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Motor zetec 1.6

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    P Offline
    punkrocker
    escreveu em última edição por
    #54

    se ford ka é endura ou rocam?

    qual é o motor dele?

    quando vc teve este problema com o freio, ele estava com quantos km/s rodados???

    cara, como eu disse, eu tenho um fiesta 1.0zr.

    já desci uma serra de 25km andando fincado do inicio ao fim, sem dá nem piedade. andando com pneus r14 185/60. quando terminou a serra eu parei num posto pra olhar um barulho que tava fazendo atrás e cheguei a sentir dá do freio: tava saindo fuma?a das rodas dianteiras e um fedor de queimado muito grotesco, e não deu perda de rendimento do freio mesmo. (obarulho era a placa traseira que tinha se soltado ficando pendurada pelo lacre).

    isso eu tava com uns 15.000km de uso do carro, os freios full original, sendo que no fiesta é discos solidos com pinças de 2 pistões na frente e freio tambor dupla sapata atrás.

    ah, eu uso rodas de liga leve originais da ford, da courier sport (ajudam no resfriamento do freio nessas horas)

    os pitões, não sei ao certo, mas achoq ue se usa pistões do flex devido a resist?ncia a corrosão(pouco provóvel) ou antão ao fato de eles serem mais cabe?udos, o que aumenta a taxa de compressão do motor (mais provóvel)

    no mais é isso

    falow

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    • M Offline
      M Offline
      Marc
      escreveu em última edição por
      #55

      o motor é endura ( manco de tudo… hehehehehe )..........

      na época, ( foi em novembro do ano passado ), devóa estar c/ + - 57 mil rodados.... mas o freio tinha sido feito h? + - 3 meses antes....

      eu estava indo p/ curitiba p/ o festival... eu e mais 3 pessoas, c/ pouca bagagem....

      o q/ rolou foi o seguinte: estávamos na estrada e, num determinado trecho da rodovia, parec?a uma mini - serra .... não era mto. ?ngrime.... eu não estava forçando mto. o freio... estava engrenado e ?lgumas poucas vezes eu precisava dar umas espetadas o freio ( coisa rápida... menos de 2 segundos ).... aí, numa determinada hora, depois de uma curva, o transito parou... qdo. fui frear, ferveu.... foi coisa de 5 segundos montado no freio ( juto c/ freio - motor )..... e juro q/ não estava forçando mto. antes de rolar isso....

      ah... as rodas são 13 , originais do ka.....

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      • T Offline
        T Offline
        thiagosaveiro
        escreveu em última edição por
        #56

        marc, creio que os pistões do alcool são pelo fato de subir a taxa..

        abraços

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        • B Offline
          B Offline
          Betozc
          escreveu em última edição por
          #57

          os pistões do motor a álcool (a álcool mesmo, não é o flex) servem para aumentar a taxa, basta pedir na concession?ria os pistões do escort sw 1.6 a álcool (a ford fez esse motor movido a álcool, tinha 109cv).

          a questão do unichip depende muito do grau da preparação, se você quiser uma coisa mais leve (até uns 130 a 140cv) o uso do unichip é dispensável.

          os discos de freio do ka/fiesta 1.0 são sólidos, nos fiestas/kas 1.6 são ventilados pelo que me falaram.

          fela, sua lista de perguntas é muito grande, tem coisa que só os donos dos carros podem te responder melhor hehehehehe entre lá no forum e peça mais informações diretamente aos caras:

          http://www.forumford.com/forum

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          • B Offline
            B Offline
            Betozc
            escreveu em última edição por
            #58

            insisto: rocam e duratec são motores diferentes.

            vou pesquisar a respeito para esclarecer aqui.

            depende dos duratec.

            os duratec 16v são diferentes sim, é um motor todo constru?do em alumínio, projeto novo da ford e vem nas versões 1.8 16v, 2.0 16v (disponível aqui no brasil no novo mondeo e no ecosport) e 2.3 16v… também equipa alguns carros da mazda.

            os duratec 8v existem na versão 1.6 e 1.3, trata-se do nosso conhecido zetec rocam. acho que a ford denominou duratec porque a exemplo dos duratecs 16v, o motor 8v também usa corrente no lugar da correia dentada. vai saber né?

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            • O Offline
              O Offline
              overspeed
              escreveu em última edição por
              #59

              1- já se faz chip pro rocam..e o preão tá bem legal…o pessoal tá cobrando na média de uns r$ 350,00 a r$ 400,00 que é o que se cobra pelos celta e astra hibridos.

              2- usa pistão taxado pra poder aproveitar melhor o alcool

              3- rocam não é duratec e só existe a fabricação no brasil, é na verdade um projeto que junta a tecnologia da linha de motores sigma (uma geração entre os endura e zetec) e zetec fazendo um meio termo...e não tem nada de desabonador nisso pois a ford conseguiu o que pretendia, baixar o regime de torque máximo num valor muito menor do que a concorr?ncia mantendo potência máxima num valor compatével com a cilindrada e tecnologia (2vpc)

              1 Resposta Última resposta
              • M Offline
                M Offline
                Marc
                escreveu em última edição por
                #60

                a questão do unichip depende muito do grau da preparação, se você quiser uma coisa mais leve (até uns 130 a 140cv) o uso do unichip é dispensável.

                isso é isso o q/ eu quero….

                  • 140 cvs, somado c/ mais uns 40 cvs de nitro........

                será q/ aguenta ??????

                1 Resposta Última resposta
                • B Offline
                  B Offline
                  Betozc
                  escreveu em última edição por
                  #61

                  claro que aguenta

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    Marc
                    escreveu em última edição por
                    #62

                    e não é q/ tá ficando interessante ? ? ? ? ? ? ? ? ?

                    agora é só pensar no bolso, né ????

                    betozc, vc tem idéia do consumo ???

                    1 Resposta Última resposta
                    • R Offline
                      R Offline
                      RoCam
                      escreveu em última edição por
                      #63

                      oba magoo me avisou sobre o tópico…

                      eu sou o dono do fiesta 154 cv...

                      praticamente tudo já foi dito pelo pessoal. o motor aguenta muita porrada, o meu já beira 100.000 kms e continua perfeito como novo. meu irmão tá rodando com 1.2kg de pressão (com 0.7 deu 186cv) e até agora ainda não quebrou. já fez até um track day onde se enche quinta com essa pressão. pelo que diz um preparador meu, quando quebrar é mais provóvel que seja a biela, o pistão é semelhante ao do gol 1.0 16v turbo, tem uma margem de segurança boa.

                      retífica de bloco, além da medida standart, existem mais 3 medidas de pistão, até 0.75mm. retífica de cabeçote, o meu é rebaixado em 1mm e ainda tem margem.

                      ? importante esclarecer, que rocam e zetec são motores completamente diferentes. ambos tem retífica, mas o rocam por ser nacional tem as peças muito mais baratas ,150 um eixo, 55 um pistão de gasolina, 75 um de álcool e por aí vai...

                      aumento de cilindrada no pistão, acho que no limite tira-se 1.7 e ainda vai ser preciso achar um pistão de boa qualidade como o original que provavelmente vai sair caro. e a parede entre os cilindros vai ficar min?ma. tem que ser via curso, será que é possível desenvolver um eixo e bielas próprias pra isso? o rocam 1.6 se tivesse o curso de um zetec 1.8 seria 1.86l aproximadamente.

                      quanto ao unichip, no dia que coloquei, meu carro chegou com 134 cv sem tentativa de acerto (bicos grandes demais) e saiu com 152 cv a 5800 rpm amarrado pela borboleta original. com a mesma configuração num dia quente, 149cv a mesma rotação. depois disso troquei borboleta e bicos e cheguei a 154 cv num dia quente, com os mesmos 149 a 5800 rpm mas a partir da? a potência continuou subindo até os 154 a 6300. o unichip com o tempo também se paga pelo consumo, o carro fazia 4.5km/l de álcool e passou a fazer 8 km/l agora.

                      1 Resposta Última resposta
                      • O Offline
                        O Offline
                        overspeed
                        escreveu em última edição por
                        #64

                        quanto ao unichip, no dia que coloquei, meu carro chegou com 134 cv sem tentativa de acerto (bicos grandes demais) e saiu com 152 cv a 5800 rpm amarrado pela borboleta original. com a mesma configuração num dia quente, 149cv a mesma rotação. depois disso troquei borboleta e bicos e cheguei a 154 cv num dia quente, com os mesmos 149 a 5800 rpm mas a partir da? a potência continuou subindo até os 154 a 6300. o unichip com o tempo também se paga pelo consumo, o carro fazia 4.5km/l de álcool e passou a fazer 8 km/l agora.

                        apenas por comparação…vc tem os valores na roda e motor tanto do seu carro qto de um original (não precisa ser especificamente o seu, mas de um rocam medido no mesmo dino) ?

                        1 Resposta Última resposta
                        • T Offline
                          T Offline
                          TuCa
                          escreveu em última edição por
                          #65

                          4 tbi s + fueltech completa + 40 cv de nitro vc chega em uns 180, será q não?

                          1 Resposta Última resposta
                          • R Offline
                            R Offline
                            RoCam
                            escreveu em última edição por
                            #66

                            tuca, acho que chego sim, queria muito fazer isso mas como corro arrancada com o carro, fico preso ao regulamento e não posso fazer, nos carros que andam com 4 tbis já é permitido al?vio de peso e não quero ter que cortar o carro todo…

                            over, não tenho os valores na roda porque o dino com a desaceleração já te manda o gr?fico direto do motor, dá pra saber na hora mas não me lembro. os rocam 1.6 de fiesta antigo e ka, que declaram 95cv, tem entre 102 e 104 cv pelo que me lembro dos que passaram lá.

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
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                              Marc
                              escreveu em última edição por
                              #67

                              s/ querer upar….

                              mas uma coisa q/ não ficou mto. clara p/ mim.....

                              freio e câmbio.....

                              1 Resposta Última resposta
                              • * Offline
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                                *Felipe*
                                escreveu em última edição por
                                #68

                                freio da pra pegar de um carro maior, pra compensar na potencia nova..

                                talvez o do mondeo, não sei bem de linha ford…

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
                                  M Offline
                                  Marc
                                  escreveu em última edição por
                                  #69

                                  mas, e o $$$ ???

                                  agora estou preocupado c/ o $$$…. rolou uns problemas aqui em casa e não posso mais ficar gastando dinheiro do jeito q/ eu pod?a....

                                  acho até q/ vou ter de vender a ruiva... pqp., viu...

                                  logo mais, um tópico sobre isso...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • * Offline
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                                    *Felipe*
                                    escreveu em última edição por
                                    #70

                                    vende a ruiva não…:casaderepouso:

                                    então marc, desmanches, tem de monte...

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • O Offline
                                      O Offline
                                      overspeed
                                      escreveu em última edição por
                                      #71

                                      over, não tenho os valores na roda porque o dino com a desaceleração já te manda o gr?fico direto do motor, dá pra saber na hora mas não me lembro. os rocam 1.6 de fiesta antigo e ka, que declaram 95cv, tem entre 102 e 104 cv pelo que me lembro dos que passaram lá.

                                      vc acha que a ford declararia 95cv se todos tivessem entre 102 e 104 cv ?…eu acredito muito mais em erro na medição, ou na correção ou aferição do equipamento....

                                      ter mais potência que todos os seus concorrentes seria um excelente marketing pra ford:

                                      golf: 101cv

                                      palio 1.8: 102cv

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • J Offline
                                        J Offline
                                        JESUS
                                        escreveu em última edição por
                                        #72

                                        marc, você ainda tá morando em são paulo?

                                        faz o seguinte: me manda uma mp que neste final de semana eu levo você em santo andré pra conhecer o sórgio pires, um dos maiores especialistas em rocam

                                        ? ele quem poe a mão nos rocams da dtm, eu vou ligar pra ele pra ver se ele pode atender a gente neste sóbado

                                        ele me mostrou inclusive o perfil do comando que ele desenvolveu em cad e que é executado pela samacar, acredite ou não, é a mesma configuração dos comandos 049g/027.7 da linha vw: 268/270 e lobe 110

                                        a? a gente aproveita pra dar um espanco na ruiva na avenida nova sem radar que inauguraram aqui em sbc

                                        abraços

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • M Offline
                                          M Offline
                                          Marc
                                          escreveu em última edição por
                                          #73

                                          uhnnn…. tá ficando interessante de novo..............

                                          phil, podemos marcar outro fds ??? é q/ essa semana eu preciso ver o q/ vou fazer c/ a ruiva..... já é certeza q/eu vou vender.... mas ainda não sei se vendo montado, ou se desmonto tudo.... a única coisa q/ eu vou querer é o som...... e ainda vou precisar encontrar um kaz?las p/ comprar... estou de olho em um, mas não sei se vai virar.....

                                          ele mexe c/ freio e suspensão tb. ????

                                          e... pqp. .... até aqui esse avatar nojento ??????????????????????

                                          1 Resposta Última resposta

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