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Dosador, como regular essa torneira moderninha ?

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    #16

    ka, e o diferencial de presão entre lenta e aceleração? tipo o mi si ficar na lenta ou mesmo com acelerador pisado mais sem carga a presão baixa pra 2bar e pisando vai pra 3bar, no hp dá pra fazer isso tambein? pois ele só tem a regulagen principal, como vou determinar essa disminuida na presão? no caso do hpi apenas tenho q regular os 3bar sem a mangueira de vacuo e dai ligar ela e regular até baixar pros 2bar, mais no hp num sei como fazer isso, ou num é algo necessario? acredito que seja pois senão a fabrica não faria né?

    [snapback]395943[/snapback]

    eu acho q seja por que nesses carros a linha de comb trabalhe com pressão diferencial…assim, já q h? uma pequena variação na pressão (vócuo) h? a necessidade de variar a pressão de comb tb...

    no focus do user ronin, aqui do fórum, qdo instalamos o man?metro de pressão de comb no carro dele, a pressão variava de 3,2 a 3,8 bar e, segundo ele, estava dentro do normal declarado pela ford...o motor estava tendo um comportamento estranho e uma das suspeitas era a pressão/vazão de comb que estava ruim....a pressão a gente constatou q não era...se tivesse um vacu?metro instalado no coletor dele ia ser o ideal...a gente ia ver como variava a pressão de acordo com o vêcuo no coletor...

    [snapback]395956[/snapback]

    entaum, nos injetados q vi sendo feita medição de pressão (inclusive no pug) ficava 2,5 na lenta e caia pra 2,2 qdo acelerava rapido e logo voltava pra 2,5 e se mantinha até o final de giro.

    ah marcio, num hp a queda de pressão (se vc ainda querer usar ela) até pode rolar desde que o vacuo gerado seja mais forte do q a pressão da mola interna do dosador.

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    • F Offline
      F Offline
      Frighetto
      escreveu em última edição por
      #17

      entaum, nos injetados q vi sendo feita medição de pressão (inclusive no pug) ficava 2,5 na lenta e caia pra 2,2 qdo acelerava rapido e logo voltava pra 2,5 e se mantinha até o final de giro.

      [snapback]395974[/snapback]

      muito estranho, pois ao pisar no acelerador o vêcuo quase que zera (depende da borboleta, filtro, etc.), e a pressão do combustivel na linha deveria imediatamente passar para os 2,5. talvez a mola do dosador não conseguisse acompanhar rapidamente as mudanças. :ninja:

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      • ? Offline
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        escreveu em última edição por
        #18

        muito estranho, pois ao pisar no acelerador o vêcuo quase que zera (depende da borboleta, filtro, etc.), e a pressão do combustivel na linha deveria imediatamente passar para os 2,5. talvez a mola do dosador não conseguisse acompanhar rapidamente as mudanças.  :ninja:

        [snapback]395978[/snapback]

        tipo, a rotação esta estabilizada na lenta, ai vc acelera de uma vez e a pressão cai e volta rapidinho.

        se fzr pressão no dosador (como o turbo), o retorno vai fechando e fazendo a pressão subir, mas o motor é aspirado e não existe pressão positiva pra dentro do dosador, então não é pra ter como a pressão subir ao se fzr mais vacuo, a lágica é a pressão cair por causa da sucção da membrana e abrindo um pouco mais o retorno.

        muito ?kztr?nio isso tudo mesmo.

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        • R Offline
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          rodrigo-viegas
          escreveu em última edição por
          #19

          pelo que eu sei:

          • a pressão de combustivel é constante nos carros monoponto e no sistema sem retorno onde o regulador de pressão fica dentro do tanque.

          • no carros que possuem regulador na flauta a pressão de combustivel é menor com borboleta fechada e maior com ela aberta isso pelo simples fato da pressão atmosferica exercer pressão sobre a mola do regulador de pressão fazendo aumentar a pressão quando a borboleta esta aberta

          1 Resposta Última resposta
          • ? Offline
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            escreveu em última edição por
            #20

            não entendi o q vc disse na ultima parte da sua msg rodrigo.

            1 Resposta Última resposta
            • R Offline
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              rodrigo-viegas
              escreveu em última edição por
              #21

              o regulador de pressão usa o mesmo principio do hidrovacuo

              pense no seu po sobre o pedal do freio como se fosse o combustivel querendo passar pelo regulador, com a mangueira de vacuo ligada fica mais facil pisar no pedal certo(vc não prescisa fazer tanta pressão no pedal) e sem a ação do hidrovacuo( sem vacuo do coletor de admissão) o pedal é mt mais duro para pisar, vc aumenta a pressão no pedal para conseguir freiar.

              isso é o que acontece no regulador de pressão

              obs: não sou mt bom para explicar esse tipo de coisa, entendo mt bem como funciona na pratica, mas explicar é outra história

              1 Resposta Última resposta
              • Q Offline
                Q Offline
                quarteto
                escreveu em última edição por
                #22
                • no carros que possuem regulador na flauta a pressão de combustivel é menor com borboleta fechada e maior com ela aberta isso pelo simples fato da pressão atmosferica exercer pressão sobre a mola do regulador de pressão fazendo aumentar a pressão quando a borboleta esta aberta

                [snapback]396005[/snapback]

                ? bem isso mesmo…

                o vêcuo no coletor de admissão é maior na marcha-lenta do q em wot

                como esse vêcuo é maior, a membrana é puxada, abrindo mais o retorno e a pressão de comb cai...

                ? medida q se abre a borboleta o vêcuo diminui e a membrana do regulador original é puxada com menos força, ou seja, o retorno é fechado aos poucos e a pressão volta a subir...

                essa variação é pequena, mas rola (pelo menos é pra rolar) na linha de comb original...

                me estranhou o fato do hpi não ser sensável a essa diferença de vêcuo no coletor...eu achava q rolava alguma variação :ninja:

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                • W Offline
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                  wagnerlg
                  escreveu em última edição por
                  #23

                  como é correto ligar o dosador…

                  o meu ta ligado na mufla …note que o que ta assinalado é o vacuo pra his e vem um da mufla que vai direto para o dosador pequeno ...que venho no kit.....que acho que ele ta com problema pq a minha pressão cai em wot.

                  bomba é feita .....bem feita ja testada e retestada.

                  1 Resposta Última resposta
                  • R Offline
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                    rodrigo-viegas
                    escreveu em última edição por
                    #24

                    ? bem isso mesmo…

                    o vêcuo no coletor de admissão é maior na marcha-lenta do q em wot

                    como esse vêcuo é maior, a membrana é puxada, abrindo mais o retorno e a pressão de comb cai...

                    ? medida q se abre a borboleta o vêcuo diminui e a membrana do regulador original é puxada com menos força, ou seja, o retorno é fechado aos poucos e a pressão volta a subir...

                    essa variação é pequena, mas rola (pelo menos é pra rolar) na linha de comb original...

                    me estranhou o fato do hpi não ser sensável a essa diferença de vêcuo no coletor...eu achava q rolava alguma variação  :ninja:

                    [snapback]396034[/snapback]

                    no hpi é a mesma coisa pelo menos no que eu uso é assim :

                    com o carro em marcha lenta fica em 3 bar normal

                    borboleta aberta fica com cerca de 6 bar mas da pra aumentar ate uns 8 bar sem mudar a pressão inicial de 3 bar o parafuso allen principal é mt sensivel qualquer giro da uma diferença danada por isso indico uso de medidor de vazão e pressão para acertar isso

                    na primeira vez que fui acertar estraguei o regulador original do carro motivo na lenta estava com uns 4 bar a com borboleta aberta dava 12 bar imagina o original é projetado para apenas 3 bar na media

                    outra coisa que eu acho importante é que quando vc aumenta a pressão diminui a vazão de combustivel de nada adianta dizer bah o meu da 8 bar na linha e a vaz?o???quanto da? as vezes ela cai pra zero ai não adianta

                    1 Resposta Última resposta
                    • Q Offline
                      Q Offline
                      quarteto
                      escreveu em última edição por
                      #25

                      no hpi é a mesma coisa pelo menos no que eu uso é assim :

                      com o carro em marcha lenta  fica em 3 bar normal

                      borboleta aberta fica com cerca de 6 bar mas da pra aumentar ate uns 8 bar sem mudar a pressão inicial de 3 bar o parafuso allen principal é mt sensivel qualquer giro da uma diferença danada   por isso indico uso de medidor de vazão e pressão para acertar isso

                      na primeira vez que fui acertar estraguei o regulador original do carro motivo na lenta estava com uns 4 bar a com borboleta aberta dava 12 bar imagina o original é projetado para apenas 3 bar na media

                      outra coisa que eu acho importante é que quando vc aumenta a pressão diminui a vazão de combustivel de nada adianta dizer bah o meu da 8 bar na linha e a vaz?o???quanto da? as vezes ela cai pra zero ai não adianta

                      [snapback]396081[/snapback]

                      seu carro é turbo?

                      1 Resposta Última resposta
                      • R Offline
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                        rodrigo-viegas
                        escreveu em última edição por
                        #26

                        não é não

                        mas imagino que num turbo funcione da mesma maneira

                        1 Resposta Última resposta
                        • R Offline
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                          rodrigo-viegas
                          escreveu em última edição por
                          #27

                          ops imagino não funciona da mesma forma

                          1 Resposta Última resposta
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                            rocmtfk
                            escreveu em última edição por
                            #28

                            tipo, a rotação esta estabilizada na lenta, ai vc acelera de uma vez e a pressão cai e volta rapidinho.

                            se fzr pressão no dosador (como o turbo), o retorno vai fechando e fazendo a pressão subir, mas o motor é aspirado e não existe pressão positiva pra dentro do dosador, então não é pra ter como a pressão subir ao se fzr mais vacuo, a lágica é a pressão cair por causa da sucção da membrana e abrindo um pouco mais o retorno.

                            muito ?kztr?nio isso tudo mesmo.

                            vc precisa explicar isso rapidamente aqui pro meu dosador… eu sei que o carro é forte.. mas isso é ridiculo... :ninja: porque... simplesmente é isso que ele faz... lenta, 1 bar (isso mesmo, mistura ok, vai ver é por causa dos bicos retrabalhados) e quando eu piso vai a 3,7 bar de pressão....

                            então é assim... eu piso e mantenho o po... ele parte voado de 1,0 bar para 3,7 bar.. mantenho o po e aceleração, sem mover.... ele vai baixando... até um certo ponto. bolou? mais um dado... :ohoh: eu não fui preciso ao dizer até aonde baixa porque muda :) tipo assim... dependendo do regime do motor... a pressão minima na aceleração varia... :)

                            uma pergunta... o parafuso pequeno com uma mola que fica no hpi... qual o nome certo dele? é progressiva mesmo? e como ele funciona na pratica? fechado faz o que e aberto faz o que?

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
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                              Frighetto
                              escreveu em última edição por
                              #29

                              então é assim… eu piso e mantenho o po... ele parte voado de 1,0 bar para 3,7 bar.. mantenho o po e aceleração, sem mover…. ele vai baixando... até um certo ponto. bolou? mais um dado… :ninja: eu não fui preciso ao dizer até aonde baixa porque muda :ohoh: tipo assim... dependendo do regime do motor... a pressão minima na aceleração varia... :)

                              [snapback]396314[/snapback]

                              isso acontece pois o vêcuo aumenta ao andar com o po na mesma posição e o carro for ganhando velocidade. se manter velocidade com meia carga, é gerado um certo vêcuo mas ele se mantem. eu acompanhava isso no vacuometro quando tinha saveiro. :)

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
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                                marcioap
                                escreveu em última edição por
                                #30

                                bom, o fato dos carros tipo ap mi baixar a presão na lenta pelo que me explicarom, un motor aspirado com borboleta aberta tem 1bar de presão(varia de acordo a altitude do mar e tal, ou seja, presão atmosferica) e ao fechar a borboleta o motor ja não tem mais esse 1bar que tinha antes, ele cai pra zero(vacuo dentor do coletor, pois não tem a presão atmosferica) e ai a presão é baixada para manter a mesma presão no bico, com borboleta aberta tem 1bar dentro do coletor e mais 3bar de combustivel nos bicos si vc restar sobra 2bar en cima do bico, pois é 3bar de comb menos 1bar de presão dentro do coletor, agora ao soltar o acelerador a presão cai pra zero e então o bico ja não precisa injetar nos 1bar de presão o q facilita a injeção de combustivel ai o regulador baixa a presão pra 2bar q é a presão de trabalho do bico, na realidade un bico mi não trabalha com 3 bar e sim 2bar apesar do regulador mandar 3bar quando tá pisando.

                                eu não sei explicar bem, mais é assim que funciona.

                                agora sobre o dosador, pelo que sei, o hpi funciona assim, vc regula a presão de trabalho dele sem o vacuo, ou seja a presão q ele tem q manter quando vc pisar no acelerador mais sem presão de turbo, ai vc liga o vacuo e regula o parafuzinho da progressiva até baixar pros 2bar ai ele fica como original, e ao meter presão pela logica ele deve subir conforme a presão de turbo ou seja, lenta vai ficar en 2bar pisou vai pra 3bar e si teu turbo estiver comprimindo 1bar ele vai pra 4bar. só que agora num sei como fazer pra ir alem dos 4bar, tipo, si for um carro bom bicos abertos e presão alta pra alimentar, pois num sei como regularia a lenta e a alta, acho q teria q encontrar um meio termo.

                                1 Resposta Última resposta
                                • W Offline
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                                  wagnerlg
                                  escreveu em última edição por
                                  #31

                                  como é correto ligar o dosador…

                                  o meu ta ligado na mufla …note que o que ta assinalado é o vacuo pra his e vem um da mufla que vai direto para o dosador pequeno ...que venho no kit.....que acho que ele ta com problema pq a  minha pressão cai em wot.

                                  bomba é feita .....bem feita ja testada e retestada.

                                  [snapback]396053[/snapback]

                                  alguém tem alguma dica o pq a minha pressão cai …o meu dosador ta ligado na mufla.....? correto ligar o dosador na mufla.. sim ou naum.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • R Offline
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                                    #32

                                    pow cara na boa.. vc avaba de me dar um knowhow foda do que fazer e nem deve ter se dado conta disso…

                                    eu nunca fiz esse procedimento

                                    de desligar o vacuo e fazer a regulagem da maxima e depois... ligar o vacuo e ir regulando a progressiva as coisas começam a fazer muito sentido :ninja:

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • ? Offline
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                                      #33

                                      vc precisa explicar isso rapidamente aqui pro meu dosador… eu sei que o carro é forte.. mas isso é ridiculo... :ninja: porque... simplesmente é isso que ele faz... lenta, 1 bar (isso mesmo, mistura ok, vai ver é por causa dos bicos retrabalhados) e quando eu piso  vai a 3,7 bar de pressão....

                                      então é assim... eu piso e mantenho o po... ele parte voado de 1,0 bar para 3,7 bar.. mantenho o po e aceleração, sem mover.... ele vai baixando... até um certo ponto. bolou? mais um dado... :ohoh: eu não fui preciso ao dizer até aonde baixa porque muda :) tipo assim... dependendo do regime do motor... a pressão minima na aceleração varia... :)

                                      uma pergunta... o parafuso pequeno com uma mola que fica no hpi... qual o nome certo dele? é progressiva mesmo? e como ele funciona na pratica? fechado faz o que e aberto faz o que?

                                      [snapback]396314[/snapback]

                                      o parafuso pequeno é conhecido como o de regulagem de alta. o termo progressiva eu nunca escutei.

                                      qto a pressão subir de 1 pra 3,7, cara é outra coisa q em mais de 16 anos ao lado de mecanica e preparação eu nunca vi e nem escutei falar.

                                      alguém tem alguma dica o pq a minha pressão cai …o meu dosador ta ligado na mufla.....? correto ligar o dosador na mufla.. sim ou naum.

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                                      seu problema parece ser dosador ou bomba. o ponto de captação de pressão pra ele pode ser na mufla mesmo.

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                                        #34

                                        eu sempre tentei regular com o vacuo ligado, ou seja, se esse procedimento é o correto… bem, faz todo sentido.

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                                          #35

                                          valew…..ka ..hj compro outro dosador mas como eu ja tinha perguntado qual seria um bom pois dos pequeno não adianta comprar certo. seria um maior

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