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Rebaixar pistão

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  • B Offline
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    biriba
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    #1

    bom dia pessoal.

    tirei o cabeçote do meu carro para colocar uma junta de aço (linea 1.9) mas esbarrei em um pequeno problema.

    a junta original tem 1.4mm depois de apertada, e a do linea tem 0.4mm apertada, porém, os meus pistões passam 0.4mm do bloco. de acordo com meu amigo que é preparador, a melhor coisa é rebaixar o pistão em 0,4mm e usar a junta do linea ai sobraria 0,4mm. de acordo com experiências dele, essa junta aguenta 500cv + facilmente.

    a dúvida é, será que é seguro rebaixar o pistão? será que não fica muito fina a parede?

    não calculei a taxa ainda, mas também estou com medo de ficar muito alta.

    segue algumas fotos para ilustrar:

    a junta do linea :

    os pistões:

    a diferença do bloco:

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    • M Offline
      M Offline
      menegotto
      escreveu em última edição por
      #2

      eu, mandaria refazer a camara de combustão do cabeçote, ou até mesmo encher ele para baixar a taxa. é uma prática que muita gente torce o nariz, mas todo cabeçote recondicionado é enchido com solda e rodam tranquilamente.

      0,40mm do pistão é pouco, porém é menos material. e com a junta de aço, a taxa vai ir perto dos 12…

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      • M Offline
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        menegotto
        escreveu em última edição por
        #3

        inclusive se seu amigo preparador for quem eu imagino, a um tempo atrás vi ele criticando esse recurso de rebaixar pistão, pois estava com problema num uno com pistão rebaixado que estava amolecendo a cabeça do pistão com o calor e ele criticou veemente o outro preparador que tinha rebaixado.

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        • S Offline
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          svcglobal
          escreveu em última edição por
          #4

          eu jamais retiraria material de cabeça nenhuma de pistão.

          o tratamento térmico da superfície não acompanha todo o material.

          em suma, isso enfraquece muito o pistão.

          mas dependendo da potência que se quer alcançar pode ser que até funcione mas não é uma decisão técnica que se preze.

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            _NandoO_
            escreveu em última edição por
            #5

            usa 4 juntas dessas,,, uhahuauh não é melhor usar uma original?

            1 Resposta Última resposta
            • P Offline
              P Offline
              Pellegrino
              escreveu em última edição por
              #6

              o lancia já falou o que eu ia dizer. o tratamento desses pistões é superficial (no máximo 1mm da superfície é endurecida, para que o miolo suporte as tensões decorrentes do uso). uma junta mais espessa não resolve? pessoal dos honda usa mto isso…

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              • B Offline
                B Offline
                biriba
                escreveu em última edição por
                #7

                eu, mandaria refazer a camara de combustão do cabeçote, ou até mesmo encher ele para baixar a taxa. é uma prática que muita gente torce o nariz, mas todo cabeçote recondicionado é enchido com solda e rodam tranquilamente.

                0,40mm do pistão é pouco, porém é menos material. e com a junta de aço, a taxa vai ir perto dos 12…

                este método de encher o cabeçote não conhecia, mas também não me parece ser uma boa saída.

                inclusive se seu amigo preparador for quem eu imagino, a um tempo atrás vi ele criticando esse recurso de rebaixar pistão, pois estava com problema num uno com pistão rebaixado que estava amolecendo a cabeça do pistão com o calor e ele criticou veemente o outro preparador que tinha rebaixado.

                ele mesmo.

                mas pelo que ele me mostrou ontem, o outro preparador rebaixou muito o pistão para poder destaxar, o que deixou a cabeça do pistão muito fina, derentendo ele. segundo ele, os 0,4mm não traria problemas.

                eu jamais retiraria material de cabeça nenhuma de pistão.

                o tratamento térmico da superfície não acompanha todo o material.

                em suma, isso enfraquece muito o pistão.

                mas dependendo da potência que se quer alcançar pode ser que até funcione mas não é uma decisão técnica que se preze.

                estou resistindo a fazer isso por esses motivos.

                usa 4 juntas dessas,,, uhahuauh não é melhor usar uma original?

                acho que não rola não.. mesmo pq custa r$150,00 cada. hehehe

                o lancia já falou o que eu ia dizer. o tratamento desses pistões é superficial (no máximo 1mm da superfície é endurecida, para que o miolo suporte as tensões decorrentes do uso). uma junta mais espessa não resolve? pessoal dos honda usa mto isso…

                essa está sendo a melhor alternativa. o problema é encontrar juntas de aço de boa qualidade.

                o que galera acha daqueles o´ringsó

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                • M Offline
                  M Offline
                  marcossilvass
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  biriba compra junta de aço mais espessa de outro fabricante.

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    menegotto
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    falei todo mundo torce o nariz pra cabeçote soldado hehehehehe

                    é uma prática comum e mais que testada e aprovada. inclusive muito cabeçote top (paula faria, dudu, jj) é tapado de solda pra modificar duto, camara, etc

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                    • M Offline
                      M Offline
                      menegotto
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      biriba, sugestão pra desencargo de consciência:

                      o normal da fábrica é usar o mesmo molde de forja e usinar a cabeça de acordo com o modelo do pistão (cabeça reta, turbo, 16v, nitro e bruto)

                      peça pro fernando medir a espessura de um pistão 8v para turbo, aquele com a bacia funda. mede da saia até o fundo da cabeça,por dentro, e da saia até a cabeça por fora. a diferença te dá a espessura.

                      faça a mesma medida no seu. é possível que o 16v tenha mais material na cabeça que o turbo. se assim tiver, pode cortar os 0,40mm sem medo.

                      1 Resposta Última resposta
                      • S Offline
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                        svcglobal
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        falei todo mundo torce o nariz pra cabeçote soldado hehehehehe

                        é uma prática comum e mais que testada e aprovada. inclusive muito cabeçote top (paula faria, dudu, jj) é tapado de solda pra modificar duto, camara, etc

                        abaixo foto de cabeçote sevel com câmaras preenchidas em fábrica para testes de aumento de compressão.

                        logicamente após nova retifica das válvulas pois tudo cede devido ao calor foi retificado de novo e funcionou perfeitamente.

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
                          M Offline
                          menegotto
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          show de bola a foto lancia

                          em competições, pessoal paga 5mil reais por um cabeçote de motor ap com camara emisférica… mas ninguém se pergunta como é transformada a camara de cunha para emisférica... dale solda

                          é o velho ditado, o que os olhos não veem, o coração não sente hehehehee

                          1 Resposta Última resposta
                          • P Offline
                            P Offline
                            Pellegrino
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            menegotto, vc deve saber, mas, acredito que o pessoal pegue cabeçotes condenados pra derreter e fazer o material pra encher, certo?

                            1 Resposta Última resposta
                            • S Offline
                              S Offline
                              svcglobal
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              show de bola a foto lancia

                              em competições, pessoal paga 5mil reais por um cabeçote de motor ap com camara emisférica… mas ninguém se pergunta como é transformada a camara de cunha para emisférica... dale solda

                              é o velho ditado, o que os olhos não veem, o coração não sente hehehehee

                              com certeza é preenchida, ou o pessoal pensa que ele (o cabeçote) é novo e foi fundido assim? seria muita ingenuidade…

                              se pensam, não conhecem como se faz a fundição de um cabeçote, é algo extremamente complicado e existem fundições (das fábricas) exclusivas para isso.

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
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                                menegotto
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                pelegrino, na verdade a solda é realizada através do processo tig, um dos melhores existentes e com uso de arame de aluminio puro, material muito melhor do que o aluminio usado na fabricação do cabeçote (com liga de silicio)

                                1 Resposta Última resposta
                                • P Offline
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                                  Pellegrino
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                                  #16

                                  pelegrino, na verdade a solda é realizada através do processo tig, um dos melhores existentes e com uso de arame de aluminio puro, material muito melhor do que o aluminio usado na fabricação do cabeçote (com liga de silicio)

                                  quanto à tig, eu sei que é foda, acabei de concluir o curso de tig no senai, um sonho antigo, heheh. já era contra, hj, se pudesse, sucateava todas as soldas oxy-acetileno hehehe

                                  perguntei se era com o uso da liga de cabeçotes condenados mais por manter a mesma liga em td.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • B Offline
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                                    biriba
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                                    #17

                                    e aquele esquema de colocar o rings, alguém recomenda?

                                    estou resistindo a idéia de rebaixar pistão…

                                    ou alguém recomenda algum fabricante de junta de aço ?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • M Offline
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                                      menegotto
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                                      #18

                                      não recomendo nenhum fabricante de juntas.

                                      o ring funciona, mas custa uma nota.

                                      uma solução seria vc abrir a junta do linea, no meio dela tem uma chapa lisa de aço baixo carbono. retira essa chapa, e manda cortar outra com a espessura que vc quiser. depois monta novamente as chapas superiores e inferiores.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • J Offline
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                                        jonas_102
                                        escreveu em última edição por
                                        #19

                                        estou enganado ou o ring toda vez que desmontar tem que mandar limpar?

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • B Offline
                                          B Offline
                                          biriba
                                          escreveu em última edição por
                                          #20

                                          essa junta que estou não tem essa chapa no meio.: eu andei pensando nessa solução, colocar uma chapa entre elas… parece ser uma boa saída...

                                          vou pesquisar sobre o preço dos o rings.

                                          o fernando me ligou hoje, e mais uma vez recomendou o rebaixamento do pistão. estou numa dúvida terrível.

                                          1 Resposta Última resposta

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