Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Vólvulas de escape com sódio

Vólvulas de escape com sódio

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
25 Posts 17 Posters 4.1k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • M Offline
    M Offline
    m4c4c0
    escreveu em última edição por
    #7

    e só pra tornar mais estranho ainda… o sódio no interior da haste da valvula fica em estado liquido na temperatura de funcionamento dos motores...

    sempre quis serrar uma haste dessas pra ver o sódio...

    ninguem tem valvula de gol mil t empenada pra matar nossa curiosidade não ??

    [snapback]341912[/snapback]

    http://www.aerotecnologia.com.br/tecnicos/…es/aula_022.htm

    algumas válvulas de admissão e de esca?pamento são ocas e, parcialmente, cheias com só?dio metálico. esse material é utilizado porque é um excelente condutor de calor. o sódio ir? fundir a aproximadamente 1 10?c, e o movimento alternativo da válvula faz circular o sódio láquido, facilitando a retirada de calor da cabeça da válvula para a haste, onde é dissipado atravṍs da guia da cabeça do cilindro e das aletas de refrigeração. então, a temperatura de operação da válvula pode ser reduzida tanto a 167?c como a 230?c.

    sob nenhuma circunst?ncia deve uma válvula cheia de sódio ser cortada, ou sujeita a tratamento, o qual possa causar ruptura. a ex?posição do sódio, dessas válvulas ao ar exterior, ir? resultar em fogo ou explosão com possíveis ferimentos no pessoal.

    :aaf:

    qto a durabilidade, uma valvula com sódio é voltada para motores com desempenho mais alto, mesmo sendo oca deve ser pelo menos tao reesistente qto uma normal.

    acho que o vectra/calibra tb tem válvulas assim…

    1 Resposta Última resposta
    • ? Offline
      ? Offline
      Visitante
      escreveu em última edição por
      #8

      muitos carros esportivos (na maioria turbinados) usam esse recurso nas valvulas de escapamento.

      valvula é feita pra subir e descer, abrir e fechar, e com isso não tem muito o pq temer por alguma fragilidade .

      se acontecer algum choque entre valvula e pistão, ai sim é possível que o dano na valvula seja maior se comparada com uma em aão inox.

      1 Resposta Última resposta
      • M Offline
        M Offline
        mephisto
        escreveu em última edição por
        #9

        bom depois de ver valvulas forjadas numa revista esses dias hehehe meu humor ta melhor

        sodio eh q nem saia grafitada, algo pra ajudar mas dah pra ficar sem :aaf:

        1 Resposta Última resposta
        • ? Offline
          ? Offline
          Visitante
          escreveu em última edição por
          #10

          bom depois de ver valvulas forjadas numa revista esses dias hehehe meu humor ta melhor

          sodio eh q nem saia grafitada, algo pra ajudar mas dah pra ficar sem :aaf:

          [snapback]342189[/snapback]

          jaja vai aparecer algum :g?nio-entendido-sabe-tudo-mas-que-nunca-montou-um-motor-ap-turbo: dizendo que se seu cabeçote não tiver as tais valvulas forjadas seu motor é tranqueira, q é gambirarra e por ai vai hehehehe

          da mesma forma q virou moda falar das camisas forjadas em motor ap. até hj nunca se teve problemas com blocos ap. agora lançaram isso no mercado e ja tão tunnnnnando mais essa parte do motor…

          1 Resposta Última resposta
          • P Offline
            P Offline
            Padula
            escreveu em última edição por
            #11

            eu queria saber o que acontece com o pistão que atropela uma valvula dessa…

            imagina... o sodio liquido dentro da camara de combustão quente com ar e gasolina hehehe

            olha o estrago ae geeente

            1 Resposta Última resposta
            • E Offline
              E Offline
              engenheiro_loko
              escreveu em última edição por
              #12

              as valvulas do marea turbo tb usam esse sistema hehe deve ser por isso q custa tao caro cada uma.

              1 Resposta Última resposta
              • K Offline
                K Offline
                Konig
                escreveu em última edição por
                #13

                s?dio é um metal extremamente reativo, porem maleavel. ele a temperatura ambiente chega a ser mole. poremmmmmmm, nao deixe cair em agua, ou entrar em contato com a humidade do ar, se nao, cabummmmmmmmmmmmmm.

                1 Resposta Última resposta
                • L Offline
                  L Offline
                  Lee
                  escreveu em última edição por
                  #14

                  eu queria saber o que acontece com o pistão que atropela uma valvula dessa…

                  imagina... o sodio liquido dentro da camara de combustão quente com ar e gasolina hehehe

                  olha o estrago ae geeente

                  [snapback]342293[/snapback]

                  eu tbm to imaginando isso. explosão na certa. :aaf:

                  1 Resposta Última resposta
                  • V Offline
                    V Offline
                    Vicente Sprint
                    escreveu em última edição por
                    #15

                    e só pra tornar mais estranho ainda… o sódio no interior da haste da valvula fica em estado liquido na temperatura de funcionamento dos motores...

                    sempre quis serrar uma haste dessas pra ver o sódio...

                    ninguem tem valvula de gol mil t empenada pra matar nossa curiosidade não ??

                    [snapback]341912[/snapback]

                    eu já serrei uma de tempra. o sódio tem uma cor meio rosada… na temp ambiente, fica no estado de uma pasta...

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Fahrell
                      escreveu em última edição por
                      #16

                      eu já serrei uma de tempra. o sódio tem uma cor meio rosada… na temp ambiente, fica no estado de uma pasta...

                      [snapback]342391[/snapback]

                      eita :aaf: minhas valvulinhas de escape eaton, originais de tempra turbo, 28 conto cada tem sodio ??

                      ixi gosto cada vez mais desse carrinho com + de 10 anos de idade se for verdade hein ?

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        marcoselvagem
                        escreveu em última edição por
                        #17

                        falando nisso, chegou uma parati 1.0 turbo lá na oficina com as 8 válvulas de admissão empenadas :)

                        o carro bateu a frente, de modo que acertou em cheio a polia do virabrequim, e as correias viraram miojo …

                        o azar foi a anta do dono querer dar a partida no carro depois do acidente... :aaf:

                        curiosamente, nenhuma válvula de escape foi danificada. ali?s, até o que consatatamos, não havia nenhuma empenada.

                        ##aproveito para perguntar aos senhores: as bielas podem ter sofrido algum dano pelo fato dos pistões terem acertado as válvulas?##

                        1 Resposta Última resposta
                        • O Offline
                          O Offline
                          overspeed
                          escreveu em última edição por
                          #18

                          falando nisso, chegou uma parati 1.0 turbo lá na oficina com as 8 válvulas de admissão empenadas :)

                          o carro bateu a frente, de modo que acertou em cheio a polia do virabrequim, e as correias viraram miojo …

                          o azar foi a anta do dono querer dar a partida no carro depois do acidente...  :aaf:

                          curiosamente, nenhuma válvula de escape foi danificada. ali?s, até o que consatatamos, não havia nenhuma empenada.

                          ##aproveito para perguntar aos senhores: as bielas podem ter sofrido algum dano pelo fato dos pistões terem acertado as válvulas?##

                          [snapback]342502[/snapback]

                          acontece com mais frequência do que se imagina…

                          sim, pode ter entortado alguma biela se der um (grande) azar... já vê acontecer

                          1 Resposta Última resposta
                          • X Offline
                            X Offline
                            Xucrute
                            escreveu em última edição por
                            #19

                            eu já serrei uma de tempra. o sódio tem uma cor meio rosada… na temp ambiente, fica no estado de uma pasta...

                            [snapback]342391[/snapback]

                            isso é o que acontece quando vc joga sódio na água..

                            diz a lenda que um quadrupede jogou em santos uma bolinha de sódio na água do lado de um barco pequeno… qndo o hidrogenio explodiu (formado pela reação do sódio com a água) viro o barco ... ahuhauhauhauhuah

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
                              F Offline
                              Flavio Cruz
                              escreveu em última edição por
                              #20

                              valvula nao kebra, ela derrete…

                              sodio é pra esfriar...

                              quando empena é atropelamento, ai ela pode ser de titano que vai empenar...

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
                                M Offline
                                mephisto
                                escreveu em última edição por
                                #21

                                ja tive 3 valvula de sodio derretida sabe se lah pq … creio q seja ponto quente que o imbecil da retifica fez nas valvulas

                                eh tudo igual derrete q nem valvula de inox, normal, etc ...

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
                                  M Offline
                                  mephisto
                                  escreveu em última edição por
                                  #22

                                  jaja vai aparecer algum :g?nio-entendido-sabe-tudo-mas-que-nunca-montou-um-motor-ap-turbo: dizendo que se seu cabeçote não tiver as tais valvulas forjadas seu motor é tranqueira, q é gambirarra e por ai vai hehehehe

                                  da mesma forma q virou moda falar das camisas forjadas em motor ap. até hj nunca se teve problemas com blocos ap. agora lançaram isso no mercado e ja tão tunnnnnando mais essa parte do motor…

                                  [snapback]342190[/snapback]

                                  cara aposta quanto q daqui a pouco tem valvula com leds, anoizada com aquelas cores xuning, aliviadas hehehehe

                                  q nojooooo

                                  eu simplesmente odeio xuning brasileiro

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • T Offline
                                    T Offline
                                    TopFuel
                                    escreveu em última edição por
                                    #23

                                    como podemos saber se as valvulas do carro tem sodio ???

                                    (sem ter que serra-las :aaf:)

                                    posso estar errado, mais acho que as do peugeot não são.

                                    aproveitando…

                                    cabeçote de aluminio da pra fazer um retrabalho geral ???

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • M Offline
                                      M Offline
                                      mephisto
                                      escreveu em última edição por
                                      #24

                                      externamente n tem indicacao alguma visivel q diga se eh ou nao com sodio, sobre cabecote, hoje em dia dah athe pra fazer um do zero ou refazer ele todo, tem mt gente bem habilitada pra mexer com aluminio pra isso

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • M Offline
                                        M Offline
                                        Maran
                                        escreveu em última edição por
                                        #25

                                        eita  :p minhas valvulinhas de escape eaton, originais de tempra turbo, 28 conto cada tem sodio ??

                                        ixi gosto cada vez mais desse carrinho com + de 10 anos de idade se for verdade hein ?

                                        [snapback]342399[/snapback]

                                        esse motor tem vêvulas refrigeradas a sódio desde os tempos de alfa 2300.

                                        1 Resposta Última resposta

                                        • Login

                                        • Não tem uma conta? Cadastrar

                                        • Primeiro post
                                          Último post
                                        0
                                        • Recente
                                        • Usuários