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Bielas forjadas

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  • F Offline
    F Offline
    Fabio
    escreveu em última edição por
    #49

    a biela de alumínio eu não sei o motivo, já que existem ligas excepcionais de alumínio. dizem que é porque essas bielas não suportam tração nas desacelerações e nos dragsters o carro desliga o motor na hora de parar e não sofre com isso.

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    • S Offline
      S Offline
      streit
      escreveu em última edição por
      #50

      pq bielas de aluminio forjadas são só pra dragster?
      o argumento q não servem pra rua pq sofrem deformação permanente ao meu ver nao é vêdio, pq pelo visto, nesse tipo de motor a biela seria dimensionada para tensão última, o limite de resist?ncia. então, está previsto no projeto esfor?os q ultrapassam limite de escoamento do material utilizado.
      certo ou tem alguma coisa q eu não pensei?

      pq só existem virabrequins de aío, até na f1 pelo q pesquisei , tit?nio não é usado, visto que é o metal q tem a melhor relação resistencia/massa especifica.
      isso tem alguma coisa a ver com o q eu não sei sobre a biela de aluminio?
      [snapback]404883[/snapback]

      vida em fadiga. mais cedo ou mais tarde a biela em alumínio vai quebrar, vc não consegue dimension?-la corretamente para uma vida infinita.

      elas aguentam a tensão e são super leves, mas aguentam poucos ciclos, inviável para uso em rua.

      1 Resposta Última resposta
      • F Offline
        F Offline
        Fabio
        escreveu em última edição por
        #51

        alguns autores chegam a afirmar que o alumínio nem tem resist?ncia a fadiga e que a partir do 1? ciclo já começam a surgir micro-fissuras e que isso não tem solução, embora uma solução tempor?ria para isso seria faz?-las bem grossas para que a fissura demorasse mais tempo para part?-la.

        será que a parte do pistão onde se apoia o pino não sofre igualmente?

        1 Resposta Última resposta
        • T Offline
          T Offline
          thiagosaveiro
          escreveu em última edição por
          #52

          e bielas de tit?nio?

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            Fabio
            escreveu em última edição por
            #53

            e bielas de tit?nio?
            [snapback]404940[/snapback]

            são usadas na f1. parece que tem a melhor relação peso/resist?ncia para o que se propoe na f1, mas algumas bielas em ligas de aão conseguem ser mais resit?ntes com menor volume, mesmo que com mais peso.

            1 Resposta Última resposta
            • B Offline
              B Offline
              barata_cefet
              escreveu em última edição por
              #54

              o virabrequim de aão na f1 é usado, aasim como nos comandos desses carros, por força do regulamento, mas não sei qual liga seria usado caso o regulamento fosse mais aberto.
              [snapback]404932[/snapback]

              se o regulamento fosse aberto nem teria comando de valvulas rs já existe pesquisas de abertura de valvula elétrica, parecido com um bico injetor

              obs.: é incrável que até na f1 é preciso ter um regulamento para diminuir a vantagem pra quem tem + $$$ acho que arrancada no brasil é a única categoria e que ninguem é de ninguem rs é original que dá pra erguer a traseira sozinho, entre outras cachoradas que o pessoal daqui sabe

              abraço,

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Fabio
                escreveu em última edição por
                #55

                sei que o regulamento obriga que os eixos comandos de válvulas sejam de aío, mas não sei se obrigam que sejam de aão caso existam, dando opção de exitir em aão ou não existir.

                acho que foi em 2000 que a renault veio com essa idéia e após o comunicado dela a honda e ferrari soltaram comunicados parecidos dizendo que iriam fazer acionadores semelhantes. na época o engenheiro responsável da bmw disse que na altura isso não iria funcionar, pois os acionadores eram pesados e seriam 10 bem na parte cr?tica que são nos cabeçotes e prejudicaria o centro de gravidade do carro, sem contar que esquentariam demais e necessitariam de um sistema eletrico de 42v com bateria e alternador mais pesados, se bem que na f1 usam alternador de terras raras a tempos.

                1 Resposta Última resposta
                • B Offline
                  B Offline
                  barata_cefet
                  escreveu em última edição por
                  #56

                  este tipo e acionamento foi proibido pelo regulamento

                  o fato de o sistema não estar desenvolvido hoje é justamente por eles ainda não ter derramado alguns milhões em cima pra desenvolver por restrição do regulamento

                  abraço,

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Fabio
                    escreveu em última edição por
                    #57

                    eu acho que em vez de teram cortado 2 cilindros do motor, deveriam ter deixado os v10 3.0 e proibido o retorno pneum?tico, aí sim eu queria ver aqueles motores conseguirem girar.

                    1 Resposta Última resposta
                    • P Offline
                      P Offline
                      PrEsA
                      escreveu em última edição por
                      #58

                      eu acho que em vez de teram cortado 2 cilindros do motor, deveriam ter deixado os v10 3.0 e proibido o retorno pneum?tico, aí sim eu queria ver aqueles motores conseguirem girar.
                      [snapback]404961[/snapback]

                      desculpe a ignorancia, mas do q q se trata?

                      tks

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        Fabio
                        escreveu em última edição por
                        #59

                        desculpe a ignorancia, mas do q q se trata?

                        tks
                        [snapback]405124[/snapback]

                        as molas de válvulas do cabeçote são nitrog?nio pressurizado.

                        1 Resposta Última resposta
                        • R Offline
                          R Offline
                          rocmtfk
                          escreveu em última edição por
                          #60

                          eitttaaaaaaaaaaa
                          tem mais curiosidades ai? de fato essas soluções que aparecem na f1 daqui a pouco batem a nossa porta.

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
                            F Offline
                            Fabio
                            escreveu em última edição por
                            #61

                            eitttaaaaaaaaaaa
                            tem mais curiosidades ai? de fato essas soluções que aparecem na f1 daqui a pouco batem a nossa porta.
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                            mas o problema é que se vazar você fica sem motor e não sem ar condicionado.

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                            • F Offline
                              F Offline
                              Fabio
                              escreveu em última edição por
                              #62

                              uma curiosidade que tenho na f1 é o acionamento da borboleta. dizem que o sistema de controle de tração está todo lá. mas o regulamento diz que a posição entre o pedal e as borboletas deve ser fixo, mesmo que não linear, então se o piloto está sentando o po, a borboleta não deveria variar para evitar as patinagens.

                              sei que o diferencial também tem que ter o blocante fixo e não variável como no wrc.

                              e os pneus com aquelas rodinhas aro 13 . dizem que se não for assim, não haveria ar suficiente no pneu para dissipar calor e para suportar a pressão aerodin?mica nas altas velocidades.

                              e o cx com as rodas expostas que chega a 1,2 em m?naco. é como disse o luca montezemolo. a aerodin?mica de um f1 está mais para avião do que para carro.

                              1 Resposta Última resposta
                              • V Offline
                                V Offline
                                Vicente Sprint
                                escreveu em última edição por
                                #63

                                e os pneus com aquelas rodinhas aro 13 . dizem que se não for assim, não haveria ar suficiente no pneu para dissipar calor e para suportar a pressão aerodin?mica nas altas velocidades.

                                [snapback]405171[/snapback]

                                na cart as velocidades eram bem mais altas< as rodas maiores e os pneus mais baixos

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
                                  M Offline
                                  maurício
                                  escreveu em última edição por
                                  #64

                                  lah no c-derre, por incrivel que pareça, tem um usuario chamado made in belgium, que desenvolveu um sistema desses de colchões de ar no lugar de molas de valvula…
                                  ele fez ateh uma materia bem explicada lah...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
                                    F Offline
                                    Fabio
                                    escreveu em última edição por
                                    #65

                                    na cart as velocidades eram bem mais altas< as rodas maiores e os pneus mais baixos
                                    [snapback]405253[/snapback]

                                    mas não usavam tanto down-force, os freios não aqueciam tanto, o carro não freava tanto e curvava tanto e batia muito mais vento naquela velocidade.

                                    e a roda na cart que é 15 deve ser assim para acondicionar um disco de aão que é maior do que os de carbono da f1.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • V Offline
                                      V Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #66

                                      mas não usavam tanto down-force, os freios não aqueciam tanto, o carro não freava tanto e curvava tanto e batia muito mais vento naquela velocidade.
                                      e a roda na cart que é 15 deve ser assim para acondicionar um disco de aão que é maior do que os de carbono da f1.
                                      [snapback]405312[/snapback]

                                      os freios até não aquecem tanto nos ovais, mas o downforce do f1 não é maior. e nem melhor. os cart usavam assoalho curvo e efeito solo. na f1 isso é proibido.

                                      e se dobravam mais ou menos, sinceramente não sei.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • F Offline
                                        F Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #67

                                        mas podem ver que o dos karts segue o mesmo padr?o. e dragster mesmo tem perfil alto.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • V Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #68

                                          mas podem ver que o dos karts segue o mesmo padr?o. e dragster mesmo tem perfil alto.
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                                          kart não tem suspensão…

                                          1 Resposta Última resposta

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