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Bateria no porta-malas

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  • F Offline
    F Offline
    Fernando_221
    escreveu em última edição por
    #1

    procurei topicos sobre esse assunto mas nao encontrei, alguem sabe qual bitola de cabo usar pra colocar a bateria no porta malas?? deve ser mais grosso que o cabo original??

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    • G Offline
      G Offline
      Gui_Jpa
      escreveu em última edição por
      #2

      procurei topicos sobre esse assunto mas nao encontrei, alguem sabe qual bitola de cabo usar pra colocar a bateria no porta malas?? deve ser mais grosso que o cabo original??

      sim, tem que ser mais grosso que o original pra evitar de ter perdas.

      agora o quanto mais grosso, nao faco ideia.

      1 Resposta Última resposta
      • J Offline
        J Offline
        JF
        escreveu em última edição por
        #3

        tive no meu carro por 3 anos (era uma de som)

        uma no porta malas e uma no cofre.

        os cabos eram grossos e troquei o alternador para carregar mais.

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
          F Offline
          Fabio Lima
          escreveu em última edição por
          #4

          quem determina o diametro dos cabos é mto mais a voltagem x corrente doque o comprimento.

          só observar os fios que vão de uma cidade a outra nas torres: são relativamente finos em função da elevadissima tensão que trabalham, apesar da corrente ser enorme ( chegam até a roncar ) mas fosse pelo comprimento seriam mto mais grossos doque são.

          pelo certo pelo errado, um cabo um pouco mais grosso não vai fzer mal algum.

          1 Resposta Última resposta
          • B Offline
            B Offline
            biriba
            escreveu em última edição por
            #5

            nesse link tem as informações: http://carsom.blogspot.com/2007/03/importncia-e-dimensionamento-de-cabos.html

            1 Resposta Última resposta
            • T Offline
              T Offline
              TopFuel
              escreveu em última edição por
              #6

              eu usava bateria na frente com amplificador de som na mala, usava cabo com bitola 8 (pra um amplificador de 300w rms) por recomendação do instalador, por causa do aquecimento, quando em uso, com bitola maior ele esquentava menos e usando o som no talo, o cabo so ficava morno.

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              • D Offline
                D Offline
                dj_igor
                escreveu em última edição por
                #7

                monta um 21mm e fique tranquilo…

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                • O Offline
                  O Offline
                  overspeed
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  o dimensionamento correto leva em consideração 2 coisas:

                  1 - corrente suportada em caso de curto circuito já que é impossivel usar um fusível, mas como vc já sabe a bitola original do cabo, basta ter certeza de que o cabo novo nunca será igual ou menor pois a corrente de curto é a mesma (exceto se vc trocar a bateria)

                  2- perda de tensão, como o cabo é maior a perda de tensão é maior, vi uma pick-up que colocou a bateria no porta-malas, ai o motor de arranque ficava pesado (principalmente na partida), o dono comprou uma de caminhão de 120ah e mesmo assim a partida ainda ficava dificil, só resolveu quando usou cabos bem mais grossos.

                  tipicamente r = p x l/a assim p ( rô em grego) é a resistividade do fio, pra um de cobre vc pode considerar algo na casa dos 0,018

                  digamos que os cabo positivo tenha 5 metros contra 0,5m do cabo original, para que a perda de tensão seja a mesma vc precisa aumentar 10x a bitola do fio

                  r¹ = r², portanto l¹/a¹ = l²/a² , substituindo-se 0,5/a¹ = 5/a² , a²/a¹ = 10 ou seja a área deve ser multiplicada por 10, na pratica isso acaba sendo impossivel ai vc precisa usar cabos o mais grossos possivel e ainda usar uma bateria com maior capacidade, pois assim durante a partida a tensão não cai até um valor que o motor não consigua se autosustentar e iniciar a marcha lenta.

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    maurício
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    http://www.cofimet.com.br/tabelas/cobrenu.htm

                    segundo essa tabela, qto maior a espessura menor a resistência, entendam que os elétrons fluem pelo cabo, quanto maior o diâmetro, menor a resistência, ou maior o fluxo…

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      Gui_Jpa
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      http://www.cofimet.c…las/cobrenu.htm

                      segundo essa tabela, qto maior a espessura menor a resistência, entendam que os elétrons fluem pelo cabo, quanto maior o diâmetro, menor a resistência, ou maior o fluxo…

                      e menor resistencia significa menor aquecimento do cabo que significa que o cabo não vai incendiar o seu carro se a bateria for muito exigida

                      1 Resposta Última resposta
                      • S Offline
                        S Offline
                        SantosAutoParts Banido
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        eu uso 25mm pra ligar uma bateria na outra, sendo uma no cofre e outra na mala.

                        1 Resposta Última resposta

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