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Biela 76 x biela kombi diesel

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  • M Offline
    M Offline
    Mega
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    #51

    tenta quebrar um lápis na mão… fácil né ?

    agora tenta quebrar a metade do lápis quebrado... mais difácil... provavelmente é o princ?pio da biela de kombi diesel

    [snapback]303096[/snapback]

    mas é isso q eu perguntei.

    1 Resposta Última resposta
    • M Offline
      M Offline
      Mega
      escreveu em última edição por
      #52

      humm , mais dizem q o melhor em questa de original e de pressao utilizada e o 1.9 ne é pq usa muita pressao e tem pouco taxa nao e isso?

      [snapback]303101[/snapback]

      1.9 é bom pq aguenta pressao (destaxado), tem um torque semelhante ao 2.0 e um giro de 1.8

      1 Resposta Última resposta
      • ? Offline
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        #53

        o comprimento tb conta nisso, claro.

        mas nem tudo são flores.

        querem um exemplo?

        peguem as bielas do motor md, que tem o mesmo comprimento das de kombi, montem um motor com cada tipo de biela (um com de md e outro com de kombi), façam o ajuste igual nos dois e coloquem a mesma pressão.

        só que nem fiquem perto do carro com as bielas de md…

        isso ja foi explicado pelo reinaldo (da rr), eles (amigos dele la de prudente) achavam q era a mesma coisa, e esse teste custou um bloco pros caras que montaram o motor com bielas de md achando que aguentavam o mesmo que as de kombi.

        1 Resposta Última resposta
        • M Offline
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          Mega
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          #54

          o comprimento tb conta nisso, claro.

          mas nem tudo são flores.

          querem um exemplo?

          peguem as bielas do motor md, que tem o mesmo comprimento das de kombi, montem um motor com cada tipo de biela (um com de md e outro com de kombi), façam o ajuste igual nos dois e coloquem a mesma pressão.

          só que nem fiquem perto do carro com as bielas de md…

          isso ja foi explicado pelo reinaldo (da rr), eles (amigos dele la de prudente) achavam q era a mesma coisa, e esse teste custou um bloco pros caras que montaram o motor com bielas de md achando que aguentavam o mesmo que as de kombi.

          [snapback]303116[/snapback]

          alguem comparou o peso de ambas ?

          1 Resposta Última resposta
          • T Offline
            T Offline
            trutaforte
            escreveu em última edição por
            #55

            mas a capa da biela de kombi tem o mesmo tamanho da capa da biela do ap, do md não é menorzinha ?

            1 Resposta Última resposta
            • ? Offline
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              #56

              alguem comparou o peso de ambas ?

              [snapback]303126[/snapback]

              olha mega, isso não sei te responder, imagino que não.

              o unico contato que eu tive com bielas de md foi pegando na mão e pesando comparando com uma de kombi, pois um amigo nosso comprou bielas usadas numa retifica e uma delas veio de md, peguei só pra olhar e nem notei diferença de peso.

              o certo pra te responder a pergunta seria fzr o mesmo que fizemos com ap x kombi: por na balança. não lembro os pesos, mas a diferença foi pouca, o q assusta mesmo é o peso de biela forjada, essa sim vc nem precisa de balança pra saber a diferença grande de peso. se bem que pra aguentar 500cvs pra cima, um pezinho a mais (forjadas) não incomoda né? :ppteam:

              1 Resposta Última resposta
              • ? Offline
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                #57

                mas a capa da biela de kombi tem o mesmo tamanho da capa da biela do ap, do md não é menorzinha ?

                [snapback]303128[/snapback]

                exatamente igual (na de kombi)

                o que muda ali por baixo é o parafuso, que na de kombi é bem mais grosso.

                a de md eu não reparei, mas sei q o diametro do colo do vira é o mesmo.

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
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                  Mega
                  escreveu em última edição por
                  #58

                  olha mega, isso não sei te responder, imagino que não.

                  o unico contato que eu tive com bielas de md foi pegando na mão e pesando comparando com uma de kombi, pois um amigo nosso comprou bielas usadas numa retifica e uma delas veio de md, peguei só pra olhar e nem notei diferença de peso.

                  o certo pra te responder a pergunta seria fzr o mesmo que fizemos com ap x kombi: por na balança. não lembro os pesos, mas a diferença foi pouca, o q assusta mesmo é o peso de biela forjada, essa sim vc nem precisa de balança pra saber a diferença grande de peso. se bem que pra aguentar 500cvs pra cima, um pezinho a mais (forjadas) não incomoda né? :ham:

                  [snapback]303131[/snapback]

                  comprei uma vez umas bielas aki q nao tinham acabamento ainda (forjadas). ai vc ia ver o q q é peso..

                  nussa… 1 delas eras 2 origi de peso, se nao fosse mais...

                  num tive coragem de por nao. :ppteam:

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                  • Z Offline
                    Z Offline
                    ZOEGA
                    escreveu em última edição por
                    #59

                    ka, tem como diferenciar biela de kd e de md visualmente? as medidas são todas iguais?

                    a biela de md tem numeração alta também?

                    tava vendo umas fotos e, perceb? uma coisa:

                    nessa foto que vc postou, é uma biela de kd, mas repare na diferença da outra foto. não tem o furo que tem na outra…

                    essa biela tem numeração 85, será que é de md, então?

                    1 Resposta Última resposta
                    • ? Offline
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                      escreveu em última edição por
                      #60

                      ka, tem como diferenciar biela de kd e de md visualmente? as medidas são todas iguais?

                      a biela de md tem numeração alta também?

                      tava vendo umas fotos e, perceb? uma coisa:

                      nessa foto que vc postou, é uma biela de kd, mas repare na diferença da outra foto. não tem o furo que tem na outra…

                      essa biela tem numeração 85, será que é de md, então?

                      [snapback]303240[/snapback]

                      preciso confirmar certinho, mas o pino de pistão do md é mais fino do que o pino de pistão de kombi. ai ja da pra vc não comprar gato por lebre.

                      qto ao furo, preciso achar umas fotos das bielas antes de fzr a bucha, se não me engano esse furo tem nas de kombi.

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
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                        escreveu em última edição por
                        #61

                        pessoal, estou aqui pensando numa coisa, e se for merda me perdoem e descartem, mas… além do peso, essas bielas nao sao feitas de tipos de metal diferente (dureza, composição, densidade, tempera etc)?

                        1 Resposta Última resposta
                        • J Offline
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                          juliano lima
                          escreveu em última edição por
                          #62

                          que vergonha montei o meu motor e nem vi os números delas

                          sniff

                          1 Resposta Última resposta
                          • ? Offline
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                            escreveu em última edição por
                            #63

                            preciso confirmar certinho, mas o pino de pistão do md é mais fino do que o pino de pistão de kombi. ai ja da pra vc não comprar gato por lebre.

                            qto ao furo, preciso achar umas fotos das bielas antes de fzr a bucha, se não me engano esse furo tem nas de kombi.

                            [snapback]303260[/snapback]

                            achei as fotos, as de kombi originais tem o furo na parte de cima da bucha sim.

                            1 Resposta Última resposta
                            • Z Offline
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                              #64

                              achei as fotos, as de kombi originais tem o furo na parte de cima da bucha sim.

                              [snapback]303392[/snapback]

                              então só o que difere é o pino da de kd que é mais grosso?

                              a de md tb tem numeração alta não? o que faz a de md ser mais fraca então?

                              1 Resposta Última resposta
                              • ? Offline
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                                #65

                                então só o que difere é o pino da de kd que é mais grosso?

                                a de md tb tem numeração alta não? o que faz a de md ser mais fraca então?

                                [snapback]303560[/snapback]

                                o material é diferente, assim como as bielas normais de ap.

                                1 Resposta Última resposta
                                • F Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #66

                                  ouvi dizer que os pistões dos ap 1.8 q tinham bielas de 136mm com as bielas de kd dão altura certa no bloco, será que dá mesmo?

                                  alguem sabe se os ap até 84 que tinham bielas de 136mm se não me engano, tinham bloco mais baixo ou é igual aos de hj em dia?

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • ? Offline
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                                    #67

                                    ouvi dizer que os pistões dos ap 1.8 q tinham bielas de 136mm com as bielas de kd dão altura certa no bloco, será que dá mesmo?

                                    alguem sabe se os ap até 84 que tinham bielas de 136mm se não me engano, tinham bloco mais baixo ou é igual aos de hj em dia?

                                    [snapback]309234[/snapback]

                                    os antigos não eram ap e sim md, os 1.8 eram os md 470.

                                    não tenho aqui as medidas desses pistões pra te confirmar, somente ouvi falar que o bloco era mais baixo, mas nunca medi.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • B Offline
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                                      #68

                                      sempre usei as bielas de numeração baixa para montar motor de marcas, até por que é muito raro acontecer quebra de biela nesta categoria, e sempre escolhi bielas com numeração menor pois realmente tem menos massa, o menor numero que encontro normalmente é o 34 teve um colega que encontrou um jogo com numeração 24 e fez quatro jogos apartir deste já que o regulamento permite aliviar pelo peso da biela mais leve (vc tem que ter uma original no motor).

                                      alguem sitou quanto a diferença de dureza posso fazer os ensaios de dureza sem destruir a biela pois tenho acesso a vêrios equipamentos de dureza inclusive de microdureza, isto permitir? estimar com precisão considerável a resistencia a tração do material e matar a dúvida quanto a dureza

                                      quanto ou ensaio de tração tenho acesso ao equipamente mas ele não tem capacidade de romper uma biela dai é complicado fazer um corpo de prova

                                      pode ser que a massa menor das numerações mais baixas tenha sido coinsidecia nas primeiras bielas que comparei e eu esteja fazendo errado

                                      não tenho bielas novas, se alguém estiver em curitiba e puder disponibilizar as bielas posso fazer o teste

                                      uma coisa que acho que todos concordam é que uma biela com mais massa normalmente vai ser mais resist?nte já que tem mais material (no tipo de aão que é utilizado na fabricação de bielas a densidade é constante)

                                      meu fone (41)9163-9029

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • S Offline
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                                        #69

                                        sempre usei as bielas de numeração baixa para montar motor de marcas, até por que é muito raro acontecer quebra de biela nesta categoria, e sempre escolhi bielas com numeração menor pois realmente tem menos massa, o menor numero que encontro normalmente é o 34   teve um colega que encontrou um jogo com numeração 24 e fez quatro jogos apartir deste já que o regulamento permite aliviar pelo peso da biela mais leve (vc tem que ter uma original no motor).

                                        alguem sitou quanto a diferença de dureza posso fazer os ensaios de dureza sem destruir a biela pois tenho acesso a vêrios equipamentos de dureza inclusive de microdureza, isto permitir? estimar com precisão considerável a resistencia a tração do material e matar a dúvida quanto a dureza

                                        quanto ou ensaio de tração tenho acesso ao equipamente mas ele não tem capacidade de romper uma biela dai é complicado fazer um corpo de prova

                                        pode ser que a massa menor das numerações mais baixas tenha sido coinsidecia nas primeiras bielas que comparei e eu esteja fazendo errado

                                        não tenho bielas novas, se alguém estiver em curitiba e puder disponibilizar as bielas posso fazer o teste

                                        uma coisa que acho que todos concordam é que uma biela com mais massa normalmente vai ser mais resist?nte já que tem mais material  (no tipo de aão que é utilizado na fabricação de bielas a densidade é constante)

                                        meu fone (41)9163-9029

                                        [snapback]309667[/snapback]

                                        uma coisa é vc medir a dureza do material, outra é medir a tensão de escoamento. e essa só destruindo uma biela pra saber.

                                        eu tb já me propus para realizar o teste, até o de metalografia, mas ainda não arranjamos nenhuma biela.

                                        tb sou de ctba, qqr hora podemos tomar uma bera e conversar mais a respeito.

                                        abraços.

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          escreveu em última edição por
                                          #70

                                          uma coisa é vc medir a dureza do material, outra é medir a tensão de escoamento. e essa só destruindo uma biela pra saber.

                                          eu tb já me propus para realizar o teste, até o de metalografia, mas ainda não arranjamos nenhuma biela.

                                          tb sou de ctba, qqr hora podemos tomar uma bera e conversar mais a respeito.

                                          abraços.

                                          [snapback]309673[/snapback]

                                          é possível estimar a tensão de escoamento com o valor de dureza utilizado as tabelas do metals handbook, já fiz comparativos e fica bem próximo

                                          quanto a bera é só marcar

                                          abraço,

                                          1 Resposta Última resposta

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