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Cabeçote

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • G Offline
    G Offline
    Gustavo
    escreveu em última edição por
    #3

    vou ficar de olho nesse topico.. fiquei intrigado com os novos cabecotes q tem balancins roletados mesmo com comandos no cabecote.. nao achei os tuchos.. heueheuehuh

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    • M Offline
      M Offline
      marcoselvagem
      escreveu em última edição por
      #4

      aproveitando o tópico :motorista:

      meu carro (vw é ar, 1.6, dupla carburação é gasolina, original e manco ), recebeu um pequeno trabalho nos ?ngulos das sedes, e um sutil (mas beeem sutil) trabalho nos dutos do cabeçote.

      pergunta: ganhei alguma coisa nessas (irris?rias) modificações?

      [] s

      1 Resposta Última resposta
      • S Offline
        S Offline
        SGFrank
        escreveu em última edição por
        #5

        bom .. vamos por partes, com fotos de preferencia.

        tenho aqui um esquema do motor vw ap com cabeçote 8v.

        posso arrumar de outros se quiserem.

        clique sobre imagem para ampli?-la

        sendo os numeros relacionados abaixo. (a tradução, deixo pela conta de vcs)

        1. cylinder head

        2. head gasket

        3. valve cover

        4. valve cover gasket

        5. intake valve

        6. exhaust valve

        7. valve seals

        8. valve springs

        9. valve spring retainers

        10. valve keeper

        11. valve lifters

        12. camshaft

        13. front cover gasket

        14. front cover

        15. camshaft gear

        16. timing belt

        17. idler pulley

        18. piston ring set

        19. pistons

        20. connecting rod

        21. bearing

        22. bearings

        23. crankshaft

        24. rear main seal

        25. pulley

        26. flywheel

        27. ring gear

        28. oil pan

        29. oil pan gasket

        30. oil pump

        1 Resposta Última resposta
        • L Offline
          L Offline
          Lee
          escreveu em última edição por
          #6

          booooooooooooooom.

          ? o ideal seria discutir os principais cabeçotes, dos ap 8v, e dos gm 8v e 16v, mas dando maior enfoque mesmo nos ap seja ar ou água.

          onde acha balancins roletado pra ap agua?? base de preço??? e pra q q serve ele? essas são as minas duvidas, as principais.

          1 Resposta Última resposta
          • P Offline
            P Offline
            Paulo Marcelo
            escreveu em última edição por
            #7

            uma grande duvida q tenho é quanto é angula?ao e sede das valvulas…. se alguem puder explicar direitim...

            e tb o q é necessario pra colocar valvulas maiores.

            1 Resposta Última resposta
            • V Offline
              V Offline
              Vicente Sprint
              escreveu em última edição por
              #8

              booooooooooooooom.

              ? o ideal seria discutir os principais cabeçotes, dos ap 8v, e dos gm 8v e 16v, mas dando maior enfoque mesmo nos ap seja ar ou água.

              onde acha balancins roletado pra ap agua?? base de preço??? e pra q q serve ele? essas são as minas duvidas, as principais.

              [snapback]239494[/snapback]

              fala meu, blz?

              seguinte:

              vw ap não possui balancins

              as válvulas possuem acionamento direto, o que significa que o comando empurra diretamente os tuchos (ou copinhos ou valve lifters) que empurram diretamente as válvulas. assim também são os comandos dos cabeçotes gm 16v. repare que as válvulas ficam em uma perfeita linha reta. esse tipo de configuração não permite o uso de válvulas inclinadas ou c?maras de combustão hemisf?ricas (ap8v), mas quando h? dois comandos de acionamento direto, as válvulas são sim inclinadas, como no tempra 8 e 16v ou mesmo como próprio gm c20xe e ecotec.

              já os cabeçotes do gm 8v possuem balancins do tipo dedo . esse tipo de balancim também só permite o uso de c?maras hedge ou em cunha, nada de hemi ou semi pentroof . a vantagem de se usar balancins mesmo sem as válvulas incinadas, é que você pode tirar as válvulas da configuração tradicional em linha reta, o que pode dar origem é um design que privilegia o melhor fluxo. o que não significa que sempre ocorra na prática. os roca possuem esse tipo de cabeçote, com roletes. roletes nos balancins permitem o uso de comandos mais agressivos, diminuem as perdas e geram mais potência justamente por consumir menos energia e poderem atingir mais rpm. em suma, deixa girar mais e consome menos torque aumentando a efici?ncia geral.

              outros cabeçotes usam balancins com as válvulas aparafusadas, como por exemplo os civic sohc ou os neon. essa configuração permite usar 8 ou mesmo 16 válvulas com um comando único. permitem também o uso de c?maras de combustão hemi com válvulas inclinadas, o que privilegia o fluxo de alta velocidade e não o torque como os cabeçotes que possuem c?maras em cunha (hedge) e grande área de squish (ap e gm 8v).

              motores de configuração mais antiquada utilizam varetas. assim ocorre com os carros que possuem dois cabeçotes e um comando único, como todos os motores com cilindros opostos ou em v. exemplos comuns são os v8 americanos tradicionais e o bom e velho fusca. existem também motores com um cabeçote só e comando no bloco, como por exemplo o motor do corcel (origem renault) e os do opala, sejam 4 ou 6 cilindros.

              a configuração com varetas permite que você use os tuchos e os balancins roletados, assim como os outros, mas o peso e inercia do trem de válvulas é bem maior e se qualquer ap com tuchos mecânicos pode girar 9 k rpm, para fazer isso num v8, você basicamente tem de jogar todo o trem de válvulas fora e substituir tudo por peças de melhor qualidade, menos peso e com roletes.

              h? muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito mais é dizer, mas isso é o b?sico

              duvidam?

              ehehe…

              http://www.coatesengine.com/

              quem sabe uma hora dessas eu não posto com mais tempo e menos dor de cabeça

              abração

              1 Resposta Última resposta
              • L Offline
                L Offline
                Lee
                escreveu em última edição por
                #9

                shooooooooooooooooooooow.

                mas vicente, já que cabeçote de ap água não usa balancins, teria como adapt?-los???

                pq rolou um papo aqui na cidade a alguns anos (uns 3 a 4 anos) na qual uma saveiro, do graxinha, espancou uma ferrari. isso com direito a plateia e eu de camarote no postin vendo rsrs.

                mas as pessoas diziam que essa saveiro possuia motor ap 1.8 turbinada com cabeçote roletado. bem cabeçote roletado, seria os balancins roletado???

                ou existe diferença na hora de dizer cabeçote roletado e balancins roletado é outra coisa? pq até pessoas que entendem, q mexem com motores diziam q o cabeçote dele era roletado.

                um q pode confirmar isso é o pisca, ele sabe.

                mas achei estranho.

                ajudou d++++ essa explicação anterior :motorista:.

                1 Resposta Última resposta
                • A Offline
                  A Offline
                  AAR
                  escreveu em última edição por
                  #10

                  h? muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito mais é dizer, mas isso é o b?sico

                  duvidam?

                  user posted image

                  ehehe…

                  http://www.coatesengine.com/

                  quem sabe uma hora dessas eu não posto com mais tempo e menos dor de cabeça

                  abração

                  nussa esse systema rotary-valve eh mito interessante

                  sempre pensei que poderia existir algo desse tipo…....usando esse principio nao existiriam mais problemas com flutuação e atropelamento de valvulas.....e com isso rpm.m?x lah nas alturas...........

                  eu imaginava algo semelhante....mas com dois roletes ...um para admissao e outro p/ exaustao....esse aparenta ser p/ motores 2t como no nesse esquema abaixo:

                  outro que eu axo muito interressante sao os desmodromico

                  clique sobre imagem para ampli?-la

                  1 Resposta Última resposta
                  • P Offline
                    P Offline
                    Paulo Marcelo
                    escreveu em última edição por
                    #11

                    uma grande duvida q tenho é quanto é angula?ao e sede das valvulas…. se alguem puder explicar direitim...

                    e tb o q é necessario pra colocar valvulas maiores.

                    [snapback]239565[/snapback]

                    :(

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      Gustavo
                      escreveu em última edição por
                      #12

                      desculpa discordar de alguem aki, mas isso eu vi.. um cabecote 16v de gol 1.0 em q os comandos estavamo no cabecote e saiam balancins pra empurrar as valvulas pra baixo, e eles tinha na ponta uma expecie de rolamento, nao pude ver muito mais pq estava em um desmanche e eu tava com um pouco de pressa, mas era diferente do cabecote 16v q tem no carro da minha mae, ah eh dakeles moteres power.

                      1 Resposta Última resposta
                      • V Offline
                        V Offline
                        Vicente Sprint
                        escreveu em última edição por
                        #13

                        desculpa discordar de alguem aki, mas isso eu vi.. um cabecote 16v de gol 1.0 em q os comandos estavamo no cabecote e saiam balancins pra empurrar as valvulas pra baixo, e eles tinha na ponta uma expecie de rolamento, nao pude ver muito mais pq estava em um desmanche e eu tava com um pouco de pressa, mas era diferente do cabecote 16v q tem no carro da minha mae, ah eh dakeles moteres power.

                        [snapback]248361[/snapback]

                        não está discordando, esse motor aí tem mesmo balancins. outro dohc 16v com balancins é o vti…

                        ab

                        1 Resposta Última resposta
                        • G Offline
                          G Offline
                          goleta 88
                          escreveu em última edição por
                          #14

                          alguem poderia me explicar o que é angulação de valvula?

                          pq alguns dizem vou fazer 3 agula?oes de valvula o que seria isso? seria estagios da angulação?

                          1 Resposta Última resposta
                          • J Offline
                            J Offline
                            JF
                            escreveu em última edição por
                            #15

                            bom .. vamos por partes, com fotos de preferencia.

                            tenho aqui um esquema do motor vw ap com cabeçote  8v.

                            posso arrumar de outros se quiserem.

                            clique sobre imagem para ampli?-la

                            clique sobre imagem para ampli?-la

                            sendo os numeros relacionados abaixo. (a tradução, deixo pela conta de vcs)

                            1. cylinder head

                            2. head gasket

                            3. valve cover

                            4. valve cover gasket

                            5. intake valve

                            6. exhaust valve

                            7. valve seals

                            8. valve springs

                            9. valve spring retainers

                            10. valve keeper

                            11. valve lifters

                            12. camshaft

                            13. front cover gasket

                            14. front cover

                            15. camshaft gear

                            16. timing belt

                            17. idler pulley

                            18. piston ring set

                            19. pistons

                            20. connecting rod

                            21. bearing

                            22. bearings

                            23. crankshaft

                            24. rear main seal

                            25. pulley

                            26. flywheel

                            27. ring gear

                            28. oil pan

                            29. oil pan gasket

                            30. oil pump

                            [snapback]238952[/snapback]

                            eu tenho um programa da gm que tem todas as peças de carros da gm / tdm

                            o da fiat meu apagou :)

                            1 Resposta Última resposta
                            • V Offline
                              V Offline
                              Vicente Sprint
                              escreveu em última edição por
                              #16

                              alguem poderia me explicar o que é angulação de valvula?

                              pq alguns dizem vou fazer 3 agula?oes de valvula o que seria isso? seria estagios da angulação?

                              [snapback]248741[/snapback]

                              a válvula, sea de adm ou escape, possui uma area cortada , ou seja, uma parte plana que casa com a sede de válvulas para fazer a vedação.

                              normalmente existe apenas o ?ngulo de vedação , mas em cabeçotes preparados, para melhorar a aerodin?mica, faz-se mais ?ngulos além do ?ngulo de assentamento.

                              para rua, é recomendado o uso de no máximo 3 ?ngulos. para pista, podem ser feitos até 7 angulos.

                              ab?

                              1 Resposta Última resposta
                              • G Offline
                                G Offline
                                goleta 88
                                escreveu em última edição por
                                #17

                                o que eu não entendo é o seguinte…

                                um angulo sempre é um angulo certo

                                como pode ser feito até 7 angulos?

                                alguem teria fotos p/ ilustrar?

                                1 Resposta Última resposta

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