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Duvida: difusores x venturis

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    #2

    se não me engano de nome, o efeito venturi é o de puxar o combustível conforme o ar passa em velocidade por um duto.

    conforme o ar passa pelo carburador, o combustível é puxado de dentro da cuba devido a um aumento de velocidade de fluxo na parte mais estrangulada do circuito, q é o difusor, no caso, pouco antes dele, q é onde fica o difusor auxiliar (ou secundário).

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      #3

      olhe esse diagrama da weber 40,fica facil ver:

      http://www.racetep.com/weber/40idf70.pdf

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      • C Offline
        C Offline
        CrisGTS
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        #4

        bom, em tese o venturi serve então para aumentar a velocidade do ar que é sugado pelo carburador através das borboletasó agora uma outra pergunta, o 3e tem as borboletas bem maiores que o 2e, no entanto os venturis são só 2 mm maiores. neste caso, mesmo o venturi tendo um aumento proporcionalmente menor que as borboletas do 2e para o 3e, o segundo consegue puxar bem mais ar? aumentar os venturis do 3e daria um desempenho melhor?

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          #5

          aumentando os venturis, a velocidade de fluxo ali vai ser diminuida. o q vc pode fazer é aumentar as borboletas tb.

          qdo tem venturi aumentado,logo de cara se tem q aumentar a giglagem, mudar canetas e tal.

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          • M Offline
            M Offline
            Monnerat
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            #6

            bom aproveitando o tópico, queria saber se eu usando o venturi do 2e a alcool num carro rodando a gasolina tem alguma influência? haja visto q o venturi do a gasolina são x100 e x110 e o a alcool são b100 e b110… usando os venturis do alcool meu carro beberia mais e não renderia o tanto q poderia, pq no caso a mistura estaria errada? se falei besteira me corrijam....

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              #7

              a relação estequiométrica (ar x combustivel) da gasolina é diferente da do alcool.

              no alcool, vc precisa de mais partes de combustivel do que se fosse a gasolina, e com isso,os difusores de carburador a gasolina são maiores e os gigles geralmente são menores.

              o q vc tem ai, é um motor teoricamente mais alimentado, porém, com rendimento estrangulado pelo difusor menor do que o correto.

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              • C Offline
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                CrisGTS
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                #8

                aumentando os venturis, a velocidade de fluxo ali vai ser diminuida. o q vc pode fazer é aumentar as borboletas tb.

                qdo tem venturi aumentado, logo de cara se tem q aumentar a giglagem, mudar canetas e tal.

                certo, então a proporção do tamanho entre borboletas e venturis tem que ser sempre a mesma? a borboleta sempre maior que os venturis.

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                  #9

                  a borboleta sempre maior que os venturis.

                  sim. senão vc não tem fluxo adequado pra puxar o combustivel da cuba nem com gigles enormes pra facilitar…

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                    CrisGTS
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                    #10

                    sim. senão vc não tem fluxo adequado pra puxar o combustivel da cuba nem com gigles enormes pra facilitar…

                    ok, agora por exemplo meu 3e vw tem borboletas 30/34 e difusores 23/27.

                    o 3e gm que tem as mesmas borboletas 30/34 mas difusores 25/29 apresentaria maior desempenho a custo de uma maior giclagem ?

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                      #11

                      ok, agora por exemplo meu 3e vw tem borboletas 30/34 e difusores 23/27.

                      o 3e gm que tem as mesmas borboletas 30/34 mas difusores 25/29 apresentaria maior desempenho a custo de uma maior giclagem ?

                      pode crer q tem diferenças nos difusores secundários, canetas e gigles.

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                        CrisGTS
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                        #12

                        a relação estequiométrica (ar x combustivel) da gasolina é diferente da do alcool.

                        no alcool, vc precisa de mais partes de combustivel do que se fosse a gasolina, e com isso, os difusores de carburador a gasolina são maiores e os gigles geralmente são menores.

                        o q vc tem ai, é um motor teoricamente mais alimentado, porem, com rendimento estrangulado pelo difusor menor do que o correto.

                        e caso fosse o contrario, vc teria que dar mais alimentação para puxar o alcool necessário pelo volume de ar correto? agora, isso quer dizer que um carburador a gasolina rodando com alcool desde que bem acertado, teoricamente teria um desempenho superior que um alcool original devido a maior entrada de ar?

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                          #13

                          isso cris, vc tendo mais entrada de ar, resulta em enchimento melhor do motor desde que bem acertadinho.

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                          • G Offline
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                            GusWRC
                            escreveu em última edição por
                            #14

                            só pra dar um exemplo prático: meu carro usa carburadores com borboletas 40, no alcool e possuia os venturis originais weber (34). acontecia q depois dos 5500rpm o motor começava a ficar preguiçoso. mudei o escape e não resolveu. não acreditava q pudesse ser venturi pequeno, pq era o tamanho pra gasolina. resolvi tirar todos eles pra fazer um teste, ou seja, teria teoricamente um venturi do tamanho do corpo (40). aconteceu q o carro em baixa ficou muito ruim (falta de combusta no circuito da lenta), mas passava dos 8000rpm com facilidade. como era só um teste, isso nem me incomodou. então mandei abrir os venturis originais o máximo q dava, e ficou com 37,5 de medida. com isso o carro passou a trabalhar a 7500rpm em todas as marchas sem preguiça e só precisou aumentar os gicles de lenta em 10 pts, de 60 pra 70.

                            achei q perderia torque em baixa, mas isso tb não aconteceu.

                            abraço.

                            1 Resposta Última resposta
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                              #15

                              e ai gus, tranquilo? vc acredita que trabalhar os venturis do meu 3e para algo parecido com os 3e gm (25/29) deixará o motor melhor em alta? eu acho que a diferença dos venturis do meu 3e para o 2e muito pequena, 23/27, 21/25, respectivamente.

                              ka, o que vc acha ?

                              1 Resposta Última resposta
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                                #16

                                gus: vc precisou de venturis 37 pra girar 7500?

                                poxa, eu com 1 weber 40 com venturis 28 num ap 1.8 aspro virava 8500 até 4ª marcha…

                                1 Resposta Última resposta
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                                  #17

                                  gus: vc precisou de venturis 37 pra girar 7500?

                                  poxa, eu com 1 weber 40 com venturis 28 num ap 1.8 aspro virava 8500 até 4ª marcha…

                                  pelo que to vendo ai a relação de diametro do venturi para a borboleta é entre 70 - 80%

                                  o ka andando com weber 40 e venturis 28 tava em 70%

                                  no caso do meu 3e borboletas 30/34 e venturis 23/27 é 76% e 79% respectivamente.

                                  bom, no fim das contas, to vendo que o negocio não é só arrombar as entradas, pois o ka com percentual menor tava girando mais até que o passat do gus

                                  1 Resposta Última resposta
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                                    #18

                                    o carro do gus é de respeito…

                                    o meu tb era um passat pointer. usava comando engle 306

                                    1 Resposta Última resposta
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                                      #19

                                      o carro do gus é de respeito…

                                      o meu tb era um passat pointer. usava comando engle 306

                                      tinha trato no cabeçote (molas, dutos , angulos, valvulas, etc )?

                                      1 Resposta Última resposta
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                                        #20

                                        o dele é de primeira sim. ja viu fotos do motor e do carro do cara?

                                        é de babar da dó de por pra andar…

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                                          #21

                                          o dele é de primeira sim. ja viu fotos do motor e do carro do cara?

                                          É de babar da dó de por pra andar…

                                          com certeza já, mas a pergunta a respeito do cabeçote foi para vc :humpft:

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