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02 sonda lambda queimada, em 02 dias, num opala turbo. por que???

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    a_galvao
    escreveu em última edição por
    #1

    ola amigos,

    estou com um probelam serio na minha lambda….

    no meu painel acabou sobrando 02 hallmeter, ficando asim:

    • 01 no acoplado diretamente na mascara do painel com maior escala 0-11000miivolts

    • 02 no pirometro com menor escala...

    quando era aspirado tudo funcionava regularmente….agora que esta turbinado(1,2kg) c/ back-pressure de 1,8:1 + injetado,

    a sonda nao passa de 02 dias sem queimar

    foto da injecao

    foto da turbina

    sei que ela nao pode passar de +/-400º, sua posicao atual e´de 30cm apos a turbina…

    no pirometro ate agora ele nao passou de 560ºc no coletor de escape antes da turbina...

    mas de qualquer forma, tudo leva a cre que realmente tenha queimado por excesso de temperatura...

    **minha duvida:

    sera que uma sonda sem aquecedor aquenta mais o excesso de temperatura???

    ou e´melhor jogar a sonda mais para o meio do carro????**

    grato a todos.

    1 Resposta Última resposta
    • L Offline
      L Offline
      Lost
      escreveu em última edição por
      #2

      ola amigos,

      estou com um probelam serio na minha lambda….

      no meu painel acabou sobrando 02 hallmeter, ficando asim:

      • 01 no acoplado diretamente na mascara do painel com maior escala 0-11000miivolts

      • 02 no pirometro com menor escala...

      quando era aspirado tudo funcionava regularmente….agora que esta turbinado(1,2kg) c/ back-pressure de 1,8:1 + injetado,

      a sonda nao passa de 02 dias sem queimar

      foto da injecao

      foto da turbina

      sei que ela nao pode passar de +/-400º, sua posicao atual e´de 30cm apos a turbina…

      no pirometro ate agora ele nao passou de 560ºc no coletor de escape antes da turbina...

      mas de qualquer forma, tudo leva a cre que realmente tenha queimado por excesso de temperatura...

      **minha duvida:

      sera que uma sonda sem aquecedor aquenta mais o excesso de temperatura???

      ou e´melhor jogar a sonda mais para o meio do carro????**

      grato a todos.

      kra, com certeza o problema nao é temperatura.

      o aquecimento da sonda ta ligado? tem excesso de liquidos como oleo, ou agua/combustivel sem queimar? qual a inclinacao da sonda com relacao ao chao? está em angulo pra cima, de maneira que possa condensar e ficar preso qualquer liquido dentro dela?

      a instalacao deve ser feita de maneira que ela fique ligeiramente inclinada pra baixo, pra que qualquer condensasao, o liquido escorra pra fora.

      sonda pode trabalhar com 800c tranquilo. em um carro aspro original, com catalisador e tudo, em que a sonda fica proximo do motor, as temps chegam a 750c tranquilamente e nao tem problema com sonda.

      1 Resposta Última resposta
      • F Offline
        F Offline
        Fabio Lima
        escreveu em última edição por
        #3

        kra, com certeza o problema nao é temperatura.

        o aquecimento da sonda ta ligado? tem excesso de liquidos como oleo, ou agua/combustivel sem queimar? qual a inclinacao da sonda com relacao ao chao? está em angulo pra cima, de maneira que possa condensar e ficar preso qualquer liquido dentro dela?

        a instalacao deve ser feita de maneira que ela fique ligeiramente inclinada pra baixo, pra que qualquer condensasao, o liquido escorra pra fora.

        sonda pode trabalhar com 800c tranquilo. em um carro aspro original, com catalisador e tudo, em que a sonda fica proximo do motor, as temps chegam a 750c tranquilamente e nao tem problema com sonda.

        isso que ia falar… só dar uma segurada de final que até onde esta a sonda o escape fica incandescente... alias, parece que ela só funciona acima de 350°c.

        1 Resposta Última resposta
        • A Offline
          A Offline
          a_galvao
          escreveu em última edição por
          #4

          obrigados a todos pela ajuda

          mas o problema ja foi encontrado…..

          a sonda lambda e´um gerador de tensao,

          e como todo gerador de tensao( ex; transfrmador) possue sua potencia,

          se excede na carga sobrecarrega o transformador ...

          entao oque ocorreu foi isso:

          • meus 02 hallmeter ligado em paralelo estava sobrecarregando a sonda,

          por isso ela trabalhava e logo perdia força... esperava esfriar e ela voltava e depois loogo depois perdia novamente força

          • eu retirei do sistema o hallmeter de meu painel e ela voltou a funcionar normalmente

          segue ai a dica; nao tenha 02 hallmeter no carro rsrssrs

          (peço ao moderador deletar o topico< pois ninguem alem de mim teria 02 hallmeter no painel)

          grato a todos

          1 Resposta Última resposta

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