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Limitador da turbina wrc

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • Z Offline
    Z Offline
    Zungalele
    escreveu em última edição por
    #2

    acho que é um restritor de ar que fica no coletor de ar.

    aqui fala bastante (em ingles)

    http://www.isiaz.com/turbochargerrestrictors/

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    • Z Offline
      Z Offline
      ZOEGA
      escreveu em última edição por
      #3

      seria isso?

      1 Resposta Última resposta
      • C Offline
        C Offline
        Cleber T.
        escreveu em última edição por
        #4

        eita coitado do compressor….

        1 Resposta Última resposta
        • T Offline
          T Offline
          thot
          escreveu em última edição por
          #5

          area = 1520.5 millimeters squared for stock turbo

          area = 804.24 millimeters squared for restricted turbo

          52.9% reduction in airflow

          we now have the same weight vehicle with a drastic reduction in hp. no fun.

          q chato, olha como isso restringe o fluxo de ar …. os kras pagam pra ter menos hp :o

          uma outra coisa nada a ver mas sempre quis saber, qual o aro das rodas usadas na pistas de alfalto??? 16 ou 17???

          1 Resposta Última resposta
          • C Offline
            C Offline
            Cleber T.
            escreveu em última edição por
            #6

            entao os 300hp que os caras tiram com esse restritor eh magico

            mas tb acho q acima disso fica inviavel em trechos q nao seja asfalto

            300hp na terra eh coisa pra dedeu

            1 Resposta Última resposta
            • S Offline
              S Offline
              storm hunter
              escreveu em última edição por
              #7

              entao os 300hp que os caras tiram com esse restritor eh magico

              mas tb acho q acima disso fica inviavel em trechos q nao seja asfalto

              300hp na terra eh coisa pra dedeu

              [snapback]181619[/snapback]

              se não me engano na categoria b eles utilizam carros de mais de 800 cavalos, imagina td isso numa estrada de terra, insano… :o

              1 Resposta Última resposta
              • N Offline
                N Offline
                Nuvo
                escreveu em última edição por
                #8

                se não me engano na categoria b eles utilizam carros de mais de 800 cavalos, imagina td isso numa estrada de terra, insano… :o

                [snapback]181845[/snapback]

                tiravam…

                o grupo b foi extinto pq os carros eram mto potentes e não davam mto segurança pro piloto...

                o desempenho do grupo b era impressionante: com motores de mais de 500 cv e peso inferior a uma tonelada, alguns modelos chegavam a ter menos de 2 kg/cv de relação peso-potência. na temporada de 1986, o finland?s henri toivonen cobriu uma volta do circuito portugu?s de estoril em 1min18s1 – como comparação, ayrton senna fez a pole-position no mesmo circuito, no gp de f?rmula 1 daquele ano, em 1min16s7. e o lancia delta s4 de toivonen levava um co-piloto...

                o grupo b foi extinto pela própria agressividade dos carros que o disputavam. foram ao menos quatro graves acidentes: o de attilio bettega em 1985, com um lancia 037; o de joaquim santos, com um ford rs 200, que vitimou tr?s espectadores e feriu dezenas no rali de portugal do ano seguinte; o de ari vatanen, com um peugeot 205 na argentina; e o de henri toivonen, pilotando um lancia s4.

                o caso de toivonen foi o mais marcante. junto do co-piloto sergio cresto, o piloto finland?s – láder da temporada de 1986 -- perdeu a vida numa violenta capotagem em um trecho sinuoso da volta da c?rsega, em 4 de maio. o carro saiu da estrada, colidiu com ?rvores e rochas e incendiou-se -- tudo o que restou foi o chassi tubular. seguiu-se uma greve entre os pilotos e a imediata desist?ncia da ford e da audi.

                a fisa decidiu eliminar a categoria dos ralis, a partir de 1987, e cancelar os planos de outra classe então em estudos: o grupo s (silhouette), com carros de alta tecnologia, potência limitada a 300 cv e produção mínima de apenas 10 unidades. como diz o nome, somente a parte externa do veículo seria de um modelo conhecido, a exemplo da stock car americana e da brasileira.

                pra quem quiser saber mais a respeito do grupo b e das super-m?quinas: http://www1.uol.com.br/bestcars/supercar/grupob-1.htm

                vale a pena ler…

                1 Resposta Última resposta
                • L Offline
                  L Offline
                  Leo_Multi
                  escreveu em última edição por
                  #9

                  tava vendo essa pagina com algumas specs dos carros

                  http://www.sportcompactcarweb.com/events/0407scc_rallycars/

                  ai na parte de turbochargers fala se por exemplo ihi with wrc regulation 34mm restrictor

                  essa restrição é p/ caixa fria ou quente??

                  [snapback]181172[/snapback]

                  o objetivo do restritor é limitar a capacidade de aspiração do motor , nivelando a uma potencia maxima possivel .

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Fabio
                    escreveu em última edição por
                    #10

                    area = 1520.5 millimeters squared for stock turbo

                    area = 804.24 millimeters squared for restricted turbo

                    52.9% reduction in airflow

                    we now have the same weight vehicle with a drastic reduction in hp. no fun.

                    q chato, olha como isso restringe o fluxo de ar …. os kras pagam pra ter menos hp :olhos:

                    uma outra coisa nada a ver mas sempre quis saber, qual o aro das rodas usadas na pistas de alfalto???  16 ou 17???

                    [snapback]181612[/snapback]

                    http://www.pirellicompetizioni.com/en_41/p…e_asphalt.jhtml

                    1 Resposta Última resposta
                    • Q Offline
                      Q Offline
                      quarteto
                      escreveu em última edição por
                      #11

                      a potência dos wrc é limitada por força de regulamento…

                      1 Resposta Última resposta
                      • T Offline
                        T Offline
                        Tommy
                        escreveu em última edição por
                        #12

                        os restritores servem como forma de nivelar a potência dos carros….

                        e só pra isso...na nascar eh muito utilizada tb....mas se não me engano smokey yunick disse uma vez (com um certo exagero)q com o avanço da preparação, eles fariam 1000 cavalos com um restritor sem furo algum...kkk

                        abraços

                        1 Resposta Última resposta
                        • P Offline
                          P Offline
                          punkrocker
                          escreveu em última edição por
                          #13

                          os restritores funcionam tão bem, que 3 carros com 3 motores completamente diferentes e com preparação diferente tem exatamente a mesma potência

                          1 Resposta Última resposta
                          • Q Offline
                            Q Offline
                            quarteto
                            escreveu em última edição por
                            #14

                            se passar 1 cv a equipe é punida…

                            a potência é limitada por força de regulamento...então se pode ir até 300 cv, vamos até 300 cv e nem um pingo a mais, nem a menos... :olhos:

                            1 Resposta Última resposta
                            • S Offline
                              S Offline
                              Sixspeed
                              escreveu em última edição por
                              #15

                              uma outra coisa nada a ver mas sempre quis saber, qual o aro das rodas usadas na pistas de alfalto???  16 ou 17???

                              [snapback]181612[/snapback]

                              17 no asfalto. 15 brita e terra.

                              1 Resposta Última resposta
                              • T Offline
                                T Offline
                                TuningBrasil
                                escreveu em última edição por
                                #16

                                …eles fariam 1000 cavalos com um restritor sem furo algum...kkk...

                                com uma holley. :olhos:

                                1 Resposta Última resposta
                                • T Offline
                                  T Offline
                                  Tommy
                                  escreveu em última edição por
                                  #17

                                  com uma holley. :cry:

                                  [snapback]254087[/snapback]

                                  :aaf: :^^: :^^:

                                  exatamente

                                  :) :hauhau: :hauhau:

                                  abraços

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • G Offline
                                    G Offline
                                    GusWRC
                                    escreveu em última edição por
                                    #18

                                    hj a briga das equipes é para se conseguir um conjunto eficiente, um cambio rapido, pneus eficientes e aderentes, e um torque alto pra ajudar nas acelerações. o restritor tem 34mm, o peso mínimo é de 1230kg, e os cambios são livres qto a acionamento e numero de marchas. a posição do motor é livre, e em alguns casos, algumas equipes baixam e inclinam mais o motor buscando um acerto de chassi melhor. as embreagens são triplas em carbono, e a maioria usa acionamento no volante. o escape tem catalisador. os diferenciais são livres qto a controle e alguns carros usam diferencial central tb. as asas traseiras tem área interna limitada e tem q ser homologadas.

                                    o famoso als foi desenvolvido nos carros de rally atuais, pra ajudar a manter a turbina sempre cheia e ter quase todos os 300cv limitados sempre a mão. turbinas em titanio, escapes em inox, ball bearing… tudo veio de lá.

                                    hj só em testes de componentes e pneus gastam-se milhões, e o or?amento anual das equipes se equivale aos da f1. agora a fia quer tirar os motores turbo e tem feito mudanças constantes no calend?rio, pra tentar apagar o brilho do wrc q tem tirado publico, midia e investimentos da f1.

                                    os grupo b andavam na casa dos 500cv com carros q pesavam em torno de 1000kg... com pneus e suspensões ainda inadequadas pra essa cavalaria, eram cadeiras elétricas.

                                    ah os wrc cars andam com aro 18 no asfalto, e 15 e 16 na terra.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • F Offline
                                      F Offline
                                      Fabio
                                      escreveu em última edição por
                                      #19

                                      com esse restritor que eles usam, quanto de pressão o turbo alcança?

                                      1 Resposta Última resposta

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