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Injecao eletronica original de turbo de fabrica

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  • R Offline
    R Offline
    rbsmontemor
    escreveu em última edição por
    #3

    É, não é bem assim.

    avanço existe para compensar o retardo químico e mecânico da combustão.

    pressão na câmara, mistura, temperatura, combustível, rotação do motor são alguns dos parâmetros que alteram o quão antes a centelha deve ser disparada para que o pico de pressão de combustão ocorra no momento certo.

    se a temperatura do ar é reduzida, pode-se e deve-se aumentar o avanço. se a temperatura é elevada, o avanço deve ser reduzido.

    isso vem de princípios de termodinâmica, e como o motor é uma máquina termodinâmica, respeita todas as leis impostas.

    todos os módulos de controle do motor, seja turbo ou aspirado, vão retirar avanço quando a temperatura do ar admitido aumentar, e é proporcional, não de uma vez.

    um motor bem acertado mesmo com um módulo programável, se o calibrador tiver alguma experiência, vai implementar a correção de avanço por temperatura.

    agora, sobre "go home", "limp mode" ou qualquer outro nome que queira-se dar é um modo de torque / rotação reduzida que a ecu adota quando observa qualquer parâmetro não esperado / calibrado.

    se ver 200 graus de ar admitido, vai dar piti, se ver 3 bar de pressão de turbo, vai dar piti, se ver lambda incorreto muito longe do alvo, vai dar piti….pode entrar em modo de segurança por inúmeros fatores.

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    • Z Offline
      Z Offline
      Zaneratto86
      escreveu em última edição por
      #4

      eu não conheço muito bem as particularidades do sistema, mas eu estava com problema no maf do passat turbo a uns dias atras e a com ele desconectado a central ou atrasava muito o ponto ou atuava a válvula que controla a pressão pra não deixar subir a pressão de jeito nenhum… o carro ficava muito fraco. com o maf conectado dava erro de valor muito baixo e a borboleta fechava...

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      • M Offline
        M Offline
        Milan
        escreveu em última edição por
        #5

        doidera…

        entendi.

        É que sei que a injecao original consegue ler só até tipo 60 graus seila...... só algumas leem até 90... quando passa disso elas tipo q faz isso mesmo, ou tira pressao, ou fecha borboleta, ou atrasa paca o ponto..

        ai queria saber até onde é o 'limite' dessas injecoes pra trabalhar no máximo de potencia sem comecar a se limitar por fator de temperatura admitida.

        nos aspirados eu sei que sobe pouco a temperatura, mas no turbo eles controlam isso.

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        • O Offline
          O Offline
          overspeed
          escreveu em última edição por
          #6

          o sensor é tipicamente o mesmo e vai ler numa injeção bosch algo entre -48°c e 143°c.

          o que acontece é que digamos que hipotéticamente em regime de plena carga vc tenha la uma condição em que a 5.500rpm vc tenha 6ms de carga, para esta carga a temperatura do ar vai variar dentro de um range de digamos 5 até 65°c (temperatura externa de -10 a 45°)… dentro dessa faixa a calibração vai ser como o phadinha falou e seguir os procedimentos termodinâmicos...

          se com 6ms a temperatura de admissão subir acima de digamos 90°c o calibrador sabe que será algo anormal, ai entre outras coisas que podem (ou não) ser feitas estão a diminuição do ponto além do que seria necessário, enriquecimento da mistura (para proteger egt) e em caso extremo até limitaçao de torque (no caso das borboletas eletrônicas além de diminuir via n75 ainda fecha borboleta)

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          • S Offline
            S Offline
            SemControle
            escreveu em última edição por
            #7

            pra quem programa é facil entender, pra cada rotina q existe num programa, vc cria 500 possibilidades de erro do usuario, alem de outras 500 q podem dar errado no proprio codigo do programa…..eu imagino numa injecao

            1 Resposta Última resposta
            • M Offline
              M Offline
              Milan
              escreveu em última edição por
              #8

              entendi  show.

              heuehue sem controle….. eu sou programador acredite kkkkkkkkk

              1 Resposta Última resposta
              • S Offline
                S Offline
                SemControle
                escreveu em última edição por
                #9

                tmb, mas agora entrei pra prefeitura, so faco os por fora…...

                entao vc ja tem a nocao de como a injecao trabalha, esperando erros naturais e forçados kkkkkk

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  Milan
                  escreveu em última edição por
                  #10

                  heuheuheu… um dia quando tiver atoa começo a estudar a programacao de injecao pra tentar entender..... eu vejo os mapas que vcs postam aqui as vezes e namoral, nao me diz nada.

                  eu consigo ler os arquivos de motec que nego cria e me da pra dizer q q eu acho mas nao consigo entender aquela tabela cheia de numeros kkkkkk..

                  acho q é um dos motivos de viver de 2e tb

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                  • S Offline
                    S Offline
                    SemControle
                    escreveu em última edição por
                    #11

                    relaxa, esses mapas eu nao faco ideia tmb…..

                    so programo pra desktop, ia me aventurar numa injecao programavel pra lead q eu tinha, mas troquei na pcx

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                    • R Offline
                      R Offline
                      rbsmontemor
                      escreveu em última edição por
                      #12

                      esses mapas que a primeira vista parecem complicados na verdade são bem simples.

                      É mais fácil acertar um carro com injeção do que com carburador. sei que parece complicado, antes de ter contato com isso eu olhava e achava de outro mundo…mas é bem simples.

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        Milan
                        escreveu em última edição por
                        #13

                        po derrepente alguem dizendo o que a tabela quer dizer da uma luz…

                        tipo quando estamos no colégio e o prof de matematica ensina plano cartesiano.. nego acha de outro mundo, mas depois que entende chega ser divertido fazer a questao.

                        (creio eu né kkkk)

                        agora ajustar carburador eu sempre achei relativamente fácil...... até pegar um 2e turbo kkkkkkk o coisa do inferno......

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
                          F Offline
                          Fernando_221
                          escreveu em última edição por
                          #14

                          essas condições que vc citou existem sim.

                          tenho um focus com turbo e fiz o acerto na ecu original. a partir de uma certa iat (intake air temperature), a ecu começa a atrasar o ponto de ignição, no meu caso se não me engano é 65 graus, tem uma curva, não é uma mudança repentina, vai atrasando conforme sobe a temperatura, mas só começa em 65 graus. só chega nessa temperatura em transito pesado, engarrafamento etc, dá pra sentir o carro mais fraco. isso não é um modo de segurança, é funcionamento normal.

                          um modo de segurança é "desligar" 2 cilindros em caso de superaquecimento, acima de uma determinada ect, a ecu desativa 2 cilindros, deixam de queimar mistura. mas nisso nem mexi, está com os valores que o calibrador da ford colocou.

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