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Leitura do pirometro.

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  • L Offline
    L Offline
    Leo_Multi
    escreveu em última edição por
    #6

    alguem saberia dizer qual seria a temperatura em ?c no pirometro de um carro turbo bem afinado?

    o termopar está a uns 10 a 15cm da saida da turbina.

    eu comprei um da beast racing, mas o manuel é péssimo e não fala nada.

    [snapback]311602[/snapback]

    vamp,

    antes de mais nada instale o pirometro antes da turbina

    950 para motores a gasolina

    850 para motores a alcool

    750 para motores a diesel

    depois da turbina já houve a transformação de energia em trabalho e ainda depende da eficiencia da turbina e outros fatores

    1 Resposta Última resposta
    • L Offline
      L Offline
      Lee
      escreveu em última edição por
      #7

      e nos aspirados, qual q temperatura?

      1 Resposta Última resposta
      • G Offline
        G Offline
        Gili
        escreveu em última edição por
        #8

        vamp,

        antes de mais nada instale o pirometro antes da turbina

        950 para motores a gasolina

        850 para motores a alcool

        750 para motores a diesel

        depois da turbina já houve a transformação de energia em trabalho e ainda depende da eficiencia da turbina e outros fatores

        [snapback]311674[/snapback]

        no coletor entao né?

        1 Resposta Última resposta
        • N Offline
          N Offline
          Nuvo
          escreveu em última edição por
          #9

          vamp,

          antes de mais nada instale o pirometro antes da turbina

          950 para motores a gasolina

          850 para motores a alcool

          750 para motores a diesel

          depois da turbina já houve a transformação de energia em trabalho e ainda depende da eficiencia da turbina e outros fatores

          [snapback]311674[/snapback]

          esses valores não variam de motor para motor?

          1 Resposta Última resposta
          • P Offline
            P Offline
            Pix
            escreveu em última edição por
            #10

            a temperatura da agua no mostrador q tem no próprio painel não altera nas puxadas mais fortes???

            [snapback]311671[/snapback]

            no meu não.

            vamp,

            antes de mais nada instale o pirometro antes da turbina

            950 para motores a gasolina

            850 para motores a alcool

            750 para motores a diesel

            depois da turbina já houve a transformação de energia em trabalho e ainda depende da eficiencia da turbina e outros fatores

            [snapback]311674[/snapback]

            eu pensei nisso, em 4 pirometros, mas precisaria ter um display pequeno com a temp dos 4. não gosto de muito relógio e nem de relógio aparecendo.

            1 Resposta Última resposta
            • V Offline
              V Offline
              Vamp
              escreveu em última edição por
              #11

              vamp,

              antes de mais nada instale o pirometro antes da turbina

              950 para motores a gasolina

              850 para motores a alcool

              750 para motores a diesel

              depois da turbina já houve a transformação de energia em trabalho e ainda depende da eficiencia da turbina e outros fatores

              [snapback]311674[/snapback]

              gostei da ideia. não pensei nisso pois no manual diz para carros aspirados instalar no coletor e em turbos ?nstalar a 10cm da saida da turbina.

              valeu leo obrigado.

              1 Resposta Última resposta
              • M Offline
                M Offline
                marcioap
                escreveu em última edição por
                #12

                desculpen si estariei discirtualizando o o topico, mais q tipo de informasão o termopar envia pro reloginho, ou seja, quero ver si concigo fazer alguma coisa, usando 4 termopar mandando informação pra algum display ou algo assim, na verdade não sou eu quem vai fazer e sim un amigo q mexe com eletronica e tal,

                vlw

                1 Resposta Última resposta
                • B Offline
                  B Offline
                  barata_cefet
                  escreveu em última edição por
                  #13

                  desculpen si estariei discirtualizando o o topico, mais q tipo de informasão o termopar envia pro reloginho, ou seja, quero ver si concigo fazer alguma coisa, usando 4 termopar mandando informação pra algum display ou algo assim, na verdade não sou eu quem vai fazer e sim un amigo q mexe com eletronica e tal,

                  vlw

                  [snapback]311849[/snapback]

                  ele cria uma diferença de potencial, eu utilizo outros instrumentos para medir a saida pois acho o preão do relógio fora da realidade o valor da ddp vo?? pode pegar neste site: http://www.equipe-termopar.com.br/

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    marcioap
                    escreveu em última edição por
                    #14

                    ele cria uma diferença de potencial, eu utilizo outros instrumentos para medir a saida pois acho o preão do relógio fora da realidade o valor da ddp vo?? pode pegar neste site: http://www.equipe-termopar.com.br/

                    [snapback]311918[/snapback]

                    ok muito obrigado

                    si der certo posto aki os resultados.

                    flw

                    1 Resposta Última resposta
                    • ? Offline
                      ? Offline
                      Visitante
                      escreveu em última edição por
                      #15

                      esses valores não variam de motor para motor?

                      [snapback]311720[/snapback]

                      esses números são declarados como seguros na saida do motor e não depois da turbina.

                      numero muito altos ali no coletor de escape evidenciam temperatura alta demais nas c?maras de combust?o.

                      o valor que não boto fã dessa tabela é nos de motor diesel.

                      até 18:1 de taxa constante (e muito mais se o motor for turbo-diesel), tem combustão sem sequer precisar de vela de ignição e ainda tem baixa temperatura nas c?marasó complicado…

                      1 Resposta Última resposta
                      • N Offline
                        N Offline
                        Nuvo
                        escreveu em última edição por
                        #16

                        esses números são declarados como seguros na saida do motor e não depois da turbina.

                        numero muito altos ali no coletor de escape evidenciam temperatura alta demais nas c?maras de combust?o.

                        o valor que não boto fã dessa tabela é nos de motor diesel.

                        até 18:1 de taxa constante (e muito mais se o motor for turbo-diesel), tem combustão sem sequer precisar de vela de ignição e ainda tem baixa temperatura nas c?marasó complicado…

                        [snapback]312068[/snapback]

                        então caio…

                        ? que eu pensei que os valores variassem de acordo com a construção do bloco, da c?mara, materiais utilizados, etc..

                        e quanto aos diesel: a mistura ar + combustável não explode... ela se incendeia devido é temperatura do ar quando entra em contato com o combustável... acredito que seja esse o motivo deste valor...

                        1 Resposta Última resposta
                        • W Offline
                          W Offline
                          WEST
                          escreveu em última edição por
                          #17

                          no coletor entao né?

                          [snapback]311706[/snapback]

                          importante salientar que voce vai encontrar valores diferentes se colocar o termopar na saida do cabecote ou na entrada da turbina. os valores que o leo citou sao para a entrada da turbina, para a saida do cabecote deve-se considerar valores menores… coisa de no maximo 800oc, pra manter um criterio proximo ao utilizado pelas fabricas.

                          []s

                          west

                          1 Resposta Última resposta
                          • N Offline
                            N Offline
                            Nuvo
                            escreveu em última edição por
                            #18

                            importante salientar que voce vai encontrar valores diferentes se colocar o termopar na saida do cabecote ou na entrada da turbina. os valores que o leo citou sao para a entrada da turbina, para a saida do cabecote deve-se considerar valores menores… coisa de no maximo 800oc, pra manter um criterio proximo ao utilizado pelas fabricas.

                            []s

                            west

                            [snapback]312404[/snapback]

                            pq essa diferença tão grande numa dist?ncia tão pequena?

                            :ohoh:

                            1 Resposta Última resposta
                            • ? Offline
                              ? Offline
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                              escreveu em última edição por
                              #19

                              então caio…

                              ? que eu pensei que os valores variassem de acordo com a construção do bloco, da c?mara, materiais utilizados, etc..

                              e quanto aos diesel: a mistura ar + combustável não explode... ela se incendeia devido é temperatura do ar quando entra em contato com o combustável... acredito que seja esse o motivo deste valor...

                              [snapback]312377[/snapback]

                              incendeia? que eu saiba a mistura explode sim, por auto-combustão devido é alt?ssima compressão.

                              1 Resposta Última resposta
                              • N Offline
                                N Offline
                                Nuvo
                                escreveu em última edição por
                                #20

                                não sou engenheiro nem nada…

                                mas pelo que sempre li a respeito, a mistura se incendeia meso e não explode como nos ciclo otto...

                                fazes dos motores do ciclo diesel de 4 tempos

                                as fazes dos motores do ciclo diesel, como princ?pio de funcionamento, são semelhantes ao do ciclo otto.

                                os tempos ou fases são:

                                1? tempo : aspiração

                                na fase de aspiração o pistão desloca do ponto morto inferior, pmi ao ponto morto superior, pms, aspirando o ar atravṍs da válvula de aspiração.

                                2 é tempo: compressão

                                nesta fase o pistão desloca do pmi ao pms. no in?cio do deslocamento a válvula de aspiração se fecha e o pistão começa a comprimir o ar na c?mara de combust?o. o ar quando sujeito a esta compressão sofre um aumento de temperatura que ser?, tanto maior, quanto for a percentagem comprimida, taxa de compressão.

                                3? tempo: combustão ( expansão)

                                um pouco antes do pistão atingir o pms, o ar comprimido atinge uma ressão de 65 a 130 kgf/cm2; e uma temperatura de 600 a 800?c. por meio do injetor, o combustável é fortemente comprimido e pulverizado para o interior da c?mara. este combustável ao encontrar o ar, que se encontra na pressão e temperatura supra-citado incendeia-se expontaneamente, empurrando energeticamente, o pistão verso ao pmi.

                                4? tempo : descarga

                                um pouco antes do pistão atingir o pmi, de onde iniciar? o quarto tempo, a válvula de descarga se abre, permitindo a sa?da de uma parte dos gases se combustão que se encontram em alta pressão. ao deslocar para o pms expulsa o resto dos gases.

                                a figura abaixo representa os quatro tempos de um motor do ciclo diesel.

                                fonte: http://www.demec.ufmg.br/disciplinas/ema00…iesel/motor.htm

                                mas sei lá… deixa alguém mais experiente falar sobre isso... mesmo pq eu não tenho certeza de que a temperatura menor é por causa disso ou não...

                                1 Resposta Última resposta
                                • L Offline
                                  L Offline
                                  Leo_Multi
                                  escreveu em última edição por
                                  #21

                                  esses niveis de temperatura são facilmente encontrados em qualquer literatura sobre motores a combustão interna.

                                  não faz diferença medir na boca do coletor ou na entrada da turbina.

                                  se quiser medir distribuição de mistura deve instalar um em cada cilindro

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • P Offline
                                    P Offline
                                    Pix
                                    escreveu em última edição por
                                    #22

                                    alguem saberia dizer o quanto está sendo eficiente uma turbina utilizando os valores da temperatura de entradaxsa?da?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • O Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #23

                                      sem esquecer que se o aparelho de medição não tiver uma boa aferição vai por água abaixo qualquer numero….

                                      um amigo meu tem pir?metro no marea turbo dele e vem mais de 900?c após a turbina, anda fechado de final (mais de 240km/h) e não quebra motor.... como disse a ele... ou os limites são muito abaixo do que deveriam (e não são tenho certeza heheheh) ou tá lendo acima do que realmente está....

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • C Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #24

                                        um pirometro que eu coloco a mao no fogo em ser certeiro era o da hw parts….o wanderley teve mo trampo p/ desenvolver e calibrar tudo certinho, ai foi a folego e passou a perna nele

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • O Offline
                                          O Offline
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                                          #25

                                          todo e qualquer intrumento de medição tem um erro, é impossível que ele seja calibrado perfeitamente porque existe distorção na medida, certamente um bom projeto ajuda adiminuir isto, mas tem outras questáes os resistores, capacitores, etc do circuito tem uma toler?ncia (desvio em relação ao valor nominal) e tbm alguns componentes (como resistor) mudam seu valor com a temperatura de operação….então se o projeto tbm foi bom, mas a execução não for já cai tudo pra baixo de novo...

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