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Bateria de nobreak

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    D Offline
    daniel
    escreveu em última edição por
    #1

    pessoal este conteudo é retirado de outro forum no qual quero aguadecer a pessoa quem fez o mesmo jjcob .

    o passo a passo foi feito em uma xt 600 mas serviria para maioria das motos

    nesse fim de semana( 18/11/2006) instalei uma bateria de nobreak na minha xt600 2001, e vou explicar como foi feito, assim se

    outros colegas estiverem disposto a tentar, já tem um base de como fazer.

    como todos sabem o preço de uma bateria de 12v 8a original na yamaha assusta, já a marca yuasa em outras lojas sai por algo

    en torno de 260 a 300 pilas em porto alegre, claro que tem uma outra marca que não me lembro o nome que sai por 160 pilas,

    mas também não precisamos abusar da sorte, barato não precisa ser igual a baixa qualidade. e hoje aqui no sul a cotação de 1

    pila ta 1 real.

    a bateria que usei é de 12v e 12a, 4 amperes a mais que a original da xt. quanto ao tamanho, ela é 1 cm mais baixa, e 1 cm

    mais larga, mas cabe muito bem, e não encosta na lateral, apenas a cinta de borracha que fica um pouco a mais esticada. já os

    seus terminais ficam ambos em um dos lados, mas isso não traz problemas, no meu caso coloquei a bateria com os terminais

    voltados para a trazeira da moto.

    obs: sou técnico em eletrônica, e curso eng na ufrgs, então teoricamente sei o que estou fazendo. se tiver duvidas não

    arrisque, o chicote da xt custa muito caro, é mais facil mandar um email para min e tirar a duvida. não se esqueça que cabo

    vermelho é o polo positivo e vai no terminal positivo com sinal de +, já o cabo preto é o negativo que vai no terminal preto

    com sinal de -.

    material:

    *bateria 12v 12a de nobreak marca firstpower 95 pilas ( essa galera da informatica adora nomes em ingres )

    *4 clips de prender cabo de aço, um real cada, então 4 reais. eles devem de ter o espaço interno um pouco maior do que a

    largura do terminal da bateria, no meu caso 7 mm.

    total:99 reais

    eu demorei 30 min para fazer tudo, mas é que tinha 4 latinhas de skol desviando a atenção.

    abaixo tem uma foto da bateria que estava na moto e ao lado a nova bateria com dois dos clips. esses clips são usados para

    emendar ou prender cabos de aço, alguns os chamam de parafuso u, em qualquer

    madereira ou ferragem tem para vender.

    ![](file:///c:/users/daniel/appdata/local/temp/moz-screenshot.png)

    1º passo:

    os clips serão usados para prensar os terminais da moto com os da bateria, na verdade usei apenas dois dos 4 clips, pois

    comprei 4 para aproveitar a peça no que vai unindo as duas extremindades com rosca do clips. mas no meu caso essa peça

    possui-a apenas um dos dois lados planos, então tive que passar no esmiril, abaixo tem uma foto do resultado. isso é

    necessário por que a porca ira estar em contato com a parte esmirilhada, por isso ela precisa ser plana. faço tudo isso para

    dois clips.

    abaixo já podemos ver como ira ficar o clips no terminal da bateria, as duas peças no clips prensando o

    terminal da bateria, e as duas poucos fazendo o esforço necessário.

    2º passo:

    agora vamos para a moto, abaixo temos uma fotos de como são os terminais dos cabos no seu formato original.

    mas assim eles não nos interessam, então vamos com um alicate os dobrar ou endireitar para que tenha-mos ambos a forma de l.

    abaixo vemos o resultado.

    3º passo:

    agora já com tudo preparado basta instalar tudo. inicialmente devemos pegar uma lixa media e limpar os terminais da

    bateria e dos cabos. agora vamos colocar os clips, mas muito cuidado nesta etapa para não ficar dobrando demais os terminais

    da bateria e acabar quebrando-o. é bom pedir ajuda para segurar a bateria e os cabos. eu usei uma cadeira e minha habilidade.

    primeiro se coloca o clips apenas umas das peças internas não esmirilhada no terminal da bateria, o clips deve ficar com as

    extremidades que possuem rosca voltadas para fora.

    então se coloca o terminal da bateria por cima, com uma das perninhas do clips dentro do orifico o terminal. então agora

    coloca a peça esmirilhada com a parte mais plana em contato com os terminais, logo em seguida as duas porcas. não é preciso

    apertar muito, pois a rosca não é muito resistente, então quando perceber que os terminais estão bem prensados chega. é bom

    colocar uma gotinha e cola, eu usei super bonder gel, para travar a rosca. o resultado deve ficar assim.

    pronto

    agora é só prender a sinta de borracha, eu coloquei um saquino plastico para isolar um pouco da umidade os terminais. assim

    como na figura abaixo. com a moto desligada a bateria marcava 14.67v. a xtzuda estava a uma semana parada, puxei o afogador

    encostei no start e o motor ligou de vereda, não se fez. claro, que isso é muito influenciado pelo bom estado mecânico do

    motor e suas regulagens corretas. já com a moto ligada lá pelos 3000 rpm a bateria marcava 13.88v. segunda de manhã( odeio

    segundas ainda mais de manhã), a moto ligou muito bem, fiz o caminho rotineiro de estância velha até porto alegre pela br116

    e não houve imprevistos.

    extras:

    ->apenas aconselho aos amigos que se forem andar devagar, aquele passeio bem tranquilo, ate demais, que não passa dos 2500

    rpm. não é aconselhavel ficar com o farol ligado, pois em alguns casos a bateria em tão baixa rotação pode não ser carregada

    completamente, pois ela precisa de um tempo e uma corrente mínima para guardar energia suficiente para um próximo arranque.

    ->a bateria velha muitas vezes ainda poder ser muito bem usada, pois ainda possui a capacidade de armazenar muito energia,

    mas não o suficiente para um arranque que é uma situação extrema. então uma dica é pegar um farolete, aqueles redondos e

    pequenos de carro, e com a bateria e o farolete fazer uma lanterna de bastante potência e sem pilhas descartaveis, já que a

    bateria pode ser recarregada.

    ->nas fotos tem meu email, então no caso de duvidas é só escrever, mas coloque no assunto do email algo com a palavra bateria

    por favor.

    ->é possível encontrar baterias de nobreaks muito mais baratas do que paguei, mas é que eu estava com pressa de fazer a moto

    andar devido a um moto encontro. mas creio que alguns colega do clube da xt600 que trabalhe com manutenção de micros,

    estabilizadores e nobreaks possa conseguir essas baterias por algo em torno de 50 pilas.

    boa sorte colegas

    segue link original

    http://www.forumxt600.com.br/forum/viewtopic.phpot=17345&postdays=0&c=1&postorder=asc&mode=&poster_id=0&start=0&sid=f3a479e63d7b45f8e34a3e912fa1f6b1

    1 Resposta Última resposta
    • T Offline
      T Offline
      Tucano
      escreveu em última edição por
      #2

      eheheheh

      eu faço o inverso.

      utilizo a bateria de carro no meu nobreak

      dura muito mais.

      1 Resposta Última resposta
      • N Offline
        N Offline
        Niex
        escreveu em última edição por
        #3

        eheheheh

        eu faço o inverso.

        utilizo a bateria de carro no meu nobreak

        dura muito mais.

        verdade, dura bem mais.

        no caso do meu que usa duas de 12vx7a bem melhor gastar r$100,00 em uma de carro de 45a do que r$200,00 em duas de 7a.

        agora esse lance de usar de nobreak na moto sempre me passou pela cabeça.

        alias esse preço de bateria de moto praticado é um assalto a mão armada.

        1 Resposta Última resposta
        • M Offline
          M Offline
          menegotto
          escreveu em última edição por
          #4

          então, esses preços de bateria estão muito fora… paguei a 2 semanas 140 numa bateria de moto selada e não essas yuasa que tem que repor agua... 12v x 7a...

          outra coisa... qual a corrente de partida da bateria de nobreak??? bateria não é só feita de corrente nominal, tb existe a corrente de partida que é tão importante quanto a nominal...

          1 Resposta Última resposta
          • M Offline
            M Offline
            Marc
            escreveu em última edição por
            #5

            tipo…. não entendí.... rs...

            p/ q/ ele fez isso ?? p/ usar no lugar de uma bateria normal ??

            sei lá... depois de algum tempo andando de moto, só tô usando as não originais ( gs ).... tá durando bem........

            1 Resposta Última resposta
            • T Offline
              T Offline
              TopFuel
              escreveu em última edição por
              #6

              eheheheh

              eu faço o inverso.

              utilizo a bateria de carro no meu nobreak

              dura muito mais.

              conheço de moto, eu tinha um esquema de usar bateria de biz, mas perdi quando meu hd torrou (não por causa do nobreak caseiro :) foi falta de energia mesmo e nem tinha feito o nobreak ainda :cry:)

              1 Resposta Última resposta
              • P Offline
                P Offline
                PaSqUaLe
                escreveu em última edição por
                #7

                meu no break tem uma bateria de 7ah gostaria de usar uma maior.

                até quanto amperes vc´s recomendam?

                1 Resposta Última resposta
                • N Offline
                  N Offline
                  nogueiraxr3
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  cara já fiz essa experiencia em uma cbx aero, só que a bateria não durou muito…..

                  1 Resposta Última resposta

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