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Tempra turbo

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    H Offline
    Hanks
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    #63

    galera,

    enfim desmontei o tempra, a conclusão foi pra lá de simples. a tampa do reservatório não estava vedando corretamente, e quando o carro atingia temperatura de trabalho, vazava fluído por todos os cantos, então o nível ficou baixo, o motor superaqueceu, o proprietário não viu (ainda não ligamos o painel depois de ter instalado a megasquirt), e a junta abriu as pernas. ficou bem claro isso ao desmontar o cabeçote, a junta estava bem queimada no quarto cilindro. sobre a demora p/ vir pressão, acredito que tenha sido cabeçada minha, a saída da turbina que estamos usando é para v-band e eu montei com mangueira + abraçadeira, com o tempo o ressalto p/ v-band detonou a mangueira e a deixou vazando pressão, conferi também a junta do coletor de escapamento, a solda da adaptação feita p/ uso de wg externa e a junta entre o coletor e a turbina e estava tudo estanque, seguem as fotos:

    onde a junta queimou:

    reservatório e tampa novos:

    reparem na saída de pressão da turbina:

    mangueira da turbina, olhem a marca do ressalto:

    a barca, agora com rodas de marea turbo:

    valeu pessoal

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    • S Offline
      S Offline
      svcglobal
      escreveu em última edição por
      #64

      hanks, me desculpe dizer isso pois é resultado da minha formação e idade, mas, cacete, não invente

      andar turbinado sem as lampadas espia? wow

      não tem a peça ainda? então não monta. acabas assim gastando mais dinheiro à toa e pondo em risco a integridade do motor.

      faça tudo só de acordo com as normas técnicas e verifique tudo duas vezes.

      até eu errei um mês atrás ao não medir o comprimento dos parafusos do cabeçote após ter feito rebaixos nele e no bloco mas veja que no meu caso, foi uma arapuca quase impossível de se detectar.

      desculpe a bronca paterna, mas se não simpatizasse muito contigo não teria dito nada.

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      • M Offline
        M Offline
        menegotto
        escreveu em última edição por
        #65

        use junta sabó ok taranto e outras não aguentam nada

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        • S Offline
          S Offline
          svcglobal
          escreveu em última edição por
          #66

          use junta sabó ok taranto e outras não aguentam nada

          confirmo, estou agora com uma sabó de 2mm, tenho usado 1 bar de pressão (15psi) o tempo todo e sem nenhum vestígio de problemas.

          1 Resposta Última resposta
          • P Offline
            P Offline
            Pellegrino
            escreveu em última edição por
            #67

            cara, vc tá dizendo que o cabeçote foi rebaixado 1mm, é isso? seu motor pode estar bem fora de ponto por conta disso

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            • H Offline
              H Offline
              Hanks
              escreveu em última edição por
              #68

              lancia, você tem toda razão, isso é coisa de moleque, de querer ver o carro andando logo… mas já será resolvido.

              menegotto, sem querer contrariar, mas no fórum brasileiro do tempra (tbr)só recomendam a taranto, eu tinha as duas em mãos e não pude deixar de notar que as taranto são bem mais reforçadas.

              pellegrino, o cabeçote está 0.5mm mais baixo, será que fica tão fora de ponto assim?

              amanha prossigo com a montagem do motor e volto com mais novidades

              valeu pessoal.

              1 Resposta Última resposta
              • H Offline
                H Offline
                Hanks
                escreveu em última edição por
                #69

                alô galera,

                então, vamos às novidades, trocamos a junta do cabeçote e refizemos parte da pressurização do temprão, o retorno de óleo da turbina foi refeito, agora no cárter, colocamos uma blow off hks dessas chinesas (funciona incrivelmente bem), foi feita a troca do reservatório de água e adicionado fluído, o que eu posso dizer é que o carro ficou uma maravilha, enche pressão com vontade, só tenho a agradecer a todos vocês, especialmente ao amigo lancia e ao amigo menegotto, que tem ajudado bastante. vamos às fotos:

                turbina com a saída modificada (cortei metade do cano depois dessa foto):

                pressurização antiga x pressurização nova:

                abraçadeira de tucho no tbi (a foto ficou péssima):

                blow off:

                pressurização montada:

                montando tudo:

                valeu pessoal

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                • S Offline
                  S Offline
                  svcglobal
                  escreveu em última edição por
                  #70

                  maravilha braçadeiras de tucho, tudo muito bom. parabéns meu amigo coisa de gente grande.

                  já colocou o painel funcionando?

                  a hks se for original é ótima, para o meu gosto é muito barulhenta mas cumpre o recado direitinho.

                  1 Resposta Última resposta
                  • P Offline
                    P Offline
                    Pellegrino
                    escreveu em última edição por
                    #71

                    ficou bonita a pressurização nova mas, é ou a correia dentada está muito fina?

                    manteve 8vó lembro de alguém que queria trocar o cabeçote de um tempra turbo por um 16v, hehe

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                    • M Offline
                      M Offline
                      menegotto
                      escreveu em última edição por
                      #72

                      toda vez que eu olho a correia dentada de tempra me dá medo… se eu tivesse um acho que trocaria a cada 5 mil km hahahahahahaha

                      1 Resposta Última resposta
                      • H Offline
                        H Offline
                        Hanks
                        escreveu em última edição por
                        #73

                        lancia, já está tudo ligado e funcionando nos conformes, a hks não é original, mas funciona perfeitamente, não fica aberta na marcha lenta, não vaza pressão, e alivia tranquilo, pellegrino, é a correia original, nunca vi arrebentar, mas essa aí é nova, trocamos quando tirei o cabeçote

                        1 Resposta Última resposta
                        • J Offline
                          J Offline
                          jonas_102
                          escreveu em última edição por
                          #74

                          bem mais vistosa a nova pressurizaçao. e essa hks, é made dealextreme?

                          1 Resposta Última resposta
                          • H Offline
                            H Offline
                            Hanks
                            escreveu em última edição por
                            #75

                            jonas, exatamente

                            1 Resposta Última resposta
                            • H Offline
                              H Offline
                              Hanks
                              escreveu em última edição por
                              #76

                              galera,

                              venho com mais notícias do tempra, como eu já imaginava, a junta do cabeçote realmente não aguenta a nova cavalaria do carro, vamos ter que colocar uma de aço mesmo. ontem estavamos em meio aos amigos, e um conhecido que tem um civic si ficou botando lenha pra acelerar com o tempra, depois de alguma insistencia da parte do hondeiro, o bruno, dono do tempra resolveu topar, os dois carros alinharam na pista, ambos no pré corte, e foi dada a largada, como não tinhamos acertado o pré corte do tempra, ele saiu com 5.000rpm s e destracionou a primeira inteira, e o honda abriu um carro de distancia, segunda engatada e colamos na traseira do honda, terceira engatada e passamos como se o civic estivesse com o freio de mão puxado, uma bela puxada, porém logo em seguida a junta do cabeçote novamente abriu o bico, mas valeu a acelerada, estavam todos comentando sobre o tempra, o motorista do honda disse que na terceira o tempra passou muito rápido e abriu 3 carros de distancia, forte mesmo

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
                                M Offline
                                menegotto
                                escreveu em última edição por
                                #77

                                esse motor com 1,2bar e alcool rende 300-330cv bem fácil

                                1 Resposta Última resposta
                                • H Offline
                                  H Offline
                                  Hanks
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                                  #78

                                  menegotto, além do básico, filtro e escape, ele está com 9:1 de compressão, cabeçote retrabalhado, megasquirt, bicos 60lbs/h, e uma garrett .50/.63 soprando 1,2kg, dá pra esperar uns 320cvó

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • M Offline
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                                    menegotto
                                    escreveu em última edição por
                                    #79

                                    não pq esses bicos alimentam somente 250 no alcool… deve ser isso queimando a junta

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • X Offline
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                                      #80

                                      acompanhando

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • H Offline
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                                        #81

                                        e aí pessoal,

                                        desmontamos o motor do tempra agora e eu pude comparar algumas das peças do turbo com as dos aspirados, não consegui ver a menor diferença nas bielas e no vira são iguais mesmo? alguem saberia confirmar quais são as diferenças do motor turbo pro aspirado?

                                        abraços

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • F Offline
                                          F Offline
                                          fabricio ubatuba
                                          escreveu em última edição por
                                          #82

                                          e aí pessoal,

                                          desmontamos o motor do tempra agora e eu pude comparar algumas das peças do turbo com as dos aspirados, não consegui ver a menor diferença nas bielas e no vira!!! são iguais mesmo? alguem saberia confirmar quais são as diferenças do motor turbo pro aspirado?

                                          abraços

                                          resultado é  li pagina por pagina.   espero novidades. de mais algum tempra que apareça por aqui.

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