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Bielas forjadas

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  • T Offline
    T Offline
    Tommy
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    #31

    eu já ia comentar sobre o acabamento, justamente por causa de uma coisa que o vicente já me disse. se ter bom acabamento é ter uma biela lisa, é bom que quem falou isso vê estudar.

    ai eh uma coisa estranha sabia…..existe um tratamento de superf?cie pra eliminar stress que se chama shot peened ...e ela fica lisa....

    então um acabamento liso pode ser sinal de um bom tratamento superficial, concorda?

    abraços

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    • M Offline
      M Offline
      mussun
      escreveu em última edição por
      #32

      e alguém sabeira dizer quem fabrica as bielas ancona e spa? pq já ouvi de tudo sobre isso rsrsrsrs… a mais loca foi q as bielas ancona e spa são iguais e quem fabrica é a crower nossa se for verdade, eu compro deles hehehe.

      bem as da spa eu naum sei….

      mais dizem (talvez seja lenda :d ) que a ancona importa o material da propria crower..... ou algo parecido........

      e fabrica as bielas aki msm.....

      eh como se fossem crowers nacionas ...... :ninja:

      e bem mais baratas.......... q as internacionais.....

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      • P Offline
        P Offline
        Potenza
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        #33

        tenho fotos aqui de uma pistão de calibra derretido, as fotos ajudam a saber se é forjado??? se ajudar eu hospedo em algum lugar e posto….

        1 Resposta Última resposta
        • O Offline
          O Offline
          Ordones
          escreveu em última edição por
          #34

          bem as da spa eu naum sei….

          mais dizem (talvez seja lenda :d ) que a ancona importa o material da propria crower..... ou algo parecido........

          e fabrica as bielas aki msm.....

          eh como se fossem crowers nacionas ...... :ninja:

          e bem mais baratas.......... q as internacionais.....

          importar material de biela da crower eu acho dificil pq um material x (supondo, aluminio grade 640, das minhas rodas 5zigen) é o memso material x em qualquer lugar do mundo…. e brasil qd se fala de siderurgia e metais, não deve nada pra nenhum pais, nem em custo nem em qualidade....

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          • ? Offline
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            Visitante
            escreveu em última edição por
            #35

            importar material de biela da crower eu acho dificil pq um material x (supondo, aluminio grade 640, das minhas rodas 5zigen) é o memso material x em qualquer lugar do mundo…. e brasil qd se fala de siderurgia e metais, não deve nada pra nenhum pais, nem em custo nem em qualidade....

            talvez.

            importar materia não ker dizer nada, mas importar por exemplo a peça semi-pronta pra entao dar o acabamento sim.

            1 Resposta Última resposta
            • V Offline
              V Offline
              Vicente Sprint
              escreveu em última edição por
              #36

              ai eh uma coisa estranha sabia…..existe um tratamento de superf?cie pra eliminar stress que se chama shot peened ...e ela fica lisa....

              então um acabamento liso pode ser sinal de um bom tratamento superficial, concorda?

              abraços

              shot peening não deixa o acabamento liso e sim rugoso. é um jato de esferas de metal que amassa a superf?cie.

              as bielas powertech tem esse acabamento.

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              • O Offline
                O Offline
                overspeed
                escreveu em última edição por
                #37

                qtos acho que e leia na internet hehehe

                pra escrever na internet só precisa saber de informatica, não de mecânica… os pistões forjados e forjados e forjados da vida depende de um monte de fatores...

                vc pode ter um forjado a quente, a frio, billet (aonde vc eculpe a peça num bloco de metal já prensado) e assim por diante...e tudo isso muda a dureza e resist?ncia da peça... sei que bielas de gm ii aguentam uns 300 e pocuos cv no máximo, depois bau-bau... pistão de calibra é um forjado, assim como de uno turbo e outros carros similares...só que não é o forjado, é o tal forjado ...feito pra uma tal condição que nem de longe contempla dobrar a potência sem riscos de quebra ou diminuição de vida útil.

                assim como sei que os antigos pistões powertech ?ra péssimos.... dilatavam muito e pediam folgas enormes (projeto antigo, não me lembro se da je ou da ross da dácada de 80)...a? parecia ciclo diesel...num caro de arrancada toca o fod..-se e pronto num carro de rua incomoda... as bielas novas deles parece que é projeto novo e pode ser uma boa peça...mas eu não vou ser o primeiro a arriscar (por motivos obvios)...se alguem usar e disser que está de boa qualidade beleza... se disser que está no nivel dos antigos pistões esquece...

                qto iapel x iasa... bem que eu saiba a grande diferença deles é o projeto um tem a primeira canaleta bem mais baixa (melhor pra turbo) o outro pesa menos.... melhor pra aspro que tem que virar mais...aguentar....eles aguentam bem a potência que um ap tira em média....se prensa com 5 ou 5.000 ton não importa desde que tenham a mesma aplicação (resist?ncia, etc.)

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                • V Offline
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                  vwfan
                  escreveu em última edição por
                  #38

                  sei que bielas de gm ii aguentam uns 300 e pocuos cv no máximo, depois bau-bau…

                  tb ouco falar isso… mas o medo de mandar o meu motor pra bielolandia e a falta de grana me impedem de tentar chegar a tal limite :ninja:

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                  • _ Offline
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                    escreveu em última edição por
                    #39

                    o ximi falou de pistões forjados em a3, mas eu não confirmo essa história. os únicos motores 1.8t com pistões e bielas forjados são as versões de 225 e 250cv. a única peça que é forjada em todo motor 1.8t é o virabrequin.

                    mas, não pense que por não serem forjados os pistões são fracos. eu nunca ouvi queixas em relação aos pistões dos motores 1.8t, pelo contrário. é fac?limo encontrar relatos, fatos e fotos de bielas abrindo janelas em blocos, enquanto os pistões ficaram só machucados nas saias.

                    1 Resposta Última resposta
                    • T Offline
                      T Offline
                      Tommy
                      escreveu em última edição por
                      #40

                      shot peening não deixa o acabamento liso e sim rugoso. é um jato de esferas de metal que amassa a superf?cie.

                      as bielas powertech tem esse acabamento.

                      mais ou menos isso?

                      ou assim? (biela de tit?nio que passou pelo tratamento...)

                      grande parte do acabamento da biela depende da usinagem da peça, ou estou errado?? vc tem bielas billet que passam por shot peened que ficam quase um espelho..observei umas crower e eram assim….

                      abraços

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                      • L Offline
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                        Lee
                        escreveu em última edição por
                        #41

                        ? quanto a ancona importar material da crower acho besteira, pq não duvido q o aão q a crower use seja importado do brasil. talvez sim, foi uq falaram lá em cima, a ancona traga as bielas semi prontas e só grava o nome em cima, sei lá…

                        da spa ouvi dizer q o dono havia comprado uma m?quina q faz bielas forjadas, e no comeão do ano ele começaria a fabricar, pq antes era importada, mas até q ponto é verdade ou mito eu não sei.

                        pistões powertech pra uso em rua, eu tbm não serei cobaia de comprar eles pra ver se melhorou ou não.

                        uma duvida: vira brequim de golf 1.8 é mais resistente q do ap 1.8? ou é a mesma coisa? se for diferente, tem como colcoar esse vira no apo

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                        • V Offline
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                          Vicente Sprint
                          escreveu em última edição por
                          #42

                          mais ou menos isso?

                          ou assim? (biela de tit?nio que passou pelo tratamento...)

                          grande parte do acabamento da biela depende da usinagem da peça, ou estou errado?? vc tem bielas billet que passam por shot peened que ficam quase um espelho..observei umas crower e eram assim….

                          abraços

                          as primeiras são bielas originais… ou no mínimo fabricadas pelos mesmos processos...

                          a segunda foto é muito pequena pra se ver alguma coisa...

                          mas o shot peening, como eu disse, é um como um jato de areia, só que ao invós de areia, são utilizadas micro-esferas de aío. bombardeadas com uma pressão de mais de 100 psi, cada uma é um tiro que deixa uma marca na superf?cie da peça. as marcas são relativas ao tamanho das esferas, ao tempo de exposição, e é pressão do canh?o.

                          mas é um processo muito controlado, e o acabamento é micro-rugoso, mais ou menos parecido com vidro jateado, só que como o shot peening não é abrasivo, a superf?cie não fica fosca.

                          se a peça está polida como um espelho, não recebeu o jato. o acabamento fica bonito, tem brilho, mas é facilmente diferenciado de uma superf?cie usinada ou polida.

                          abraço

                          1 Resposta Última resposta
                          • P Offline
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                            escreveu em última edição por
                            #43

                            foto de uma biela da ancona:

                            biela ancona

                            após clicar, não esque?a de clicar em f5 para dar o refresh.

                            1 Resposta Última resposta
                            • L Offline
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                              #44

                              linda… ela vem nos estojinhosó pq meu amigo q tem loja compra produtos tipo na spa, e as bielas e pistões vem numa caixa nada haver.

                              aiaiai, bem falta so um tiqunho, até final do mes então eu cato as da ancona r$1.900 isso, tem q ver, pq o dolar abaixou, mas será q o ?reão abaixou? se bobiar eles aumentam.

                              1 Resposta Última resposta
                              • P Offline
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                                #45

                                linda… ela vem nos estojinhosó pq meu amigo q tem loja compra produtos tipo na spa, e as bielas e pistões vem numa caixa nada haver.

                                aiaiai, bem falta so um tiqunho, até final do mes então eu cato as da ancona r$1.900 isso, tem q ver, pq o dolar abaixou, mas será q o ?reão abaixou? se bobiar eles aumentam.

                                estojinho não, vem em caixa de papel mesmo como a da foto.

                                mas não é a embalagem que importa… :ninja:

                                1 Resposta Última resposta
                                • C Offline
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                                  #46

                                  qtos acho que e leia na internet   hehehe

                                  pra escrever na internet só precisa saber de informatica, não de mecânica… os pistões forjados e forjados e forjados da vida depende de um monte de fatores...

                                  vc pode ter um forjado a quente, a frio, billet (aonde vc eculpe a peça num bloco de metal já prensado) e assim por diante...e tudo isso muda a dureza e resist?ncia da peça... sei que bielas de gm ii aguentam uns 300 e pocuos cv no máximo, depois bau-bau... pistão de calibra é um forjado, assim como de uno turbo e outros carros similares...só que não é o forjado, é o tal forjado ...feito pra uma tal condição que nem de longe contempla dobrar a potência sem riscos de quebra ou diminuição de vida útil.

                                  assim como sei que os antigos pistões powertech ?ra péssimos.... dilatavam muito e pediam folgas enormes (projeto antigo, não me lembro se da je ou da ross da dácada de 80)...a? parecia ciclo diesel...num caro de arrancada toca o fod..-se e pronto num carro de rua incomoda... as bielas novas deles parece que é projeto novo e pode ser uma boa peça...mas eu não vou ser o primeiro a arriscar (por motivos obvios)...se alguem usar e disser que está de boa qualidade beleza... se disser que está no nivel dos antigos pistões esquece...

                                  qto iapel x iasa... bem que eu saiba a grande diferença deles é o projeto um tem a primeira canaleta bem mais baixa (melhor pra turbo) o outro pesa menos.... melhor pra aspro que tem que virar mais...aguentar....eles aguentam bem a potência que um ap tira em média....se prensa com 5 ou 5.000 ton não importa desde que tenham a mesma aplicação (resist?ncia, etc.)

                                  grande over, e nos aqui também, bom vamos por parte, os motores c20xe e x20xev tem pistões forjados da marca manhe , não são pistões de alta performance, mas já não enchem o saco com quebra de caneleta como acontecia antigamente nos monza por exemplo.

                                  assim como pistões iasa são um pouco melhorzinhos que os manhe ,mas nem de longe são pistões para alta performance ,são vendidos nas prateleiras na argentina como segunda linha inclusive heheheh

                                  já os iapel o negocio muda , você com certeza já mondou e viu um iapel e um iasa e já deve ter montado carros com ambos e logicamente deve ter notado a diferença , principalmente quanto a baixa dilatação dos iapel, devido a prensagem superior na forja e possuir liga rica e sil?cio.

                                  quanto as bielas , as do x20xev possuem resist?ncia por volta de não mais que 250-280 hp no maximo, já as do c20xe resistem bem ate 330 350 hp sem nenhum upgrade , se trocados os parafusos por arp ,na europa eles usam essas mesmas bielas com carros por volta de 400 a 450hp , isso não é bla bla bla etc…. são projetos b?sicos na europa em cima dos motores gm x20let

                                  quanto a marca ,nada melhor que experiencia para se chegar a um projeto perfeito , nos gm ecotec e c20xe ,bielas ercoli 2t e pistões iapel são o que existe de melhor no mundo, tanto que os melhores motores preparados no mundo desta marca/modelo saem da argentina e lideram todas as categorias que os usam.

                                  fora as marcas engana trouxa , a maioria das marcas esta no mesmo nível de qualidade , mas nada adianta montar pistões speed pro com revestimentos ceramicos num ap , se a speed pro não tem experiencia nestes pistões / motores se não houver um puta engenheiro com muita experiencia para dizer a speed pro o que fazer , ela não vai acertar de primeira , você vai comprar provavelmente os pistões mais perfeitos do mundo e que utilizam o que existe de melhor e materiais e ele vai ser uma m......

                                  então minha opinião , escolhendo boas marcas ,pesquise qual delas te experiencia suficiente para fazer pistões ou bielas para seu uso ,isso e fundamental.

                                  quanto a folga , para motores de alta performance ,mesmo pistões de alt?ssima qualidade e baix?ssimo diferencial de di?metro , são medidos um por um e as camisas recebem uma retifica de alta precisão adequada ao diferencial de folga de cada pistão por menor que seja a mesma.

                                  obs: falo em camisas , porque a grande maioria dos motores de alta hoje já não recebem retifica no bloco , eles são abertos e encamisados ,com diversas variedades de camisas e ligas para todos os gostos, como algumas ligas a base de cromo duro ,ou o mais comumente usado nikasil,com base e liga de néquel e sil?cio.

                                  grande abraço

                                  ivo

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • C Offline
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                                    copyman
                                    escreveu em última edição por
                                    #47

                                    qto iapel x iasa… bem que eu saiba a grande diferença deles é o projeto um tem a primeira canaleta bem mais baixa (melhor pra turbo) o outro pesa menos.... melhor pra aspro que tem que virar mais...aguentar....eles aguentam bem a potência que um ap tira em média....se prensa com 5 ou 5.000 ton não importa desde que tenham a mesma aplicação (resist?ncia, etc.)

                                    aqui eu vou discordar de você, que tenho como amigo e tutor, e tremenda admiração , pistões forjados de baixa qualidade e liga vagabunda , que precisam trabalhar com folga excessiva quando frios ,tem alt?ssimo comprometimento com sua vida util , principalmente para street como é a sua maior especialidade.

                                    quanto a powertech e suas bielas e pistões ,continuam uma m….., diferença de di?metro e dilatação absurdos , isso não dito por mim , mas sim por um dos principais parceiros deles , que recebe pistões com nível de inspeção muito acima dos vendidos na lojas , e ainda assim são horr?veis segundo ele.

                                    quanto a bielas, realmente ele melhoraram alguma coisa , mas o peso delas e absurdo, quase 200gramas acima de uma iapel do mesmo modelo, então uma m... também

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • D Offline
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                                      #48

                                      copyman, não sabe brincar de overclock…

                                      faz muito tempo que eu não entro no fórumpcs, se tá por lá ainda?

                                      qual é o recorde que você bateu agora?

                                      abraços, daniel.

                                      1 Resposta Última resposta
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                                        overspeed
                                        escreveu em última edição por
                                        #49

                                        aqui eu vou discordar de você, que tenho como amigo e tutor, e tremenda admiração , pistões forjados de baixa qualidade e liga vagabunda , que precisam trabalhar com folga excessiva quando frios ,tem alt?ssimo comprometimento com sua vida util , principalmente para street como é a sua maior especialidade.

                                        quanto a powertech e suas bielas e pistões ,continuam uma m….., diferença de di?metro e dilatação absurdos , isso não dito por mim , mas sim por um dos principais parceiros deles , que recebe pistões com nível de inspeção muito acima dos vendidos na lojas , e ainda assim são horr?veis segundo ele.

                                        quanto a bielas, realmente ele melhoraram alguma coisa , mas o peso delas e absurdo, quase 200gramas acima de uma iapel do mesmo modelo, então uma m... também

                                        assim vc vai me deixar encabulado

                                        bem…não disse que eram os melhores....disse que aguentam a porrada...mas se for montar algo top mesmo a gente só vai falar em ingreiz né ?

                                        de toda forma pro pessoal aqui que gosta de usar biela de kombi diesel é uma melhoria num é vero é hehehe

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                                        • L Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #50

                                          carai… o copyman me tirou uma divida danada, qual seria melhor iapel ou iasa? pelo q li, iapel é superior ao iasa q é 2? linha .

                                          bem se não for de je, to tentendo pra ir no iapel. vou até escrever no papel pq eu sempre confundo os 2 mas tbm ambos começam com i ai e foda.

                                          1 Resposta Última resposta

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