                      é de conhecimento comum, que um turbo 10:1 com 1 bar de pressão tem que rodar com alcool ou gasolina podium. pra queimar gasolina comum + batismo no posto é suícidio, ou então usar controle eletrônico de pressão como nos audi onde enchem 1,2 de inicio e no fim do limite de giro estão com apenas 0,6bar

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
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                        Flavio Cruz
                        escreveu em última edição por
                        #15

                        fico imaginando a taxa de um motor pra comprimir 5 bar de turbo… pqp ...

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
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                          escreveu em última edição por
                          #16

                          pelo que me lembre os antigos motor de f1 tinham 7 ou 8:1 de taxa e enchiam 3,2bar algo assim, mas a taxa é baixa pois o beneficio de se usar altas pressões é aquela velha discussão do enchimento volumétrico, ou seja quanto menos taxa e mais pressão mais enchimento do cilindro

                          1 Resposta Última resposta
                          • G Offline
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                            Gaucho
                            escreveu em última edição por
                            #17

                            ou então usar controle eletrônico de pressão como nos audi onde enchem 1,2 de inicio e no fim do limite de giro estão com apenas 0,6bar

                            ajudei a montar 1 citroen turbo mortadela parecido c o meu, mas usando uma turbina pequena

                            afundava o pé vinha 1 kg, depois de 5k giros ía abaixando e no corte tava c 0,5

                            o motor sugava a pressão da turbina ahahahahahahah

                            parecia q tinha uma válvula n75

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
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                              menegotto
                              escreveu em última edição por
                              #18

                              o turbo deveria estar trabalhando em choke não deve durar muito nessa condição

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
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                                Flavio Cruz
                                escreveu em última edição por
                                #19

                                pelo que me lembre os antigos motor de f1 tinham 7 ou 8:1 de taxa e enchiam 3,2bar algo assim, mas a taxa é baixa pois o beneficio de se usar altas pressões é aquela velha discussão do enchimento volumétrico, ou seja quanto menos taxa e mais pressão mais enchimento do cilindro

                                australian gp, for example… as a result, qualifying manifold pressure rose to over 5.0 bar (up to 5.5 bar has been reported) and outputs were generously in excess of 1100hp - some sources say approximately 1300hp. it came as no surprise, therefore, when gerhard berger s ferrari v6 twin-turbo was clocked at a milestone 218 mph (351 km/h). and, remember, we are still talking about little 1.5-litre engines...

                                taxa de 6.5 e até 5.5 bar de turbo (qualificação)

                                santa ignorancia...

                                1 Resposta Última resposta
                                • J Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #20

                                  eu acho que nenhuma das respostas responde a pergunta.

                                  pelo que entendi a pergunta foi: porque em um motor turbo no alcool pode-se chegar a taxas dinamicas proximas de 24:1 e em um aspirado não?

                                  posso estar errado mas o que eu entendi foi isso.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • P Offline
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                                    pallaoro
                                    escreveu em última edição por
                                    #21

                                    é de conhecimento comum, que um turbo 10:1 com 1 bar de pressão tem que rodar com alcool ou gasolina podium. pra queimar gasolina comum + batismo no posto é suícidio, ou então usar controle eletrônico de pressão como nos audi onde enchem 1,2 de inicio e no fim do limite de giro estão com apenas 0,6bar

                                    cara isso é o que vo fazer uhauhauha…

                                    mas no meu caso 9,5 de taxa e 0.8bar.

                                    da hora o mini cooper que tem 10.5 de taxa e chega a 1.6bar de boost na gasola de posto, mas ai são outros 500, injeção direta, bla bla bla...

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • J Offline
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                                      #22

                                      é de conhecimento comum, que um turbo 10:1 com 1 bar de pressão tem que rodar com alcool ou gasolina podium. pra queimar gasolina comum + batismo no posto é suícidio, ou então usar controle eletrônico de pressão como nos audi onde enchem 1,2 de inicio e no fim do limite de giro estão com apenas 0,6bar

                                      cara isso é o que vo fazer uhauhauha…

                                      mas no meu caso 9,5 de taxa e 0.8bar.

                                      da hora o mini cooper que tem 10.5 de taxa e chega a 1.6bar de boost na gasola de posto, mas ai são outros 500, injeção direta, bla bla bla...

                                      nao creio que com alcoolina chegue a tal pressão.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • P Offline
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                                        #23

                                        é de conhecimento comum, que um turbo 10:1 com 1 bar de pressão tem que rodar com alcool ou gasolina podium. pra queimar gasolina comum + batismo no posto é suícidio, ou então usar controle eletrônico de pressão como nos audi onde enchem 1,2 de inicio e no fim do limite de giro estão com apenas 0,6bar

                                        cara isso é o que vo fazer uhauhauha…

                                        mas no meu caso 9,5 de taxa e 0.8bar.

                                        da hora o mini cooper que tem 10.5 de taxa e chega a 1.6bar de boost na gasola de posto, mas ai são outros 500, injeção direta, bla bla bla...

                                        nao creio que com alcoolina chegue a tal pressão.

                                        pior que chega, meu irmão eh engenheiro no lab de desenvolvimento tecnologico da mahle e comentou isso, tiverem um curso lá sobre esse motor. mas isso eh um pico em alguma condição (baixa rotação), vou perguntar melhor pra ele.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • G Offline
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                                          Gaucho
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                                          #24

                                          é de conhecimento comum, que um turbo 10:1 com 1 bar de pressão tem que rodar com alcool ou gasolina podium. pra queimar gasolina comum + batismo no posto é suícidio, ou então usar controle eletrônico de pressão como nos audi onde enchem 1,2 de inicio e no fim do limite de giro estão com apenas 0,6bar

                                          cara isso é o que vo fazer uhauhauha…

                                          mas no meu caso 9,5 de taxa e 0.8bar.

                                          da hora o mini cooper que tem 10.5 de taxa e chega a 1.6bar de boost na gasola de posto, mas ai são outros 500, injeção direta, bla bla bla...

                                          nao creio que com alcoolina chegue a tal pressão.

                                          mas o álcool é melhor em tudo

                                          99% dos carros brasileiros resfriados …....... só são turbo por causa do álcool

                                          na gasolina teriam q abrir o motor p destaxar (trocar os pistões).......eu mesmo não faria

                                          1 Resposta Última resposta

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