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Bateria no porta-malas

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  • G Offline
    G Offline
    Gui_Jpa
    escreveu em última edição por
    #2

    procurei topicos sobre esse assunto mas nao encontrei, alguem sabe qual bitola de cabo usar pra colocar a bateria no porta malas?? deve ser mais grosso que o cabo original??

    sim, tem que ser mais grosso que o original pra evitar de ter perdas.

    agora o quanto mais grosso, nao faco ideia.

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    • J Offline
      J Offline
      JF
      escreveu em última edição por
      #3

      tive no meu carro por 3 anos (era uma de som)

      uma no porta malas e uma no cofre.

      os cabos eram grossos e troquei o alternador para carregar mais.

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      • F Offline
        F Offline
        Fabio Lima
        escreveu em última edição por
        #4

        quem determina o diametro dos cabos é mto mais a voltagem x corrente doque o comprimento.

        só observar os fios que vão de uma cidade a outra nas torres: são relativamente finos em função da elevadissima tensão que trabalham, apesar da corrente ser enorme ( chegam até a roncar ) mas fosse pelo comprimento seriam mto mais grossos doque são.

        pelo certo pelo errado, um cabo um pouco mais grosso não vai fzer mal algum.

        1 Resposta Última resposta
        • B Offline
          B Offline
          biriba
          escreveu em última edição por
          #5

          nesse link tem as informações: http://carsom.blogspot.com/2007/03/importncia-e-dimensionamento-de-cabos.html

          1 Resposta Última resposta
          • T Offline
            T Offline
            TopFuel
            escreveu em última edição por
            #6

            eu usava bateria na frente com amplificador de som na mala, usava cabo com bitola 8 (pra um amplificador de 300w rms) por recomendação do instalador, por causa do aquecimento, quando em uso, com bitola maior ele esquentava menos e usando o som no talo, o cabo so ficava morno.

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            • D Offline
              D Offline
              dj_igor
              escreveu em última edição por
              #7

              monta um 21mm e fique tranquilo…

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              • O Offline
                O Offline
                overspeed
                escreveu em última edição por
                #8

                o dimensionamento correto leva em consideração 2 coisas:

                1 - corrente suportada em caso de curto circuito já que é impossivel usar um fusível, mas como vc já sabe a bitola original do cabo, basta ter certeza de que o cabo novo nunca será igual ou menor pois a corrente de curto é a mesma (exceto se vc trocar a bateria)

                2- perda de tensão, como o cabo é maior a perda de tensão é maior, vi uma pick-up que colocou a bateria no porta-malas, ai o motor de arranque ficava pesado (principalmente na partida), o dono comprou uma de caminhão de 120ah e mesmo assim a partida ainda ficava dificil, só resolveu quando usou cabos bem mais grossos.

                tipicamente r = p x l/a assim p ( rô em grego) é a resistividade do fio, pra um de cobre vc pode considerar algo na casa dos 0,018

                digamos que os cabo positivo tenha 5 metros contra 0,5m do cabo original, para que a perda de tensão seja a mesma vc precisa aumentar 10x a bitola do fio

                r¹ = r², portanto l¹/a¹ = l²/a² , substituindo-se 0,5/a¹ = 5/a² , a²/a¹ = 10 ou seja a área deve ser multiplicada por 10, na pratica isso acaba sendo impossivel ai vc precisa usar cabos o mais grossos possivel e ainda usar uma bateria com maior capacidade, pois assim durante a partida a tensão não cai até um valor que o motor não consigua se autosustentar e iniciar a marcha lenta.

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  maurício
                  escreveu em última edição por
                  #9

                  http://www.cofimet.com.br/tabelas/cobrenu.htm

                  segundo essa tabela, qto maior a espessura menor a resistência, entendam que os elétrons fluem pelo cabo, quanto maior o diâmetro, menor a resistência, ou maior o fluxo…

                  1 Resposta Última resposta
                  • G Offline
                    G Offline
                    Gui_Jpa
                    escreveu em última edição por
                    #10

                    http://www.cofimet.c…las/cobrenu.htm

                    segundo essa tabela, qto maior a espessura menor a resistência, entendam que os elétrons fluem pelo cabo, quanto maior o diâmetro, menor a resistência, ou maior o fluxo…

                    e menor resistencia significa menor aquecimento do cabo que significa que o cabo não vai incendiar o seu carro se a bateria for muito exigida

                    1 Resposta Última resposta
                    • S Offline
                      S Offline
                      SantosAutoParts Banido
                      escreveu em última edição por
                      #11

                      eu uso 25mm pra ligar uma bateria na outra, sendo uma no cofre e outra na mala.

                      1 Resposta Última resposta

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