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Volante do motor aliviado

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  • ? Offline
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    Visitante
    escreveu em última edição por
    #24

    qe bom saber , ja tinham me ensinado errado

    [snapback]295854[/snapback]

    esse é o mal da internet. muita coisa que vc ve por ai, é escrita por pessoas que sabem menos do q a gente mesmo…

    e aonde eu posso mandar fazer esse guia para o volante ka?

    [snapback]295863[/snapback]

    leva na samacar q eles fazem tudo, aliviam, fazem as guias e tb o balanceamento de tudo.

    o meu fiz aqui em santos mesmo, na tornearia de um amigo, q tb é user daqui do pp.

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    • T Offline
      T Offline
      trutaforte
      escreveu em última edição por
      #25

      pessoal, o al?vio do volante é até uma coisa fácil de fazer, mas o al?vio deve ser feito balanceando o conjunto virabrequim+volante, certo ?

      1 Resposta Última resposta
      • O Offline
        O Offline
        overspeed
        escreveu em última edição por
        #26

        esse é o mal da internet. muita coisa que vc ve por ai, é escrita por pessoas que sabem menos do q a gente mesmo…

        vou até citar isso pra reafirmar porque é algo que concordo plena e totalmente com o ka

        1 Resposta Última resposta
        • S Offline
          S Offline
          streit
          escreveu em última edição por
          #27

          al?vio de volante é bom até certo ponto, se for mto pronunciado começa a dar problema de vibração excessiva.

          e mto cuidado ao se aliviar um volante. se for mal balanceado, somado ao giro alto, é certo que vai sair voando.

          1 Resposta Última resposta
          • D Offline
            D Offline
            DecioBenevides
            escreveu em última edição por
            #28

            putz cara….........eu me lembro.............. :(

            foi com o fusca do abacate.............. :(

            esse cara precisa é se benzer.................uma vez ele foi em fortaleza (eu tava lá ) e tava no box regulando o carro. um colega meu olhou a flauta e falou pra ele:

            -cara, tu não vais colocar as travas dos bicos não??? ele disse:

            -ah, nem precisa...........mas depois eu coloco.......

            logo depois ele deu uma puxada linda........mas quando os bicos auxiliares entraram, a pressão de combustivel foi grande demais.........fazendo vazar metanol no motor.........dai já viu, né???

            queimou tudo..............e se não fosse o colega que correu contra ele............pra tirar ele do fusca...............nem sei................ :(

            só pra vcs terem uma ideia, o monster lá da frente, derreteu que nem uma vela...............tirei até uma foto............o visor derretido como cera quente....

            foi triste.............mesmo.............. :(

            ps: o cara tava com as travas dos bicos no bolso............... :putz:

            [snapback]295848[/snapback]

            huheuhuheuhuh sem contar q no ultimo festival, qdo eles tavam dando um acertinho no carro dentro do box, a volante soltou denovo, quebrou os parafusos, so q por sorte eles estavam acelerando com o carro parado, o serginho tbem torou uma volante por aqui numa etapa….

            1 Resposta Última resposta
            • C Offline
              C Offline
              Cleber T.
              escreveu em última edição por
              #29

              volantes assassinos….afff mo veneno, opalao 6 cilindros entao vixi

              acho q é no usa ne que é obrigatorio usar gaiola em volta do volante, nem sei q categoria começa isso

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Fahrell
                escreveu em última edição por
                #30

                huheuhuheuhuh sem contar q no ultimo festival, qdo eles tavam dando um acertinho no carro dentro do box, a volante soltou denovo, quebrou os parafusos, so q por sorte eles estavam acelerando com o carro parado, o serginho tbem torou uma volante por aqui numa etapa….

                [snapback]295897[/snapback]

                eu tenho a foto dos tocos dos parafusos juntinhos no chao do box… pareciam cortados que nem manteiga :putz: :( :( :(

                1 Resposta Última resposta
                • ? Offline
                  ? Offline
                  Visitante
                  escreveu em última edição por
                  #31

                  pessoal, o al?vio do volante é até uma coisa fácil de fazer, mas o al?vio deve ser feito balanceando o conjunto virabrequim+volante, certo ?

                  [snapback]295889[/snapback]

                  sim, essa é a forma correta. afinal, tudo trabalha em conjunto.

                  1 Resposta Última resposta
                  • ? Offline
                    ? Offline
                    Visitante
                    escreveu em última edição por
                    #32

                    huheuhuheuhuh sem contar q no ultimo festival, qdo eles tavam dando um acertinho no carro dentro do box, a volante soltou denovo, quebrou os parafusos, so q por sorte eles estavam acelerando com o carro parado, o serginho tbem torou uma volante por aqui numa etapa….

                    [snapback]295897[/snapback]

                    eles não usam guia(s) no virabrequim? :putz:

                    1 Resposta Última resposta
                    • ? Offline
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                      escreveu em última edição por
                      #33

                      eu tenho a foto dos tocos dos parafusos juntinhos no chao do box… pareciam cortados que nem manteiga :putz: :( :( :(

                      [snapback]295901[/snapback]

                      o passat q tive soltou o volante, mas não chegou a cair, graças a deus eu consegui escutar um barulho no motor e fui quase me arrastando até em casa.

                      o volante não era aliviado, e mesmo assim soltou os parafusos.

                      1 Resposta Última resposta
                      • C Offline
                        C Offline
                        crisrj
                        escreveu em última edição por
                        #34

                        em relacao ao torneiro eu tb conheoc uns bons aki no rio , vc poderia me passar o material q se usa para afzer as guias e os tamanhos respectivos?

                        1 Resposta Última resposta
                        • ? Offline
                          ? Offline
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                          escreveu em última edição por
                          #35

                          em relacao ao torneiro eu tb conheoc uns bons aki no rio , vc poderia me passar o material q se usa para afzer as guias e os tamanhos respectivos?

                          [snapback]295914[/snapback]

                          dessa parte eu não conheão a ponto de te ajudar. sei só o diametro dos guias, 10mm.

                          agora, o tipo de aão que foi usado eu não sei dizer.

                          off: pra vc ter ideia, o cara que fez esse servião (e tb faz serviços pra rr) fez ele mesmo uma blow off de acordo com o que ele queria, sem economizar na qualidade dos materiais, tb nem preciso falar sobre o acabamento da peça.

                          outro dos feitos dele é polia regulável pra vw 20v…ferramenta pra instalar o`rings no bloco...

                          1 Resposta Última resposta
                          • A Offline
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                            amarchetti
                            escreveu em última edição por
                            #36

                            o chepalla tava nessas…

                            vc sente q o motor cresce mais tranquilo de giro..

                            mas também qdo pegava ladeira, se não reduzisse e pisasse pra valer, vc pagava seus pecados..

                            como o ka disse, não é nada absurdo...

                            agora qto pesa um volante de ap 1,8 origesó 2k acho q seria muita coisa..

                            no me caso vibrava mais do q eu achava q deveria..mas nunca tive dor de cabeça com isso...

                            não imaginei q um volante aliviado pudesse sair lançado desse jeito...:putz:

                            1 Resposta Última resposta
                            • ? Offline
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                              Visitante
                              escreveu em última edição por
                              #37

                              não imaginei q um volante aliviado pudesse sair lançado desse jeito…:(

                              [snapback]295954[/snapback]

                              tinha no autodynamics a foto de um opala com volante voador, cortou a caixa seca ( ) , serrou o assoalho pra dentro do carro ( ) e ainda saiu do carro voando apos tb serrar a porta no lado do passageiro :putz:

                              1 Resposta Última resposta
                              • E Offline
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                                edsonmassao
                                escreveu em última edição por
                                #38

                                ?, naum é simplesmente pedindo pra fazer uns buraquinhos q se alivia um volante, tem q ser muito criterioso pra naum correr riscos como o q o thiagoiano citou…

                                1 Resposta Última resposta
                                • ? Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #39

                                  ?, naum é simplesmente pedindo pra fazer uns buraquinhos q se alivia um volante, tem q ser muito criterioso pra naum correr riscos como o q o thiagoiano citou…

                                  [snapback]295996[/snapback]

                                  um método muito utilizado é dar um passe no volante, deixando ele mais fino em regiões específicas.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • A Offline
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                                    amarchetti
                                    escreveu em última edição por
                                    #40

                                    mas ai pra desbalancear é um pulo…

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • ? Offline
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                                      #41

                                      mas ai pra desbalancear é um pulo…

                                      [snapback]296053[/snapback]

                                      ?

                                      mais facil desbalancear fazendo furos do que afinando a peça toda no torno, onde se tira material de uma area circular perfeita, por igual em toda a circunferencia da peça.

                                      e mesmo assim, sempre se deve mandar re-balancear o volante só de precaução :putz:

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • H Offline
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                                        hernani.vila
                                        escreveu em última edição por
                                        #42

                                        volantes voadores é parte…

                                        um volante mais leve vai simular uma potência maior em um motor, quando ele estiver em condição de aceleração, porém não vai trazer nenhuma alteração quando ele estiver numa condição de funcionamento em uma rpm estática.

                                        por exemplo, um motor com volante normal, e depois aliviado, vai mostrar uma potência maior se for comparada uma medição antes/depois feita em um dinam?metro de aceleração, como um dynojet, ou mesmo os gtechs da vida, porém se a medição for feita em um dinam?metro com possibilidade de travar em uma determinada rpm, os valores lidos antes/depois serão os mesmos.

                                        ps: potência é a capacidade do motor de gerar energia (na verdade, transformar energia química em mecânica), e uma alteração na massa/desenho do volante não altera esta capacidade do motor, mas altera seu comportamento geral, conforme explicado acima.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • ? Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #43

                                          volantes voadores é parte…

                                          um volante mais leve vai simular uma potência maior em um motor, quando ele estiver em condição de aceleração, porém não vai trazer nenhuma alteração quando ele estiver numa condição de funcionamento em uma rpm estática.

                                          por exemplo, um motor com volante normal, e depois aliviado, vai mostrar uma potência maior se for comparada uma medição antes/depois feita em um dinam?metro de aceleração, como um dynojet, ou mesmo os gtechs da vida, porém se a medição for feita em um dinam?metro com possibilidade de travar em uma determinada rpm, os valores lidos antes/depois serão os mesmos.

                                          ps: potência é a capacidade do motor de gerar energia (na verdade, transformar energia química em mecânica), e uma alteração na massa/desenho do volante não altera esta capacidade do motor, mas altera seu comportamento geral, conforme explicado acima.

                                          [snapback]296115[/snapback]

                                          concordo contigo, aliviando o volante não vai trazer ganhos reais de potência, somente ajuda na subida de giro, ja que o virabrequim tem menos peso pra carregar.

                                          1 Resposta Última resposta

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