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Conversão de gasolina para alcool sem mexer em chip

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    fusca84
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    #13

    eu converti meu carro com uma dessas caixinhas mágicas.

    de quase 13 por litro de gasolina na estrada, andando na boa, foi para 10,7 na mesma condição. representa de 15 a 25% de economina em $$$.

    apesar de não ter utilizado variador de avanço, a injeção descobriu que pode avançar um pouco a ignição e, os resultados tem sido muito bons. esta alimentando legal até os 6.500 rpm. nao tenho sonda, mas acelera muito forte até os 6000 e cai gradativamente como acontecia com gasolina.

    a proxima fase será a adoção de uma caixinha que varia a ponto. cheguei a olhar as da tury, mas não gostei que ela corta o avanco após 5500 rpm. tenho cerca de 1000 rpm ainda para andar.

    o carro em questão é um marea 2.4

    não mexi na pressão de combustivel (3.7 bar original), mas estou pensando em adotar um regulador variavel (aquele mesmo dos turbo). só que o marea tem o regulador dentro do tanque, no corpo do filtro/bomba de combustivel.

    a idéia seria utilizar 4,2 bar a 4,5 bar quando andando com alcool. quando for utilizar mijolina, baixa para 3,7 novamente, desligar o variador de avanco e diz pra caixinha milagrosa que não esta mais andando com pinga.

    []s

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    • C Offline
      C Offline
      celso
      escreveu em última edição por
      #14

      eu converti meu carro com uma dessas caixinhas mágicas.

      de quase 13 por litro de gasolina na estrada, andando na boa, foi para 10,7 na mesma condição. representa de 15 a 25% de economina em $$$.

      apesar de não ter utilizado variador de avanço, a injeção descobriu que pode avançar um pouco a ignição e, os resultados tem sido muito bons. esta alimentando legal até os 6.500 rpm. nao tenho sonda, mas acelera muito forte até os 6000 e cai gradativamente como acontecia com gasolina.

      a proxima fase será a adoção de uma caixinha que varia a ponto. cheguei a olhar as da tury, mas não gostei que ela corta o avanco após 5500 rpm. tenho cerca de 1000 rpm ainda para andar.

      o carro em questão é um marea 2.4

      não mexi na pressão de combustivel (3.7 bar original), mas estou pensando em adotar um regulador variavel (aquele mesmo dos turbo). só que o marea tem o regulador dentro do tanque, no corpo do filtro/bomba de combustivel.

      a idéia seria utilizar 4,2 bar a 4,5 bar quando andando com alcool. quando for utilizar mijolina, baixa para 3,7 novamente, desligar o variador de avanco e diz pra caixinha milagrosa que não esta mais andando com pinga.

      []s[/quote]

      segundo a fábrica, voçê pode encomendar com o revendedor um módulo sem esse corte de giro.

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      • M Offline
        M Offline
        MarceloChip
        escreveu em última edição por
        #15

        e qual foi o valor dessas caixinhas no final das contasó

        gde abç

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        • C Offline
          C Offline
          celso
          escreveu em última edição por
          #16

          eu paguei 380 nas duas, frete incluso, direto na fábrica.

          1 Resposta Última resposta
          • A Offline
            A Offline
            AsproPower
            escreveu em última edição por
            #17

            um dos erros cometidos por quem vai converter a alcool sem mexer em taxa de compressão é usar velas mais frias. em teria, se vc usar um combustível com menos poder calorífico seria justamente o contrário. carros alcool original usam velas mais frias pq possuem taxa de compressão bem mais altas que as taxas a gasolina.

            1 Resposta Última resposta
            • T Offline
              T Offline
              Tucano
              escreveu em última edição por
              #18

              eu voltei a vela normal.

              eu este final de semana tirei o modulo flex.

              consegui ligar o avanço direto.

              estou fazendo alguns testes.

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              • E Offline
                E Offline
                Extreme Fast
                escreveu em última edição por
                #19

                um dos erros cometidos por quem vai converter a alcool sem mexer em taxa de compressão é usar velas mais frias. em teria, se vc usar um combustível com menos poder calorífico seria justamente o contrário. carros alcool original usam velas mais frias pq possuem taxa de compressão bem mais altas que as taxas a gasolina.

                isso também vale pra turbo?

                se bem me lembro quando turbinam por ae carro com 8 a 9,5 de taxa, colocam velas + frias.

                a menos que o turbo tenha alguma peculiaridade, é melhor então manter a vela original?

                1 Resposta Última resposta
                • * Offline
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                  * Caroline Stella *
                  escreveu em última edição por
                  #20

                  isso também vale pra turbo?

                  se bem me lembro quando turbinam por ae carro com 8 a 9,5 de taxa, colocam velas + frias.

                  a menos que o turbo tenha alguma peculiaridade, é melhor então manter a vela original?

                  lembre-se que no turbo, quando vem pressão, a taxa (dinâmica) dispara.

                  1 Resposta Última resposta
                  • O Offline
                    O Offline
                    overspeed
                    escreveu em última edição por
                    #21

                    a vela tem uma certa condutividade térmica (que é dada pelo grau dela)… se vc joga muito calor fora vc tem dificuldade na queima (principalmente usando-se alcool) e piora consumo e torque em baixas cargas, chegando a falhar...por outro lado se vc não joga esse calor fora a vela vira um ponto quente dentro da câmara, fazendo com que ocorra detonação/ pré-ignição...

                    se vc taxa o motor, diminui o grau termico porque o calor em vez de ir pro escape é aproveitado em forma de trabalho (fica mais na câmara por asim dizer) e vc tem que jogar ele fora... mesma coisa com turbo...

                    1 Resposta Última resposta
                    • L Offline
                      L Offline
                      Leonardo Dic
                      escreveu em última edição por
                      #22

                      desenterrando o tópico, tenho uma parati 1.8 mi 99.
                      comprei no ml bicos marelli ipe 019 diz o vendedor ser equivalente ao iwp 43.
                      medi na minha maquina de limpar bico esses e os originais iwp 44, em 1 minuto os 43 deram 24 ml e os 44 deram 19 ml. regulei o ponto inicial em 15º.
                      ficou mt bom, mais forte em baixa e bom de alta.

                      tenho acompanhado a leitura da sonda e ta perfeito

                      vou instalar uma partida a frio pq cedo tem dificuldade em pegar.

                      agora vou acompanhar o consumo.

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        Milan
                        escreveu em última edição por
                        #23

                        desenterrando o tópico, tenho uma parati 1.8 mi 99.
                        comprei no ml bicos marelli ipe 019 diz o vendedor ser equivalente ao iwp 43.
                        medi na minha maquina de limpar bico esses e os originais iwp 44, em 1 minuto os 43 deram 24 ml e os 44 deram 19 ml. regulei o ponto inicial em 15º.
                        ficou mt bom, mais forte em baixa e bom de alta.

                        tenho acompanhado a leitura da sonda e ta perfeito

                        vou instalar uma partida a frio pq cedo tem dificuldade em pegar.

                        agora vou acompanhar o consumo.

                        ta com quanto de taxa?

                        1 Resposta Última resposta
                        • L Offline
                          L Offline
                          Leonardo Dic
                          escreveu em última edição por
                          #24

                          taxa original de 10

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
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                            Milan
                            escreveu em última edição por
                            #25

                            ta bebendo nao?¿

                            1 Resposta Última resposta
                            • L Offline
                              L Offline
                              Leonardo Dic
                              escreveu em última edição por
                              #26

                              vou gastar um tanque aí posto aqui o consumo, completei na quinta. to andando de boa, 35 km de estrada e 15 km de cidade por dia.

                              fui ver a tabela de aplicação desses bicos marelli  ipe 019 q o vendedor me vendeu como iwp 43, e eles são do motor etorq 1.8 16v da fiat, não deve ter a mesma vazao do 43.

                              estranhei mesmo na maquina de limpar bico a vazao foi 30% a mais, e segundo o q eu tinha lido os 43 dariam em torno de 45% mais.

                              talvez por isso que não estou achando gastona.

                              a taxa tb nao sei ao certo pois esse cabeçote ja tomou um passe, mais nao medi ele.

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
                                M Offline
                                Milan
                                escreveu em última edição por
                                #27

                                show, derrepente o errado caiu certo pra vc, sobre os bicos rs.

                                assim pode ser que esse passe ai melhorou a taxa. posta o consumo sim , to curioso

                                1 Resposta Última resposta
                                • L Offline
                                  L Offline
                                  Leonardo Dic
                                  escreveu em última edição por
                                  #28

                                  gastei 3 tanques. sempre nesse percurso de 35 km de pista e 15 km de cidade por dia

                                  média com pé bem leve, tiozão mesmo não passei de 100, deu 9,6 km/l

                                  média andando mais normal, mas não enfiando o pé - 9,3 km/l

                                  média andando mais a vontade, 120 na pista e dando uma acelerada na city, 8,6 km/l

                                  to mt satisfeito.  o unico senão é a partida de manha, se não injetar gasolina nao pega de jeito nenhum. até durante o dia se esfriar tem q injetar.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • M Offline
                                    M Offline
                                    Milan
                                    escreveu em última edição por
                                    #29

                                    gastei 3 tanques. sempre nesse percurso de 35 km de pista e 15 km de cidade por dia

                                    média com pé bem leve, tiozão mesmo não passei de 100, deu 9,6 km/l

                                    média andando mais normal, mas não enfiando o pé - 9,3 km/l

                                    média andando mais a vontade, 120 na pista e dando uma acelerada na city, 8,6 km/l

                                    to mt satisfeito.  o unico senão é a partida de manha, se não injetar gasolina nao pega de jeito nenhum. até durante o dia se esfriar tem q injetar.

                                    po cara que isso, nem meu carburado destaxado com vela cubo de gelo é ruim pra pegar no alcool, (é ruim de andar nao pegar).

                                    só se tiver muito frio e úmido.

                                    pra ter ideia a gasolina do tanquinho evapora as vezes de tao pouco que uso.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • L Offline
                                      L Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #30

                                      então se ela ficar umas 5 horas parada mesmo de dia ja tem q injetar pra pegar. o q posso fazer para melhorar é  ta com vela ngk iridium bpr5eix

                                      1 Resposta Última resposta

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