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Motor md

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • J Offline
    J Offline
    junior85
    escreveu em última edição por
    #94

    nao me recordo no monento mas e quase 80mm.

    valeu pela ajuda!!!!

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    • C Offline
      C Offline
      Casantosef
      escreveu em última edição por
      #95

      im=(79,5/38)²x[16/340x1,45x(9,8/38)]

      im=(2,09)²x[16/340x1,45(0,2578)]

      im=4,3681x[16/340x0,37381]

      im=4,2681x[16/127,0954]

      im=4,2681x[0,12588]

      im=0,537

      se  levarmos em consideração o im ideal é 0,5 pode-se ficar quase feliz, pois ele ficou bem próximo. significa que o motor vai girar razoavelmente bem até próximo do limite da rotação fornecida pelo comando, porém isto não é o ideal porque 0,537 não é 0,500.

      o que fazemosó vamos discutir as possíveis intervenções e, juntos, vamos perceber que coisas simples fazem muita diferença nos resultados.

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      • J Offline
        J Offline
        junior85
        escreveu em última edição por
        #96

        ta mas altura de cabecote nao interfere em nada?

        pq nao sei como vai ficar a altura com a junta de cobre!

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        • C Offline
          C Offline
          Casantosef
          escreveu em última edição por
          #97

          fernando, desculpe não por não ter sanado suas dúvidas, acredito que minha abordagem não foi didática o suficiente. assim que ajustarmos o im do motor md em questão irei pormenorizar tudo com a maior cautela possível, afim de melhorar este post ok?

          1 Resposta Última resposta
          • C Offline
            C Offline
            Casantosef
            escreveu em última edição por
            #98

            vai interferir sim, mas não na busca pelo melhor preenchimento do cilindro(maior eficiência volumétrica) e sim na eficiência térmica, pois a luz(distância entre a borda do pistão e o cabeçote vai ser um item a mais no cálculo da taxa de compressão. a luta agora é pela escolha e ajuste pormenorizado de cada peça do cabeçote, pois será ele quem vai determinar o quanto seu motor será eficiente.

            1 Resposta Última resposta
            • J Offline
              J Offline
              junior85
              escreveu em última edição por
              #99

              sera que eu uso o cabecote md?

              qual configuracao fica melhor entao?

              valeu pela atencao

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              • C Offline
                C Offline
                Casantosef
                escreveu em última edição por
                #100

                esta configuração está próxima do ideal, porém o problema será usar o cabeçote de um motor ap em um bloco de um md, pois se não estou enganado terá que fazer modificações nos dutos de óleo. não sei ao certo todos os pormenores. agora se for usar um cabeçote md o ideal seria usar um comando com as especificações do 49g e as válvulas de 38 mm para que o fluxo esteja próximo do im que a gente calculou.

                1 Resposta Última resposta
                • J Offline
                  J Offline
                  junior85
                  escreveu em última edição por
                  #101

                  mas eu tenho um cabecote md.

                  posso colocar um 49g e trocar por valvulas dessa configuracao?

                  1 Resposta Última resposta
                  • C Offline
                    C Offline
                    Casantosef
                    escreveu em última edição por
                    #102

                    ficaria perfeito. no caso, você terá duas opções: usar válvulas 36 mm ou manter as de 38 mm e usar 2 ângulos nas válvulas(vai ter que achar um cara bom em uma tornearia ou uma retífica muito especializada)

                    1 Resposta Última resposta
                    • C Offline
                      C Offline
                      Casantosef
                      escreveu em última edição por
                      #103

                      acredito que aí há apenas um inconveniente: o diagrama de distribuição do comando de válvula do 49g é diferente do diagrama do comando do md.

                      1 Resposta Última resposta
                      • J Offline
                        J Offline
                        junior85
                        escreveu em última edição por
                        #104

                        ta e um 49 puro?

                        1 Resposta Última resposta
                        • C Offline
                          C Offline
                          Casantosef
                          escreveu em última edição por
                          #105

                          amanhã, vou conversar com um amigo mestre de retífica e te informarei com mais precisão e certeza.

                          1 Resposta Última resposta
                          • J Offline
                            J Offline
                            junior85
                            escreveu em última edição por
                            #106

                            muito obrigado!

                            1 Resposta Última resposta
                            • C Offline
                              C Offline
                              Casantosef
                              escreveu em última edição por
                              #107

                              conversei com ele e as informações são as seguintes: a ordem de ignição dos dois motores é exatamente a mesma, mas o diagrama de abertura é diferente e isso pode render mais torque ou potência(isso ele não soube informar). ele ficou de me passar uma tabela com estes dados, mas já me garantiu que o comando 49 dá ao motor um giro próximo do 7000 rpm. se este dado for verdadeiro, o Índice ou número de mach deverá ser recalculado porque a velocidade média do pistão passa a ser maior, mas agora que já sabemos isso não será um grande problema. a dúvida que ele não soube responder é se o alojamento do comando no cabeçote md é compativel com o comando ap. ele até se dispôs a testar, porém, apesar de termos alguns comandos ap nas mãos, esbarramos no fato de não termos o cabeçote md para efetuar os testes. isso vai ficar para depois.

                              1 Resposta Última resposta
                              • C Offline
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                                Casantosef
                                escreveu em última edição por
                                #108

                                fernando moura, olha só:
                                com um ângulo de 45º na válvula de admissão temos uma constante de escoamento bem próxima de 1,45, então usamos assim:

                                im=(83,3/40)²x[16/340x1,45(9,8/40)]
                                im=(2,09)²x[16/340x1,45(0,245)]
                                im=4,3681x[16/340x0,35525]
                                im=4,3681x[16/120,785]
                                im=4,3681x[0,132466]
                                im=0,5786

                                com dois ângulos, um de 45º e outro de 44º na válvula de admissão temos uma constante de escoamento bem próxima de 1,50, então usamos assim:

                                im=(83,3/40)²x[16/340x1,50(9,8/40)]
                                im=(2,09)²x[16/340x1,5(0,245)]
                                im=(2,09)²x[16/340x0,3675]
                                im=(2,09)²x[16/124,95]
                                im=4,3681x0,12805
                                im=0,5593

                                com mais dois ângulos, um de 45º e outro de 44º e outro qualquer na válvula de admissão temos uma constante de escoamento bem próxima de 1,55, então usamos assim:

                                im=(83,3/40)²x[16/340x1,55(9,8/40)]
                                im=(2,09)²x[16/340x1,55(0,245)]
                                im=4,3681x[16/340x0,37975]
                                im=4,3681x[16/129,115]
                                im=4,3681x[0,12392]
                                im=0,5412

                                o que a gente pode inferir?

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
                                  M Offline
                                  Milan
                                  escreveu em última edição por
                                  #109

                                  caraca casantosef vc eh engenheiro?¿.

                                  uma coisa que influenciaria muito seria a regulagem da polia regulavel (comando) e ponto ignição não?¿

                                  o carro que o cara ta fazendo ta ficando quase igual meu motor.

                                  md 1.6 (1º retifica .50) gasolina rodando com alcool + 2e + polia de comando meio dente atrasdo (acredigo que 5 graus)..+ cabecote original + comando 49g + valvulas retrabalhadas para mudar.

                                  segundo o cara o efeito das valvulas seriam como se fossem maiores 1mm tanto adm quanto escape.

                                  o motor md original gira 6500….... nos testes do meu motor o maluco la girou 8000 o.o'

                                  comandos tem o 49h 49 e 49g......

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • C Offline
                                    C Offline
                                    Casantosef
                                    escreveu em última edição por
                                    #110

                                    ainda estou cursando engenharia mecatrônica.

                                    no caso de uma polia regulável só seria necessário se você usasse comandos de alta graduação, algo acima dos 300º. o objetivo dessa polia é facilitar o enquadramento do comando. dependendo de quanto atrasar ou adiantar você consegue características de torque em baixas rotações ou potência em alta. vai depender do perfil e duração do comando.

                                    quando se faz ângulos nas válvulas você altera a capacidade de passagem de fluxo da mistura e realmente, uma válvula trabalhada aumenta consideravelmente o rendimento volumétrico.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • N Offline
                                      N Offline
                                      Nando Moura
                                      escreveu em última edição por
                                      #111

                                      casantosef,não quero ser chato,mas quero muito entender esse calculo,mas a unica coisa que entendi é que vc terminou com uma pergunta,mas não sei oque inserir,sou pessimo em matematica,mas não me importo em estudar,veja bem,minha parati era carburada,comando zba,valvula 33 por 38,comprei um cabeçote do gti valvula 39 por 33,troquei as 39 pelas 40,comando 49g,tbi e admição do gti,vou usar uma pandu pulser,para alimentar a primeira bancada de bico 4 gti e um tec race para segunda bancada e atraso de ponto,uma 42/48 empurando 1,5kg de pressão +ou -e um intercooler.sei que era melhor usar pelo menos uma .50 mas quero um carro mais rapido de baixa,então por essa melhoria de componentes achei por obvio dar um up nas valvulas de admição tirando as 39 e colocando as 40.cara se não for te encomodar muito,da uma mastigada em cada iten do calculo para que eu possa entender,trabalho com preparação de motores,mas ainda sou criança neste mundo,com um mar de coisas para aprender,obrigado!!!!1796611_597073707041946_1628633038_n.jpg10270397_637347996347850_376523281299085

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • M Offline
                                        M Offline
                                        Milan
                                        escreveu em última edição por
                                        #112

                                        ainda estou cursando engenharia mecatrônica.

                                        no caso de uma polia regulável só seria necessário se você usasse comandos de alta graduação, algo acima dos 300º. o objetivo dessa polia é facilitar o enquadramento do comando. dependendo de quanto atrasar ou adiantar você consegue características de torque em baixas rotações ou potência em alta. vai depender do perfil e duração do comando.

                                        quando se faz ângulos nas válvulas você altera a capacidade de passagem de fluxo da mistura e realmente, uma válvula trabalhada aumenta consideravelmente o rendimento volumétrico.

                                        entao, foi isso mesmo que ele fez…...  e acho que é isso que justamente o amigo do md ta querendo.

                                        agora fazer esses calculos todos ai que tu fez nao sei....

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • C Offline
                                          C Offline
                                          Casantosef
                                          escreveu em última edição por
                                          #113

                                          ok fernando moura e milan, vou mastigar bem cada item e ainda explicar o que faço com cada um deles, do início ao fim e mostrar como cada um deles altera o funcionamento do motor.

                                          essa é primeira parte da escolha das peças estruturais. tem mais coisas, mas vamos nos ater a essa primeira parte e o mais interessante disso tudo é que, ano passado, um amigo/irmão montou dois motores com as mesmas peças e configurações, mas o que a gente seguiu os cálculos sempre termina na frente nas arrancadas. o dono do carro que ficou para trás ficou chateado e mandou desmontar o motor para ver o que tinha de diferente. a cara dele depois de ver que as peças eram as mesma foi hilária.

                                          ou seria melhor fazer estes cálculos em outro tópico para não tumultuar o do junior85?

                                          1 Resposta Última resposta

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