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Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    Paulo Marcelo
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    #17

    qtos cv tem esses motores ai???

    o 750 tem em torno de 60~70cv e o 500 tem 54cv.

    potenza,

    vc tah falando em barras de prote?ao lateral ou aquelas q ficam no assoalho?

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    • K Offline
      K Offline
      Ktulu
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      #18

      pretendo usar a mesma corrente da moto de onde tirarei o motor… sera q num eh o suficiente nao?

      quando eu entrei na equipe já se usava corrente dupla, mas o pessoal mais antigo conta que a corrente normal não aguentava uma prova sem romper…

      e realmente nas competições sempre tem equipes com correntes quebrando.

      o peso da gaiola e a capacidade de tracionar que ela tem forcam muito mais do que força na moto...

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      • P Offline
        P Offline
        Paulo Marcelo
        escreveu em última edição por
        #19

        quando eu entrei na equipe já se usava corrente dupla, mas o pessoal mais antigo conta que a corrente normal não aguentava uma prova sem romper…

        e realmente nas competições sempre tem equipes com correntes quebrando.

        o peso da gaiola e a capacidade de tracionar que ela tem forcam muito mais do que força na moto...

        vou pensar nisso e falar pro pensual da equipe. :ninja:

        1 Resposta Última resposta
        • P Offline
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          punkrocker
          escreveu em última edição por
          #20

          cara, vc está fazendo um chassis muito simetrico, fica bonito mas não é o mais leve e resistente que se pode fazer.

          pra ficar amis leve vc precisaria rever o posicionamento dos vertices e diminuir a quantidade deles o máximo possível, além de colocar algumas arestas diagonais, ao invez de colocar sempre longitudinais ou transversais.

          na parte trazeira, que vai receber o motor, acho que vc vai ter que alterar mais ainda, o ideal seria deixar para afzer depois que tiver o motor na mão, ou pelo menos uma planta do mootr, com todas as medidas necessárias.

          entra nos sites das universidades que participam da competição sae brasil e dá uma olhada nos projetos das respectivas gaiolas . tem muito lixo mas tbm tem muita coisa boa saca.

          um projeto muito legal foi o do ano 2002 da usp, outro muito tri tbm é o de 2003 da ufrgs que eu acompanhei a montagem, mas não seis e eles disponibilizaram alguma coisa na internet.

          boa sorte na montagem aí eu ja me meti a fazer uma destas mas não deu muito certo não :)

          falow

          1 Resposta Última resposta
          • P Offline
            P Offline
            punkrocker
            escreveu em última edição por
            #21

            esse daqui é um ?timo projeto:

            http://www.coes.latech.edu/mini%20baja/minibaja.html

            este daqui é bom, mas para motores pequeno (até 10cv)

            http://www.engr.unl.edu/~sae/images/2003%20mini%20baja02.jpg

            http://www.engr.unl.edu/~sae/images/2003%20mini%20baja01.jpg

            e por aí vai… da uma pesquisada que vc vai achar muitas imagens que vão te dar muitas idéias

            falow

            1 Resposta Última resposta
            • P Offline
              P Offline
              Paulo Marcelo
              escreveu em última edição por
              #22

              punkrocker,

              valew pelas dicas. vou tentar mudar alguma coisa no q vc falou.

              faão parte da equipe de formula sae da minha facudade, e sempre tenho acesso aos bajas. vou tentar tirar mais info sobre eles.

              essa parte trazeira ta totalmente chutada, soh vou desenhar ela quando tiver o motor.

              1 Resposta Última resposta
              • P Offline
                P Offline
                Potenza
                escreveu em última edição por
                #23

                agora ficou melhor, mais estruturado. talvez você devesse colocar umas barras diagonais na frente do carro, onde a suspensão vai se apoiar para enrigecer um pouco aquele ponto…

                1 Resposta Última resposta
                • C Offline
                  C Offline
                  cidoloko
                  escreveu em última edição por
                  #24

                  putz cara…...show de bola

                  uma pergunta...você está fazendo eng. mecânica...certo??

                  se sim....nossa escolhi o curso certo to fazendo vestibular esses meses para isso

                  show velho

                  cido

                  1 Resposta Última resposta
                  • P Offline
                    P Offline
                    Paulo Marcelo
                    escreveu em última edição por
                    #25

                    putz cara…...show de bola

                    uma pergunta...você está fazendo eng. mecânica...certo??

                    se sim....nossa escolhi o curso certo to fazendo vestibular esses meses para isso

                    show velho

                    cido

                    faão sim… só tem um probleminha. eu aprendo bem mais sobre mecânica aqui e em outros foruns, e em atividades fora da sala de aula. faão parte de uma equipe pra construir um formula, aprendi muita coisa lá que meus amigos q passam o dia dentro da sala de aula nunca vão ver na vida. :casaderepouso:

                    1 Resposta Última resposta
                    • C Offline
                      C Offline
                      cidoloko
                      escreveu em última edição por
                      #26

                      hum…..bom saber....

                      pelomenos já estou no caminho certo..... aprendendo no universidade preparados de auberlandina, vulgo upo

                      cido

                      1 Resposta Última resposta
                      • P Offline
                        P Offline
                        Paulo Marcelo
                        escreveu em última edição por
                        #27

                        apaguei as 3 ultimas fotos. tou pensando em comercializar… num quero deixar o projeto de bandeja na net.

                        quem quizer fotos do projeto, eu passo por email.

                        1 Resposta Última resposta
                        • P Offline
                          P Offline
                          punkrocker
                          escreveu em última edição por
                          #28

                          apaguei as 3 ultimas fotos. tou pensando em comercializar… num quero deixar o projeto de bandeja na net.

                          quem quizer fotos do projeto, eu passo por email.

                          uheuheuheuhueueuuehuehuhuehuehuhueh

                          :casaderepouso: :hauhau: :p ;) :)

                          1 Resposta Última resposta
                          • K Offline
                            K Offline
                            Ktulu
                            escreveu em última edição por
                            #29

                            aqui na ufsc vamos construir mais um baja

                            fiquei sabendo essa semana. patrocinio grande vai bancar tudinho, a verba dá pra construir 15 carros iguais aos atuais que nés temos, contando tudo com peças 0km…

                            e não será a gasolina.

                            1 Resposta Última resposta
                            • P Offline
                              P Offline
                              Paulo Marcelo
                              escreveu em última edição por
                              #30

                              eita porra. aí é corvardia, hehe.

                              n?s da formula sae agora que conseguimos 1 patrocinio de +ou- a metade do carro…

                              a equipe do baja tb tah fazendo um chassi novo.

                              1 Resposta Última resposta
                              • K Offline
                                K Offline
                                Ktulu
                                escreveu em última edição por
                                #31

                                eita porra. aí é corvardia, hehe.

                                n?s da formula sae agora que conseguimos 1 patrocinio de +ou- a metade do carro…

                                a equipe do baja tb tah fazendo um chassi novo.

                                nés nem entramos no f?rmula ainda…

                                falta patrocinio... e se nao fosse esse agora provavelmente teriamos que aposentar 1 carro...

                                1 Resposta Última resposta
                                • P Offline
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                                  Paulo Marcelo
                                  escreveu em última edição por
                                  #32

                                  faz tempo q num posto mais noticias…

                                  o projeto ta quase começando a virar realidade.... só falta eu definir o principal....... motor de carro ou de moto?

                                  ta? uma previasinha se for usar motor de carro:

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • C Offline
                                    C Offline
                                    cidoloko
                                    escreveu em última edição por
                                    #33

                                    show de bola cara

                                    explique para um leigo a doferen?a entre o motor de carro e de moto….no desempenho..heheh

                                    abraço

                                    cido

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • P Offline
                                      P Offline
                                      Paulo Marcelo
                                      escreveu em última edição por
                                      #34

                                      show de bola cara

                                      explique para um leigo a doferen?a entre o motor de carro e de moto….no desempenho..heheh

                                      abraço

                                      cido

                                      [snapback]201233[/snapback]

                                      no desempenho… tb tou querendo saber.

                                      diferenças b?sicas:

                                      motor moto é muito mais leve e gira muito mais, alem de ter menas perda de potencia por transmição. é o meu preferido se não fosse tão caro.... acredite, peças de moto são absurdamente caras. pneus, eu teria q usar de quadriciclos, muuuito mais caros tb.

                                      motor de carro, é pesad?o, grand?o, requer muito esforão estrutural....

                                      o problema é q um motor ap 1.6 injetado com caixa de marcha sai do mesmo preão de um motor de xt 600 carburado e sem diferencial. sem falar na manutenção.... um carburador de xt 600 usado sai por 1000 conto, mais caro q uma weber.

                                      quanto ao q vai ser melhor ou pior, só quando tiver pronto é q vou saber. mas aposto no com motor de moto pelo menor peso e menor tamanho.

                                      tb queria que a vocês me ajudassem nessa escolha

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • B Offline
                                        B Offline
                                        Bruno
                                        escreveu em última edição por
                                        #35

                                        no desempenho… tb tou querendo saber.

                                        diferenças b?sicas:

                                        motor moto é muito mais leve e gira muito mais, alem de ter menas perda de potencia por transmição. é o meu preferido se não fosse tão caro.... acredite, peças de moto são absurdamente caras. pneus, eu teria q usar de quadriciclos, muuuito mais caros tb.

                                        motor de carro, é pesad?o, grand?o, requer muito esforão estrutural....

                                        o problema é q um motor ap 1.6 injetado com caixa de marcha sai do mesmo preão de um motor de xt 600 carburado e sem diferencial. sem falar na manutenção.... um carburador de xt 600 usado sai por 1000 conto, mais caro q uma weber.

                                        quanto ao q vai ser melhor ou pior, só quando tiver pronto é q vou saber. mas aposto no com motor de moto pelo menor peso e menor tamanho.

                                        tb queria que a vocês me ajudassem nessa escolha

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                                        falou tudo, ficaria com o motor de moto…

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • ? Offline
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                                          #36

                                          ktulu,

                                          esse problema na dianteira vou corrigir, vou falta fazer outro desenho com menos canos e outros mais finos…

                                          como falei no texto, vou usar diferencial, provavelmente o do corsa. tou montando algo parecido na facudade, tirei a cremalheira, vou adaptar uma coroa de moto e vou tampar ele pra ficar com oleo dentro.

                                          a caixa e embreagem vai ser de moto. soh nao sei ainda como q vai ficar a re, provavelmente vai ser um motor de arranque girando ao contrario ligado na corrente. quando for adar pra traz, aperto a embreagem e aciono um botao. nao tenho certeza se dar certo, ate pq nao sei se esse motor pode ficar girando ao contrario quando tiver andando pra frente.

                                          se vou fazer por conta propria? eh... tou atraz de alguem pra rachar uma solda mig comigo...

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                                          paulo, o motor de arranque sem a caixinha de transmissao dele nao serve pra nada. aquele motorzinho bate uma rpm alta pra cacete, e a caixinha de transmissao reduz pra uns 100, 150 rpm, depende da aplicação. se nao nao tem torque pra ligar o motor.

                                          mas só falei da caixinha pq o eixo dela é retratil. portanto vc deveria liga-lo numa engrenagem do sistema de tranmissao, uma boa é adapta-lo na carca?a do diferencial pra que ele gire a coroa. como o eixo é retratil (engata qdo vc aciona o motor de partida e volta qdo vc desliga o motor), não tem problema dele girar o tempo todo junto.

                                          ah, ja vi gaiola usando freios a disco de aviao monomotor corisco. acho que nao foi a toa que escolheram de uma fonte esdruxula como essa, deve ter algum motivo.. da uma pesquisada :ham:

                                          melhor usar motor de moto, pq gaiola com motor de carro requer estrutura de gaiola com motor de carro. vai perder bastante a gra?a, vai ficar parecendo um carro pesadao mesmo. alem disso, com o motor de moto, vc ja ganha de brinde o cambio com as rela?oes empilhadas , otimo pra acelerar forte. só vai precisar encurtar um pouco o diferencial, pq na moto o motor empurra uns cento e pocos kg, na gaiola vai ser bem mais. e mais, com motor de moto, o powertran fica uma coisa só: cambio, embreagem e motor numa caixa so. mais facil de fixar - e de tirar qdo necessario.

                                          outra coisa, diferencial de gordini é mais facil adaptar do que de carro normal .

                                          fica no proprio eixo, ou seja, vc monta o motor como ele é na moto, com a transmissão por corrente, e o diferencial no eixo. e de quebra, fica mais facil alterar a relação final, vc só troca a coroa, que pode ser inclusive uma de moto, que tem aos montes pra escolher - e é mto mais barato do que mandar fazer uma coroa pro diferencial.

                                          abraão

                                          martin

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