Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Dimensionamento de tbi

Dimensionamento de tbi

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
13 Posts 5 Posters 5.7k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • A Offline
    A Offline
    an.guimaraes
    escreveu em última edição por
    #3

    você não quis dizer tbi?

    :bravo: :ninja: :hauhau:

    desculpe, isso mesmo

    :aaf:

    1 Resposta Última resposta
    • A Offline
      A Offline
      an.guimaraes
      escreveu em última edição por
      #4

      como é que edita o título nesse formato novo???????????? nao acho de jeito nenhum… :bravo:

      1 Resposta Última resposta
      • M Offline
        M Offline
        menegotto
        escreveu em última edição por
        #5

        o cálculo é manter o original… se mudar o corpo e errar nas contas vai detonar a fase aspro deste motor... que no omega é bem mortinha por sinal...

        1 Resposta Última resposta
        • A Offline
          A Offline
          an.guimaraes
          escreveu em última edição por
          #6

          o cálculo é manter o original… se mudar o corpo e errar nas contas vai detonar a fase aspro deste motor... que no omega é bem mortinha por sinal...

          se eu falar bobagem alguem por favor me corrija.

          minha turbina é uma master power (.70 .63) que tem boca de 3,5 polegadas se nao me engnano. a tubulação até o intercooler terá essa medida 3,5 e após o intercooler que por sinal é enorme, tera saída até o tbi de 2,5 ou 3, já que o ar estará mais frio e portanto mais denso. o tbi do omega é de 52mm. não faria sentido eu ter uma tubulação de praticamente 3 e um gargalo de 2 na entrada da admissão.

          minha dúvida é se devo respeitar a saída do intercooler que será de aproximadamente 3 e usar portanto um tbi de 75mm por exemplo, lembrando que a admissão é de 8 bicos (4 astra flex e 4 ford racing). acredito que o tbi original nao conseguiria suprir ar para tal.

          ajuda aí pessoal

          1 Resposta Última resposta
          • G Offline
            G Offline
            gti-xxe
            escreveu em última edição por
            #7

            se ao me engano a saida da rubina nao é tao grande assim, vej ao dametro interno da saida da tubina e outra nao adianta faser tubulação grande ateh o intercooler e depis diminuir a logica é a contrario vc vai com dametro pequenoateo intercooler e depois aumeta, mas vc mantendo a tbi original vc vai manter a fase aspirda e depois a fase turbo com pressao o ar viganhar velocidade ao passa pela tbi original renend melhor,

            nem sempe maior é melhor ok

            1 Resposta Última resposta
            • M Offline
              M Offline
              menegotto
              escreveu em última edição por
              #8

              cara, mecânica dos fluídos não é tão simples assim…

              só pq a pressurização é de 10 não quer dizer que a borboleta deva ser tb...

              o diâmetro da borboleta influência direto no comportamento do motor... vc pode colocar uma borboleta de 3 para acompanhar a pressurização, e com isso pode acabar tomando arrastão de celtinha 1.0 com 1 kg...

              se fosse seguir esse seu raciocinio, vc teria que ter uma válvula de admissão de 3 não é??? heheheheheheheheheehehe

              1 Resposta Última resposta
              • A Offline
                A Offline
                an.guimaraes
                escreveu em última edição por
                #9

                se ao me engano a saida da rubina nao é tao grande assim, vej ao dametro interno da saida da tubina e outra nao adianta faser tubulação grande ateh o intercooler e depis diminuir a logica é a contrario vc vai com dametro pequenoateo intercooler e depois aumeta, mas vc mantendo a tbi original vc vai manter a fase aspirda e depois a fase turbo com pressao o ar viganhar velocidade ao passa pela tbi original renend melhor,

                nem sempe maior é melhor ok

                você tem razão, o diâmetro interno da boca da turbina é de 68mm ou 2 e 5/8.

                vou fazer o seguinte. vou fazer a admissão semana que vem e fazer um teste em dinamômetro com a borboleta original que é 2 e 1/16 e depois com uma de 65mm e ver no que dá…

                depois que fizer posto os gráficos para acompanharmos

                valeu d+

                1 Resposta Última resposta
                • G Offline
                  G Offline
                  gti-xxe
                  escreveu em última edição por
                  #10

                  nao esqueça de nos heheh

                  quero ver o grafico

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    menegotto
                    escreveu em última edição por
                    #11

                    será bem interessante mesmo esse comparativo em dina…

                    eu apostaria numa curva de potência mais linear com o corpo original. com o corpo de 65 vai dar um pico de potência em rotação mais alta, prejudicando o torque... talvez não chegue a render 2 cv a mais....

                    1 Resposta Última resposta
                    • B Offline
                      B Offline
                      blue label
                      escreveu em última edição por
                      #12

                      pensando bem rapido e sem calculo so por base no que ja vi

                      faria um plenum com 4 polegada, borboleta do omega 4.1

                      dutos de 1 3/4

                      uns 150 de comprimento fora, uns 35-40 de comprimento dentro para os airhorn, e um raio de 7mm para eles

                      1 Resposta Última resposta
                      • A Offline
                        A Offline
                        an.guimaraes
                        escreveu em última edição por
                        #13

                        pensando bem rapido e sem calculo so por base no que ja vi

                        faria um plenum com 4 polegada, borboleta do omega 4.1

                        dutos de 1 3/4

                        uns 150 de comprimento fora, uns 35-40 de comprimento dentro para os airhorn, e um raio de 7mm para eles

                        acertou quase tudo…

                        corpo de borboleta omega 4.1 (68mm)

                        to fazendo com plenum de 4 , dutos com diametro interno de 40mm (preciso arredondar os dutos internos do cabeçote porque são ovais)...

                        38 de comprimento.

                        serão 4 bicos de astra flex (47-51cc) mais 4 ford racing 160 lbs

                        2 flautas aeromotive

                        o cabeçote já tem trabalho de fluxo e está taxado...

                        fuel tech e apetrechos na mao...

                        parte de baixo já está na mão

                        bielas ercoli para 750cv

                        pistoes ross

                        faltam anéis... nao resolvido ainda

                        por enquanto só isso definido.

                        falta pouco...

                        1 Resposta Última resposta

                        • Login

                        • Não tem uma conta? Cadastrar

                        • Primeiro post
                          Último post
                        0
                        • Recente
                        • Usuários