Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Projeto: gol turbo-c com motor 1.675cc

Projeto: gol turbo-c com motor 1.675cc

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
158 Posts 23 Posters 34.5k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • B Offline
    B Offline
    Buddy Guy
    escreveu em última edição por
    #44

    rapazes,vcs já descobriram se a caso as bielas de opala daria certo,com os colos dos mancais de apo no caso teriam que ser as do opala 4 cilindros ou dos de 6 ?

    1 Resposta Última resposta
    • G Offline
      G Offline
      goiano
      escreveu em última edição por
      #45

      rapazes,vcs já descobriram se a caso as bielas de opala daria certo,com os colos dos mancais de apo no caso teriam que ser as do opala 4 cilindros ou dos de 6 ?

      o colo do opala é quase 7mm maior….... :d

      to procurando o do ea 111 e nao acho informação..... uma biela forjada do golf sr de 149mm ou mesmo dos novos ea 111 vht de 152mm ficariam ninja..... :hauhau:

      dependendo se a diferença for pouca pra menor, daria pra reabrir o furo da biela ou fragiliza muito ?

      e outra: um cara de outro forum disse que usou um setup desses e disse que foi preciso usar um volante desses modelos mais novos e bem mais pesados que dos carburadinhos antigos…..pois o carro nao tinha torque pra sair sem lixar tudo....ou algo assim.

      o que acham ?

      até que ponto um controle de ponto/largada/booster consegue contornar essa falta de torque inicial ?

      abraços.

      1 Resposta Última resposta
      • B Offline
        B Offline
        Buddy Guy
        escreveu em última edição por
        #46

        rapazes,vcs já descobriram se a caso as bielas de opala daria certo,com os colos dos mancais de apo no caso teriam que ser as do opala 4 cilindros ou dos de 6 ?

        o colo do opala é quase 7mm maior….... :d

        to procurando o do ea 111 e nao acho informação..... uma biela forjada do golf sr de 149mm ou mesmo dos novos ea 111 vht de 152mm ficariam ninja..... :hauhau:

        dependendo se a diferença for pouca pra menor, daria pra reabrir o furo da biela ou fragiliza muito ?

        e outra: um cara de outro forum disse que usou um setup desses e disse que foi preciso usar um volante desses modelos mais novos e bem mais pesados que dos carburadinhos antigos…..pois o carro nao tinha torque pra sair sem lixar tudo....ou algo assim.

        o que acham ?

        até que ponto um controle de ponto/largada/booster consegue contornar essa falta de torque inicial ?

        abraços.

        xiiiii…....vejo que tô enrolado então.putz,num acho meios de montar o 1.7 aqui,sem ter que mudar pistão outra vez.queria ver se eu conseguia montar com os pistões do fusca std mesmo(que o bloco já está aberto pra eles),mas com a bielas 144mm.foda é os 2,5mm que sobram de pistão para fora do deck.maior novela isso

        1 Resposta Última resposta
        • G Offline
          G Offline
          goiano
          escreveu em última edição por
          #47

          pessoal, duas coisas que to matutando aqui.

          a primeira é com referencia a usar um volante de motor daqueles modernos e bem pesadões.

          isso ajudaria no momento de inércia inicial, tipo pra sair mais na manha, tracionando melhor de giro baixo sem ter que queimar tanto embreagem e talz…..considerando que o grip da pista aqui é triste....

          outra é com relação ao comando: já que a turbina funciona como um tampão dos gases do cabeçote e dificilmente some mais de 2kg de pressão, um comando com maior cruzamento de valvulas e/ou menor lobe center, tipo comando de aspirado mesmo, ajudaria a amenizar esse efeito, deixando escoar mais os gases do escape ou nada haver ?

          ainda sobre o tema de exustão dos gases: retirar a valvula de alivio como ja vi alguem fazendo um tempo atras na turbo-c só pioraria a situação de entupimento pois todos os gases teriam que passar obrigatoriamente pela turbina sem o bypass da valvula, certo ?

          pra finalizar: o que acham do pessoal que tira as valvulas de prioridade quando tão usando caixas de engate rapido e pé dentro nas trocas ?

          abraços

          1 Resposta Última resposta
          • * Offline
            * Offline
            *Felipe*
            escreveu em última edição por
            #48

            goiano, refresca minha cabeça que anda fora da preparação já a algum tempo:

            se usar as bielas de kd, consegue qual cc?

            1 Resposta Última resposta
            • G Offline
              G Offline
              goiano
              escreveu em última edição por
              #49

              goiano, refresca minha cabeça que anda fora da preparação já a algum tempo:

              se usar as bielas de kd, consegue qual cc?

              uai…..as bielas não mudam em nada a capacidade volumetrica do motor.....agora se tiver falando de r/l fica assim:

              com vira 1.6 (77,4mm) e biela kd (136mm) fica com aceitáveis 0,285 mas dificil é arrumar pistão pois fica muuuito baixo.... :d

              ps: eu tenho um motor montadinho na bahia que nunca foi usado com vira 1.8, bielas kd e pistões de fusca 1500 (83mm) coisa linda de se ver.....se eu vender as peças todas que to anunciando e der conta de trazer esse motor.....sei não heim..... :hauhau:

              1 Resposta Última resposta
              • * Offline
                * Offline
                *Felipe*
                escreveu em última edição por
                #50

                verdade…

                acho que é o canal hein?

                vai usar quanto de taxa?

                1 Resposta Última resposta
                • G Offline
                  G Offline
                  goiano
                  escreveu em última edição por
                  #51

                  o motor original é pra uns 9:1 de taxa…....se for usar o forjado é de 11:1 pra cima :hauhau:

                  1 Resposta Última resposta
                  • Q Offline
                    Q Offline
                    quarteto
                    escreveu em última edição por
                    #52

                    pessoal, duas coisas que to matutando aqui.

                    a primeira é com referencia a usar um volante de motor daqueles modernos e bem pesadões.

                    isso ajudaria no momento de inércia inicial, tipo pra sair mais na manha, tracionando melhor de giro baixo sem ter que queimar tanto embreagem e talz…..considerando que o grip da pista aqui é triste....

                    outra é com relação ao comando: já que a turbina funciona como um tampão dos gases do cabeçote e dificilmente some mais de 2kg de pressão, um comando com maior cruzamento de valvulas e/ou menor lobe center, tipo comando de aspirado mesmo, ajudaria a amenizar esse efeito, deixando escoar mais os gases do escape ou nada haver ?

                    ainda sobre o tema de exustão dos gases: retirar a valvula de alivio como ja vi alguem fazendo um tempo atras na turbo-c só pioraria a situação de entupimento pois todos os gases teriam que passar obrigatoriamente pela turbina sem o bypass da valvula, certo ?

                    pra finalizar: o que acham do pessoal que tira as valvulas de prioridade quando tão usando caixas de engate rapido e pé dentro nas trocas ?

                    abraços

                    esses volantes podem até te ajudar a sair (duvido), mas vão cobrar um preço alto qdo vc precisar de usar o motor de verdade…essas coisas pesasdas só servem pra amaciar o motor pra hérnia de disco do tiozão q comprou o carro não ficar reclamando :olhos:

                    a dos comandos, eu sempre imaginei isso...se é pra girar alto mesmo (miliseis virado no siri), acho que deve funcionar, mas é só chute meu...como comando pra ap é barato, se vc quiser testar, posta aqui os resultados depois, de comando com cruzamento baixo e alto + turbo :d

                    qto a esse lance de ficar socando coisas no escape....não curto isso :hauhau:

                    goiano, refresca minha cabeça que anda fora da preparação já a algum tempo:

                    se usar as bielas de kd, consegue qual cc?

                    uai…..as bielas não mudam em nada a capacidade volumetrica do motor.....agora se tiver falando de r/l fica assim:

                    com vira 1.6 (77,4mm) e biela kd (136mm) fica com aceitáveis 0,285 mas dificil é arrumar pistão pois fica muuuito baixo.... :(

                    ps: eu tenho um motor montadinho na bahia que nunca foi usado com vira 1.8, bielas kd e pistões de fusca 1500 (83mm) coisa linda de se ver.....se eu vender as peças todas que to anunciando e der conta de trazer esse motor.....sei não heim..... :olhos:

                    tá com a faca e o queijo na mão então

                    não consegue ninguém pra colocar esse motor na transportadora pra vc?

                    o motor original é pra uns 9:1 de taxa…....se for usar o forjado é de 11:1 pra cima :)

                    e vc ainda quer usar volante pesado feito a pança do godão? :hauhau:

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
                      M Offline
                      menegotto
                      escreveu em última edição por
                      #53

                      cara, volante quanto mais aliviado melhor… na largada vc vai sair com launch control... vai conseguir regular quanto de pressão carregar no turbo, e assim que mover o carro tem o controle de tração pra ajudar...

                      quanto aos comandos, overlap alto vai te ajudar na pegada do turbo... vai ter mistura sem queimar no escape, igual ponto atrasado... porém em alta arrisco dizer que vai jogar o backpressure lá em cima, devido a explosão da mistura na descarga...

                      um overlap de mocinha como 10-12º não vira... porém nada de 60º como em comando aspro... acredito que um meio termo, tipo uns 40º são suficientes para girar alto

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        menegotto
                        escreveu em última edição por
                        #54

                        válvula de alivio: macktech + controle de boost

                        se usar sem não tem controle de boost para te auxiliar na tração, e se usar uma meia boca fica dando vazamento…

                        prioridade: blow-off alta vazão, tipo a spa x-flow

                        se usar uma megasquirt, tem a opção do flatshift, onde vc troca de marcha com o pé no porão. com isso vc espeta a próxima marcha na rotação de pico da power band e com a turbina carregada. coisa top

                        1 Resposta Última resposta
                        • * Offline
                          * Offline
                          *Felipe*
                          escreveu em última edição por
                          #55

                          eu acho que as coisas estão mais faceis do que você pensa…rs

                          1 Resposta Última resposta
                          • G Offline
                            G Offline
                            goiano
                            escreveu em última edição por
                            #56

                            quanto aos comandos, overlap alto vai te ajudar na pegada do turbo… vai ter mistura sem queimar no escape, igual ponto atrasado... porém em alta arrisco dizer que vai jogar o backpressure lá em cima, devido a explosão da mistura na descarga...

                            um overlap de mocinha como 10-12º não vira... porém nada de 60º como em comando aspro... acredito que um meio termo, tipo uns 40º são suficientes para girar alto

                            fááállaaaa capiroto

                            e um overlad de 30 a 40 graus vai dar o que de lobe center é :d

                            digo pq quase ninguem informa o cruzamento….mal informam o lobe....

                            analisa os comandos do carlini (que o fí dumégua do teteto acha que é de graça ou que eu sou thor batista) e me diz o que achou tanto pro motor 1.9 kd quanto pro milisete.

                            http://www.carlinicompetizione.com.br/especificacoes.html

                            exploração mode: off :hauhau:

                            1 Resposta Última resposta
                            • B Offline
                              B Offline
                              Buddy Guy
                              escreveu em última edição por
                              #57

                              rapazes,este lance de vira de 1.6,com bielas de kd,isso é maior novela.já passei por essa lembram?pistão enchido na solda tig pra contornar problema(uma doideira que gastei grana e não tive corajem de usar)e ect.difícil contornar problema dos pistões 6mm abaixo do bloco,sem ter que arrancar um bife do bloco.por isto eu desisti da idéia

                              1 Resposta Última resposta
                              • Q Offline
                                Q Offline
                                quarteto
                                escreveu em última edição por
                                #58

                                quanto aos comandos, overlap alto vai te ajudar na pegada do turbo… vai ter mistura sem queimar no escape, igual ponto atrasado... porém em alta arrisco dizer que vai jogar o backpressure lá em cima, devido a explosão da mistura na descarga...

                                um overlap de mocinha como 10-12º não vira... porém nada de 60º como em comando aspro... acredito que um meio termo, tipo uns 40º são suficientes para girar alto

                                fááállaaaa capiroto

                                e um overlad de 30 a 40 graus vai dar o que de lobe center é :olhos:

                                digo pq quase ninguem informa o cruzamento….mal informam o lobe....

                                analisa os comandos do carlini (que o fí dumégua do teteto acha que é de graça ou que eu sou thor batista) e me diz o que achou tanto pro motor 1.9 kd quanto pro milisete.

                                http://www.carlinicompetizione.com.br/especificacoes.html

                                exploração mode: off :hauhau:

                                baratinho

                                tava vendo o preço de uns comandos stage 1 (odeio isso) q os gringos vendem pro meu carro e custam bem mais caro q esses carlini e olha q stage 1 é de mocinha, e os comandos eram de uma marca 2a linha lá fora (obx)

                                calcula o cruzamento com a graduação e lobe center

                                tem 2 maneiras de vc calcular isso

                                • soma o ângulo de abertura da admissão com o ângulo de fechamento do escape apenas quando estes dados forem revelados com 0,050 (1,27 mm). se vc nÃo tiver esses dados, o cÁlculo estarÁ errado

                                ou

                                1. soma a duração da admissão e do escape (normal, sem folga)

                                2. divide o resultado (1) por 4

                                3. subtrai o lobe center do resultado (2)

                                4. multiplica por 2 o resultado (3)

                                molezinha

                                pra vc ter uma idéia, a gringaiada usa esses valores abaixo como parâmetro pra motor v8 aspro

                                trucks/good mileage towing 10-35 degs overlap

                                daily driven low rpm performance 30-55 degs overlap

                                hot street performance 50-75 degs overlap

                                bracket/oval track racing 70-95 degs overlap

                                dragster/comp eliminator engines 90-115 degs overlap

                                agora vai fazer continha :d

                                se quiser dar uma olhada numa página bem maneira que ensina a ver essas coisas, inclusive examinar velas de ignição, calcular taxa dinâmica, etc…o tarado q montou essa página tem um chevelle caminhonete de arrancada

                                http://cochise.uia.net/pkelley2/index.html

                                1 Resposta Última resposta
                                • G Offline
                                  G Offline
                                  Gui_Jpa
                                  escreveu em última edição por
                                  #59

                                  se quiser dar uma olhada numa página bem maneira que ensina a ver essas coisas, inclusive examinar velas de ignição, calcular taxa dinâmica, etc…o tarado q montou essa página tem um chevelle caminhonete de arrancada

                                  http://cochise.uia.net/pkelley2/index.html

                                  bacana a pagina

                                  podia ser fixada.

                                  gostei muito da leitura das velas.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • G Offline
                                    G Offline
                                    goiano
                                    escreveu em última edição por
                                    #60

                                    rapazes,este lance de vira de 1.6,com bielas de kd,isso é maior novela.já passei por essa lembram?pistão enchido na solda tig pra contornar problema(uma doideira que gastei grana e não tive corajem de usar)e ect.difícil contornar problema dos pistões 6mm abaixo do bloco,sem ter que arrancar um bife do bloco.por isto eu desisti da idéia

                                    cara….......com certeza voce usou pistão de 1.8 pra ficar abaixo do bloco.... lembrando que ambos são 81mm mas a posição do pino do 1.8 muda, baixando o pistão exatamente 4,5mm em relaçao ao 1.6...

                                    baratinho tava vendo o preço de uns comandos stage 1 (odeio isso) q os gringos vendem pro meu carro e custam bem mais caro q esses carlini e olha q stage 1 é de mocinha, e os comandos eram de uma marca 2a linha lá fora (obx) calcula o cruzamento com a graduação e lobe center tem 2 maneiras de vc calcular isso- soma o ângulo de abertura da admissão com o ângulo de fechamento do escape apenas quando estes dados forem revelados com 0,050 (1,27 mm). se vc não tiver esses dados, o cálculo estará errado ou1) soma a duração da admissão e do escape (normal, sem folga)2) divide o resultado (1) por 43) subtrai o lobe center do resultado (2)4) multiplica por 2 o resultado (3)molezinha pra vc ter uma idéia, a gringaiada usa esses valores abaixo como parâmetro pra motor v8 asprotrucks/good mileage towing 10-35 degs overlapdaily driven low rpm performance 30-55 degs overlaphot street performance 50-75 degs overlapbracket/oval track racing 70-95 degs overlapdragster/comp eliminator engines 90-115 degs overlap agora vai fazer continha :teteto:se quiser dar uma olhada numa página bem maneira que ensina a ver essas coisas, inclusive examinar velas de ignição, calcular taxa dinâmica, etc…o tarado q montou essa página tem um chevelle caminhonete de arrancada http://cochise.uia.net/pkelley2/index.html

                                    carlini acha de 650,00 a 900,00 …...... daqui uns dias vai ser baratinho pra mim....se deus quiser :olhos:

                                    essa segunda formulinha foi show.....eu fazia um mooonte de calculo aqui, isso quando achava a informação/carta dos comandos.....vamos lá:

                                    carlini w2.1 114ºlobe 290º dur. 11.5mm lev. deu 62° de cruzamento. :olhos:

                                    w5.1 114ºlobe 315º dur. 12.5mm lev deu 87° de cruzamento. :d

                                    w6 114ºlobe 300º dur. 13.0mm lev deu 72° de cruzamento. :hauhau:

                                    w7.1 114ºlobe 320º dur. 13.5mm lev deu 92° de cruzamento. :hauhau:

                                    e agora chip foose candango ?????

                                    se quiser dar uma olhada numa página bem maneira que ensina a ver essas coisas, inclusive examinar velas de ignição, calcular taxa dinâmica, etc…o tarado q montou essa página tem um chevelle caminhonete de arrancada http://cochise.uia.net/pkelley2/index.html

                                    bacana a pagina podia ser fixada.gostei muito da leitura das velas.

                                    tinha um topico meu nos fixos/melhores topicos bem legal sobre leituras de velas…..da bosh e talz...

                                    abraços

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • B Offline
                                      B Offline
                                      Buddy Guy
                                      escreveu em última edição por
                                      #61

                                      rapazes,este lance de vira de 1.6,com bielas de kd,isso é maior novela.já passei por essa lembram?pistão enchido na solda tig pra contornar problema(uma doideira que gastei grana e não tive corajem de usar)e ect.difícil contornar problema dos pistões 6mm abaixo do bloco,sem ter que arrancar um bife do bloco.por isto eu desisti da idéia

                                      cara….......com certeza voce usou pistão de 1.8 pra ficar abaixo do bloco.... lembrando que ambos são 81mm mas a posição do pino do 1.8 muda, baixando o pistão exatamente 4,5mm em relaçao ao 1.6...

                                      baratinho tava vendo o preço de uns comandos stage 1 (odeio isso) q os gringos vendem pro meu carro e custam bem mais caro q esses carlini e olha q stage 1 é de mocinha, e os comandos eram de uma marca 2a linha lá fora (obx) calcula o cruzamento com a graduação e lobe center tem 2 maneiras de vc calcular isso- soma o ângulo de abertura da admissão com o ângulo de fechamento do escape apenas quando estes dados forem revelados com 0,050 (1,27 mm). se vc não tiver esses dados, o cálculo estará errado ou1) soma a duração da admissão e do escape (normal, sem folga)2) divide o resultado (1) por 43) subtrai o lobe center do resultado (2)4) multiplica por 2 o resultado (3)molezinha pra vc ter uma idéia, a gringaiada usa esses valores abaixo como parâmetro pra motor v8 asprotrucks/good mileage towing 10-35 degs overlapdaily driven low rpm performance 30-55 degs overlaphot street performance 50-75 degs overlapbracket/oval track racing 70-95 degs overlapdragster/comp eliminator engines 90-115 degs overlap agora vai fazer continha :teteto:se quiser dar uma olhada numa página bem maneira que ensina a ver essas coisas, inclusive examinar velas de ignição, calcular taxa dinâmica, etc…o tarado q montou essa página tem um chevelle caminhonete de arrancada http://cochise.uia.net/pkelley2/index.html

                                      carlini acha de 650,00 a 900,00 …...... daqui uns dias vai ser baratinho pra mim....se deus quiser :olhos:

                                      essa segunda formulinha foi show.....eu fazia um mooonte de calculo aqui, isso quando achava a informação/carta dos comandos.....vamos lá:

                                      carlini w2.1 114ºlobe 290º dur. 11.5mm lev. deu 62° de cruzamento. :olhos:

                                      w5.1 114ºlobe 315º dur. 12.5mm lev deu 87° de cruzamento. :d

                                      w6 114ºlobe 300º dur. 13.0mm lev deu 72° de cruzamento. :hauhau:

                                      w7.1 114ºlobe 320º dur. 13.5mm lev deu 92° de cruzamento. :hauhau:

                                      e agora chip foose candango ?????

                                      se quiser dar uma olhada numa página bem maneira que ensina a ver essas coisas, inclusive examinar velas de ignição, calcular taxa dinâmica, etc…o tarado q montou essa página tem um chevelle caminhonete de arrancada http://cochise.uia.net/pkelley2/index.html

                                      bacana a pagina podia ser fixada.gostei muito da leitura das velas.

                                      tinha um topico meu nos fixos/melhores topicos bem legal sobre leituras de velas…..da bosh e talz...

                                      abraços

                                      negativo,não usei pistões do 1.8 não.usei pistões do fusca 1500 std nas bielas de kd,com vira do 1.6.e estes ficaram 6mm abaixo do topo do deck

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • G Offline
                                        G Offline
                                        goiano
                                        escreveu em última edição por
                                        #62

                                        negativo,não usei pistões do 1.8 não.usei pistões do fusca 1500 std nas bielas de kd,com vira do 1.6.e estes ficaram 6mm abaixo do topo do deck

                                        foi mal buddy….....voce falou vira 1.6 e eu imaginei pistao de 1.6..... :d

                                        meu motor é vira 1.8 + biela kd + pistão de fusca 1500 (pode ser ap 1.6 tambem) e deu certinho no bloco.

                                        voce fez a mesma configuração só que com vira de 1.6 com menor curso e por isso o pistão ficou abaixo...

                                        acho que nunca ví configuração original usando usando biela kd e vira 1.6 que não fosse na própria kombi diesel e seu pistão cabeça de monstro..... :hauhau:

                                        abraço

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • M Offline
                                          M Offline
                                          matt5
                                          escreveu em última edição por
                                          #63

                                          que comandos psicos são esses 320º???? eu não ví direiro o topico, é 8vó se for, nunca que esse cabeçote vai ter eficiência pra empurrar um comando desses, vai ter que girar 10k rpm e fazer ter fluxo até lá sinceramente, se fosse um motor mais moderno em materia de lubrificação e fluxo de cabeçote eu te daria a maior força, mas vindo de ap, tenta achar a melhor mesa de torque até 8k rpm e olhe lá, sem muito torque em baixa pra privilegiar a tração, mas pra isso vc sacrifica a potencia maxima… usar um coletor de escapamento longo pode ajudar, mas não vejo grande vantagem em um 1.7, a não ser que tenha uma engenharia absurda na parte de coletores para atingir uma eficiencia absurda junto com um bom comando.

                                          bom, minha opinião.

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários