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Shift-light

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • K Offline
    K Offline
    Ktulu
    escreveu em última edição por
    #36

    montei aqui no protoboard e testei

    o circuito funcionou, só que tive que tirar o capacitor da entrada da bobina (c6). e a lampada antes de acender fica piscando…. ai eu coloquei um pequeno capacitor com um lado na junção de d1 e r2 e o outro lado pro terra. usei o capacitor c6 que tava na mao. desse jeito a lampada parou de piscar antes de acender, porem ela acende e mesmo depois que o giro cai ainda fica acesa por um tempinho. (menos de 1 segundo). o capacitor tá segurando a lampada acesa. mas é só colocar um capacitor de valor mais baixo pra corrigir isso.

    e outra coisa, na pagina tem 2 desenhos de placa. o primeiro desenho tá faltando a ligação do pino do meio do regulador pro terra. no segundo desenho isso já tá corrigido.

    outra coisa que nao gostei é que o potenciometro tá muito sensável, voce regula o giro numa pequena faixa (uns 20? do potenciometro). qualquer hora eu calculo o valor da resistencia pra colocar junto pra aproveitar todo o potenciometro na faixa de rotacao do carro, assim conseguindo um ajuste mais preciso.

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    • S Offline
      S Offline
      Stefan
      escreveu em última edição por
      #37

      valeu ktulu

      vou ver se desenho o circuito já com as tuas sugestáes…

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      • A Offline
        A Offline
        APz
        escreveu em última edição por
        #38

        o limitador de giros q todas fabricas usam atualmente é cortar a injeção, pq não joga combustivel não queimado pro escape, o q vai danificando o catalizador com o tempo. isso não vai causar detonação de jeito algum, pois o motor só vai aspirar ar, como na condição de freio motor (cut-off).

        injeções mais antigas, sem catalizador as vezes cortavam a ignição, o caso da le-jetronic. é uma forma pior de limitar o giro, pois tem um pequeno desperd?cio. mas na f1 é muito comum os sistemas de controle de tração cortarem a ignição quando é necessária uma rápida e violenta redução de potência gerada pelo motor. esses sistemas tb podem cortar injeção, fechar a entrada de ar, além de controlar o acoplamento da embreagem na hora da largada. cada equipe desenvolve seus programas q calculam o q fazer com esses artif?cios para as rodas não destracionarem e cada artif?cio tem um efeito diferente.

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        • I Offline
          I Offline
          Inssurection
          escreveu em última edição por
          #39

          orra maluco eu vou kerer fazer um desses mais n sei se eu tenho capacidade pra isso. que que eu fa?o? c eu levar em uma loja de eltrúnicas eles montam pra mim??

          tipo passa ai certinho a img da placa jah toda certinha pq dai posso montar com mais facilidade.

          1 Resposta Última resposta
          • S Offline
            S Offline
            Snake
            escreveu em última edição por
            #40

            orra maluco eu vou kerer fazer um desses mais n sei se eu tenho capacidade pra isso. que que eu fa?o? c eu levar em uma loja de eltrúnicas eles montam pra mim??

            tipo passa ai certinho a img da placa jah toda certinha pq dai posso montar com mais facilidade.

            só tentando mesmo, tem o desenho da placa no link do primeiro post.

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
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              Fernando-GTi
              escreveu em última edição por
              #41

              eu to doidinho pra fazer esse shift ai e pelo q tava vendo eh bem facil de fazer, no caso do regulador q tá muito sensivel depois do um olhadinha aki e como ktulo disse eh só botar um resistor lah mas ainda naum sei o valor, apesar disso eu tenhu uma cruel dúvida, quero ligar o shift na fiorino 94 ie que tenho, mas é o seguinte tem 2 bobinas(uma pra duas velas) da? qro saber se tem algum problema se eu ligar em uma só, ou devo fazer um chicote e ligar com o outro negativo da outra? bom aguardo respostas estou precisando dessa resposta urgente pois qro vender alguns, to precisando de grana aki q tah fod#$#%@%^$a.

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              • F Offline
                F Offline
                Fernando-GTi
                escreveu em última edição por
                #42

                ai galera, fiz o shift-light, mas ainda naum testei, e otra achei um erro no p2 q falta o terra mas na verdade se repararem na foto onde está pronto a plaquinha vcs irão ver q tah certo, está ligado no terra, ainda não testei pq minha fiola eh uma 94 ie, o baguio tem duas bobinas, e cada uma tem dois fios, um vermelho e um otro vermelho com uma faxa preta, suponho q essa com a faixa seja o negativo, estava dando uma olhada na net e achei um otro forum q fala do shift tb inclusive v q conseguiram ligar esse feito do site argentino, mas não usaram o 2917 usaram outro pq naum acendia com esse e colocaram dois diodos e tiraram um capacitor ceramico, bom, alguem pode me ajudar???? alguem aki fez e deu certo?

                alguem tem outra forma de fazer esse shift sem usar os programaveis( gravados pelos pics)

                me ajudemmmmmmm por favor….. :( :p

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                • * Offline
                  * Offline
                  *Felipe*
                  escreveu em última edição por
                  #43

                  eh… um circuito mais facil seria uma boa ideia...

                  1 Resposta Última resposta
                  • ? Offline
                    ? Offline
                    Visitante
                    escreveu em última edição por
                    #44

                    pessoal vi vcs comentando como fazer o limitador de giro….

                    outro dia um invento eu atropelei esse corte nativo da injecao do corsa....

                    acabei com o corte, meu medo é usar essa droga ja q o comando desses carrinhos sao uma beleza pra comer original sem lubrificacao.....

                    até qnts rpms acham q da pra segurar um motir 1.0 familia 1 da gm? 7k? ou vou pelo meter qnd comecar a cair a mistura é hora

                    o problema desse shift nao achei onde ligar no corsa, sou meio burrao pra ligacao..sei la...olhei olhei...achei melhor deixar queto do q estragar alguma coisa mais seria...

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Fernando-GTi
                      escreveu em última edição por
                      #45

                      tah me irritei, hj mesmo vo fazer o 3? agora acho que vai, vo faze identico ao desenho, vo colocar rele e td, fiz 2 vezes uma com rele, que num sabia usar. agora sei kkkk, e outra sem o rele, usando led e resistor no lugar, baum testei o meu tl e tah beleza, testei meu regulador de 9v tah beleza, agora vo faze um e tem q funcionar poxa vendo um monte de hallmeter e ainda num consegui fazer o shift agora arrumei tempo, se alguem aki q fez der alguma dica agrade?o

                      1 Resposta Última resposta
                      • B Offline
                        B Offline
                        Beakman
                        escreveu em última edição por
                        #46

                        legal alguem sabe quanto dee grrana se gasta em média pra fazer isso??

                        e uma duvida… carro 6 cilindros dá pra por do mesmo jeito , certo??

                        teoricamente sim né pq ele pega os pulsos da bobina pra contar , a minha duvida eh se a regulagem do potenciometro vai dar suficiente pra eu usar com o 6 bocas , pq a contagem do giro deve ter numero de pulsos diferentes da bobina né .

                        ou seja, isso rola do 6z?o?? :ninja:

                        1 Resposta Última resposta
                        • A Offline
                          A Offline
                          alxqueiroz
                          escreveu em última edição por
                          #47

                          show este tópico, pena que acabei de comprar um shift…

                          se não ia fazer este ai, ele é muito simples.

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
                            M Offline
                            Marcelo
                            escreveu em última edição por
                            #48

                            pelo que entendi so a parte da direita que é a shift light?

                            bom.. se for olhem o esquema

                            agora uma pergunta... como fica o d1 ? ?

                            e onde entra o sinal do negativo da bobina nesse esquema? ?

                            muito obrigado

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
                              M Offline
                              Marcelo
                              escreveu em última edição por
                              #49

                              o fernando-gti me falou que nesse caso é so puxar o sinal de rpm direto do modulo de injecao

                              entao…

                              onde que liga esse sinal nesse esquema?

                              1 Resposta Última resposta
                              • * Offline
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                                *Felipe*
                                escreveu em última edição por
                                #50

                                não é o sinal que faz a parte do positivo?

                                1 Resposta Última resposta
                                • K Offline
                                  K Offline
                                  Ktulu
                                  escreveu em última edição por
                                  #51

                                  pelo que entendi so a parte da direita que é a shift light?

                                  bom.. se for olhem o esquema

                                  agora uma pergunta... como fica o d1 ? ?

                                  e onde entra o sinal do negativo da bobina nesse esquema? ?

                                  muito obrigado

                                  isso aí é so metade do circuito…

                                  a outra parte faz a conversao de frequencia pra tensao.

                                  essa parte compara a tensao com a que voce regula no trimpot, e se for maior acende o shift.

                                  a rotacao do motor é uma frequencia, dois pulsos pra cada rotacao do motor. a primeira parte do circuito transforma essa frequencia em uma tensão, que varia conforme a rotacao.

                                  a segunda parte fica vendo se essa tensao, que é proporcional a rotacao, é maior que a desejada, e quando for, é porque ultrapassou a rotacao e acende a luz.

                                  entao pra funcionar tem que ter a primeira parte... ou entao usar algum outro esquema no lugar da primeira parte pra converter frequencia e tensao.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • S Offline
                                    S Offline
                                    stefano
                                    escreveu em última edição por
                                    #52

                                    ou se muda totalmente o aproach da solução e se utiliza um microcontrolador para contar os pulsos do sinal rpm vindo da ecu e, quando atingir a rotação desejada, liga a shift light.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • M Offline
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                                      Marcelo
                                      escreveu em última edição por
                                      #53

                                      isso aí é so metade do circuito…

                                      a outra parte faz a conversao de frequencia pra tensao.

                                      essa parte compara a tensao com a que voce regula no trimpot, e se for maior acende o shift.

                                      a rotacao do motor é uma frequencia, dois pulsos pra cada rotacao do motor. a primeira parte do circuito transforma essa frequencia em uma tensão, que varia conforme a rotacao.

                                      a segunda parte fica vendo se essa tensao, que é proporcional a rotacao, é maior que a desejada, e quando for, é porque ultrapassou a rotacao e acende a luz.

                                      entao pra funcionar tem que ter a primeira parte... ou entao usar algum outro esquema no lugar da primeira parte pra converter frequencia e tensao.

                                      o sinal de rpm que sai do modulo de injecao ja nao esta convertido em tensao ?

                                      ?

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • K Offline
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                                        Ktulu
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                                        #54

                                        o sinal de rpm que sai do modulo de injecao ja nao esta convertido em tensao ?

                                        ?

                                        não… ele continua sendo pulsos, na mesma frequencia que o sinal da bobina.

                                        a diferenca é que ele sai filtrado e modulado...

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • C Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #55

                                          esse integrado lm2917 é foda de se achar (aqui no rj)

                                          1 Resposta Última resposta

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