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Taxa de aspirado vs turbo

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • O Offline
    O Offline
    overspeed
    escreveu em última edição por
    #33

    nenhum dos 3 itens acima…

    vc ta se perdendo fazendo generalizações apenas num ponto de funcionamento do motor... é a mesma coisa querer que um motor ciclo otto comum funcione em regime estratificado (lambda perto de 1,3) sem ter todas as alterações (pré injeção, injeção direta, gerenciamento adequado e veloz) etc...

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    • M Offline
      M Offline
      menegotto
      escreveu em última edição por
      #34

      cara o assunto já está se tornando repetitivo… tudo isso já tinha sido comentado antes, talvez com palavras mais simples e menos requintes técnicos...

      o #fato é simples, um motor aspirado aguenta a mesma taxa de um turbo, sem problema algum... seja ela taxa estática ou dinâmica... pq qualquer turbocomprimido que em alguma condição ultrapassar algo próximo de 15:1 de taxa dinâmica haverá detonação pois é a limitação da gasolina comum vendida no br

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      • F Offline
        F Offline
        Fabio
        escreveu em última edição por
        #35

        certo, mas então pegar um motor cru e simplesmente colocar o turbo vai detonar, mesmo mudando a central da ignição e injeção, já que não mudou comando, a ev continua igual e tem a adição do turbo.

        1 Resposta Última resposta
        • G Offline
          G Offline
          Gaucho
          escreveu em última edição por
          #36

          certo, mas então pegar um motor cru e simplesmente colocar o turbo vai detonar, mesmo mudando a central da ignição e injeção, já que não mudou comando, a ev continua igual e tem a adição do turbo.

          turbinei meu motor na gasola, e c 0,3 batia pino p carai…...batia de fazer uma rajada

          hj posso usar 1 kg numa boa c álcool e c a central toda original...até 1,4 kgs aguentou ... e só no hpi

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          • M Offline
            M Offline
            menegotto
            escreveu em última edição por
            #37

            se pegar um motor original e pindurar uma turbina certamente vai detonar

            o que se faz??? alcool, atraso de ponto, mistura rica, etc…. é de conhecimento empirico e mais que provado que um motor gasolina com turbo adaptado não consegue rodar com muito mais que 0,6 bar de pressão sem demandar grandes alterações no projeto original.

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              Fabio
              escreveu em última edição por
              #38

              mas esse atraso de ponto então sai da regra de upton.

              1 Resposta Última resposta
              • M Offline
                M Offline
                menegotto
                escreveu em última edição por
                #39

                essas regras e teorias de revista especializada é de cair o cu da bunda mesmo… me lembra da época da teoria de plena carga ondem juravam de pé junto que andar em 5ª marcha em wot e 30km/h era mais econômico do que manter a rotação na faixa usual.

                cara, essa regra diz que o maior rendimento está em ter metade da mistura já queimada no pms... isso pq o melhor rendimento se obtém com o pico de pressão na câmara perto dos 20º após o pms... ou seja, quanto maior a pressão do ar que entra no motor, mais fácil ele queima, com isso precisa menos avanço para atender o pico de pressão em volta dos 20º... mas é uma regra teórica pois não existe nenhum meio prático de determinar este fator (metade da mistura queimada) dentro de um motor... a unica coisa que pode ser feita é verificar o pico de pressão e sua posição angular, através de velas com sensor de pressão. e isso varia de cada motor, pode haver o pico de pressão nos 20º oriundos de detonação o que não é saudavel...

                motor é uma teoria muito complicada... e prática mais ainda...

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                • S Offline
                  S Offline
                  svcglobal
                  escreveu em última edição por
                  #40

                  certo, mas então pegar um motor cru e simplesmente colocar o turbo vai detonar, mesmo mudando a central da ignição e injeção, já que não mudou comando, a ev continua igual e tem a adição do turbo.

                  turbinei meu motor na gasola, e c 0,3 batia pino p carai…...batia de fazer uma rajada

                  hj posso usar 1 kg numa boa c álcool e c a central toda original...até 1,4 kgs aguentou ... e só no hpi

                  gaucho, é porque no brasil não temos gasolina e sim gasilona.

                  usando pódium, que é a mais parecida com as normais que se vendem no mundo inteiro, consegui ir a 0,8 bar sem batida de pino.

                  não fui adiante naquela altura pois a temperatura do ar da admissão estava acima de 85°c.

                  coloquei um ic e já uso o carro com 1,0 bar normalmente. já testei com 1,2 bar e também neca de batida de pino.

                  lógico que tenho uma boa gestão do knock sensor mas monitorando a ecu com o scanner, o ponto nunca retrocede daquele gravado nos mapas.

                  qual o segredo? ic e gasolina de qualidade, só isso.

                  1 Resposta Última resposta
                  • H Offline
                    H Offline
                    Hanks
                    escreveu em última edição por
                    #41

                    aqui também já chegamos a usar 1,3 bar no tempra turbo usando gasolina, mas o motor tem apenas 8,5:1 de taxa de compressão e possui câmara hemisférica…

                    1 Resposta Última resposta
                    • O Offline
                      O Offline
                      overspeed
                      escreveu em última edição por
                      #42

                      se for assim tá cheio de marea usando 1,5bar de overbooster e 1,2bar de pressao final com 8,5 de taxa e intercooler original numa turbina pequena como a chamada f2 e isso com 21° de avanço na gasolina comum…domingo mesmo eu estava num projeto destes...

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        Gaucho
                        escreveu em última edição por
                        #43

                        certo, mas então pegar um motor cru e simplesmente colocar o turbo vai detonar, mesmo mudando a central da ignição e injeção, já que não mudou comando, a ev continua igual e tem a adição do turbo.

                        turbinei meu motor na gasola, e c 0,3 batia pino p carai…...batia de fazer uma rajada

                        hj posso usar 1 kg numa boa c álcool e c a central toda original...até 1,4 kgs aguentou ... e só no hpi

                        gaucho, é porque no brasil não temos gasolina e sim gasilona.

                        usando pódium, que é a mais parecida com as normais que se vendem no mundo inteiro, consegui ir a 0,8 bar sem batida de pino.

                        não fui adiante naquela altura pois a temperatura do ar da admissão estava acima de 85°c.

                        coloquei um ic e já uso o carro com 1,0 bar normalmente. já testei com 1,2 bar e também neca de batida de pino.

                        lógico que tenho uma boa gestão do knock sensor mas monitorando a ecu com o scanner, o ponto nunca retrocede daquele gravado nos mapas.

                        qual o segredo? ic e gasolina de qualidade, só isso.

                        meu carro original tem 10,8/1 de taxa e agora deve estar c 11 pois dei geral no cabeçote

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