Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Dúvida sobre capacidade dos bicos injetores.

Dúvida sobre capacidade dos bicos injetores.

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
183 Posts 24 Posters 21.4k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • ? Offline
    ? Offline
    Visitante
    escreveu em última edição por
    #97

    ah tá.. então tudo no mundo segue a lágica bin?ria de 1 ou 0? fala sório ka…

    nada no mundo é perfeito e linear. agora se vc prefere simplificar tudo a esse tipo de pensamento, ok, a discussão encerra por aqui.

    [snapback]292873[/snapback]

    1 = 1

    2 > 1

    10 ml > 9.9 ml

    300 cvs > 299 cvs

    isso é a matem?tica pura e simples :d

    uma equação perfeita não admite variações.

    se for só pra ter uma breve noção , tudo bem, mas para um resultado exato, seguro e inquestionível o papo é outro e vc sabe até melhor que eu.

    1 Resposta Última resposta
    • ? Offline
      ? Offline
      Visitante
      escreveu em última edição por
      #98

      1 = 1

      2 > 1

      10 ml > 9.9 ml

      300 cvs > 299 cvs

      isso é a matem?tica pura e simples  :d

      uma equação perfeita não admite variações.se for só pra ter uma breve noção , tudo bem, mas para um resultado exato, seguro e inquestionível o papo é outro e vc sabe até melhor que eu.

      [snapback]292880[/snapback]

      caio como sempre meio…....... :metall:

      :olhos:

      1 Resposta Última resposta
      • ? Offline
        ? Offline
        Visitante
        escreveu em última edição por
        #99

        caio como sempre meio…....... :metall:

        :d

        [snapback]292891[/snapback]

        não thiago, é que sou chato com numeros mesmo hehehe não me levem a mal.

        1 Resposta Última resposta
        • S Offline
          S Offline
          streit
          escreveu em última edição por
          #100

          poisó ka, mas como vc tb sabe melhor do que eu, o que ta no papel não é o mesmo que acontece na vida.

          uma equação bem simples serve pra mostrar que nem sempre a matem?tica fecha .

          7/9 + 2/9 = 9/9 =1

          mas: 7/9 = 0,777777…. e 2/9= 0,22222....

          somando isso vc terá 0,99999... e não 1.

          ou seja, 9,9 pode não ser, mas pode ser considerado 10. é aí que entra os coeficientes de segurança utilizados.

          ? por isso que ninguem usa 100% de duty cicle dos bicos, etc.

          pra quem tem 300 hp, 1 hp representa 0,3% de variação, coisa que acontece com a simples mudança de temperatura do ambiente.

          na minha opinião, se basar pelo bfsc é o melhor jeito pra escolher os injetores. a partir disso, é que vc vai ajustando, pra pulsar mais ou menos, mais ou menos pressão na linha, etc.

          quem se dignar a ler os meus post anteriores verão que eu nunca disse que com uma simples conta o trabalho estará resolvido. mas sim, será o primeiro passo para ajudar a escolher algumas peças dentro de uma vasta gama de opções.

          1 Resposta Última resposta
          • ? Offline
            ? Offline
            Visitante
            escreveu em última edição por
            #101

            poisó ka, mas como vc tb sabe melhor do que eu, o que ta no papel não é o mesmo que acontece na vida.

            uma equação bem simples serve pra mostrar que nem sempre a matem?tica fecha .

            7/9 + 2/9 = 9/9 =1

            mas: 7/9 = 0,777777…. e 2/9= 0,22222....

            somando isso vc terá 0,99999... e não 1.

            ou seja, 9,9 pode não ser, mas pode ser considerado 10. é aí que entra os coeficientes de segurança utilizados.

            ? por isso que ninguem usa 100% de duty cicle dos bicos, etc.

            pra quem tem 300 hp, 1 hp representa 0,3% de variação, coisa que acontece com a simples mudança de temperatura do ambiente.

            na minha opinião, se basar pelo bfsc é o melhor jeito pra escolher os injetores. a partir disso, é que vc vai ajustando, pra pulsar mais ou menos, mais ou menos pressão na linha, etc.

            quem se dignar a ler os meus post anteriores verão que eu nunca disse que com uma simples conta o trabalho estará resolvido. mas sim, será o primeiro passo para ajudar a escolher algumas peças dentro de uma vasta gama de opções.

            [snapback]292903[/snapback]

            seus posts são todos lidos, assim como o dos outros colegas.

            sinceramente: gostaria de que me convencessem de um monte de coisas que me mostram, tipo valores de bfsc pra varios motores e tb para mapas de turbocompressores, por isso que aperto algumas pessoas em algumas perguntas :d

            1 Resposta Última resposta
            • R Offline
              R Offline
              Rix
              escreveu em última edição por
              #102

              como já dizia meu professor na faculdade…. 9,999999999 (infinitos noves depois da vêrgula) é idêntico a 10.

              posso estar delirando, mas de uma forma grosseira, então, o bsfc é mais relacionado é efici?ncia térmica do motor?

              considerando que se tirar dois fire 1.4 lá? de betim-mg e verificar a efici?ncia térmica deles é ?bvio que não serão idênticos. porque os componentes das bobinas não são idênticos, das velas também não e nem o combustável que ambos estariam queimando não são idênticos, assim como a estrutura interna do motor.

              mas considerando que num segundo momento, iriamos turbinar ou aspirar esse motor, esses valores já ajudariam no dimensionamento da alimentação a ser utilizada. assim, logo de cara, vc num deixa o motor nem gordo demais nem magro demais, bastando um simples acerto no hpi ou no chip, ou no digipulse, seja lá o que for utilizado para o acerto.

              e mesmo assim, um motor terá desempenho diferente do outro, porque as turbinas serão diferentes, os eixos das turbinas tám pequenas diferenças, a condição de lubrificação tem pequenas diferenças.

              o que entendfi é que a soma dessas pequenas diferenças acabam gerando uma diferença perceptável , o uqe não significa mau-ajuste ou que o motor não presta, ou alguma coisa que vê nos deixar sem mãos e nem pos. simplesmente não existe nada não matem?tico que possa ser dito: tal coisa é igual a outra coisa. pode ser semelhante, congruente, etc.

              caio, e por mais incrável que possa lhe parecer, em teoria de limites, nem sempre 1 é igual a 1 (1=1).

              bom, gente, desculpa o texto longo. só expressei aqui o que penso, o que entendi. se criei de novo uma discussão mais acalorada, já peão de adianto desculpas novamente.

              []s a todos.... :d

              :olhos:

              1 Resposta Última resposta
              • ? Offline
                ? Offline
                Visitante
                escreveu em última edição por
                #103

                como já dizia meu professor na faculdade…. 9,999999999 (infinitos noves depois da vêrgula) é idêntico a 10.

                posso estar delirando, mas de uma forma grosseira, então, o bsfc é mais relacionado é efici?ncia térmica do motor?

                considerando que se tirar dois fire 1.4 lá? de betim-mg e verificar a efici?ncia térmica deles é ?bvio que não serão idênticos. porque os componentes das bobinas não são idênticos, das velas também não e nem o combustável que ambos estariam queimando não são idênticos, assim como a estrutura interna do motor.

                mas considerando que num segundo momento, iriamos turbinar ou aspirar esse motor, esses valores já ajudariam no dimensionamento da alimentação a ser utilizada. assim, logo de cara, vc num deixa o motor nem gordo demais nem magro demais, bastando um simples acerto no hpi ou no chip, ou no digipulse, seja lá o que for utilizado para o acerto.

                e mesmo assim, um motor terá desempenho diferente do outro, porque as turbinas serão diferentes, os eixos das turbinas tám pequenas diferenças, a condição de lubrificação tem pequenas diferenças.

                o que entendfi é que a soma dessas pequenas diferenças acabam gerando uma diferença perceptável , o uqe não significa mau-ajuste ou que o motor não presta, ou alguma coisa que vê nos deixar sem mãos e nem pos. simplesmente não existe nada não matem?tico que possa ser dito: tal coisa é igual a outra coisa. pode ser semelhante, congruente, etc.

                caio, e por mais incrável que possa lhe parecer, em  teoria de limites, nem sempre 1 é igual a 1 (1=1).

                bom, gente, desculpa o texto longo. só expressei aqui o que penso, o que entendi. se criei de novo uma discussão mais acalorada, já peão de adianto desculpas novamente.

                []s a todos.... :d

                :olhos:

                [snapback]292922[/snapback]

                da mesma forma que não existe tabela ou f?rmula pra calculo de giglagem em motores carburados, não acredito que tenha formula de calculo de vazão de bicos para injetados.

                outro crime que se ve de monte por ai e pouca gente quer enxergar, são as propagandas de bombas para 800 cavalos , isso é conversa pra boi dormir.

                isso varia muito em função do motor que vai receber a tal bomba.

                se for um eficiente motor de f1 é uma coisa, pois chegam a fzr 1,5 km/l em uma corrida, de po embaixo o tempo todo e mesmo assim desenvolvendo seus quase 1000 cvs. agora coloca num gol turbo com weber, movido a alcool mesmo. pra render seus 400 cavalinhos vc não consegue que ele consuma menos que 600 metros/litro de alcool em regime de carga. se for movido a metanol então, é pior ainda.

                galera, abram os olhos e a mente.

                1 Resposta Última resposta
                • S Offline
                  S Offline
                  streit
                  escreveu em última edição por
                  #104

                  seus posts são todos lidos, assim como o dos outros colegas.

                  sinceramente: gostaria de que me convencessem de um monte de coisas que me mostram, tipo valores de bfsc pra varios motores e tb para mapas de turbocompressores, por isso que aperto algumas pessoas em algumas perguntas  :d

                  [snapback]292909[/snapback]

                  ka, esses são valores obtidos na prática. e se empresas do tipo edelbrock, aem, magneti mareli, etc. os divulgam dessa maneira, eu certamente os levo em consideração e faão a minha preparação em cima disso.

                  toda queima obedece uma relação estequiom?trica, aonde cada porção de ar necessita de tantas partes de determinado combustável para haver uma queima completa. com base nisso, sabendo o quanto de ar o seu motor aspira, vc sabe o quanto de combustável teoricamente é preciso injetar. e o quanto de energia isso gera.

                  bsfc é um valor de aproximação, obtido na prática, que ajuda a diminuir o erro na hora de calcular a quantidade de combustável necessária.

                  se funciona pra todo mundo, não tem pq não funcionar aqui tb. é um fen?meno que se repete e tem sua validade consagrada. pequenas variações sempre vão ocorrer, mas nunca erros gritantes. um motor aspirado a gasolina nunca terá 1,2 de bfsc. da mesma maneira que um turbo a metanol não terá em hipotese alguma 0,5.

                  ser c?tico quanto a isso, é uma opção sua, eu prefiro acreditar.

                  1 Resposta Última resposta
                  • ? Offline
                    ? Offline
                    Visitante
                    escreveu em última edição por
                    #105

                    ka, esses são valores obtidos na prática. e se empresas do tipo edelbrock, aem, magneti mareli, etc. os divulgam dessa maneira, eu certamente os levo em consideração e faão a minha preparação em cima disso.

                    toda queima obedece uma relação estequiom?trica, aonde cada porção de ar necessita de tantas partes de determinado combustável para haver uma queima completa. com base nisso, sabendo o quanto de ar o seu motor aspira, vc sabe o quanto de combustável teoricamente é preciso injetar. e o quanto de energia isso gera.

                    bsfc é um valor de aproximação, obtido na prática, que ajuda a diminuir o erro na hora de calcular a quantidade de combustável necessária.

                    se funciona pra todo mundo, não tem pq não funcionar aqui tb. é um fen?meno que se repete e tem sua validade consagrada. pequenas variações sempre vão ocorrer, mas nunca erros gritantes. um motor aspirado a gasolina nunca terá 1,2 de bfsc. da mesma maneira que um turbo a metanol não terá em hipotese alguma 0,5.

                    ser c?tico quanto a isso, é uma opção sua, eu prefiro acreditar.

                    [snapback]292939[/snapback]

                    vc é capaz de dar uma grande e completa explicação sobre esse tema, abrangendo varios tipos e modelos de motores?

                    seria um excelente tópico e eu lhe seria muito grato =)

                    1 Resposta Última resposta
                    • S Offline
                      S Offline
                      streit
                      escreveu em última edição por
                      #106

                      eu até posso fazer uma matéria a respeito. mas é preciso pesquisar por particularidades, para assim fazer uma tabela que cubra vêrios tipos de preparação.

                      se mais alguem estiver disposto a cooperar será bem vindo.

                      1 Resposta Última resposta
                      • ? Offline
                        ? Offline
                        Visitante
                        escreveu em última edição por
                        #107

                        eu até posso fazer uma matéria a respeito. mas é preciso pesquisar por particularidades, para assim fazer uma tabela que cubra vêrios tipos de preparação.

                        se mais alguem estiver disposto a cooperar será bem vindo.

                        [snapback]292948[/snapback]

                        seria muito legal. se possivel, falar e mostrar exemplos o mais próximo possivel de motores que temos contato por aqui.

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
                          M Offline
                          maurício
                          escreveu em última edição por
                          #108

                          :aaf: :aaf: :aaf:

                          q discussão saudavel…hehehehe

                          por mim... vale a media, se seu motor vai ter um bsfc maior ou menor isso vc ve depois q montar, na minha opinião não precisa de valores de bsfc exatos para tal calculo de tamanho de bicos.. faz-se com bicos aproximados e apos passar no dino ou de alguma forma achar o bsfc exato do seu motor, coloca bicos novos e pronto...

                          acho mais facil resolver assim.. mas se tiver valores de bsfc prontos eh de grande ajuda...

                          t+ abra

                          1 Resposta Última resposta
                          • O Offline
                            O Offline
                            overspeed
                            escreveu em última edição por
                            #109

                            matem?ticamente

                            lim 2/x onde x->9 + lim 7/x onde x-> = 10 :aaf:

                            uahuahuhauhauha

                            na verdade o que falei não desto do streit, só que a conta é muito gen?rica…? pra ter noção por exemplo saber se os 4 bicos podem alimentar ou não...mas por exemplo quase nenhuma central original usa 80% de dc com motor aquecido.... o valor fica entre uns 50 e 55% de dc com motor totalmente quente..então se vc não alterar esse par?metro vai precisar de bico maior... se mexer em pressão tbm já que esse calculo é pra uma pressão de combustável próxima a 3bar (43psi)...se usar mais pressão de combustivle vaza mais pelo mesmo buraco

                            mas é legal... impede que vc compre bicos de 160lbs/h pra usar num gol 1.0 8v com 0,5bar sacou ?... vc tem noção e não dá tiro no escuro...

                            1 Resposta Última resposta
                            • O Offline
                              O Offline
                              overspeed
                              escreveu em última edição por
                              #110

                              [tentei editar, mas deu erro]

                              matem?ticamente

                              lim 2/x onde x->9 + lim 7/x onde x->9 = lim (2+7)/x onde x->9 = 1 :aaf:

                              uahuahuhauhauha

                              editado: consegui errar na conta auhauhauhauh que idiota

                              na verdade o que falei não destoa do streit, só que a conta é gen?rica…? pra ter noção por exemplo saber se os 4 bicos podem alimentar ou não...mas por exemplo quase nenhuma central original usa 80% de dc com motor aquecido.... o valor fica entre uns 50 e 55% de dc com motor totalmente quente..então se vc não alterar esse par?metro vai precisar de bico maior... se mexer em pressão tbm já que esse calculo é pra uma pressão de combustável próxima a 3bar (43psi)...se usar mais pressão de combustivle vaza mais pelo mesmo buraco

                              mas é legal... impede que vc compre bicos de 160lbs/h pra usar num gol 1.0 8v com 0,5bar sacou ?... vc tem noção e não dá tiro no escuro...

                              1 Resposta Última resposta
                              • S Offline
                                S Offline
                                streit
                                escreveu em última edição por
                                #111

                                foi o que eu falei o tempo todo… se vc se propor a atingir uma certa potência, sabendo aproximadamente o bsfc resultante de uma preparação como a sua, é possível comprar bicos bem próximos dos ideais, e ai fazer o ajuste fino controlando o duty cicle ou pressão na linha.

                                simples assim.

                                ps: po over.. esse limite ai vai dar 1, não 10.. :aaf:

                                1 Resposta Última resposta
                                • S Offline
                                  S Offline
                                  SeaL
                                  escreveu em última edição por
                                  #112

                                  eu sou a favor de entregar na mão do preparador e confiar nele…

                                  seja lá qual for o método que ele usa pra dar acerto...

                                  99% dos caras que preparam motor (e preparam bem) nao perdem nem 1 hora do projeto fazendo cálculos pra determinar este tipo de coisa, vai do bom senso, vai da experiencia e do que o camarada quer...

                                  de que vale vc ter akeeeeeeeele estudo absurdo do bsfc com precisão de 8 dágitos pra depois da vêrgula, se vc tah montando um carro pra rua?

                                  provavelmente isso só é usado em equipes (muito) top de arrancada...

                                  este tópico rendeu demais gostei muito das explicações, mas to desistindo por aki de entender o calculo exato dos bicos injetores pro meu carro a 250cv roda pq toda vez que reviso meus cálculos com base em alguma informação nova postada aki, eu descubro que errei em alguma parte... hehe

                                  pqp... isso eh coisa pra engenheiro, nao pra analista de suporte em experiencia...

                                  ahuhuahahahuahuhuaa

                                  parabéns ae pro pessoal... muita, mas muita qualidade aki no tópico :aaf:

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • S Offline
                                    S Offline
                                    streit
                                    escreveu em última edição por
                                    #113

                                    eu sou a favor de entregar na mão do preparador e confiar nele…

                                    seja lá qual for o método que ele usa pra dar acerto...

                                    99% dos caras que preparam motor (e preparam bem) nao perdem nem 1 hora do projeto fazendo cálculos pra determinar este tipo de coisa, vai do bom senso, vai da experiencia e do que o camarada quer...

                                    de que vale vc ter akeeeeeeeele estudo absurdo do bsfc com precisão de 8 dágitos pra depois da vêrgula, se vc tah montando um carro pra rua?

                                    provavelmente isso só é usado em equipes (muito) top de arrancada...

                                    este tópico rendeu demais gostei muito das explicações, mas to desistindo por aki de entender o calculo exato dos bicos injetores pro meu carro a 250cv roda pq toda vez que reviso meus cálculos com base em alguma informação nova postada aki, eu descubro que errei em alguma parte... hehe

                                    pqp... isso eh coisa pra engenheiro, nao pra analista de suporte em experiencia...

                                    ahuhuahahahuahuhuaa

                                    parabéns ae pro pessoal... muita, mas muita qualidade aki no tópico :aaf:

                                    [snapback]293092[/snapback]

                                    e vc acha legal que ninguem faça nenhum tipo de conta?

                                    se vc tem dificuldades em achar o injetor certo, é só contar o que vai fazer no carro que o pessoal te ajuda como puder. podemos até tirar a prova pra ver se a conta fecha com a preparação usada no seu motor.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • S Offline
                                      S Offline
                                      SeaL
                                      escreveu em última edição por
                                      #114

                                      de maneira alguma streit… hehe

                                      eu soh disse a minha opinião... é o que eu faria... entregar na mão do preparador de minha confian?a e conversar com ele sobre o que eu quero...

                                      mais de 300cv motor pode ser 301... mas eh quebrar a barreira dos 300hp...

                                      daria o que? 280cv na roda? 275? nao sei fazer porcentagem de cabeça...

                                      taria muito forte pros meus padrões...

                                      no civic eh relativamente facil, se for só simplismente ter o pico de potência nao se importando com a dirigibilidade e etc... se for manter as mesmas características do motor original (fraco em baixa, aceitável em alta) nao precisa muito estudo... concorda?

                                      o que eu to dizendo eh sobre o projetinho do meu carro... coisa simples...

                                      dah pra sentar e conversar sobre a turbina, o intercooler, blablabl?... mas pra cavalaria que eu quero, acho que nao precisa (na mina opinião) saber estritamente o valor exaaaaato do bico injetor...

                                      pensamento med?ocre? pode ser... mas eu jah passei 15 dias da minha vida fritando meus neur?nio e enchendo o saco de todo cara entendido sobre o assunto pra tentar resolver a equação... talvez um dia eu chegue lá... mas quero chegar sozinho... eh mais um hobby do que uma meta propriamente dito...

                                      não quero encher o saco de ninguém, nem ocupar o tempo de ninguém com uma besteira, ou um sonho infantil, que provavelmente nunca vê sair do papel....

                                      tendeu?

                                      mas apoio sim a ideia de estudar o projeto. não tão a fundo, mas saber mais ou menos o que será utilizado no projeto do seu carro.

                                      ^^

                                      amo muito este fórum :aaf:

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • H Offline
                                        H Offline
                                        HMF
                                        escreveu em última edição por
                                        #115

                                        ainda rola a duvida: qual método q usam pra medir a vaz?o?

                                        [snapback]272589[/snapback]

                                        o método é bem simples: a vazão é medida com bico 100% aberto, a uma pressão de 3kg/cm?.

                                        ? totalmente diferente do que se faz por aqui, onde usamos m?quinas de testes de manutenção, que simulam o funcionamento em rotações e tempos de abertura variados. esses par?metros variam de m?quina para m?quina.

                                        para medir a vazão do bico nessas m?quinas, deve usar o teste de leque

                                        (? esse o nome na m?quina da plana), no qual o bico fica totalmente aberto por uns 7 segundos, na pressão que você selecionar, no caso 3kg/cm?.

                                        a?, é só medir quantos ml foram injetados nestes 07 segundos e aplicar as f?rmulas já apresentadas para calcular a vazão em lbs, cc, ml, etc. :aaf:

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • ? Offline
                                          ? Offline
                                          Visitante
                                          escreveu em última edição por
                                          #116

                                          o método é bem simples: a vazão é medida com bico 100% aberto, a uma pressão de 3kg/cm?.

                                          ? totalmente diferente do que se faz por aqui, onde usamos m?quinas de testes de manutenção, que simulam o funcionamento em rotações e tempos de abertura variados. esses par?metros variam de m?quina para m?quina.

                                          para medir a vazão do bico nessas m?quinas, deve usar o teste de leque

                                          (? esse o nome na m?quina da plana), no qual o bico fica totalmente aberto por uns 7 segundos, na pressão que você selecionar, no caso 3kg/cm?.

                                          a?, é só medir quantos ml foram injetados nestes 07 segundos e aplicar as f?rmulas já apresentadas para calcular a vazão em lbs, cc, ml, etc.  :aaf:

                                          [snapback]293346[/snapback]

                                          esse é o metodo que usam pra medir os bicos de 1600 libras ?

                                          se for, matou a xarada :aaf:

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários