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Efici?ncia volum?trica

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    Igor Bastos
    escreveu em última edição por
    #59

    eu tenho um programa aki que calcula a ve…não me pergunte como ele faz isso, é só colocar os dados que sai a ve:

    http://www.golft.kit.net/engineve.zip

    o vti com unichip bateu 180cv em 8500rpm, segundo o pregrama isso dá uma ve de 97.49

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    • ? Offline
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      Visitante
      escreveu em última edição por
      #60

      opa, vou la ver.

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      • M Offline
        M Offline
        MadMaxRJ
        escreveu em última edição por
        #61

        já escutei muito sobre o seguinte, o motor nunca consegue se livrar em 100% os gases queimados. portanto o motor teria que aspirar mais de 100% de mistura para ter realmente 100% de gases úteis a queima poi teriam gases na c?mara ainda que estariam ocupando espaço e sem função. fui claro é falei merda ?

        1 Resposta Última resposta
        • W Offline
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          WEST
          escreveu em última edição por
          #62

          e como se chega a esse valor?

          [snapback]220167[/snapback]

          pra saber mesmo, só medindo a potência e o consumo no dinam?metro…

          1 Resposta Última resposta
          • W Offline
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            WEST
            escreveu em última edição por
            #63

            não sei…. como tem diversos fatores envolvidos é dificil saber... mas geralmente só se atinge ev altas com altas rotações...não é uma regra....

            [snapback]220266[/snapback]

            imagino que seja pq soh em altas rotacoes os efeitos acusticos tornam-se suficientemente efetivos… quer dizer, o pistao esta se movimentando mais rapido, logo a pressao esta variando mais no cilindro e circuito de admissao, assim se tem mais o q aproveitar para dar aquela enchidinha a mais no cilindro.

            1 Resposta Última resposta
            • W Offline
              W Offline
              WEST
              escreveu em última edição por
              #64

              já escutei muito sobre o seguinte, o motor nunca consegue se livrar em 100% os gases queimados. portanto o motor teria que aspirar mais de 100% de mistura para ter realmente 100% de gases úteis a queima poi teriam gases na c?mara ainda que estariam ocupando espaço e sem função. fui claro é falei merda ?

              [snapback]220478[/snapback]

              dependendo da situacao, consegue sim… pode ate mesmo mandar mistura fresca embora pelo escapamento.

              agora, uma coisa q fiquei sabendo, de uma fonte quentissima, eh que os v10 de f1 chegam a 130% de ev... :hauhau: :humpft:

              []s

              1 Resposta Última resposta
              • I Offline
                I Offline
                Igor Bastos
                escreveu em última edição por
                #65

                dependendo da situacao, consegue sim… pode ate mesmo mandar mistura fresca embora pelo escapamento.

                agora, uma coisa q fiquei sabendo, de uma fonte quentissima, eh que os v10 de f1 chegam a 130% de ev...? :hauhau:? :humpft:?

                []s

                [snapback]220962[/snapback]

                pra quem pegou o programinha :ohoh: é só jogar os dados que o pessoal estima sobre esses motores que vc chega nisso:

                ci= 183

                rpm= 17000

                hp= 900

                ve= 129.9%

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                • M Offline
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                  Marcelo
                  escreveu em última edição por
                  #66

                  eu tenho um programa aki que calcula a ve…não me pergunte como ele faz isso, é só colocar os dados que sai a ve:

                  http://www.golft.kit.net/engineve.zip

                  o vti com unichip bateu 180cv em 8500rpm, segundo o pregrama isso dá uma ve de 97.49

                  [snapback]220342[/snapback]

                  faz a mesma conta so que na rotacao de torque maximo :hauhau: :humpft:

                  e diz quanto d

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
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                    Fabio
                    escreveu em última edição por
                    #67

                    …mais tarde ele caiu nas graças dos engenheiros da honda e aplicaram essa tecnologia nos carros (huahuahua moderação autom?tica rox ) de rua. (quando ferrari já girava seus 8/10/12 canecos a 9000 com segurança a muuuuito tempo e já ultrapassavam a barreira dos 100cv/l de velho, a marca popular dos japoneses lanãou no mercado um carrinho com 1.6l e 160cv...

                    o 1.6 vtec de 150 hp foi lançado no crx antigo e depois foi para 160 hp/7.600 rpm no eua e 170hp/7.800 rpm no japoo. depois ainda veio o type-r 185hp/ 8.200 rpm. na época do lançamento do vti no braisl a ferrari de maior potência específica e rpm era a 348 com 5 válvulas por cilindro que tinha 320 hp em 7k rpm e 3.4. depois é que veio a 355 com 3.5 e 380hp e a f50 4.7 520hp @ 8.500 rpm.

                    o corte da f50 eu não sei, mas da 348 que era a ferrari da época jamais era em 9k rpm e da 355 também não. o único que tenho conhecimento que chegava em 9.100 rpm era o s2000 que tinha 240 hp/8.300 rpm.

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Fabio
                      escreveu em última edição por
                      #68

                      esse programinha é feito pensando em gasolina como combustável?

                      como a taxa de compressão afeta a efici?ncia desse cálculo?

                      1 Resposta Última resposta
                      • S Offline
                        S Offline
                        SeaL
                        escreveu em última edição por
                        #69

                        eu amo este fórum… huauhahua :hauhau: assunto técnico não morre nunca

                        entaum.... reafirmando o que eu disse anteriormente...

                        duvido que a ev do vti ultrapasse 100% em condições originais...

                        quanto ao civic com unichip ae..

                        a potência máxima do comando original se dá em 7600 ou 7800 (puuuutz... eskeci geral ) num tem como o cara elevar o regime de rpm ganhando potência sem a instalação de uns apetrechos...

                        eu chuto que pelo menos, polias tám... ou comando um poukinnnnho mais nervosos...

                        fabiow mandou bem cara... :-)

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
                          F Offline
                          Fabio
                          escreveu em última edição por
                          #70

                          a potência ou é 160@7600 ou 170@7800, mas na curva de potência pode-se ver que depois do pico de potência a mesma começa a cair até o corte, vamos supor que o unichip até aumente a potência na rpm de potência máxima, mas jamais conseguir? deixar o pico de potência máxima em rpm acima do pico de potência máxima original, pois para isso teria que alterar a din?mica do fluxo dos gases coisa que está além do que o unichip é capaz.

                          1 Resposta Última resposta
                          • V Offline
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                            Vicente Sprint
                            escreveu em última edição por
                            #71

                            e como se chega a esse valor?

                            [snapback]220167[/snapback]

                            já conversamos sobre isso antes…

                            ? simplesmente o quanto de combustável o motor consome sendo freado no dina. para iso, mede-se o combustável gasto, mantém o motor na faixa de potência determinada durante um período x e faz-se a conta.

                            se quiser, posso catar o(s) post(s) onde eu citei isso. lembro que uma das vezes, foi qdo tentei demonstrar que um caro liso e sem engasgos , pode estar sim com problemas de homogeneidade na alimentação (no caso, acho que fal?vamos sobre o uso de hpi) e esse método seria uma das maneiras de detectar o problema.

                            ab?

                            1 Resposta Última resposta
                            • ? Offline
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                              escreveu em última edição por
                              #72

                              lembro disso vicente, só não caiu a ficha de como seria medido o consumo de combustivel. seria combustivel ou energia consumida?

                              1 Resposta Última resposta
                              • V Offline
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                                Vicente Sprint
                                escreveu em última edição por
                                #73

                                como pode obter um rendimento maior de 100% sem recorrer a sobrealimentação ?…simples os gases são ciclicamente submetidos a tração, ou seja a mistura já queimada sai com velocidade e forma um vêcuo, este vêcuo é suficientemente forte para que ajude a puxar mistura pra dentro do cilindro (que será usado no próximo ciclo), pensando assim o bombeamento dos gases se bem sincronizado faz com que a velocidade dos gases seja tão alta que ao se fechar a valvula de escape a mistura fresca continue entrado dentro do cilindro causando um enchimento maior do que o que aconteceria normalmente e com isso consegue-se encher mais de 100% do volume do cilindro.

                                só que para que isto ocorra a velocidade de sa?da dos gases tem que ser bem alta, o que é atingido com rpm bem elevadas e um comando com graduação bem alta, por isso um motor sem v-tec que tenha a mesma potência especifica fica lastimóvel em baixos rpm...a algum tempo um frequentador me mandou uma pogina sobre motores opel aspirados que tiravam quase 175cv com 1.6 litros e 16v.... opa.. quase 10% a mais que um v-tec...que milagre ?ra esse ?...simples o motor ?ra feito para tirar potência máxima a 8.500rpm, então ocorria o fenomedo dos gases puxando a mistura com tal velocidade que ao se fechar a valvula de escape a mistura continuav entrando e sendo até mesmo comprimida (enchimento acima de 100%)...só que por não dispor de variação de fase, de comando, etc o torque máximo acontecia lá pelos 6.800rpm...e até os 5.000rpm tinha menso torque do que um popular (cerca de 8mkgf) o que deixaria ridiculo o uso em ruas.

                                agora o que tem a parte de baixo a ver com isso ?...simples... só é possível o motor virar estes 8.000 rpm se tiver curso baixo, bielas longas e leves e for bem balanceado...e obvio...se a bomba de óleo aguentar manter o filme de óleo a estas condições (o que é algo dificil num motor projetado pra virar apenas 6.500rpm)

                                [snapback]219906[/snapback]

                                uma vez conversei com um ingl?s que tinha um x16xe que empurrava 215 hp e sei que a sbd tem um c16xe 1.7 que empurra mais de 260 hp aspirados

                                o vti tb tem torque máximo acima de 7k, e não é tão tenebroso de andar… mas tem bom torque em rotações masi aixas, m função do vtec, como vc falou... sem vtec, complicado

                                ab?

                                1 Resposta Última resposta
                                • V Offline
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                                  Vicente Sprint
                                  escreveu em última edição por
                                  #74

                                  lembro disso vicente, só não caiu a ficha de como seria medido o consumo de combustivel. seria combustivel ou energia consumida?

                                  [snapback]221332[/snapback]

                                  consumo de combustável mesmo.

                                  com esa ferramenta, vc pode saber mais do que a potência, vc pode saber se a potência está vindo é um custo razoável em termos de combustável. fazer um motor gerar potência, não é um grande mérito. fazer ele gerar potência sem desperdi?ar, aí sim é diferente. ao meu ver, claro.

                                  ab?

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • ? Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #75

                                    consumo de combustável mesmo.

                                    com esa ferramenta, vc pode saber mais do que a potência, vc pode saber se a potência está vindo é um custo razoável em termos de combustável. fazer um motor gerar potência, não é um grande mérito. fazer ele gerar potência sem desperdi?ar, aí sim é diferente. ao meu ver, claro.

                                    ab?

                                    [snapback]221340[/snapback]

                                    claro, potência com baixo consumo de combustivel = efici?ncia geral.

                                    mas como é medido esse consumo? o sistema de alimentação é padronizado nessa medição a ponto de poder ser comparado a outro motor?

                                    ?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • V Offline
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                                      Vicente Sprint
                                      escreveu em última edição por
                                      #76

                                      só complementando, na verdade o termo quer dizer brake specific fuel consumption … brake quer dizer que o valor está referenciado com a potência no eixo (bhp), medida em dinam?metro (freio).

                                      a potência disponível na cabeça do pistão é chamada potência indicada (ihp), e a diferença desta com a potência no eixo é a potência de atrito (fhp, friction horsepower).

                                      a unidade do consumo específico no sistema internacional é g/kwh, e traduz a massa de combustável necessária para gerar um determinado trabalho no eixo.

                                      essa medida (bfsc) já engloba o rendimento térmico (quanto da energia contida no combustável transforma-se em pressão na cabeça dos pistões) e o rendimento mecânico (quanto da energia disponível na cabeça dos pistões chega até no câmbio).

                                      []s

                                      [snapback]220138[/snapback]

                                      então, diversão novamente?

                                      ahahaha

                                      ab?

                                      1 Resposta Última resposta
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                                        Igor Bastos
                                        escreveu em última edição por
                                        #77

                                        só pra ilustrar o tópico, veja que a potencia máxima do vti é quase no corte ( a escala está errada)

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • S Offline
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                                          SeaL
                                          escreveu em última edição por
                                          #78

                                          escala errada???

                                          entaum num pode ser levado em consideração…

                                          mas mesmo assim... de 7500 pra 8600 rpm.... tem ch???ção pra um carro aspirado poder acelerar heim?? e a red line eh a 8000rpm.... num entendo pq tem cara que com comando original esguela até o corte... num vai render porra nenhuma mesmo...

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